O Feudalismo

O Feudalismo Hilário Franco Júnior

Resenhas - O Feudalismo

Mayclos 30/10/2023

O Feijão com Arroz do Feudalismo
O Feudalismo de Hilário Franco é de fato a obra perfeita de introdução para o estudo de feudalismo. O livro trabalha desde as questões econômicas até as sociais e culturais, de uma forma bem resumida e linguagem que até mesmo uma batata poderia entender. Franco Jr. descreve toda uma rede de complexas relações feudais com maestria e simplicidade, com uma escrita confortável e que vai direto ao ponto.

Maria 07/01/2023

Um bom começo
Conheci parte desse livro na faculdade e acabou se tornando uma das referências bibliográficas de ?sustentação? da minha ideia no meu TCC. Sem dúvidas é um ótimo material para começar a se estudar o Feudalismo.

A leitura é fácil, o livro é bastante rápido de se ler. Um bom começo de estudo e conhecimento sobre o assunto.

TalesVR 24/03/2020

Didático
Fiquei muito feliz em conhecer o trabalho acadêmico de Hilário Franco Junior, que eu não conhecia. Bom saber que o Brasil possui um medievalista dessa envergadura.

A chave desse livro pra mim é que o autor não fala de feudalismo como se fosse uma única coisa, ele deixa bem claro a existência de feudalismos no plural, e explica como essa organização ocorreu na França, Itália, Portugal, Inglaterra, Holanda, Bélgica, Síria-Palestina, etc. Ainda comenta sobre Japão e Brasil Colônia na conclusão, muito bom!

Outro ponto a ser falado é como o feudalismo é tratado na historiografia mundial, mais especificamente no ensino: uma organização político-econômica quase que exclusiva da Europa Ocidental e que é estudada largamente pelos alunos... complicado. Não existe ligação direta entre a colonização brasileira e o assunto, visto que o sistema feudal chegou muito pouco em terras portuguesas, como explorado por Raymundo Faro em seu clássico ''Os Donos do Poder'. Enfim, somente um comentário sem maldade que busca evidenciar de forma rasa como o ensino brasileiro é eurocêntrico.