J.R.R. Tolkien e C.S. Lewis

J.R.R. Tolkien e C.S. Lewis Colin Duriez

Resenhas - Tolkien e C. S. Lewis

Leituras e Reflexões 11/02/2021

O que falar desses dois monstros da literatura mundial?
Pra quem já ama Tolkien e C. S. Lewis, é um prato cheio e apetitoso.
Cheio ? porque vem descrevendo as similaridades entre os dois, as quais ajudaram a fortalecer essa amizade linda. E também traz diferenças bem marcantes entre eles, resultado de criações diferentes, culturas diferentes, gostos diferentes.
Apetitoso ? porque vem tudo organizadinho! Mesmo que possua algumas informações que já conhecemos, a forma como são dispostas torna tudo bem mais interessante e gostoso de ler.
Além de trazer um pouco da biografia dos dois autores, traz várias análises das suas mais importantes obras e como elas se relacionam.
Eu amei e super indico! ??
Eu sinceramente não sei por que algumas pessoas não apreciaram. Mas eu quis grifar cada frase rsrs....
André 11/02/2021minha estante
Bacana! Li esse livro e pretendo reler em algum momento.

Leituras e Reflexões 11/02/2021minha estante
Também oh! Sinto que não absorvi tudo ???

Fabiano 12/02/2021minha estante
Meus dois autores preferidos da vida!!! Dois monstrosss. Esse ta lista pra ler em breve.

Leituras e Reflexões 12/02/2021minha estante
Ahhhhh, depois me conta, irmão Fabiano, o que achou! Eu estou mais encantada ainda

Taty 12/02/2021minha estante
Já estou com o meu aqui e tenho certeza que vou amar ?

Leituras e Reflexões 13/02/2021minha estante
???? Vai sim, Taty! Me conta depois

@estantedamolina 12/11/2022

Um dos melhores que já li em se tratando de biografia.
Aqui o autor faz uma mescla da vida de Lewis e Tolkien.
Fico feliz em aprender ainda mais desses dois autores que tanto estimo.
Mike.Sales 12/11/2022minha estante
Finalmente um feed interessante. Cansado dessa monotonia de livros de fantasia e ficção no meu feed kkk.
Parabéns, ótima recomendação.

@estantedamolina 12/11/2022minha estante
Obrigada! Eu gosto sempre de intercalar as leituras.. e essa estava a muito tempo me esperando. Vale a pena, assim como a autobiografia de Lewis: Surpreendido pela Alegria.

@livrosdeanna 07/08/2020

Resenha
Socorro, que livro maravilhoso!! Um livro obrigatório se você for fã dos mestres da fantasia: Tolkien e Lewis.
Um livro completo onde vai falar desde do nascimento, até o encontro deles, suas amizades, relacionamentos, vida acadêmica, até a morte de ambos.
Vai nos contar com detalhes como cada um influenciou nas principais obras de cada um: As crônicas e Nárnia e Senhor dos anéis.
Um livro simplesmente fantástico.
Nan ® 08/08/2020minha estante
Interessante... porém, permita-me uma pergunta: pelo que li da sinopse e sua resenha, pode-se dizer ser uma biografia dos dois autores (e suas obras?), mas focada na amizade, intriga e, consequentemente, inspirações mútuas?

@livrosdeanna 10/08/2020minha estante
Isso, exatamente

Taty 27/12/2021

Amizade que motiva e encoraja
Que leitura formidável e que já entrou como livro favorito do ano. Para quem é admirador de CS Lewis e gosta de histórias sobre amizade é um livro sensacional ?
Uma biografia contando sobre o início da amizade desses autores cristãos, a influência que um tinha sobre o outro, o quanto um encoraja o trabalho do outro ( sabia que o Senhor dos Anéis só foi finalizado graças a Lewis?) e conhecer um pouco da intimidade, família, casamento, filhos e a vida acadêmica ?

