A Abolição do Homem

A Abolição do Homem C. S. Lewis




Resenhas - A Abolição do Homem


404 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Paula1735 02/06/2024

Me senti muitoooo burra lendo 2 ou 3 vezes a mesma frase e no final não chegar a conclusão nenhuma.
Não entendi quase nada kkkk São apenas 3 capítulos praticamente. Uns parágrafos gigantes, linguagem rebuscada, enfim... demorei pra engrenar na leitura, e quando consegui fiquei doida que acabasse. Achei super maçante, cansativo e chato. Um livro super amado e indicado por todo mundo, mas vou te dizer: que livro difícil (pra mim pelo menos). Me senti muitoooo burra lendo 2 ou 3 vezes a mesma frase e no final não chegar a conclusão nenhuma kkk
Tive que pesquisar na internet o que era o TAO e o LIVRO VERDE e depois de uns 5 ou 6 vídeos de crítica literária no youtube caiu a ficha: relativismo. E é isso! Obrigada C. S. Lewis por tirar meu prazer na leitura no mês de maio de 2024.
Observações:
1.Com certeza o problema não é o livro, nem o autor (antes que os ilustríssimos e cultos fãs do autor venham me jogar pedra). Mas é um tipo de leitura que não estou acostumada mesmo.
2. Entrou pra minha lista de "preciso reler no modo estudo", que provavelmente vai rolar lá por 2026.
comentários(0)comente



Débora 30/05/2024

Assustadoramente Atual
Não consegui largar, a meta era terminar até amanhã. Mas como sempre, o autor nos insere num raciocínio base e você vai acompanhando o desenrolar do conhecimento, minuciosamente e gradativamente. Gosto desse jeito dele de esmiuçar a verdade, sem deixar brecha para a negativa ou a incerteza de tal assunto. Cirúrgico sempre. Assustadoramente atual!!! Muito de suas suposições (ou diria deduções) se cumprem hoje. Findo com uma afirmativa dele: O último estágio terá chegado quando o Homem tiver obtido controle total sobre si mesmo por meio da genética, do conhecimento pré-natal e da educação e da propaganda baseadas em uma psicologia perfeitamente aplicada. A natureza Humana será a última parte da Natureza a se render ao Homem. A batalha terá, então, sido vencida.
comentários(0)comente



Fabrício 27/05/2024

Bom.
C.s Lewis sempre em seus livros trazendo uma visão diferente. Sem dúvida um homem muito intelectual.
comentários(0)comente



JAssica68 26/05/2024

Tema difícil e forma de abordar mais difícil ainda.
O livro trata da moralidade: de como seria um mundo sem ela, mostrando o porquê ela é importante para a existência humana. O tema é muito interessante, porém muito complicado. Esperava que Lewis tratasse dele de uma forma menos enrolada, no entanto, achei o livro difícil de entender. Talvez seja por eu não ter tanta bagagem para lê-lo. Senti que não havia linearidade e, por várias vezes, tive que ler e reler parágrafos e parágrafos.

Lerei novamente no futuro para compreender melhor.
comentários(0)comente



Bernardo.Lameira 23/05/2024

Fraco
O autor não dá bons argumentos pra uma moral absoluta e objetiva como promete.
Apenas faz uma súplica para que tenhamos uma baseado em ideias filosófico-religiosas e diz que quem não concorda com ele é um "relativista idiota" que quer destruir a civilização e a humanidade.

No final das contas ele apenas chega no ponto inicial de onde partiu - nossa moral é relativa e depende das circunstâncias da nossa época, nossas necessidades e natureza humana inerente - porém tenta dizer que isso é algo completamente racional e nem um pouco subjetivo, o que é claramente um erro.

Recomendo a leitura a título de curiosidade.
comentários(0)comente



Eder 21/05/2024

A abolição do homem
Nesta leitura conhecemos o conceito de a "abolição do homem", lemos sobre o declínio da inteligência na sociedade, novos costumes que são abomináveis, a importância dos costumes tradicionais, ética e moral...
Alguns trechos que marquei:
"Em uma espécie de ingenuidade macabra, removemos o órgão e demandamos sua função. Criamos os homens sem peito e esperamos deles a virtude e a iniciativa. Zombamos da honra e ficamos chocados ao encontrar traidores em nosso meio. Nós a castramos e exigimos dos castrados que sejam frutíferos" (pag 30)

"O processo que, se correr solto, acabará na abolição do homem, desenvolve-se em ritmo acelerado entre comunistas e democratas, não menos que entre os facistas. Os métodos podem diferir quanto ao uso da força, mas muitos cientistas míopes, olhos de fundo de garrafa muitos dramaturgos populares, filósofos amadores no nosso meio querem, em longo prazo, dizer o mesmo que os governantes nazistas da Alemanha. Os valores tradicionais devem ser "depreciados", e a humanidade, moldada em algum formato novo ao bel-prazer".... (pág 71)

"É, no mínimo, defensível que toda civilização de que se tenha notícia tenha sido derivada de outra civilização e, em última instância, de um ´único centro- "transmitida" como uma doença contagiosa ou sucessão apostólica". (pág 82)

comentários(0)comente



GilsonOSales 19/05/2024

Início diferente, mas o final?.
De certa forma um livro bom, porém esperava mais do autor, não sei se por ter lido cartas do diabo ao seu discípulo, me empolguei e achei que seria tão bom quanto!

