Vovó Vigarista

Resenhas - Vovó Vigarista

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Kymhy 04/04/2018

Vovó Vigarista - David Walliams
A última coisa que Ben queria era passar as sextas-feiras à noite na casa de sua avó. Porém quando ele descobre que ela era uma famosa ladra de joias e quer realizar um último grande roubo, as coisas passam a ficar interessantes.

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-vovo-vigarista-david-walliams/
Joelma 04/04/2018minha estante
Estou pensando em comprar para o meu sobrinho de presente. Sua nota me animou :)

Laura 05/11/2020

perfeito!
faz 5 anos que esse livro é o meu preferido, ele é ÚNICO, uma leitura maravilhosa, tranquila, que da muita vontade de ler mais e mais! é um livro infanto juvenil, mas vale a pena para qualquer idade! sério leia, é lindo!
me senti tão bem lendo por causa que me lembra minha anjinha, minha avó!

C. Aguiar 27/01/2018

Vovó vigarista conta a história de Ben e seu relacionamento com a avó. Ben odeia as sextas-feiras porque esse é o dia em que ele precisa ficar na casa da avó enquanto seus pais saem para namorar.
O garoto não suporta ficar na casa da avó, acha chato e completamente desnecessário ficar naquele lugar.

A avó de Ben sempre come repolho, basicamente tudo o que ela cozinha envolve repolho (até os bolos). A televisão da casa nunca funciona e ele se vê obrigado a fazer palavras cruzadas para passar o tempo, fora isso ele ainda precisa aguentar a velinha soltando gases.
Ben liga para os pais e pede para ir embora, por que ele precisava passar por todo "aquele tormento"? Por que precisava ficar com uma avó tão chata?

No dia seguinte a ligação, Ben percebe que talvez a avó tenha escutado tudo, pois seu rostinho está inchado de tanto chorar. Ele não queria que ela soubesse que era chata, agora não consegue evitar a culpa pairando sobre ele. É nesse momento que tudo muda, pois quando Ben tenta roubar alguns biscoitos de um pote acaba descobrindo diversas jóias escondidas. O que isso significava?

A avó do garoto é aquele tipo de velinha frágil que não costuma sair muito de casa, que nem o filho ou a nora ficam muito por perto (se possível mal entram na casa dela, apenas deixam o garoto na porta e vão embora).
Vamos vendo uma senhora que é negligenciada por seus parentes, mas que faz de tudo para agradar o neto, até mesmo decide contar seu grande segredo para ele: Ela é uma grande ladra de jóias, uma vigarista internacional que nunca foi presa.

A partir daí as coisas começam a mudar, pois Ben percebe que sua avó não é assim tão "chata". Afinal todo mundo envelhece, mas isso não quer dizer que ela sempre viveu uma vida parada e sem qualquer emoção.
É nesse contexto que a vida dos dois começa a mudar. Ben começa a passar mais tempo com a avó, o que faz com que os pais fiquem desconfiados, mas o garoto não pode contar que está ali para saber mais sobre a vida criminosa da mulher. Então ele faz o que qualquer criança "sensata" faria em sua situação: ele mente para os pais e acaba entrando em um grande problema.

Afinal como a avó dele conseguiu passar despercebida por todos esses anos? Quem diria que uma velinha que solta gases, vive comendo coisas de repolho e mal sai de casa é uma das maiores ladras de jóias do mundo??
O livro é divertido, muito envolvente e cheio de pequenas ilustrações no decorrer da leitura. Confesso que não imaginava que fosse rir tanto com uma leitura tão simples. A história tem como público alvo as crianças, mas pode ser apreciada por qualquer leitor.
Vamos acompanhando o crescimento de Ben e vemos como ele vai mudando seus pensamentos para com os outros. Apesar de ser uma obra infantil trás grandes mensagens durante a leitura, o que torna tudo ainda mais edificante.

Acompanhamos não só o crescimento do garoto, mas também o crescimento dos pais dele. Ben sofre preconceito por querer uma profissão que seus pais não acham digna ou glamourosa, isso faz com que eles joguem suas frustrações em cima do filho e o obriguem a ser algo que ele não gosta. Então foi ótimo acompanhar o crescimento pessoal de cada um, mostrando também que não são apenas os filhos que tem de aprender, mas os pais também precisam mudar seus conceitos.

