A Abolição do Homem

A Abolição do Homem C. S. Lewis

Resenhas - A Abolição do Homem

Mellhsz 01/04/2023

O TAO EM SI MESMO
Se faz muito atual o posicionamento do Lewis acerca da moralidade intrínseca e as novidades carnais. Acontece que diante do cenário atual é possível verificar a aplicação prática da "Abolição do Homem", princípios que se fundam em si mesmo, sendo "desconstruídos" por uma sociedade que busca o controle. O "novo normal" poderia ser tabulado como uma das formas de reconfiguração do Tao. "A abolição do homem" é um livro para se pensar, Lewis sendo Lewis.

Jardan 23/03/2023

Abolição também é escravidão
Lewis faz u trabalho incriv no livro, mostrando de forma bem fácil de entender, como as novas vertentes filosóficas e cosmovisão moderna destroem todas as bases que sustentam a nossa sociedade, bases essas que mantém não só a nossa sociedade funcionando como mantém também ânsia sanidade. Expondo ponto por porto como isso é até criminoso, chega a conclusão lógica que não é só a abolição do homem, mas também a escravização deste.

Meirelles4 21/03/2023

Curto, denso e super atual.
Incrível como o que é dito por Lewis explica alguns fenômenos sociais, educacionais e estruturais que conhecemos hoje. A abolição do homem são "novos" ensinamentos voltados a desconstruir grandes valores e do relativismo de tudo,, tornando o homem um "simulacro" de ideias desconstruídas, sem proposito. Algumas citações interessantes e quase proféticas aos dias de hoje explica os rumos das sociedades ocidentais atual.
"A tarefa do educador moderno não é derrubar florestas mas irrigar desertos"
" Uma ética pautada nos instintos dará ao Inovador tudo que ele deseja e irá liberá-lo de tudo que for contrário ao seu desejo"
"Mas os moldadores de homens da nova era estarão armados com os poderes competentes do Estado e a tecnologia científica. Nós teremos uma raça de manipuladores capazes de moldar toda a posteridade segundo o que lhes aprouver"
"A crença de que podemos inventar ideologias ao bel prazer, e o tratamento consequente da humanidade como meros arranjos, começa a afetar até mesmo nossa linguagem"

Kyuketsu 20/03/2023

Direto ao ponto.
Poucos livros conseguem ser tão densos, profundos e curtos quanto este de C. S Lewis. Em uma narrativa impactante ele demonstra, inequivocamente, as consequências do distanciamento do Transcendente.

Leitura obrigatória sem dúvida.

raquelts_ 25/02/2023

C.S Lewis
Foi um livro de difícil leitura pra mim, mesmo sendo um livro curto eu demorei muito pra ler, pois ele não foi fluido.

achei a história em si boa, ele explica as bases do conhecimento humano, como devemos entender o Tao, e os princípios

Andressa B 12/02/2023

A rejeição dos valores é onde o homem é abolido
Leitura difícil. Conhecimento enriquecer.

No início achei bem fácil acompanhar, porém requer muita atenção. Depois me senti perdida, mais ou menos até o final.

Sei que não aproveitei ao todo os pensamentos de Lewis, pois seu nível é bem mais elevado que minha compreensão e engajamento atual. Porém, a sua ideia principal eu consegui visualizar e compreender melhor com as suas reflexões.

Se eu tivesse que resumir este livro: a rejeição de valores tradicionais para trazer um novo modelo é tão enganosa que apenas demonstra a cegueira seletiva do Inovador, como Lewis o chama, e resulta no que hoje vemos acontecer: a rejeição dos valores em prol do "desenvolmenvimento e inclusão" resulta, na verdade, em que o próprio homem que é abolido.

Lua 08/02/2023

É um livro pequeno, mas cansativo
Pelo que eu entendi, basicamente esse livro é uma crítica à outro livro. E um combate à ideia de que o ser humano precisar ser menos sentimental, ou um convite à reflexão sobre a seguinte questão: Será que ao retirarmos a honra, o amor, o altruísmo, dos seres humanos, eles ainda poderiam ser considerados seres humanos.. seria possível uma "civilização" apenas com pessoas que usam a lógica para tudo e fazem o que bem entendem? As respostas estão nesse livro.

lizzybennet 04/02/2023

Lewis é um cara que exemplifica bem as suas ideias tentando fazer com que elas fiquem o mais claras possíveis, o que pode deixar a leitura pesada para aqueles que não estão habituados a escrita dele. Fora que o autor defende seus pontos de vista mas não explica a sua filosofia, imaginando que o leitor já teve contato com ela.

***Não é um livro para ter o primeiro contato com o autor***

Antes de ler essa obra, recomendaria particularmente Cristianismo Puro e Simples.