Eu gostei demais e passei a admirar mais Lewis ( ou Jack para os íntimos) e despertou uma curiosidade para conhecer o trabalho do Tolkien.
Curiosidades como o nascimento de Tolkien na África do Sul por exemplo kkk A conversão de Lewis ao cristianismo ?? a participação dele na guerra e o quanto ele e Tolkien tinham visões de mundo radicalmente opostas.
? Lewis era o homem mais lido de sua geração, alguém que lia tudo e se lembrava de tudo o que lia. Sua natureza inteiramente centrada em livros tornava-o bem apto a tarefa de conferencista?. Era a leitura que alimentava sua mente e imaginação e o mantinha mentalmente vivo.?

? Tolkien reconhecia que, sem o estímulo de Lewis ao longo de muitos anos, O Senhor dos Anéis jamais teria sido impresso. Igualmente Lewis tinha motivos para estimar Tolkien, cujas opiniões sobre mito, história e imaginação o ajudaram por fim a crer na existência de Deus. A concordância de mentes, tanto sobre a imaginação quanto sobre a verdade do cristianismo, tornou-se o fundamento de sua notável amizade.?

? A amizade com Lewis compensa muita coisa? ?

Gostei de saber do processo de criação de Nárnia e que Tolkien não gostou no início. Lewis achava que o ?gênero das histórias infantis, como ficção científica, dava-lhe uma base melhor para aquilo que queria dizer?

Lewis casou com Joy em abril de 1956 mas em julho de 1960 ela faleceu. O romance Até que tenhamos rostos foi influenciado por ela.
Lewis faleceu em novembro de 1963, mesmo dia do assassinato de JF Kennedy. Seu último livro foi Cartas à Malcolm. Tolkien faleceu em setembro de 1973.

Finalizo a resenha com esse trecho que fez os olhos ? marejarem um pouco ?
?A dívida impagável que devo a ele não foi influência como se compreende normalmente, mas sim puro encorajamento. Por muito tempo, ele foi minha única plateia. Foi só por ele que cheguei a ter a ideia de que minhas coisas poderiam ser mais do que um passatempo pessoal. Não fossem seu interesse e avidez incessante por mais, eu jamais teria levado O Senhor dos Anéis a uma conclusão ?

Recomendo fortemente o livro e desejo a todos uma amizade como essa que te encoraja e te motiva a ir além acreditar no que vc mesmo não acredita e fazer vc enxergar seu potencial.

Que amizade linda ? que livro ?????????

Júnior 07/04/2021

"QUEM PODE MERECER ISSO?"
Por meio dessa obra, Colin Duriez aborda a vida de C.S Lewis (Jack) e J.R.R Tolkien (Tollers) Desde suas infancias até o fim de suas vidas. É um livro com muuuitas informações (recomendo ler lentamente) e que também abrange bem as pessoas e os contextos presentes em suas vidas. O autor fez um excelente e demorado trabalho em relação a coleta de informações, indo de textos jamais publicados pelos grandes autores, diários... Houve partes em que a leitura se tornou algo cansativo, principalmente quando envolvia a vida acadêmica deles, porém a maior parte do livro é razoavelmente tranquila, assim como em alguns momentos me trouxe risadas. Algo que achei interessante é que nela há diversas citações e explicações/ o porquê das obras terem sido criadas e de onde vieram ditas pelos próprios e também pelos próximos a eles . Recomendo com toda certeza!! Se eu que li poucas obras de Lewis e nenhuma de Tolkien ( por enquanto) gostei bastante, imagina quem já tem uma boa experiência com ambos?! Tenho certeza que ainda assim aprenderá muuuitas coisas e... que amizade!
dan 07/04/2021minha estante

