A Felicidade

A Felicidade Richard Paul Evans

Resenhas - A Felicidade

S. Entre Amigas 14/10/2013

'Uma história de esperança e superação que nos transporta ao real sentido da vida.'
Em A FELICIDADE Alan está de volta a estrada depois de quase 5 meses se recuperando das facadas que sofreu em um assalto, sua caminhada já está quase na metade, mas ele ainda tem muito caminho a percorrer. Alan sente ainda mais falta de sua amada McKale, e isso o motiva a ir cada vez mais longe. O que ele não esperava era encontrar, em meio a tanto asfalto, uma perseguidora. Pamela, mãe de McKale o persegue em busca de algo que, nesse momento, apenas ele pode dar-lhe. O problema é que Alan detesta-a pelo que ela fez McKale passar no passado.

Como sempre, Alan encontra diversas pessoas ao longo do seu caminho, e a maioria dela traz lições de vida surpreendentes, tanto para ele quanto para os leitores. Em A FELICIDADE estamos cara a cara com o poder do perdão - diversas vezes, superação, amizade, companheirismo. Ao meu ver, toda a série é um grande espetáculo no quesito lições de vida.

Diferentemente dos primeiros livros da série, esse volume tem uma narrativa mais lenta e conta com maiores detalhes dos lugares que ele passou. Isso me fez degustar ainda mais o livro e querer desejar refazer toda a caminhada dele. Mas em certos momentos essa narrativa acabou me cansando, principalmente por eu já estar acostumada com a fluidez dos dois primeiros livros.

Dessa vez Alan encontra bem mais pessoas diferentes e tão parecidas dentre si. Por um momento achei que o livro não teria nada de interessante, seria apenas um diário de viagem dele. Mas o final veio para bombardear e nos deixar mortos de ansiedade pelo quarto livro, afinal a caminhada a Key West ainda é longa, mas Alan já não sabe se poderá terminá-la. Suspense? Só devo lhes informar: preparem-se, pois apesar do livro em si não conter fortes emoções ao decorrer da página, o final é a cena mais emocionante que eu já li na minha vida.

Lilly 15/06/2015

NÃO RECOMENDO
A história começou boa ,pelo menos os dois primeiros livros,foram ótimos,esse começou bem,mais o final acabou com o livro. Alguém me explica como o próximo pode encontrar a felicidade descobrindo que tem um tumor cerebral? terminei o livro com várias perguntas ,será que o tumor e benigmo ou maligno? Será que Alan morre e se encontra com McKale?
Eu senti um buraco no livro, como se ele não tivesse terminado,ou simplesmente perdeu um pouco de criatividade. Espero que o próximo livro que eu ler dele , ele não erre a mão.

Bruna.Marciano 12/02/2016

A felicidade
O último volume da série caminhos é absurdamente emocionante.
Na continuação da caminhada de Alan Christoffersen, o mesmo é surpreendido por um fantasma de seu passado.
Esse fantasma é Pamela, a mãe de McKale, que o procura em busca de uma conversa. Alan se lembra de sua infância e da jovem McKale, cuja mãe abandonou com o pai ao partir com outro homem.
Pela dor e mágoa que sua amada e falecida esposa sentia pela mãe, Alan resolver simplesmente ignorar e continuar em sua jornada, mas é surpreendido uma vez que Pamela, simplesmente e segue, e lhe implora pra ser ouvida.
Contudo Alan é irredutível e não dá atenção a mesma.
Quando ela simplesmente perde completamente as forças e cai diante dos olhos de Alan, o coração humano fala mais alto e ele corre ao seu encontro para lhe prestar socorro.
A condição imposta pela mesma é que ele a ouça.
O trecho mais emocionante do livro, é durante “a conversa”. Pamela foi atrás de Alan para obter o seu perdão por McKale, uma vez que eles se amavam tanto que se tornaram um só. Logo, se ela tivesse o perdão por parte de seu genro, entenderia que era como se sua filha a estivesse perdoando.
E depois de uma linda reconciliação, Alan resolve continuar sua jornada.
Ambos os livros contam muito sobre a história americana, que é fantástica e nos deixa curiosos à conhecer os locais por onde Alan caminhou pelo livro.
Outro momento marcante é quando Alan se sente mal e é socorrido a beira da estrada por um senhor chamado Leszek, que o abriga até que o mesmo se recupere.
Leszek têm uma conversa muito linda com Alan acerca do perdão.
A jornada continua e Alan passa por algumas pessoas, e segue marcando a história destas bem como elas marcam a sua.
Mas a reviravolta se dá bem no final do livro, onde o mesmo é hospitalizado e ao acordar encontra com a sua amiga de todos os momentos Falene.
Ao entrar no quarto Alan percebe que tem alguma coisa errada.
Alan foi diagnosticado com um tumor, o que o deixa confuso diante das circunstâncias.
O Epílogo é lindo e nos leva a uma reflexão de como levamos a vida. De como a graça da vida ocorre nas coisas simples.

site: http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/2014/08/resenha-felicidade-richard-paul-evans.html

Silvia 25/05/2016

Amei o livro. Uma história simples e deliciosa de ler.
Alan perdeu sua esposa e ao mesmo tempo foi roubado pelo sócio, perdeu a casa e os carros. Alan decide atravessar o país a pé desde Seattle até Key West. Uma longa caminhada de auto conhecimento e a força do perdão e do amor. Estou querendo pegar uma mochila e sair andando sem rumo até me encontrar.
Leitura fabulosa, recomendo!

Raquel.Euphrasio 16/06/2017

A caminhada continua ensinando ao protagonista e a nos leitores, mas não curti muito esse final aberto. Será q tem mais livro e eu que não estou sabendo?

Paula 13/12/2020

Felicidade?
O título deveria ser a tristeza, procurei a felicidade no livro todo e não encontrei.

Vanderlena.Vasconc 17/05/2021

A Felicidade
Chega ao fim a jornada de Alan Christoffersen, uma jornada que me trouxe muitos aprendizados e aqueceu o meu coração.
Um livro muito bom, mas que para me deixou a desejar um pouco no final. Mas tudo bem! Com o tanto de ensinamentos que passou, supera essa pequena falta.
Tá favoritado e recomendo para todos que queiram embarcar em uma jornada de aprendizado, fé e perdão.

nai ng 25/05/2024

Estar em paz = TUDO
Um amigo emprestou este livro então eu o li e só depois descobri que ele era o último de uma trilogia, mas sinceramente, deu para ler tranquilamente porque houve uma explicação (mais de uma vez) no decorrer da história do porque Alan estava em tal caminhada.

Vi algumas resenhas dizendo que o livro deveria se chamar "A tristeza" e que não teve busca pela felicidade, mas pelo que eu entendi, a felicidade foi encontrada no perdão, independente do que veio ocorrer à ele no fim do livro, ele estava em paz consigo mesmo e acredito que não deve haver felicidade maior do que esta.