A Garota do Penhasco Lucinda Riley

Resenhas - A Garota do Penhasco

Fer 12/04/2021

Um dos meus queridinhos
Hoje falo de um dos meus queridinhos de uma das minhas autoras preferidas, a Lucinda Riley, e o livro A Garota do Penhasco. Que história linda, envolvente, emocionante, cativante. Foi uma daquelas leituras que me fisgou desde o início e quanto mais eu lia, mais queria devorar e saber o desenrolar da trama.
Fala sobre as incertezas da vida, falhas, dores, amores, encontros, desencontros, escolhas, famílias que guardam rancor e tristeza por gerações e como tudo se esclarece à medida em que Aurora, uma menininha de apenas 8 anos, narra a história e dela também participa.
Li ano passado e este livro tornou-se um dos meus favoritos. Nele há a descrição rica em detalhes de paisagens e cenários, bem como a clareza da personalidade de cada personagem, além de nos mostrar a possibilidade de superação de certas situações. Lindo, lindo esse livro.
Deixo aqui a sinopse para vocês conferirem
?Tentando superar um coração partido, Grania Ryan deixa Nova York e volta para a casa dos pais, na costa da Irlanda. Lá, na beira de um penhasco, em meio a uma tempestade, ela conhece Aurora Lisle, uma garotinha de 8 anos que mudará sua vida para sempre.
Apesar dos avisos da mãe para ter cuidado com os Lisles, Grania e Aurora ficam cada vez mais próximas, e ela passa a cuidar da menina sempre que Alexander, o belo e misterioso pai, precisa viajar a trabalho. O que Grania ainda não sabe é que há mais de cem anos o destino das famílias Ryan e Lisle se entrelaçam inexoravelmente, nunca com um final feliz.
Através de cartas antigas, Grania descobre a história de Mary, sua bisavó, e começa a perceber quão profundamente conectadas as duas famílias estão. Os horrores da guerra, o destino de uma criança, a atração irresistível pelo balé e amores trágicos vão deixando sua marca através das gerações. E agora Grania precisa escolher entre seguir em frente ou repetir o passado.
Alternando entre romance histórico e contemporâneo, A Garota do Penhasco é um livro sobre mulheres fortes, grandes sacrifícios e a capacidade do amor de triunfar sobre tudo.?

E aí, se encantou também por esta trama?

Gostaria de ler esse título? Então tenho um convite para você: a JÔ, @curtaleitura fará a LC dele ainda esse mês. Participe e depois me conte o que achou.

Espero que também se encante por essa leitura e aproveite!
Danielly.Silva 02/05/2021minha estante
Olá!
Eu adorei o livro! mas gostaria de saber qual foi o presente que Aurora deixou para Grania, que representa o elo entre as famílias. Eu não consegui decifrar. Conseguiria me dizer?
Obrigada.

Biadebianca 18/01/2021

Tecendo histórias com Lucinda
Foi o meu primeiro livro da autora e Lucinda definitivamente tem o dom de contar histórias. Seu perfil literário tem flashbacks e uma verdadeira costura entre inúmeros personagens, mas que não nos deixa perdidos.

Fisgada numa fila de Carrefour há uns anos, vi o título, li a sinopse, tinha um nome de personagem que amo "Aurora" e eu estava de férias... Que tal um livro +500 páginas? A intenção era ir lendo um capítulo por dia. Mas não foi bem assim que aconteceu...

Comecei a leitura despretensiosa. Presente. PASSADO. Pronto, aí eu já estava enlouquecendo com a narrativa. Guiada por um enredo quase "Polianístico" sobre mudanças de vida e necessidade de enxergar o bom mesmo nas coisas mais duras da vida...

A Garota do Penhasco é um romance gostoso de ler, envolvente, sobre conflitos da vida humana, novas oportunidades e um amor.

Ps. Li em dois dias e já comprei outro da mesma autora...

Michelle 06/11/2021

A Garota do Penhasco
Devastada com a perda recente, Grania Ryan voltou para a Irlanda e para os braços de sua amorosa família. E é lá, à beira de um penhasco, que ela conhece uma menina , Aurora, que mudará profundamente sua vida. Misteriosamente atraída por Aurora, Grania descobre que as histórias de suas famílias são estranha e profundamente entrelaçadas. . . De um romance agridoce na Londres do tempo da guerra a um relacionamento conturbado na Nova York contemporânea, da devoção a uma criança enjeitada às memórias esquecidas de um irmão perdido, os Ryans e os Lisles, do passado e do presente, estão enredados há um século. No final das contas, será Aurora cuja intuição e espírito notável ajudará a quebrar o feitiço e desbloquear as correntes do passado. Assombrosa, edificante e profundamente comovente, a história de Aurora fala do triunfo da esperança sobre a perda

