Novo (e Divertido) Acordo Ortográfico

Novo (e Divertido) Acordo Ortográfico Andrey do Amaral

Resenhas - Novo (e Divertido) Acordo Ortográfico

Suellen-san 04/06/2013

Divertido? Não seria bem uma das palavras para definir o livro. De divertido só tinha o inicio porque depois seguiu a mesma regrinha básica de todo livro que tenho em casa sobre o acordo ortográfico. Sim. Falou que a regra é definida assim e por conta disso e por causa daquilo outro.

Sei que todos nos temos que ter esse novo acordo em mente, mas você deve esta ciente que não é bem assim. Quando eu ganhei, sim eu ganhei, o livro a minha felicidade era ver uma nova visão do acordo, mas Andrey não foi feliz nesse quesito pois da página 7 até mais ou menos a 22 fica legal e engradado, porém nas páginas seguinte ficou aquela velha fala dos livros que tenho de faculdade ou as Xerox que os meus professores me deram para estudar.

Eu não sei o que houve, mas o livro é bom, contudo a diversão sugerida no titulo não condiz com a realidade. Bem a resenha vai ficar curta e é assim mesmo só que recomendo a leitura desse livro e textos, Xerox e afins pra compreender na prática como vai mudar a nossa língua portuguesa na parte escrita. Recomendo, mas não espere muito.
Sorte!

LilianSinfronio 22/04/2012

Novo (e Divertido) Acordo Ortográfico (Andrey do Amaral)
Postado em Caçadora de Livros:

Quem não tem dúvida de ortografia? Quem, ao fazer um trabalho de escola/faculdade/afins não recorre ao Google para tirar a dúvida de como escrever aquela palavra critica, que não conseguiu trocar por outra menos problemática?

E é nesse momento de tantas dúvidas, uma dissertação inteira por escrever e que tenho tido a felicidade de escrever tantas resenhas, que tive a oportunidade de ler a obra de Andrey do Amaral. E o título não mente em nada quando acrescenta o Divertido.

Ele nos fala do novo acordo, de como é excelente para o novo momento literário que o Brasil vive e como a unificação só trará benefícios para todos, por exemplo, com a facilidade dos livros publicados aqui não precisarem passar por tradução para ser levado ao mercado de Portugal.

Quote: Mudanças fazem parte da vida de qualquer nação e qualquer pessoa. Com a língua, é a mesma coisa. Ela evolui, pois os idiomas são ágeis: mudam constante e rapidamente. Por isso, os povos têm que se acostumar e perceber a evolução das palavras (Página 1)

Sim, é uma lei, Andrey nos alerta, mas não precisa ser chata, ininteligível, pelo contrário, é uma leitura rápida e gostosa. Eu aprendi muitas coisas e reforcei outras que apanhei bastante para aprender em um estudo recente. Com anexos esclarecedores e sugestões de onde encontrar, na internet, mais informações sobre o assunto o livro é terminado com chave de ouro.

Agora quando o Word insistir em colocar o trema na minha “consequência”, vou me sentir mais inteligente que ele, e não mais me incomodar com a advertência de erro. Um livro para ser guardado como guia para quem não quer cometer aqueles deslizes básicos na ortografia. Mais que recomendado.

Janaína Moraes 24/10/2009

Além daquilo... aquilo
Bom, vamos recordar um pouquinho a época do colégio, recordar a mais uma aulinha de gramática, que tenho certeza que muitos adoravam e muitos outros detestavam.

Este livro é realmente divertido, como diz o complemento do título dentro do parêntese, mas vamos parar de lero lero e ir as vias de fato: o conteúdo.

Sim, ele fala sobre as novas regras do acordo ortográfico, mas não chega nem perto de ser algo chato, pesado e insuportável de se ler. Eu, que sou fresca a esse tipo de leitura lí o pequeno livro inteiro, de cabo a rabo... grifei as principais regras e ainda tentei começar um resumo, mais ai percebi que ia perder meu tempo. Assunto para um post lá no Estórias Medíocres.

Andrey do Amaral traz de forma extremamente simples as principais mudanças desse novo acordo e comenta o que muda, o que permanece e usa para isso exemplos que tiram risos incontidos dos leitores.

O livro traz ainda toda uma parte informacional, mostrando a cronologia de todo esse processo de mudança, algumas sugestões de onde se pode buscar mais informações sobre o acordo, alguns anexos, que expicam mais ao pé da letra o que de forma divertida é explicado no começo do livro e uma bibliografia.

Para quem vale a pena ler: Para todos aqueles que usam esta lingua. É uma leitura fácil e que pode acrescentar muito conhecimento a vida de todos.

Uma crítica aos leitores:

Ao invéz de perder tempo lendo Crepúsculo, Lua Nova e por ai vai, leia este acordo. É muito mais produtivo e "frutífero" para sua formação.