Allegiant

Allegiant Veronica Roth

Resenhas - Allegiant

Amy 22/11/2021

Sinceramente, foi tudo bem parado. Teve pouquíssimas cenas de ação e nada com muita emoção. A parte de descobrir sobre o lado de fora foi muito interessante no começo, mas depois a briga entre os GDs e od GPs se tornou a mesma coisa que a gente já viu nos outros dois livros. Mas achou que o que ela pecou foi colocar algo absurdamente grande pra ser explicado no último livro, foi tudo meio apressado, a revolta dos GDs pareceu apressada pra quem ta lendo, muitos elementos novos pra um livro de fechamento. Gostei bastante da forma que ela colocou o relacionamento do quatro e da tris, nem sempre perfeitos, com atritos reais, mas também com perdão e amor pra passar por tudo aquilo. Enfim, achei bem sem emoção pra um final de trilogia, ela tentou conciliar explicação do mundo la fora que é gigantesca e ter um final adequado e fez os dois meia boca.
Depois de atestado isso, quero falar sobre o elefante na sala (SPOILER GIGANTE A SEGUIR), o que aconteceu com a tris, segue minhas considerações:
1. Pelo cenário que ela apresentou pra gente, em que caleb tinha que se sacrificar, foi super coerente a tris querer ir no lugar dele; porém ela ter sobrevivido ao soro da morte pra morrer de tiro pelo cara que tava paraplégico foi péssimo. A autora poderia ter feito ela sobreviver com sequelas ou ela pular em cima do cara e desarmar, qualquer coisa.
2. Quer matar a garota? Beleza. Mas faz um cenário melhor, faz ela se sacrificar pelo quatro, pela cristina, pela causa, mas não pelo irmão idiota dela. E faz ela ter uma morte digna, e nao dois tiros nas costas
3. Odiei que ela botou o capítulo da morte e depois um capítulo inteiro do tobias ainda resolvendo as coisas, perdeu parte da emoção
4. Eu chorei que nem uma desgraçada depois que o tobias descobriu e com aquele epilogo que ficou incrível então eu dou crédito a ela por isso porque os capítulos finais ficaram muito bons
É isso, fim

Rafa 20/10/2021

a releitura desse é sempre mais complicada
diferente dos dois primeiros, esse livro eu só tinha lido três vezes (mesmo tendo quatro edições dele em casa).

a primeira vez foi quando o pdf da pré-venda vazou e a gente sabia o spoiler, eu li em inglês mesmo, depois li em português com o lançamento do livro, e mais uma vez na edição hardcover em inglês.

agora reli na minha edição especial 10 anos, e não muda o fato de que eu amo o destino de tudo, a explicação que a veronica dá, mas ODEIO a narrativa. é muito ruim ser dividida, porque ela não sabia fazer isso (agora sabe, vão ler crave a marca), sem contar que o tobias está UM PORRE. e eu culpo ele pelo que aconteceu a um dos meus personagens favoritos SIM. foi a maior cagada dele nesses livros.

as pessoas odeiam o final, já eu entendo e vejo que a veronica construiu ele desde a primeira página, isso alivia algo? não! eu sempre termino como se uma parte de mim tivesse sido arrancada.

é muito difícil mesmo ler esse livro, mas é uma boa conclusão!
sempre que termino fico órfã e sinto falta, e tenho que me segurar muito para não reler tudo de novo.

mariana113 28/08/2021

me perdoa
olá :)
eu vim aqui falar sobre este livro: ?Allegiant?, de Veronica Roth.

mas temo não concretizar meu objetivo.

quando lia o segundo livro da coleção, ?Insurgent?, já pensava em todos os aspectos que teria que levantar em uma resenha sobre o terceiro. tantos plots, tantas descobertas, tantas mortes, tanto amor.

o que aconteceu foi que eu acabei a trilogia e a única coisa que eu consegui fazer foi marcar o livro como lido e devolvê-lo à minha estante.

não é que ele seja ruim, mas talvez a sua realidade demasiado real feriu o orgulho da minha ilusão.