Tali @letrasmaislivros 03/07/2014

Um dos melhores livros que já li
Antes de começar a resenhar este livro maravilhoso, gostaria de ressaltar que houve um pequeno erro na sinopse: Grania e Lawrence não possuem um romance, pois pertencem á diferentes gerações. Acredito que tenha sido um erro da gráfica, ao qual confundiu o nome de um dos personagens.
O livro começa nos apresentando a protagonista Grania Ryan em um momento de profundas mudanças. Ela esconde um segredo, um segredo que a levou á atravessar o Atlântico e voltar a morar com os pais na Irlanda temporariamente. Sua mãe, Kathleen Ryan, a instiga a revelar o que realmente aconteceu, porém Grania está relutante em revelar algo que a feriu em Nova York. Seu namorado,Matt , constantemente procura contactá-la, porém Grania ignora os emails e telefonemas do rapaz, que não possui a menor ideia do motivo de Grania o evitar.
Em uma tarde, caminhando pelas redondezas da cidade, Grania vê uma garota no penhasco. A garota lhe parece tão solitária e madura... Grania procura saber com sua mãe quem é a garotinha misteriosa. Sua mãe lhe revela que se trata de uma garota Lisle, que perdeu a mãe quando possuía apenas quatro anos e recomenda que mantenha distância deles. Grania não compreende o rancor que sua mãe nutre pela família da garota e ignorando os avisos da mãe acaba se aproximando da menina.
Cada vez mais ela se aproxima de Aurora Devonshire e vice-versa. Grania então conhece o pai da menina, Alexander Devonshire, e se sente cada vez mais afeiçoada à aquelas duas pessoas.
Com a inevitável proximidade da filha com os Lisle, Kathleen se sente obrigada a revelar os segredos que mantém as famílias separadas. Então, o leitor embarca em uma viagem até o passado destas famílias que se uniram: Mary, bisavó de Grania, e o bebê ao qual ela teve a missão de cuidar, a futura bailarina Anna Langdon. Passando pelos EUA, Irlanda e Russia, pelas guerras e aos palcos, o livro é recheado de detalhes históricos, e de como esses fatores afetaram a vida de seus personagens.

Esse livro foi a melhor leitura do ano! Foi o meu primeiro livro da escritora Lucinda Riley, e descobri que ela possui uma escrita quase poética; carregada de sentimentos. O livro é melancólico, devo avisar, porém ele traz uma bela mensagem em suas mais de 500 páginas, algo que fica claro ao leitor, resumida nesta frase do livro, na página 206: "E se havia uma coisa que havia aprendido com Sean, e de suas esperanças e sonhos com ele, era que tudo o que podia fazer era aproveitar o dia."
O livro trata de temas como família, traição, perdão, amor, mudanças, escolhas, superação... Recomendo a quem aprecie um belo romance histórico e esteja á procura de uma leitura que lhe faça refletir sobre o modo como "tratamos a vida".

site: http://letrasmaislivros.blogspot.com.br/
Silvia 25/07/2014minha estante
Gosto muito do estilo da Lucinda Riley

Ana Luiza 06/09/2021

Duas famílias, quatro gerações e segredos sombrios
📚 A HISTÓRIA⠀⠀
⠀⠀
Quando o sonho da família feliz de Grania Ryan desmorona, a escultora deixa Nova Iorque para se refugiar na sua cidade natal na Irlanda. Os pais e o irmão não entendem porque Grania se recusa a falar com o ex, mas a acolhem de braços abertos.⠀⠀
⠀⠀
Ou pelo menos até Grania conhecer Aurora Lisle no penhasco, uma menina curiosa que vive na mansão da propriedade vizinha. Aurora perdeu a mãe, e Grania o seu bebê, então acabam naturalmente desenvolvendo uma conexão poderosa.⠀⠀
⠀⠀
Só que os Ryan e os Lisle têm um histórico antigo e perturbador que Grania até agora desconhecia. E quando a artista aceita cuidar de Aurora por um tempo e começa a se interessar pelo pai da menina, a mãe de Grania decide que hora dela saber a verdade. ⠀⠀
⠀⠀
Tudo começa com Mary, uma jovem órfã noiva de um Ryan. Trabalhadora e inteligente, Mary é uma criada na mansão dos Lisle. Contudo, quando a Primeira Guerra Mundial estoura, ela acaba sendo transferida para a casa da família em Londres e fica responsável por cuidar de Anna, um bebê de origem misteriosa. ⠀⠀
⠀⠀
Será que alguns destinos estão fadados a se repetir?
📚 VALE A PENA LER?⠀⠀