Livro curto e uma leitura que indico para quem quer conhecer como pensa o Lewis.
comentários(0)comente



gutoail 19/05/2024

O homem contra o homem!
A leitura foi difícil, talvez pelo meu nível de interpretação do estilo de texto.

Mas do que entendi é que o homem tem buscado estar certo nas coisas que faz, mas quanto mais busca estar certo, seu orgulho faz estar mais errado.

Talvez eu não tenha entendido nada! Obrigado! ?
comentários(0)comente



Jonathas16 08/05/2024

Livro muito bom !!
A cada livro lido e estudado de C. S. Lewis, mais eu me surpreendo com seus escritos.
A abolição do homem é um livro que vai falar basicamente sobre o veneno do subjetivismo na vida das pessoas, com foco ainda mais na educação, e como a crença de valores supremos impedem a abolição do homem.
comentários(0)comente



Victor108 30/04/2024

O fim da raça humana.
O intuito inicial de C. S. Lewis era contrapor as ideias relativistas de dois professores (que ele dá o nome fictício de Gaio e Tito) no Reino Unido que haviam produzido um material nocivo à raça humana. Para alguns, era simplesmente um material didático, mas Lewis conseguiu entender como um proposta maldosa e capciosa de um relativismo moral, uma nova proposta para a sociedade e para o mundo, como ele mesmo comenta:
? se essa é a posição que Gaio e Tito estão defendendo, (relativismo moral) devo, por hora, contentar-me em destacar que se trata de uma posição filosófica, não literária.?

Uma observação: O relativismo não é direção segura para a humanidade, pois não há nada concreto, tudo é especulação do que talvez seja correto. Por isso, Lewis ele disse:

?De duas uma; ou somos espíritos racionais, obrigados para sempre a obedecer os valores absolutos do Tao (nome dado por Lewis a moralidade tradicional e universal)
Ou então, somos mera natureza destinada a ser esculpida e moldada em novas formas ao bel-prazer dos mestres que não devem, supostamente, ser motivados por anda além de seus próprios impulsos ? naturais?

Por fim, no entendimento de Lewis, quando a sociedade se afasta dos padrões racionais e morais concretos de certo e errado, ele acabará na ?Abolição do Homem? ou seja, na extinção da raça humana.
comentários(0)comente



Ae_ndp 29/04/2024

A abolição do homem
Se você tira do homem seus princípios e valores o que o resta senão a sua abolição.
Nesse livro Lewis faz uma critica a um determinado livro verde, um livro didático, e ele questiona se os valores do determinado livro são meramente reais ou ele só quer convencer o jovem leitor a concordar com seu ponto. Nisso Lewis faz uma profunda analise sobre os os valores naturais que cercam o homem e como os mesmo tem nos trazido até aqui, e as consequências caso os mesmos sejam abolidos. Leitura muito importante e expressa a narrativa da visão de Lewis sobre a sociedade moderna, dividido em três capítulos que se encaixam perfeitamente nos dias atuais.
comentários(0)comente



Maysa 24/04/2024

No início é confuso, no final parece que está no início hahaha!!! Brincadeiras à parte, é um livro curto mas denso. Apesar de seu conteúdo rico, não gostei muito da escrita do autor. Ao mesmo tempo que eu queria saber cada vez mais os argumentos dele, parece que não estava fluindo nem saindo muito do lugar.


Insisti para ler porque queria entender o raciocínio mas não consegui absorver muita coisa. Talvez eu não estivesse tanto no clima pra ler. Quem sabe mais pra frente tento de novo
gutoail 14/05/2024minha estante
É o que estou sentindo, mas ler outras resenhas, tem me ajudado! ?




Camilla296 16/04/2024

Livro curto, mas denso
Lewis é sensacional e eu sei que sou suspeita para falar isso, porém, é real. Ele conseguiu pegar um assunto profundo e transformar em 130 páginas apenas, que você é capaz de ler em poucos dias. Contudo, não se deixe enganar, a profundidade permanente e muitas vezes me peguei relendo certos trechos para a ideia assentar em minha mente. Recomendo 100%.
comentários(0)comente



Siqueira 12/04/2024

Não é fácil a leitura, mas é bom
Ler C. S. Lewis nem sempre é fácil. Adicionando seu contexto histórico, torna a leitura ainda mais complexa. E apesar que nesta obra tive dificuldades para compreender alguns termos e contextos apresentados, consegui pegar a mensagem principal. De fato, seus argumentos são relevantes para o contexto atual e eles não estão apenas associados ao contexto cristão, ele consegue expandir isso. Nisso está sua genialidade e relevância.
comentários(0)comente



Maria 12/04/2024

Fora das minhas expectativas
Esse livro me parece um tratado filosófico que mostra como a modernidade enxerga o homem como um objeto de estudo, reduzindo-o de sua natureza moral e complexa. Assim, a abolição do homem parece ser o ato de dissecar as pessoas daquilo que as faz humanas.

O que me leva a dar uma nota tão baixa pode não ser responsabilidade da obra em si, mas a minha forma de leitura que não o valorizou. Não compreendi bem os seus pressupostos, me perdi no meio da análise de um texto didático de língua inglesa e não sei se concordei muito com o ponto de partida do C.S. Lewis para as conclusões a que ele chegou. Mas as discussões são interessantes (quando chega lá para o capítulo 3 kkk) e acredito que seja um livro bom para aqueles que não estão tão acostumados com esse tipo de tema.
comentários(0)comente



404 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR