Uma nova história do tempo Stephen Hawking
Leonard Mlodinow

Resenhas - Uma nova história do tempo

Felipe 02/01/2023

Parece difícil, mas nem é tanto assim
Esse é um daqueles livros que deixam muitas pessoas com "os cabelos em pé" só de ouvir falar dele. Porém, basta um pouco de coragem, boa vontade e persistência para descobrir que ele não é tão complicado assim.

É possível ficarmos perdidos em alguns tópicos ou expressões? Sim. Por isso, recomendei boa vontade. Ela serve para fazer uma pesquisa rápida e buscar explicações complementares do assunto que não ficou muito claro (uma salva de palmas para o santo Google). Dessa forma, dá para continuar a leitura, capítulo por capítulo, e compreeender melhor como se deu a história da humanidade em busca de uma teoria unificada que explique o universo. Os autores realmente tentaram simplificar a escrita e as explicações (dentro das possibilidades de um assunto científico tão complexo).

Para mim, esta leitura valeu muito a pena para reforçar duas "filosofias de vida" que aprendi em 2022: 1) mesmo que não se sinta capaz o suficiente, tente. Provavelmente verás que é mais capaz do que imagina; 2) fazer o que for possível fazer já é melhor do que não fazer nada.

Hadias 06/10/2022

Uma brevíssima história do tempo
Creio que este seria um título melhor para o livro, por que em cerca de somente 170 páginas o autor nos apresenta as teorias mais recentes sobre a história do universo. Ora difícil de compreender, ora com passagens memoráveis, mas sempre com um toque de irreverência e humor. Muito interessante também a postura do autor sobre Deus. Certamente um livro que vale a pena ser lido, independentemente de ser 100%

Fernando 20/06/2022

Fácil entendimento.
Uma escrita que torna agradável e interessante o tema que na teoria é difícil para qualquer mortal.
Flui bem. Didático e essencial, um aprendizado para a vida.

Lais.Souza 06/04/2022

Eu nunca pensei que um livro de física poderia ser tão interessante, tanto pelo seu conteúdo, quanto pela sua narrativa. A forma como os assuntos são organizados e dispostos no livro, é maravilhosa e fácil de entender (até mesmo pra mim, alguém que definitivamente não nasceu pra exatas, mas é curiosa)

Sabrina 24/02/2022

Maravilhoso!
Perfeito para quem já tem um conhecimento científico prévio. Didático e leve, prof. Hawking fala sobre as leis do Universo dando exemplos simples e ilustrações.

Lahis 27/01/2022

Uma nova história do tempo
Este livro conta de maneira bem breve, divertida e numa linguagem amigável sobre os principais desafios da física moderna. Fala dos avanços que a teoria da relatividade trouxe para compreender alguns fenômenos, sempre destacando também suas limitacões à um nível quântico. Novos avanços na tentativa de descobrir uma teoria unificada são abordados também, como a teoria das cordas e membranas.

Gostei do livro, os autores realmente tentaram apresentar o conteúdo de uma forma mais didática, apesar de toda a complexidade e matemática que os mesmos exigem. Gostei também da estratégia de usar imagens para auxiliar na compreeensão.

As partes que mais gostei foram quando eles refletem sobre as possibilidades de viajarmos para frente ou para trás no tempo e sobre a possibilidade de existirem multidimensões. Recomendo!

Reserva 21/01/2022

Ótimo livro
A proposta de Uma nova história do tempo é ser uma versão mais clara e pausada de ?Uma breve história do tempo?, é incrível como o livro corresponde perfeitamente ao que era proposto. Você não precisa ser um gênio da física ou se quer já ter estudado qualquer assunto pra compreender os capítulos, a forma como a obra te prende em cada assunto é surreal. Super indico pra qualquer um que tenha vontade de aprender um pouquinho de física

Brenda.Perim 01/08/2020

Amo a abordagem de escrita do livro. Sou bastante leiga no assunto e apesar de não entender ainda perfeitamente alguns assuntos (como a relatividade do tempo que acho muito complexa), ainda sim compreendi melhor algumas coisas.