sinto muito dizer que é assim que concluo a resenha desse livro, sem nenhum aspecto levantado, nenhum argumento, nada que possa provar o quanto essa obra é- ai, não sei, fascinante?

mas a verdade é que eu não acho que existam palavras que possam um dia descrever o que eu senti lendo isso. o quanto eu me identifiquei com os personagens e com a história. com o final tão necessário que a autora construiu.
sinto muito mesmo.

talvez um dia eu consiga voltar aqui pra falar mais um pouco.

mas por enquanto fiquem com esse trecho, que resume quase tudo o que eu diria: ?since i was young, i have always known this: life damages us, every one. we can?t scape that damage. but now, i am also learning this: we can be mended. we mend each other.?

Fabi_Colaco 22/08/2021

ALLEGIANT
ALLEGIANT

Esse é o terceiro livro da trilogia Divergent, da autora Veronica Roth, onde ela continua surpreendendo seus leitores com a total mudança na vida dos personagens que por muito pouco não morreram no final do livro anterior.

Os personagens principais Tris e Tobias (ou Quatro), descobrem um grupo rebelde, que se intitulam The Allegiant, liderados por Cara e Johanna, cujo principal objetivo, é realizar os pedidos do vídeo que Edith Prior deixou, isto é, mandar um grupo para fora das cercas que guardam a cidade.

Ao chegarem neste novo, velho mundo, que possuem tecnologias muito mais avançadas, que inicialmente parece ser um lugar ?perfeito? que luta para manter da melhor forma possível o que restou da humanidade, vemos a confusão dos personagens ao interpretar tudo o que descobrem sobre o que aconteceu e acontece fora dos muros de Chicago (a cidade deles), a verdadeira história por qual Chicago foi criada e cercada, além de muitas outras grandes revelações sobre a história deles mesmo são apresentadas causando uma bagunça de sentimentos e dúvidas, eles chegam até mesmo a descobrir o que são os Divergentes, e que eles não possuem nada de anormal, como parecia ser nos livros anteriores, na verdade, naquele lugar, as pessoas acreditam que eles são determinante para que a humanidade possa vir a ter um futuro seguro.

No decorrer da história, eles começam a notas que aquelas pessoas não são tão boas quando se mostraram no início, que seus métodos para manter a paz são no mínimo questionáveis. Então Tris, Tobias e o restante do grupo terão que lutar muito para salvar o mundo que eles realmente conhecem.

Os amantes desse história necessitam de um psicológico forte para aguentar os problemas emocionais que os personagens principais irão passar, os questionamentos sobre certo e errado e até a morte de grandes figuras que aprendemos a amar ao longo da história.

O desfecho dessa trilogia para mim, não poderia ter sido melhor, com um final impossível de tirar lágrimas e mostrando o verdadeiro valor e papel que amizades boas podem cultuar em nossas vidas.

@bia_lupin 28/06/2021

trilogia divergente
essa trilogia é diferente de qualquer outro livro q eu já tenha lido. eu amei todos os livros, eles são tão diferentes entre si e não falta história pra contar.
não acho q consigo escolher um favorito.
no primeiro livro você é inserido nesse universo distópico. temos, obviamente, a introdução dos personagens e um bom desenvolvimento deles ao longo da história, certos personagens até pareciam outras pessoas no fim do livro.
vemos a personagem principal se descobrindo de várias maneiras, encontrando uma parte dela mesma q já estava ali.
no começo a leitura não estava me prendendo muito e estava bem lenta, mas provavelmente pq foi o primeiro livro q li em inglês. fiquei meio parada nos primeiros capítulos, mas depois peguei o ritmo. não tenho certeza, mas acho q seja uma leitura de inglês intermediário.
bom o segundo livro, eu amei muito, mds, me apeguei mais aos personagens e tiveram vários momentos q me tocaram mto. não sei oq mais falar sobre ele sem dar spoiler, só LEIAM!!!!
o terceiro, nesse livro eu me apeguei/conectei mais com a personagem principal, até o momento não me identificava mto com ela. e me apeguei ainda mais à outros personagens ??
no começo da trilogia não tinha ideia, nem sonharia q a trilogia terminaria dessa forma. o desenvolvimento da história é tão perfeito, é tão bem pensado, a escrita é linda.
acho q é isso, é minha primeira resenha ent me perdoem qlqr coisa ??

