Os Sertões

Os Sertões Euclides da Cunha
Walnice Galvão

Resenhas - Os Sertões

Sakurazuka 21/03/2024

O livro é narrativo, muita informação importante para quem quer saber mais sobre o assunto. Porém é um livro cansativo demais.

Thaylla24 03/03/2024

Eu esperava mais da parte da luta
Sem emoção, muio Sei lá
Não tem sal e nem tempero
Tem partes que são boas mais a maioria não ?

KamillyCaires 28/02/2024

Retrato épico da nossa história
?Os Sertões? é uma imersão profunda nas entranhas áridas e na alma pulsante do Brasil selvagem. Cada página é um convite para conhecer a história, a cultura e a humanidade que habitam essas terras ásperas e desafiadoras do nosso Nordeste. Como nordestina, foi uma experiência que ressoa com a minha própria história e identidade, pois o livro retrata com sensibilidade a beleza e a brutalidade da vida no interior do Nordeste. É uma jornada de reconexão com as paisagens, as pessoas e os desafios que moldaram a minha região, enriquecendo minha compreensão e apreciação do lugar de onde venho.

SmildenFor 12/02/2024

Nossa linhagem.
De fato não somos brancos, nem negros, nem índios.
Os europeus que aqui chegaram vieram fugidos ou foram deportados. Só os pobres.
Somos miscigenação e lastimo quem pensa que é descendente disso ou daquilo. Somos o resto dos mais fracos de duas horrendas guerras mundiais.
Todavia temos a nossa força na mistura e devemos ter orgulho dela, e parar com essa bobeira de segregação. A própria Europa não nos reconhece como deles.
E para quem não concordar, o próprio autor embasa que os sertões foi formado pelo segregados de SP, RJ e MG principalmente. Pelos bandidos.

O que também não justifica Antônio Conselheiro ter se rebelado e convertido tanta gente.

Eu conheço 11 estados, e ainda pretendo conhecer todos os demais. E é emocionante ver como cada estado tem sua cultura. Isso é o mais lindo do Brasil, a diversidade que nos faz um.

Paulo1844 08/02/2024

A leitura de "Os Sertões" de Euclides da Cunha foi uma experiência verdadeiramente cativante. Desde as primeiras páginas, fui imerso em um mundo de paisagens áridas e personagens vibrantes, cujas histórias me tocaram profundamente. A escrita detalhada e envolvente de Euclides trouxe à vida o sertão brasileiro de uma maneira que me fez sentir como se estivesse lá, testemunhando cada cena e cada emoção. A cada virada de página, me vi completamente absorvido pela narrativa, compartilhando as alegrias e as dores dos sertanejos. Foi uma leitura que me deixou emocionado e profundamente impressionado pela habilidade do autor em retratar a complexidade e a beleza desse universo tão singular.

Lidiane.Miotta 08/02/2024

Difícil mas extremamente necessário
"Os Sertões" tem um início difícil por causa da linguagem da época usada e do uso de muitas palavras técnicas, de biólogos e geógrafos, para descrever a paisagem.

O autor faz o leitor acompanhar a sua viagem e assim nos mostra a mudança de paisagem até o coração do Sertão, em Canudos. Essa forma de apresentar a localidade e de narrar o Sertão como um personagem que participa ativamente da Guerra de Canudos é um dos pontos mais fortes e cativantes do livro.

A descrição das lutas travadas são também o que mantém o leitor atento e preso a história, mesmo sabendo o fim da história torcemos sempre para Canudos. Apesar de muitos trechos de livro se basearem em documentos oficiais a história de Euclides não tem um lado e a leitura não é nem enfadonha, nem difícil.

Pensamentos comuns da época, que nos dias de hoje não são aceitos de forma alguma estão presentes. Mas lê-los é necessário! Porque é ver acontecimentos e pensamentos que ainda existem nos dias de hoje. Ler e se indignar é saber que estamos melhorando como sociedade.

site: https://www.instagram.com/garotafromthebook/

Rodrigo Kimura 02/02/2024

Livro incrível
A leitura é bem densa, principalmente nos dois primeiros livros: A Terra e o Homem. Depois, na Luta, fica relativamente mais fácil a leitura, mas ainda assim bem complexa. O livro retrata a Guerra de Canudos, um evento de certo modo, bizarro na história de nosso país.

Dry 30/01/2024

História pura.
Sem dúvidas foi um dos livros mais difíceis que eu já li, um pouco devido a edição lida já ter 70 anos, mas também pelo vocabulário rebuscado, e extremamente descritivo, em quesito geográfico, fauna e flora local. Tendo merecidamente o título de primeiro livro-Reportagem brasileiro. Sem muitas ressalvas, apenas tenho a dizer que é um livro importante para a história do nosso país, mas acima de tudo é necessário que se tenha paciência com a leitura.

Bruna3773 16/01/2024

Apesar do livro ser extenso em termos científicos (principalmente na primeira parte), o autor nos apresenta fatos interessantes sobre a guerra de canudos e traz informações sobre aspectos culturais e antropológicos do sertão nordestino.
Clark 23/01/2024minha estante
A primeira parte é bem chata para uma geração que tem TV (o que não havia na época).

JosA225 29/12/2023

Os Sertões
Obra magistral. Conta a luta dos moradores de Canudos contra as forças mandadas pelo governo federal. Canudos, comandado por Antônio Conselheiro, cai somente com a exaustão total de seus habitantes, não sobrou ninguém para contar história
Clark 23/01/2024minha estante
Spoiler: sobraram mulheres, idosos e crianças.

JosA225 15/02/2024minha estante
Todos foram mortos. Não essa de proteger crianças, mulheres e idosos.

Udson3 28/12/2023

Não tema os calhamaços "cabeçudos".
Para quem gosta de História, o primeiro grande trabalho jornalístico brasileiro é indispensável. Sempre recomendado em listas, e eterno item de leitura obrigatória em Humanas e nos idos tempos escolares, "Os sertões" é livro muito citado e pouco lido. Euclides da Cunha testemunhou em primeira mão a fatídica e derradeira campanha no arraial baiano de Canudos, lugar erigido por um homem alçado a líder messiânico, que ali congregou a massa de povos desterrados, judiados e fugitivos do sertão. Uma comunidade autossuficiente, sem crimes, que queria um pedaço de chão pra viver, longe da usura da nova e recém proclamada República. É um desafio linguístico, admito. A prosa de Euclides é formalmente empolada, e também resvala em olhares polêmicos, quase eugenistas, mas o olhar detalhado e humano com o qual esmiuça cada detalhe de um dos maiores crimes cometidos por nosso governo ressoa atemporal. Não há como não sair impactado. É um estudo geográfico, sociológico, antropológico, geológico e histórico do Brasil profundo, o sertão.

Candil 26/12/2023

Um excelente livro que conta de forma extremamente detalhada um dos principais capítulos da história nacional.
De início não me empolguei pois o livro é cheio de termos técnicos e possui um corpo textual bem denso, porém valeu muito a pena resistir até o fim.