Ogaiht 13/07/2022

Uma Amizade que Marcou a Literatura Mundial
J.R.R Tolkien e C.S. Lewis foram dois dos maiores escritores da língua inglesa do século passado. De físico, personalidades e estilos diferentes, Tolkien era franzino, reservado e publicou poucas obras em vida, e Lewis corpulento, extrovertido e muito mais produtivo em seus escritos, ambos se beneficiariam muito com essa amizade.
Na obra mais famosa de Lewis, As Crônicas de Nárnia, é visível a influência de Tolkien naquele universo. Há também uma outra influência de Tolkien sobre Lewis de ordem mais pessoal: foi ele o responsável pela conversão ao cristianismo de Lewis, algo que teria tremendo impacto em sua obra, pois a teologia popular permearia uma grande quantidade de seus trabalhos.
Por outro lado, a influência de C.S Lewis sobre Tolkien foi mais no sentindo de encorajá-lo a continuar a escrever O Senhor dos Anéis. Como ele deixou claro, sem o incentivo de Lewis, Tolkien jamais teria sido capaz de terminar essa obra fantástica que praticamente fundou todo
um gênero e se firmou na cultura popular.
Esta obra faz um resumo das biografias de ambos autores, mostrando como se conheceram, o auge da amizade e o momento em que começaram a se distanciar nos últimos de suas vidas. O livro em si não apresenta nada de novo para aqueles que já leram as obras de Tolkien e Lewis e suas biografias, mas faz um belo apanhado do trabalho desses autores que, se o destino não tivesse aproximado, teria privado o mundo de algumas das narrativas mais poderosas e belas sobre a natureza humana.

Márjore 03/05/2021

O Dom da Amizade - Colin Duriez
Um livro belíssimo sobre as semelhanças e diferenças que completavam a amizade entre Lewis e Tolkien. Uma escrita filosófica que, por vezes, tornou a leitura densa, mas provavelmente aí é que está seu brilhantismo.

Ana Bruno 03/10/2021

Maravilhoso
Li primeiro a biografia de Tolkien, de Humphrey Carpenter. Já foi incrível conhecer Tolkien e sua visão do mundo. Tanto que me inspirou a ler as lindíssimas obras O Hobbit e O Senhor dos Anéis.
Nesse livro agora, Duriez com uma escrita impecável, nos guia de maneira plácida e ao mesmo tempo empolgante pela relação de amizade desses dois autores incríveis! Terminei o livro querendo ler tudo produzido pelos dois e com aquele devaneio gostoso de ter a oportunidade de passar um tempo com eles, com "nossos chinelos, nossos pés esticados em direção ao fogo da lareira e nossos drinques ao alcance de nossas mãos.." Ou pelo menos uma tarde num café... Completamente apaixonada por esses dois ícones da literatura.

