A Teologia da Vida Consagrada

A Teologia da Vida Consagrada Lourenço Kearns

Resenhas - A Teologia da Vida Consagrada

Arthur Jácome 23/07/2017

Viver o Primado do Absoluto
Um livro de leitura muito tranquila para se conhecer mais sobre os fundamentos da vida consagrada.
O autor mostra a necessidade de se buscar a essência da vida consagrada através do exemplo dado pelos Padres do Deserto, primeiros a viver esse estilo de vida. Por meio de seus ensinamentos, verifica-se que eles almejavam viver o Primado do Absoluto, ou seja, a vivência dos dois principais mandamentos apontados por Nosso Senhor Jesus Cristo (Marcos, 29-31): "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças" (Deut. 6, 5), e amar o teu próximo como a ti mesmo. Assinala também que a vida consagrada é uma busca constante de viver as promessas batismais em sua radicalidade.
Interessante notar como a vida consagrada busca ser um espelho da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo. Pe. Lourenço vai demonstrando que a vida consagrada foi concebida da observação minuciosa que os Santos Padres fizeram do testemunho de vida de Jesus, em especial durante seu ministério e convivência com seus apóstolos e discípulos.
O autor também esclarece que os votos de castidade, obediência e pobreza são meios para se viver o Primado do Absoluto. Ele dedica capítulos para tratar mais detidamente cada voto.
A única ressalva que faço a esse livro é a de que o autor lida com a questão do pecado sob a ótica da chamada "opção fundamental", tese essa reprovada pelo Magistério da Igreja (cf. Carta Encíclica "Veritatis Splendor", de S. João Paulo II, n. 70).
No mais, trata-se de uma excelente obra para quem deseja compreender o que é a vida religiosa.