Holocausto brasileiro

Holocausto brasileiro Daniela Arbex




Resenhas - Holocausto Brasileiro


2010 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Caliope 28/05/2024

Que trabalho de pesquisa espetacular, a autora fez entrevistas e coletou dados de diversos meios, imagino que tenha sido extremamente trabalhoso para ela.
Algumas partes, principalmente no final, começa a contar muito detalhadamente a vida de alguém em paralelo, o que eu achei que perdeu um pouco do ritmo, mas tirando isso, é uma leitura extremamente necessária!
Há absurdos relatados aqui que é age difícil de acreditar que isso ocorreu e que ainda por cima era legalizado, por isso a luta antimanicomial é extremamente importante até os dias de hoje!
Excelente, recomendo a todos os brasileiros, e ainda mais aos da área da saúde.
comentários(0)comente



Thay 27/05/2024

Amei
Um livro extremamente necessário, acho que deveria ser obrigatório para ser lido nas escolas, com a escrita sensivel da Daniela pude sentir vários sentimentos, recomendo muito! ??
comentários(0)comente



Leandro Emanuel 27/05/2024

Livro "injulgável". Logo o prefácio, por Eliane Brum, descreve muito bem toda a reportagem da Daniela Arbex, que é excepcional.
Os livros da jornalista cutucam feridas que o Brasil esqueceu de estancar o sangue, tratar e deixar cicatriz, que estão esquecidas, abertas a ponto de infeccionar.
Esse não é diferente. Os escritos são uma forma maravilhosa de retomar histórias que poderiam simplesmente ser deixadas no limbo da indiferença sem esse trabalho notável, que buscou depoimentos de ex-pacientes e funcionários, enriquecendo a narrativa a partir de diversos pontos de vista.
A documentação fotográfica é também um ponto alto do livro. É dramático, cruel, visceral.
É o tipo de livro que dá pano pra manga, uma reflexão profunda sobre a sociedade na qual vivemos. Entretanto, orgulho da produção jornalística nacional. Impecável.
comentários(0)comente



MonicaMMelo 26/05/2024

Este livro retrata uma parte triste da história da minha cidade. Durante décadas, inúmeras pessoas foram trazidas para o Hospital Colônia, sediado em Barbacena, Minas Gerais e, aqui submetidos a todo tipo de tratamento desumano. Eram pessoas, na maioria das vezes, consideradas fora do ?padrão da sociedade? e, por este motivo, desprezadas por suas famílias! Uma narrativa emocionante. Vale a pena a leitura.
comentários(0)comente



Mar duh 25/05/2024

Os campos de concentração de barbacena
A leitura desse livro é bem fluída pela escrita da Daniela, poucos livros reportagens me cativam tanto assim.
A história é contado a partir de muitos contextos que nós faz se familiarizar mais com os pacientes e causar mais impacto ao ver as grandes crueldades. É muito chocante saber que no Brasil ocorreu algo idêntico aos campos de concentração, torturas, desleixo e abusos horríveis a pacientes que muitos ali não tinham nenhuma doença, mas o fato de pensar e agir diferente fazia os parecerem loucos diante da sociedade.
Essa história não deve ser apagada da sociedade, como diz no livro, esquecer é poder cometer os mesmos erros.
comentários(0)comente



Léo 24/05/2024

Início dos anos 90 e atrocidades ainda aconteciam no Brasil que ninguém vê.
Um livro forte, cru, feroz, que nauseia e repele. Mas um livro necessário, pra todos, mas que deveria ser leitura obrigatória em cursos da área da saúde. Aqueles que cuidam nunca mais podem virar monstros.
comentários(0)comente



Thais.PantaleAo 24/05/2024

Ler para não esquecer
Pesadíssimo, estarrecedor. Principalmente por ser um conteúdo jornalístico, real.
Aqui a realidade fantástica passa longe, apesar de ser difícil acreditar que os relatos aconteceram a tão pouco tempo.
Aprender com o passado para encarar o presente e repensar o futuro, isso é tudo no que eu consigo pensar.
Como são as condições atuais dos internados por questões psiquiátricas no Brasil? Em especial os internados em hospitais públicos.
Esperamos que melhor? mas esperar, nessas 200 e poucas páginas, se mostra bastante ineficaz, é preciso mais. O quão mais estamos dispostos a doar e nos envolver enquanto sociedade?
comentários(0)comente



