Doctor Who: Summer Falls

Doctor Who: Summer Falls Amelia Williams

Resenhas - Doctor Who: Summer Falls

morganarosana 30/04/2013

AVISO: contém Doctor Who, em grandes quantidades
Este é um livro que apareceu no episódio The Bells of St. John da segunda parte da 7° temporada de Doctor Who. Este é o primeiro episódio que vemos 11th sem os Ponds, e também o primeiro episódio em que somos oficialmente apresentados a nova companion: Clara.
Acho que depois da traumática despedida do casal (traumática para alguns, desnecessária para mim) da série, os produtores quiseram dar uma pista dos rumos que a vida de Amy levou depois dela ser pega pelo Wheeping Angel. Não duvido que em sua maturidade (o livro 'foi publicado' em 1954, ela foi parar em 1932 mais ou menos e tinha uns 25 anos, devia estar próxima dos seus 50 anos) Amy começasse a escrever histórias para crianças baseadas em suas próprias aventuras com o Doctor.
E não discordo que foi uma grande jogada dos produtores de colocarem o livro a venda logo depois do episódio. Mas acho que o produtor que escreveu a história sob o pseudônimo de Amy teve um trabalhão ao fazer o capítulo 11 ser mais triste.
O capítulo referido é realmente triste, mas é a parte do livro - que gostei bastante em geral - é mais forçada, apesar dos fatos anteriores realmente terem a intenção de culminarem num clímax meio melancólico. Sabe quando um fato é anunciado, e você fica esperando ele acontecer, mas no fim, não era tudo aquilo? Então. Foi o que aconteceu comigo.
A história é basicamente uma garota comum chamada Kate que parece ser bem madura pra idade em virtude de ter uma mãe relapsa e que acaba de se mudar para uma nova cidade e aos poucos vai entrando em contato com os mistérios do lugar. Nada muito inovador, uma simples história de um livro para crianças ou um daqueles episódios despretensiosos da série.
Primeiro a garota conhece um garoto indiano, Armand, que parece meio arredio a novas amizades pois seu pai - segundo os boatos que correm na cidade - é suspeito de ser um envenenador. Ela também trava conhecimento com um personagem enigmático, mas bem carismático, que assim como Doctor atende por uma designação: The Curator. Além desta semelhança, é claro, as personalidade ackward do Eleven é uma característica bem marcante neste personagem também. Ele tem um gato cinza quase tão enigmático quanto ele (e que vai ser muito importante na história), e também é o curador de um museu que parece ser, como a TARDIS, bigger inside (museu, história, espaço-tempo, lhe dizem alguma coisa?).
Depois ela entra em contato com uma estranha pintura, pintada por um tal de Mr. Mitchell, e que parece carregar alguma maldição ou algum tipo de aviso: The Lord of Winter is coming...
Não achei que iria gostar tanto deste livro como gostei. Ele é leve, divertido e realmente parece com um episódio de Doctor Who. É como se Amelia estivesse revisitando suas aventuras dentro da TARDIS. A ideia de uma pessoa do futuro escrevendo no passado (deu pra sacar esta frase?) também está lá. Há várias referências a coisas que só seriam inventadas algumas décadas depois.
Creio que o livro ficaria muito bem impresso e com ilustrações, daria um ótimo livro infanto-juvenil. A produção do seriado tem investido bastante em e-books por causa da comemoração dos 50 anos do programa. Com o tempo lerei os contos que eles estão publicando mês a mês com um dos Doctors como protagonista e virei comentá-los aqui.

esta resenha foi originalmente publicada no blog: www.estranhomundinhoinsano.blogspot.com
Mariana 17/07/2014minha estante
Hummm, e o curador que apareceu no especial de 50 anos? Será que teria a ver? Mas como a Amy saberia? o.O Só teorizando aqui enquanto espero a nova temporada :P

morganarosana 25/11/2014minha estante
Eu também pensei no Curador quando vi o especial Marina... mas isto não foi explicado. Pena.