Inteligência Positiva

Resenhas - Inteligência Positiva

1 | 2 | 3 | 4 | 5

A.Maia 22/04/2019

Inteligência Positiva
A realidade apresentada neste livro abre a mente de tal forma, principalmente em como os pensamento funcionam contra nós. Estas páginas captam mais ou menos a realidade do filme “Divertidamente” que mostra seres que comandam as emoções dos personagens, dentro de seus cérebros, de alegria, nojo, raiva… Seres que estão ali para prejudicar, te tirando a felicidade ou não, depende exclusivamente de cada um; depende do quanto de inteligência, consciência, cada um consegue levar para suas emoções. Devido ao conteúdo é um livro para ler aos poucos e refletir sobre, senão a leitura pode ser cansativa.

São denominados de Sabotadores esses “seres” em sua mente que sabem exatamente do que você não gosta, daquelas memórias que você não quer ficar relembrando em meio a um momento feliz, e surgem das profundezas te deixando mal e acabando com seu momento! O legal é que no decorrer da leitura você percebe que é possível medir e educar sua mente notando qual é a sua taxa de inteligência positiva, denominada nos capítulos como QP. Também, tem o teste para poder descobrir quais são seus principais Sabotadores e assim conseguir trabalha-los da melhor forma.

Você pode conferir o seu nível de QP e quais seus Sabotadores, de maneira gratuita, sem ter o livro, neste link: https://www.companhiadasletras.com.br/testeinteligenciapositiva/

Os Sabotadores são: crítico, insistente, prestativo, hiper-realizador, vítima, hiper-racional, hipervigilante, inquieto, controlador e esquivo. São explicados cada um para que o seu leitor possa levar inteligência e consciência às emoções; e consequentemente os Sabotadores passam a não ser tão dominantes!

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

Luciana 04/03/2019

Boas ideias!
Livro com bons ?insights? sobre como raciocinamos e nós colocamos diante dos problemas!
É uma no leitura, em especial no início, depois propõe exemplos que são um pouco longos, mas válidos!

Rafael Garcia 12/11/2017

Pouco Significativo!
Pessoal, respeito opiniões contrárias, até por que gostar ou não gostar é muito pessoal (subjetivo), tem muito à ver com cada pessoa, e com o seu momento presente. Na minha opinião, o livro é um pouco confuso, um emaranhado de conceitos. Uma mistura de Mindfulness com o Poder do Agora, e pitadas de Inteligência Emocional. O autor também se propõe a tratar muitos assuntos tentando comprovar a aplicabilidade do seu conceito (QP) e perde um pouco o foco no tema principal. A escala métrica de medição que o autor tenta estabelecer para o seu conceito QP (Quociente de Inteligência Positiva) é praticamente impossível de se realizar, ao longo de um dia típico em nossas rotinas de trabalho. As conclusões estão muito baseadas em percepções do autor, sem muito Referencial Teórico sobre o tema e/ou pesquisas realizadas em instituições de referência. Porém, ainda assim, como bom leitor, os capítulos do um (1) ao quatro (4) onde o autor fala sobre os nossos sabotadores internos, são os melhores e merecem ser lidos!

André Goeldner 20/11/2014

Este livro meu ajudou muito a entender a saber como lutar contra os efeitos negativos da atuação do nosso cérebro sobre nós mesmos. Recomendo muito a leitura.

Diego 06/08/2014

Inteligencia Positiva
Apesar de parecer com a estigmatizada sessão de auto ajuda, o tema foi bastante estudado por diversos pesquisadores, em equipes e famílias por profissionais da área de psicologia a coach empresarial onde resultados matemáticos podem ser atribuídos.
Na minha opinião o livro é bem claro e objetivo, do inicio ao meio do livro com a parte técnica (estratégias para a identificação e enfraquecimento dos 'Sabotadores' internos(Controlador, Insistente, Esquivo, Hiper realizador, Prestativo, Vitima, Inquieto, Hiper vigilante e Hiper racional), fortalecimento do 'Sábio' interno) bem como técnicas de abordagem dos problemas (ter empatia consigo e com os demais, explorar a situação, inovar em busca de soluções "fora da caixa" transformar em dádiva as crises, navegar com a visão de futuro e ver o que deveria ser feito no presente, mantendo os princípios pessoais como alicerce e Ativar, tomando posse do 'Sábio' existente dentro de si, 'contaminando' positivamente o 'Sábio' dentro dos demais e é claro, tirando os poderes dos Sabotadores internos e dos demais.
Após a metade do livro o autor repete a técnica porém com exemplos de suas intervenções nas vidas das famílias e equipes, detalhando os casos de sucesso e de como passaram por cada uma das fases.
E por fim, um breve resumo, inclusive com dados das funcionalidades psíquicas e fisiológicas de nosso cérebro e seu comportamento.
Recomendo a leitura para qualquer pessoa que deseja melhorar as relações pessoais, seja na vida pessoal ou profissional, independente da hierarquia que ocupa.
Petros 11/02/2016minha estante
Olá Diego. estou lendo e me sinto da mesma forma.

Petros 11/02/2016minha estante
obrigado por me motivar mais ainda.

1 | 2 | 3 | 4 | 5