Giuls 17/06/2021minha estante
Não consigo superar o quanto estou triste socorro, eu marquei todas as minhas partes favoritas da tris e do casal e agr é tudo tortura reler essas partes a tris não merecia isso ela tinha q viver uma linda vida longa e cheia de aventuras q ódio n tô bem

Isabella 26/08/2021minha estante
Terminei agora e não sei lidar... é isto.

Giuls 26/08/2021minha estante
Aguenta firme eu pensei q tinha superado mas eu reli essa resenha e parece q foi ontem

Jeni 15/11/2021minha estante
Não posso concordar mais!!! Vou fingir que depois do cap 50 nada existe

xoxo 16/06/2021

Melhor do que eu esperava
"We can be mended.
We mend each other"

Por se tratar de uma trilogia famosa na minha pré adolescência, eu acreditava se tratar de uma estória superficial, "modinha".
E na real ele não é A estória, mas todo o contexto pode ser relacionado com a vida real, os dramas e dificuldades da vida real, e isso me fez gostar demais dessa trilogia.
Acredito que por ter lido já na fase adulta, pude aprender demais com os personagens (que estão longe de serem perfeitos, como nós) e entender toda a crítica social criada por Veronica.
Não esperava esse final, mas faz total sentido quando colocamos em foco todo o contexto e tudo que acontece nos livros.

carolzinha41 14/06/2021

Allegiant -Veronica Roth
Demorei um pouco para terminar a trilogia e tive que ler os 2 primeiros de novo, mas foi muito bom lembrar dessa história. Eu adoro a escrita da Veronica, é muito fluída, muito gostosa de ler.
O que eu mais gosto é da construção de personagens, Roth consegue mostrar cada lado do personagem de forma coesa, e o resultado é uma mente e vontades tão bem construídas que o faz quase ganhar vida; a Tris é uma prova disso, ela tem um lado observador e inteligentíssimo, um lado bruto e impulsivo que ao mesmo tempo é empático e altruísta (o que faz todo sentido na história), eu sinto como se a conhecesse. O final desse é um leve soco no estômago, mas devido a spoilers eu já esperava que fosse um impacto.

Michelle 27/05/2021

Brazil, I'm devastated
Vamos lá, é um livro com muitas falhas, as situações da história aparecem e terminam de forma muito rasa, mesmo o livro sendo extremamente enrolado. Mesmo assim, eu acho que esse é um livro marcante, principalmente pelo final. Acho que independente de gostar ou não gostar, é inevitável a forma como o final é memorável. Podia ter sido melhor escrito, sim, ficaram muitas pontas soltas, sim, mas ele terminou de uma forma que torna ele de certa forma, único.

Lgdcc 13/05/2021minha estante
Bom que ela botou só uma história meio capenga de "quero ser bom, me faça esquecer" pro Peter e foda-se

Laurinha 14/05/2021minha estante
Psee

letAciaderaulino 26/04/2021

?we can be mended, we mend each other?
eu to destruida. eu achei até a página 300 tudo mto parado, mas eu entendi que foi pra explicar as coisas que estavam acontecendo e tals. eu to sem palavras pra descrever o quão bom foi essa trilogia! eu surtei, xinguei um monte de gente, chorei, ri, fiquei com o coração quentinho, e refleti bastante sobre várias coisas! a escrita é super fluida, não é cansativa (o inglês não é rebuscado nem nada), é realmente muito bom e incrível! eu ia dar 4,5 estrelas por causa da lentidão do começo do livro, mas por causa do final eu dei 5 estrelas ??

letAciaderaulino 26/04/2021

?we can be mended, we mend each other?