Ver Clive ponderando que o avanço na tecnologia científica faria com que os homens perdessem a sua humanidade nunca fez tanto sentido no ponto histórico em que nos encontramos. Ele faz com que se reflita a que pontos de manipulação à população poderia ser manipulada por pessoas mais poderosas, coisas que já acontecem atualmente.

Ana Bernhard 22/01/2023

O resultado da relativização da Verdade
"Criamos homens sem peito e esperamos deles a virtude e a iniciativa. Zombamos da honra e ficamos chocados ao encontrar traidores em nosso meio. Nós os castramos e exigimos dos castrados que sejam frutíferos."

Essa leitura foi muito especial pra mim, pois tem muito a ver com as ultimas quatro leituras que fiz esse mês!

O tema central do livro é sobre os princípios universais que temos, como eles tem sido relativizados e as consequências que isso trará para a humanidade (culminando na "Abolição do homem").

O livro foi escrito em 1944, e muito do que ele diz de maneira "profética" nós ja podemos observar nos dias de hoje em 2023.

Minha leitura anterior a essa foi "O Manifesto do partido comunista" de Marx e Engels, que de forma surpreendente defende em muitos momentos a dissolução do pensamento e de princípios importantes pra nossa sociedade como meio para se obter uma "sociedade ideal". Ler em seguida o A Abolição do homem me viu que não estamos muito distantes de chegar nesse fim.
Jardan 14/03/2023minha estante
Muito boa sua análise! ??

Ana Bernhard 15/03/2023minha estante
Muito obrigada @Jardan ?

Raquel Silva 17/01/2023

Livro denso
Com certeza não era o melhor livro para eu ler agora, pois ele é muito denso, sua escrita requer muita atenção. E no momento isso não funcionou para mim.

Quem sabe uma releitura no futuro.

Luh Duarte 12/01/2023

Tão antigo mas tão atual
Para começar confesso que pelo título e capa achei que fosse se tratar da queda do homem.
Mas Lewis como sempre nos surpreende e simplesmente nos escreve uma pérola dessa.

Não parece que Lewis escreveu em sua época, mas sim na nossa.

Enquanto o mundo luta para o homem deixar de ser homem, o homem não deve abrir mão da sua humanidade.

"...ou somos espíritos racionais, obrigados para sempre a obedecer os valores absolutos do Tao, ou então, somos mera natureza destinada a ser esculpida e moldada em novas formas ao bel-prazer dos mestres que não devem, supostamente, ser motivados por nada além de seus próprios impulsos "naturais"."

Adrian 03/01/2023

Atemporal
De fato, todo livro que descreveu no que a sociedade se tornaria se tornou atemporal.

Em "A abolição do homem" o autor já trata tais mudanças ocorridas em sua época, criticando inicialmente dois autores de um livro específico e culminando numa ideia e analise de uma Lei Natural (Tao).

Na verdade, toda a sua dissertação faz sentido, basta mergulhar no significado das palavras escolhidas em seu complicado vocabulário. E este parece ser o ponto que mais afasta os leitores.

O Tao como o próprio autor descreve, seria um caminho natural, descrito por diversas tradições "independentes", uma verdade absoluta, como o respeito aos mais velhos, descritos por povos como: os judeus, os indianos, os romanos, os gregos e os sumérios.

Veja que independente da religiao, e aqui pode-se contar 5, há uma linha de verdade expressa.

Sua critica expõe aquilo que pode acontecer, o que torna atemporal, ja que de fato, vivemos muito do que foi expresso.

Concluo recomendando a leitura do livro, pois abre muito a percepção de ideia de mundo, porém tenham paciência para ler, é uma análise, então não é uma leitura leve.

Pierre.Naze 27/12/2022

Um livro curto, mas denso, "A abolição do homem" é composto de ensaios a respeito de como se quer imprimir artificialmente nos tempos atuais novos tipos de comportamentos diferentes daqueles sempre proclamados pela mais diversos tipos de civilizações. Em particular, C. S. Lewis rebate veementemente a posição de que essas ações são uma evolução natural da humanidade, onde o homem conquista de maneira artificial a natureza da estrutura emocional e psicológica do próprio homem. De fato, esse poder fica concentrado na mão de poucas pessoas escolhidas, formando uma tirania que mutila o homem. A evolução da humanidade não é renegada -- ainda bem --, mas ocorre apenas por modificações orgânicas produzidas pelos homens inseridos na própria estrutura na realidade.

Manymony 09/12/2022

Razoável por um motivo: acho que não entendi rs
Livro curto, com poucas páginas, mas denso.
Denso no sentido de que pra entender terei que ler novamente, parando algumas vezes para pesquisar e entender.
Primeiro livro o Lewis que leio, então não sei se a escrita se repete mas outras obras, verei?