@zurcenila 25/01/2021

O Dom da Amizade
Resenha (Livro) O Dom da Amizade - Colin Duriez
?????Este é o livro da Leitura Coletiva do Clube do Livro referente a Janeiro e entrou para a nossa ?TBR? devido a incrível parceria com a editora @harpercollins.
?Aposto que todos que estão lendo estas linhas já leram ou ouviram falar dos escritores J.R.R. Tolkien e C.S. Lewis que juntos já venderam mais de 250 milhões de exemplares de seus livros, dentre eles a Saga de O Senhor dos Anéis e As Crônicas de Nárnia (se não leu, assistiu, hein!). O que a maioria não sabe é sobre a grande (e conturbada) amizade entre esses dois incríveis escritores que durou quase 40 anos.
?????O jornalista e professor Colin Duriez nos apresenta essa amizade e a biografia de cada um dos escritores assim como a história por traz de suas obras, a experiência de terem lutado na Primeira Guerra Mundial e a incrível importância e relevância que um teve na vida (pessoal e profissional) do outro.
?Em comum os dois carregam o trauma de perderem a família ainda muito jovens, terem sobrevivido à Primeira Grande Guerra, suportado a Segunda e o amor pela mitologia e filosofia.
?????Mas da mesma forma que as semelhanças eram muitas, também eram inúmeras as diferenças e (talvez) a que mais tenha causado ruído a essa convivência gire em torno da fé. Tolkien era fervoroso em sua fé católica e Lewis tinha se tornado ateu e a longa amizade, gerou longos debates intelectuais que moldaram e transformaram os dois de alguma forma, tanto que é conhecida (e publicada) a mudança de opinião e conversão de Lewis.
?Infelizmente ainda não conheço muitos dos livros desses dois autores, mas sem dúvidas me senti instigada a querer ler mais dessa dupla e fiquei muito admirada em saber que sem essa amizade, talvez não conhecêssemos obras como O Senhor dos Anéis e as Crônicas de Nárnia, por exemplo.
?????Confesso que não foi uma leitura rápida, apesar de serem um pouco mais de 300 páginas. São muitas informações e eu estava bem longe da minha zona de conforto (apesar de adorar biografias) já que não conhecia nada desse universo, mas a beleza da história (e da edição da @harpercollins) me fizeram persistir e não me arrependi.
?????Fica a pergunta se conhece (e qual prefere entre) esses autores, se já leu essa obra e se sabia dessa amizade. Essa foi uma Leitura Coletiva, você curte ler com os amigos?
Jéssi Lima 25/01/2021minha estante
Bom dia ? comecei a te seguir no insta!!!! Bjssss

darcilenemarques 25/01/2021minha estante
?? ?? ?? ?? ?? ??

@zurcenila 25/01/2021minha estante
Obrigada Jessi ??

Laura 06/04/2020

Ao ler esse livro me apaixonei cada vez mais pela fantasia, através das grandes influências que levaram Tolkien e Lewis a escrever contos da fadas de modo tão perfeito.
Além disso, pude conhecer melhor a história dos dois autores e sua amizade cheia de altos e baixos, mas firmada nos gostos que compartilhavam em comum.
Gostei muito mesmo e recomendo para aqueles que desejam conhecer mais sobre a amizade e a vida desses dois autores, como também um pouco mais de contos de fadas ??

Erick 19/04/2022

Que livro fantástico! Praticamente, já li todas as obras de Tolkien, já de C.S. Lewis, apenas as crônicas de Narnia, porém, como esses dois autores me encantaram em minha infância e adolescência.

Sabia da amizade dos dois, mas não tinha noção da proximidade. Dois gênios da literatura!

"A dívida impagável que devo a ele não foi influência como se compreende normalmente, mas sim puro encorajamento. Por muito tempo, ele foi a minha única platéia. Foi só por ele que cheguei a ter a ideia de que minhas coisas poderiam ser mais do que um passatempo pessoal. Não fossem seu interesse e avidez incessante por mais, eu jamais teria levado O Senhor dos Anéis a uma conclusão".

J.R.R. Tolkien, após a morte de seu grande amigo C.S. Lewis.
Emanuel.Müller 19/04/2022minha estante
Que linda amizade!

Cris.Aguiar 23/12/2020

Para fãs & quem ama história
Nunca li C.S.Lewis (embora tenha assistido Nárnia) e de J.R.R Tolkiens li apenas O Hobbit, então, não li esse livro com olhos de fã.

Dito isso, essa leitura me agradou muito porque me fez "viver" uma época que hoje parece esquecida, o encontro intelectual para produzir materais intelectuais de relevância entre pesoas que nem sempre concordavam umas com as outrs. O surgimento de um novo olhar para o mundo, a literatura e a religião. Por vermos o florescer de uma amizade e por nos propiciar um conhecimento (que nem supunha um dia saber) sobre a história da literatura e a importância das leituras clássicas para a formação de novos pensamentos.

Recomendo esse livro apenas aqueles que não tem preguiça de leitura acadêmica, pois a escrita (tirando alguns bons momentos) realmente lembra um trabalhao acadêmico. Com excelência, mas acadêmico.

Agora, se você for fã realmente de um dos dois, ou de ambos... Recomendo de olhos fechdos!