Esse livro com certeza vale a pena ser lido e cumpre muito bem seu papel tanto no divertimento como nas mensagens que deseja passar.
Foi uma leitura muito positiva e com certeza pretendo ler mais livros do autor no futuro.
Realizei a leitura em ebook, então sobre o exemplar digital eu não tenho o que reclamar. A diagramação está boa, as ilustrações estão ótimas e sem qualquer problema no leitor digital.

site: http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/

Vanessa Vieira 17/07/2017

Vovó Vigarista - David Walliams
O livro Vovó Vigarista, do autor inglês David Walliams, nos traz uma aventura infantojuvenil interessante e com um leve toque de graça entre uma avó e seu neto. Salientando valores importantes e construído com elementos bem coloquiais, o enredo de Walliams tem um charme peculiar, porém a história me pareceu previsível demais e acredito que possuía potencial de sobra para ir além.

Para Ben, o dia de sexta-feira é um dos mais temíveis da semana, pois é quando ele deve passar a noite na casa da avó. Ele a considera uma das avós mais chatas do universo, afinal ela só gosta de fazer palavras cruzadas e tomar sopa de repolho. Porém, em mais uma de suas visitas que tinha de tudo para se tornar entendiante, Ben encontra diamantes escondidos dentro de uma lata de sopa e descobre que sua avó é uma ladra de joias internacional, a "Gata Negra".

Empolgado com a novidade, Ben logo arquiteta uma grande aventura junto com a velhinha: o roubo das Joias da Coroa. Munidos de coragem e de determinação, os dois se envolvem em diversas trapalhadas e se transformam em uma dupla aventureira e repleta de adrenalina.

Vovó Vigarista foi um livro bem elogiado desde o seu lançamento no Brasil e surgiu como uma grande aposta da editora para o público infantojuvenil graças ao toque de comédia envolvendo relacionamentos familiares. E sim, o livro tem os seus encantos e possui uma graça contagiante, mas é muito decifrável e acabou não reservando muitas surpresas como eu imaginava. Narrado em terceira pessoa de uma forma bem cativante e levemente satírica - com várias referências contemporâneas e um toque de humor singelo - a obra de David Walliams tem os seus valores, mas acabou soando um pouco rasa.

Ben é um garoto inteligente e esperto que coleciona revistas sobre encanamentos e que tem o sonho de exercer essa profissão futuramente. O dia de sexta-feira é um verdadeiro tormento para ele, pois acha sua avó sem graça e enfadonha e já está repugnado com o cheiro de repolho presente na casa da velhinha. Porém, para sua grata surpresa, ele descobre a identidade secreta de sua avó e passa a admirá-la como nunca antes e mais ainda, resolve se tornar seu grande companheiro de aventuras. Apreciei bastante a interação da avó com o neto e achei interessante e extremamente válida a mensagem que o autor quis passar em sua trama, destacando a importância do respeito e do amor com os mais velhos e mostrando que eles são verdadeiros baús de histórias e aventuras.

A avó de Ben é muito cômica e trouxe uma magia contagiante para o enredo com o seu jeitinho de ser. Ri demais com as suas cenas de ioga só de lingerie e com os seus gases descontrolados. Acima de tudo, admirei o seu amor genuíno pelo neto e as formas que ela empregou para ganhar o seu carinho e afeto. Suas cenas ao lado da Rainha Elizabeth também foram hilárias e acrescentaram muitas mensagens bonitas para a trama.

Resumidamente, Vovó Vigarista é um livro fofo, repleto de aventuras e com valores que devem ser considerados sobretudo pela nova geração. Acredito que o resultado final da obra se mostrou um pouco raso e que o autor tinha potencial para explorar um terreno maior, mas a grosso modo o livro é interessante e possui nuances reflexivas. A capa é bem descolada e o miolo conta com ilustrações de Tony Ross bem elaboradas e condizentes e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Apesar das pequenas ressalvas, não deixo de recomendar o livro, principalmente para quem deseja presentear uma criança na faixa etária de 11 à 16 anos.

site: http://www.newsnessa.com/2017/07/resenha-vovo-vigarista-david-walliams.html

Beta 14/02/2017

Resenha por Roberta de Souza
Em meio a tantos livros, sobre tantos assuntos, eu buscava algo para relaxar e rir, então, fui até minha prateleira e peguei um do David Walliams, a Vovó Vigarista, publicado pela Editora Intrínseca. Este autor é muito engraçado, então eu sabia que minha leitura seria diversão na certa!

Conheça a avó do Bem. Ela até parece com aquelas vovozinhas das histórias infantis...
Tem uma cabeleira toda branca. E usar dentadura não é opcional. Mas debaixo da manga uma joia ela arranca. Vovó é uma ladra internacional!