Tenho vários livros da Lucinda Riley esquecidos na estante, por isso fiquei animada para ler "A Garota do Penhasco". A obra tem uma narrativa que cativa. A escrita flui bem com toques de mistério.
⠀⠀
Se alternando entre passado e presente, a trama mesmo que extensa se desenvolve com um bom ritmo. É interessante também como tempo passado e contemporâneo se entrelaçam ao longo da história. Contudo, com linhas genealógicas confusas, acontecimentos dignos de novela mexicana ruim e personagens detestáveis, no fim acabei me decepcionando.
⠀⠀
Este não é um livro ruim. No final todas as confusões, brigas e segredos dos personagens são revelados e a história se encerra sem deixar pontas soltas. Contudo, os motivos das protagonistas para agir de forma tão arrogante, dramática e orgulhosa não convencem na maioria das vezes.

Também me incomodou a representação feminina na obra. Ou a mulher tem um lado materno e, logo, é uma fada doméstica que deve ser louvada, ou ela é uma péssima pessoa sem coração que deve ser odiada. Essa representação limitada se vê também no fato das personagens femininas (adultas) do livro parecerem não saber viver sem um homem.⠀⠀
⠀⠀
Mesmo com potencial, "A Garota do Penhasco" no fim não me conquistou. Terminei o livro cansada de tanto drama, assim como desanimada de tentar ler outras coisa da autora.

LEIA A RESENHA COMPLETA NO BLOG:

site: https://www.mademoisellelovesbooks.com/2021/09/resenha-garota-do-penhasco-lucinda-riley.html

Let 18/05/2021

Lucinda mexendo com nossos corações
Depois de ler a rosa da meia noite e amar muito, precisei pegar outro livro da Lucinda Riley e por incrível que pareça, gostei até mais deste do que do primeiro!! A garota do penhasco é um livro apaixonante. Tem histórias sobre o passado mas que são contadas de uma vez só, não em forma de paralelos como ?A rosa da meia noite? e esse foi um dos motivos pelos quais gostei mais desse livro, ele é mais dinâmico, além de ter uma história que faz mais ?o meu tipo? hahaha!!

Depois de brigar com seu namorado em Nova York por um motivos a princípio não revelados, Grania foge de sua carreira de escultora e seu relacionamento, voltando para passar um tempo com seus pais na Irlanda, onde conhece uma encantadora garotinha chamada Aurora. O pai de Aurora é um homem descrito como muito atraente e gentil, que pede para Grania cuidar de Aurora por um mês no qual estará ausente por motivos de trabalho. A protagonista ao longo da narrativa descobre várias intrigas e histórias envolvendo sua família e a de Aurora conectadas pela mãe da menina Lily (que cometeu suicídio em reflexo de doenças mentais) e gerações passadas. Mesmo assim Grania se apaixona cada vez mais pela menina e se encontra em um empasse, onde deve decidir o que vai fazer com sua vida a seguir, voltar para Nova York e seu ex-namorado Matt, ou ficar com Aurora e seus pais na Irlanda.

Flavia.Sachet 09/10/2023

Ah Lucinda sua linda
Gente que genia que era essa autora. Sou fã dela e é minha escritora favorita. Amei este livro, assim como todos escritos por ela. Que história cheia de reviravoltas, mais um favorito da vidas. Quero ler bem devagar todos os livros da Lucinda par durar muito muito tempo.

Maninha 21/08/2023

A Garota do Penhasco
Esse livro se mostrou interessante. Porém, fiquei com a sensação de que eu já tinha lido em algum lugar, algo mais do mesmo. Eu previa facilmente o que aconteceria.
Achei legalzinho, nada demais.

Andreia393 08/08/2023

Livro marcante, que foge do clichê
O livro me surpreendeu do começo ao fim, com personagens que retratam nossas inseguranças e que demonstra que não somos seres perfeitos, mas que devemos sempre buscar melhorar, logo que na vida somos passageiros. A propósito, A garota do penhasco foge ao clichê dos livros que tenho o hábito de ler, isto é, do romance entre homem e mulher, mas sim retrata o amor entre uma mãe e um filho, mesmo sem laços de consanguinidade.

Yuno 05/05/2022

SIMPLESMENTE MARAVILHO!!!
Foi uma leitura que me deixou feliz,angustiada,ansiosa até o fim. O final ao mesmo tempo que me surpreendeu me deixou bem triste sobre uma personagem em questão(quem leu sabe do que eu estou falando).