Livro 01 para dezembro de 2020 - Sociedade dos Leitores Vivos

site: https://www.instagram.com/sociedadedosleitoresvivos.01/

Erberson.Rodrigues 08/05/2021

Excelente biografia
Excelente. Sou fã do C. S. Lewis e agora vou mergulhar mas obras do Tolkien.

É surpreendente como um influenciou o outro.

Tolkien influenciou C. S. Lewis no processo de conversão ao Cristianismo. E como cristão, escreveu várias obras, dentre elas, a famosa série As Crônicas de Nárnia.

C. S. Lewis incentivou J. R. R. Tolkien a finalizar e publicar o Senhor dos Anéis. Quando Tolkien lia os capítulos, Lewis se emocionava.

O livro é uma biografia desses dois gigantes, com ênfase nos acontecimentos em que ambos estão envolvidos.

É dado um destaque especial para o processo de criação das suas obras.

É interessante ler as obras deles antes de ler esse livro. Assim você evita os spoilers e não fica perdido em alguns detalhes. Eu, por exemplo, já li as obras do Lewis. As obras do Tolkien só conheço por causa dos filmes.

bibi 09/03/2022

muito bom pra quem quer saber mais sobre a vida de Lewis e Tolkien, e depois da amizade entre os dois!

Anna Clara 23/05/2024

Não tinha nem como esse livro ser ruim, quando se trata da amizade dos dois gênios da literatura fantástica/cristã

Incrível como a amizade foi para os dois um incentivo, um encorajamento para criação, continuação e término de suas grandes obras!

Lewis incentivava Tolkien ouvindo suas histórias por horas, com atenção e até se emocionava com a narrativa do amigo. Além disso, foi Lewis que encorajou Tolkien a terminar " O Senhor dos Anéis" , Tolkien confessa que não teria prosseguido sem o apoio de Lewis. Por outro lado, Tolkien foi o responsável, vamos dizer, por Lewis escrever o que escreveu de literatura Cristã, foi por Tolkien que Lewis se converteu ao cristianismo, e daí se derivaram suas grandes obras: As crônicas de Nárnia, a trilogia cósmica, cristianismo puro e simples, etc. Veja bem, o personagem "Ransom", personagem principal da trilogia cósmica de Lewis, é inspirado em Tolkien, "Ransom" significa resgate, bem específico não é?

Os dois amigos além de se ajudarem, tinham muita coisa em comum, como desgosto pelo modernismo e pelas máquinas, o amor pelos contos de fadas e a idéia de que eles nos ajudam a ver a realidade com mais clareza e beleza, a idéia da subcriacão ( criar um segundo mundo com seu próprio idioma, personagens, geografia, como a Terra Média)... , o amor é claro, pelo mesmo e único Deus, pelo eterno, também pela imaginação....são muitas coisas em comum. Ouve divergências é claro, mas o dom da amizade os salvou se assim posso dizer, acho que não teríamos um Senhor dos Anéis, ou Nárnia, se a Providência Divina não tivesse feito os caminhos deles se cruzarem!

Como Lewis mesmo disse, quem pode merecer isso ( o dom da amizade)?

Enfim, o livro é maravilhoso, trás diversos aspectos que eu não conhecia sobre a vida dos dois, trás transcrições de falas de Lewis, Tolkien e de outros amigos em comum ( Os queridos Inklings) , trás inúmeras referências... não é chato, é muito bom de ler!

Se eu já admirava os dois, agora admiro muito mais!
Emily283 01/06/2024minha estante
Doida pra ler esse, o que tá achando Anninha?

Anna Clara 02/06/2024minha estante
Emilly é muito bom! Tem tantas particularidades da amizades dos que eu não conhecia, muito emocionante como eles se admiravam e foram o apoio um do outro. No livro fala até de um clube de leitura deles, que durou muitos anos. Lindo demais!