Imagina começar a ler um livro com este convite! Mergulhei de cabeça na história de Ben. Seus pais são loucos por dança de salão, colecionam até cuecas sujas do dançarino mais famoso da cidade. Sua avó é velha, muito velha, fede a repolho e é chata, muito chata. Mas Ben descobre que sua avó é muito mais que uma simples velhinha e passa a vê-la com outros olhos.

Por que ela tem essa obsessão por vigaristas?, pensou Ben. Vigaristas não vivem em casinhas como esta. Vigaristas não fazem palavras-cruzadas. Vigaristas provavelmente não fedem a repolho.

Ben, mesmo que tardiamente, descobre que sua avó é muito mais que uma velhinha, descobre que ela ainda pode ser super interessante, descobre que a ama, mesmo que, no alto de sua pré-adolescência, ele a ache muito chata.
E a avó do Ben... Bom, ela mesma pode contar sua história para você.
Super indico!

Ensopado Literário 13/01/2017

Resenha: Vovó Vigarista - David Walliams
Autor: David Walliams
Paginas: 239
Editora: Intrínseca

SINOPSE:
"O livro fala sobre um menino de 11 anos chamado Ben, que vai todas as sextas-feiras para casa de sua avó quando seus pais saiam para sua “noite de namoro”. A avó dele era super chata!Ela comia tanto repolho qualquer pessoa que fosse alérgica teria que ficar pelo menos a 10 metros dela e, além
disso, não conseguia andar sem soltar um pum (que fediam a repolho podre. Ela conseguia achar tudo com repolho, desde tortas a chocolates (eles não são tão gostosos como deveriam ser). Até que um dia qualquer em uma de suas visitas ele encontrou um pote cheio de... JOIAS! Então ele descobriu que isso tudo era um disfarce, sua avó era na verdade a GATA NEGRA, uma ladra mundialmente conhecida. E juntos Ben e a avó planejam o maior roubo de todos os tempos."
Eu me surpreendi com esse livro. Na realidade achei que ele ia ser muito infantil e eu não ia gostar, mas eu mudei completamente de idéia ao decorrer da historia. Recomendo para todos, porque apesar do livro “ser infantil”, David Walliams tem um modo de escrever que não te deixa cansado, como acontece algumas vezes quando um adulto ou adolescente tenta ler um livro infantil. Ele vai simplesmente te conquistando, e você fica pensando como ele conseguiu fazer um livro que deveria ser legal apenas para as crianças ser fantástico para todas as idades. Além disso, ele mostra como grande parte das crianças hoje em dias tratam muitas vezes os mais velhos de forma ríspida e mal educada, e que elas deveriam pensar em como essas pessoas se sentem ao serem tratadas assim.
TRECHO:
“Conheça a avó do Ben.
Ela até se parece com aquelas vovozinhas das historias infantis...
Tem uma cabeleira toda branca
E usar dentadura não é opcional
Mas de baixo da manga uma jóia ela arranca
Vovó é uma ladra internacional!”

site: http://ensopadoliterario.blogspot.com.br/2016/04/resenha-vovo-vigarista-david-walliams.html

Momentos da Fogui 16/10/2016

Momentos da Fogui
Leia a resenha no blog:

site: http://foguiii.blogspot.com.br/2015/06/vovo-vigarista-david-walliams.html

Lailla 27/08/2016

Recomendo esse livro para todas as idades, principalmente para as crianças e adolescentes mas também para muitos adultos que vão aprender muito com essa história. Apesar de ter uma escrita simples ele é uma leitura que trás consigo a valorização do idoso. O livro foca no relacionamento de uma família, principalmente entre uma avó e seu neto, que acabam se aproximando graças a descoberta de um passado "curioso" dessa velhinha. No inicio Ben odiava ir para casa da sua vó nas sextas feiras, julgava a mulher chata e desinteressante graças ao seu gosto peculiar por: repolho, palavras cruzadas e balas de menta. Apos a descoberta desse passado, surge um interesse do menino para com a velha senhora, fazendo com que eles se aproximem e comecem a ter um bom relacionamento. No decorrer da história acontecem algumas reviravoltas e nessas passagens que há principalmente uma reflexão sobre os idosos na vida de seus familiares.
Essa não é uma leitura que fará você querer arrancar seus cabelos de ódio ou de aflição, também não é uma que vai fazer você chorar rios ou pergunta-se "o sentindo da vida, do universo e tudo mais", ela simplesmente vai mudar a sua forma de olhar parar os mais velhos.e te fazer valoriza-los.

Eliza Souza 27/08/2016

Vovó Vigarista
Um livro muito fácil de ler, leitura jovial e com muita aventura. Uma história muito cativante, adorei o livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6