Bel 11/07/2022

????
História interessante e não há como não se apaixonar por Aurora, uma linda garotinha tão jovem e tão sábia! O livro traz muitos aprendizados sobre o amor e sua força! ?

Monica351 30/08/2023

Sempre Lucinda.
As descrições históricas da Lucinda não poderiam ser mais completas.

Como bônus ela ainda nos brinda com romance e mistério que nos envolve e prende até o final.

Apesar de algumas soluções muito novelescas e incompatível com a idade de algumas personagens é um livro que nis surpreende e nos emociona.

Hester1 21/01/2015

Nao gostei muito do livro, fiquei um tanto decepcionada. Acho que, novamente, após ler as resenhas aqui, fui com muita sede ao pote. Nao que o livro seja de todo ruim, mas esperava mais. Achei que a estória fica muito encaixadinha, tudo se resolve da melhor forma, como os livrinhos que lemos sem compromisso, tudo termina bem em alguns pontos e nem tudo é assim. Gostei da primeira parte do livro, quando vemos a história de Mary e Anna, a luta de Mary para fazer o melhor pela Anna que ela tanto amava. Depois a história dela com o marido. Esta parte eu amei.. Mary é uma pessoa adorável, forte, de uma bondade e amor sem limites. Depois fiquei louca para saber o porque da crise da Grania, o por quê da fuga... Ai fiquei chateada porque ela é muito teimosa, mas felizmente ela abre o olho a tempo. Um personagem que também me tocou foi o Alexandre... penso no desespero dele diante da situacao. Enfim, acho que nao havia necessidade de tantas páginas.

Isa 08/02/2021

esse livro é tudo de booom!
com ctz um dos melhores que eu já li! a história se passa em quatro gerações e um conflito, que é a desunião de duas famílias irlandesas.
muitas temáticas diferentes são abordadas e a dose de drama vem na medida certa.
por ser um calhamaço, eu senti que evolui como leitora e pessoa ao longo da narrativa.. e o desfecho... é de tirar o fôlego! amei muito

esse livro me foi indicado por uma professora de português que eu conheci no sebo. fiquei muito grata por essa indicação.

cbarbugiani 01/07/2022

A Garota do Penhasco costa a história da família Ryan e da família Lisle, e de como essas duas famílias se entrelaçaram ao longo de gerações, formando laços de rancor, tristeza, amizade, mistérios e amor.

O desenrolar da trama tem como personagens centrais Grania Ryan, uma escultora que, se vendo em um momento difícil da sua vida, volta para o aconchego de sua família na Irlanda, e Aurora, uma garotinha encantadora e sensível que muda completamente a vida de Grania a partir do primeiro instante em que se encontram.

Grania tem uma personalidade muito marcante, mas a característica que mais a descreve é o instinto materno que carrega. Ao conhecer Aurora, esse instinto se aguça e as duas passam a conviver diariamente. A menina é órfã de mãe e mora com seu pai em uma mansão próxima à casa dos pais de Grania.
O fato das duas se aproximarem cada vez mais gera preocupações por parte da mãe de Grania, que mostra claramente que não é a favor dessa amizade. E os segredos por traz dessa apreensão são emocionantes e surpreendentes; os mistérios, os mal entendidos e o rancor que perpassam as gerações de famílias vão sendo brilhantemente desvendados e resgatados na história e no tempo.
Alguns detalhes no livro fazem toda a diferença pelo modo afetuoso e poético com que a autora escreve; a riqueza de detalhes em relação aos cenários e as características de cada personagem fazem com que a leitura flua tão rapidamente quanto o envolvimento do leitor com os personagens a cada novo capítulo.

A trama é narrada por Aurora e, apesar da narrativa ser em terceira pessoa, ao longo dos capítulos temos sua intervenção ao falar diretamente com o leitor, o que ajuda muito na compreensão de alguns acontecimentos na história. Já que o livro mescla passado e presente, esse é um ponto muito positivo da leitura.
É um romance lindo e de uma delicadeza incontestável. A forma que a autora deu a cada um dos personagens conseguiu colocar em destaque os conflitos da vida humana, as falhas, os desejos, as incertezas, o amor e as dores, e também a superação das dificuldades de uma forma humanizada, sensível e verdadeira.
Não poderia deixar de destacar o protagonismo das personagens femininas no livro, mulheres com fortes histórias de vida permeadas por dramas profundos e complexos, em sua maioria, que conseguem mexer com as nossas emoções e despertar sentimentos singulares em relação a cada uma delas, principalmente em relação à menina Aurora, que longe de ser uma criança comum, revela-se sensível aos acontecimentos ao seu redor, carregando consigo, um encanto incomum e mágico.