Acredito que o livro expandiu minha visão de mundo e a forma como enxergo as coisas ao meu redor. Ouvimos constantemente o quanto somos pequenos no universo, mas o livro nos faz entender isso de uma forma mais tocante. Como se antes isso fosse algo que eu apenas sabia, mas agora (talvez) eu realmente entenda, e sinta os impactos disso.

A acessibilidade na escrita torna a leitura muito agradável, mas ainda sim por se tratar de assuntos complexos (pelo menos pra mim) é fundamental ler o livro com bastante calma e muita atenção, sempre relendo partes que não forem bem entendidas.

Natalie.Coppola 14/07/2020

Que surpresa boa os livros do Stephen hawking, são simples e conseguem explicar conceitos importantes. Recomendo muito para quem se interessa pelo universo.

IncrívelMatheus 12/06/2020

Recomendadíssimo.
O falecido gênio Stephen Hawking conta um "pouquinho" do seu conhecimento nesta obra.
Muitas pessoas não têm a menor ideia a respeito do que Stephen falava, escrevia e estudava, mas neste livro até a pessoa mais leiga do mundo é capaz de entender e se interessar sobre a ciência dos astros.

Filino 18/01/2020

Cosmologia, buracos de minhoca, viagem no tempo, teoria quântica, relatividade, teoria unificada... ciência!
Com mais esse livro, Stephen Hawking traz ao grande público um olhar sobre o universo e as teorias físicas que tentam explicá-lo. O esforço do autor é patente em tornar compreensíveis os pontos mais complicados das teorias da relatividade e quântica, mas se em alguns momentos isso não acontece, não devemos de modo algum culpá-lo: o assunto é mesmo árido. E o autor se esforça em tornar a leitura agradável - em alguns momentos até pode conseguir esboçar um sorriso nos lábios do leitor.

É uma ótima leitura de divulgação científica. Ao final, pequenas biografias de Einstein, Newton e Galileu, além de um glossário bastante pertinente.

Raquel 26/12/2019

Para mim, que sou uma grande leiga em questões de física e afins, foi difícil, se não impossível entender muitas partes. Mas nas que entendi, gostei muito. Agora sou um poucochinho menos ignorante. Embora o Hawking fosse ateu, acho que no fundo ele acreditava sim, em Deus. Houve muitas partes que me surpreendi com sua escrita ao creditar a Deus a criação do Universo.

Joao.Ider 18/11/2019

Tempo ?

Após o grande sucesso de Uma breve história do tempo, e milhares de pedidos, Hawking escreveu essa continuação.

Ele conserva e amplia a essência do livro original, com o cuidado de manter o tamanho e a legibilidade.

Este é então um livro atualizado, com novos resultados teóricos e observacionais, que descrevem o progresso recente feito na busca de uma teoria unificada completa de todas as forças da física.

Para isso tem capítulos sobre relatividade, espaço curvo, o universo em expansão, big bang, gravidade quântica, buracos de minhoca, viagens no tempo, etc.

Destinado ao público em geral, com uma linguagem simples e acessível e muitas imagens ilustrativas, os autores fizeram jus ao primeiro livro com essa brilhante obra. Uma excelente leitura!

Kaique.Nunes 25/03/2019

Uma Nova História do Tempo é uma atualização da obra Uma Breve História do Tempo, primeiro e mais famoso livro de Hawking. Aqui temos mais informações, registrando os últimos progressos na busca por uma teoria unificada de todas as forças da física. Aqui também temos uma obra mais didática, pois foi escrita juntamente com Leonard Mlodinow, hoje em dia muito conhecido pela sua capacidade de simplificar assuntos complexos e deixá-los muito interessantes e divertidos.

As respostas dadas pelo pelos autores iluminam as mais importantes questões sobre a natureza do espaço e do tempo, e segundo eles "Hoje estamos mais perto que nunca de entender a natureza do universo. Nosso objetivo ao escrever este livro é compartilhar parte da excitação dessas descobertas e a nova representação da realidade que está consequentemente emergindo”.

site: https://www.instagram.com/kaiquekhan/

Volnei 30/07/2018

Uma nova história do tempo
Este livro é uma nova versão de uma breve história do tempo com informações mais atualizadas que a edição anterior

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br
Zinha 30/07/2018minha estante
Estou precisando muito desse livro digitalizado. Será que vc consegue pra mim

Zinha 30/07/2018minha estante
null