Bia @bialopes_p 24/05/2024

Tem que muito estômago pra ler!
Holocausto Brasileiro é um livro-reportagem da jornalista Daniela Arbex, lançado em 2013, que denuncia os maus-tratos ocorridos no Hospital Colônia de Barbacena a partir de depoimentos de sobreviventes, ex-funcionários e pessoas diretamente envolvidas na rotina do maior hospício do Brasil.
comentários(0)comente



Carolina.Serbai 23/05/2024

? Este lugar é a antecâmara da morte.
Dor.
Dor.
Dor.
Do início ao fim, isso é a maior parte do que vemos. Um ou outro resquício quase apagado de esperança, mas a tristeza e o assombro prevalecem. Chorei tanto lendo esse livro, a cada página virada era um novo gatilho de angústia... Em nenhum momento você esquece que aquilo é real (e nem se deve esquecer), que pessoas sofreram aquilo por anos sem qualquer perspectiva de mudança ou de um horizonte diferente.
Eu, estudante de História, poderia dizer que já me acostumei a ver todo tipo de desgraça nos meus estudos do passado... Mas a verdade é que jamais conseguirei ficar neutra perante os horrores que o ser humanos é capaz de realizar.
comentários(0)comente



robertinhaoc 20/05/2024

Nossa história
Primeira vez que tenho contato com a autora e to intrigada e obcecada. Muito se dá pelo toque jornalista de não deixar passar nenhum detalhe, mas nessa obra, Daniela Arbex consegue nos levar para dentro do trágico hospital com nome de Colônia e faz com que queiramos lutar para tirar todas aquelas vítimas dali! Incrível!
comentários(0)comente



Gabrielle517 20/05/2024

Obra extremamente importante para se entender o por que da luta antimanicomial.
As atrocidades vividas por homens, mulheres e crianças não devem ser esquecidas, devem ser motivo de luta para que não se repita.
Infelizmente, ainda existem locais assim,e por isso devemos lutar contra eles.
comentários(0)comente



Livia963 20/05/2024

Uma leitura obrigatória para todos os brasileiros. O livro aponta e mostra as vertentes da nossa sociedade, revelando o maior horror da história da psiquiatria em nosso país. O livro retrata o preconceito e intolerância da sociedade e a falta de assistência a fim de assistir pessoas com doenças mentais e deficientes, estigmas que persistem até a atualidade no meio social. A narrativa da história explica com detalhes, o início, meio e fim de um acontecimento que marcou a sociedade brasileira drasticamente, em número de mortes, atrocidades e descaso governamental em relação aos marginalizados. A colônia, como era chamado o hospício de Barbacena MG foi um local de desumanização e fragmentação da sociedade. Em que pessoas foram isoladas e maltratadas, tendo seus direitos básicos feridos. Um genocídio de âmbito nacional, a qual a cultura da opressão e a descriminação são os vilões principais da história. Uma narrativa de percas e reencontros, a história traz o ponto de vista de diversas pessoas, poucos deles são vítimas vivas, poucas que sobreviveram a tal homicídio. A luta antimanicomial é necessária, a fim de garantir a humanidade de uma sociedade desigual e preconceituosa.
comentários(0)comente



Juma55 19/05/2024

Esse assunto devia ser mostrado nas salas de aula
Esse livro é muito impactante, não só as imagens que transmite o horror que era o local, mas também os relatos de cada ser que pode ter a chance de contar sobre sua história. O que me deixou mais enojada ao ler foi o modo que os políticos tinham o cinismo de achar que aquele local era perfeito e tinham a capacidade de fazer aquele local ser algo escondido para muitos. Este livro deveria ser uma leitura obrigatória nas escolas, como meio de mostrar que uma barbaridade dessas já aconteceu no nosso país.
comentários(0)comente



Allana206 18/05/2024

Emocionante
Um belo livro que faz você pensar sobre as reviravolta da vida e como a ignorância tratou as doenças mentais de forma totalmente errônea
comentários(0)comente



Lessandra2 17/05/2024

Só para quem tem culhão
Sim, esse livro é um soco no estômago, é um tapa na cara e é um grito sufocado por anos. O título já diz por si só o que foi esse momento tenebroso na história do nosso país... OBS: é chocante saber que os acontecimentos de Barbacena ainda não são difundidos na população brasileira e que tem pessoas que nunca nem ouviram falar desse fato.
É um livro-reportagem que denuncia um genocídio no Hospital Colônia, o maior hospital psiquiátrico da época. É repleto de fotografias e relatos que irão ecoar por muito tempo na tua memória. Se prepare, mas não deixe de ler.
comentários(0)comente



2010 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |