A Profecia das Pedras

A Profecia das Pedras Flavia Bujor

Resenhas - A Profecia das Pedras

Rafa S. 24/02/2009

O livro é bom? Depende...
Terminei hoje de ler A profecia das pedras e posso dizer que não há livro mais difícil de se classificar do que este. O livro é bom? depende. Simples demais? depende. É um livro bonito? advinhe, é isso mesmo, depende.

Mas do que depende tudo isso? Depende de você ter consciência de que Flavia Bujor tinha 13 aninhos quando escreveu A profecia das Pedras entre uma aula e outra da escola e nas férias escolares.

Se você é levado a ler A profecia das Pedras devido à publicidade que afirma "na tradição de O Senhor dos Anéis e Harry Potter..." a decepção é quase certa. A profecia das pedras tem uma linguagem bem simples, aliás, muito simples se comparada a Tolkien. Acontecimentos que seriam descritos por Tolkien em páginas e mais páginas, nesse livro ocupam nada mais do que um ou dois parágrafos. Não tenho dúvidas de que aqueles que admiram o trabalho do cultuado Tolkien pela riqueza de detalhes, dificilmente se encantarão pela enorme simplicidade de A profecia das Pedras.

Esse livro também passa bem longe de ser parecido com Harry Potter. O número de personagens é relativamente reduzido e a obra é pequena, não criando a ligação que os livros de JK criam entre leitor e personagem ( vai me dizer que você leu os 7 livros e não chorou em nenhum? )

Então o livro é pequeno, simples e ruim? Não, a Profecia das Pedras é um livro muito bem escrito! Se você tem consciência de que a autora tinha apenas 13 anos quando escreveu esse livro fica simplesmente impossível não se encantar com o talento de Flávia Bujor.

Muito embora os personagens não sejam tão cativantes quanto os de Harry Potter eles são interessantes e possuem relativa complexidade psicológica ( de todo modo seria difícil criar em trezentas e poucas páginas a ligação que JK cria entre leitor e personagens em Harry Potter, que possui 7 volumes, sendo os últimos 4 bem extensos )

Além disso a estória é bem criativa, principalmente quando começam surgir os primeiros vestígios de que o que ocorre a Ambar, Jade e Opala está intimamente ligado à menina que se encontra à beira da morte na França atual.

Bem, eu recomendo essa obra para aqueles que gostam de literatura de fantasia e apreciam uma leitura mais leve, sem muita riqueza de detalhes, mas, ainda assim, muito boa. Como eu disse, se você inicia a leitura sem a expectativa de ver a riqueza de detalhes de um Tolkien ou de ser levado a criar a ligação existente entre os fãs de Harry Potter e os personagens de JK, fica então impossível não se encantar pela estória escrita pela jovem Flávia Bujor.
João Paulo 04/12/2009minha estante
Li esse livro aos 29 anos, apesar de ter ganho ele no meu aniversário de 26. As primeiras 65 páginas foram interessantíssimas, a partir daí começou a ficar tedioso para mim. Fui até o final do livro porque foi presente. Acredito que a melhor idade para ler esse livro é aos 14 anos, com pouca bagagem de livros e filmes. Recomendaria a leitura para essa idade, ou um pouco menos, pela linguagem acessível e como iniciação aos livros de fantasia.

Tramontin 28/07/2011minha estante
O João Paulo tem razão, eu li esse livro aos 12 anos, e acho que se tivesse lido hoje ia achar uma grande porcaria, mas pelo contrario, ele marcou minha infância como o primeiro livro que eu li

Noturninha 11/01/2012minha estante
Eu li esse livro com 12 ou 13 anos. E foi por causa dela que quis escrever um livro. Eu achei interessante e queria muito ler de novo, para tentar ver se sinto a sua resenha. hahaha

claraeer 06/07/2021

Eu gostei do livro, na velocidade que eu costumo terminar livros, foi uma leitura rápida fácil de compreender,achei muito legal a forma que a gente conhece os personagens, sem dúvidas a minha personagem favorita foi Opala ela tem uma personalidade bem forte.

SaraBorges 28/03/2024

Criativo, mas não chegou lá
De início, julguei achando que seria bem amador.
Mas à medida que as páginas iam passando, senti curiosidade e interesse genuíno, e logo pensei que tinha me precipitado.

Porém, o livro desanda rapidamente e começa a enrolar em cada página virada. Parece que uma criança inventou a história (sim, a autora tinha 13 anos quando escreveu) mas foi um adulto que transcreveu. Umas metáforas e palavras que achei um pouco sofisticadas demais pra uma história tão simples como essa.

As personagens são chatinhas, que se apaixonam só de olhar pros caras e ficam se alfinetando por absolutamente nenhum motivo, e os caras são piores ainda. Um copia e cola um do outro. Demorou muito até ter algum sentido na ligação entre as três meninas.

O final foi meio "nhé". Corrido, sem explicar direito. Achei que não precisava de todo aquele drama da garota morrendo em Paris. Tudo meio feito pra ser emocionante, dramático, mas achei só cansativo mesmo.

Talvez, se eu tivesse uns 14 anos, iria gostar? Não sei. Sempre gostei de histórias infantojuvenis, independente da minha idade... mas essa história foi bem cansativa de ler.
E eu tive que lutar pra terminar.

A melhor parte foi algumas criaturas do lugar encantado. E só.

Raina.Carrion 09/03/2023

"A esperança é um alimento da nossa alma[...]" Voltaire
Uma leitura extremamente fácil por causa da escrita singela e leve. Suave, ideal para sair de algo denso e perfeito para leitores iniciantes que vão ver clichês pela primeira vez.
Entretanto, os casais são tão descaradamente "amor a primeira vista" que acaba por ter um retrocesso nas protagonistas tão bem desenvolvidas até então.
Em suma, é um livro que se torna crível apenas pelo fato da autora parecer realmente acreditar na magia de cada linha, transmitindo para o leitor, como um palhaço que faz os adultos rirem porque acredita nos próprios atos.

Evelyn258 20/06/2023

Tinha tudo pra ser bom , mas não é.
O mundo é extremamente incrível e fascinante, portanto, o enredo é cheio de furos e pula muita parte. Explicam coisas desnecessárias e as melhores partes deixam de fora . A jade é meia nhé, a opala é depressiva e a âmbar é a otimista. As três juntas são um grupo apocalíptico KKKKKKKKK. Mdss como eu passei raiva com essa jade .

mayara.higashi 04/09/2015

Beginning
Li este livro quando eu tinha uns 11 anos e pra mim foi inspirador, me fez sonhar com o mundo que Flavia Bujor descreve no decorrer da história. Pra mim, esse foi o livro que despertou minha vontade insaciável de devorar livros.

Joelcida 04/03/2016

Primeiro Livro
Esse livro foi o primeiro que li do início ao fim e posso dizer que foi a faísca que acendeu essa chama louca pela leitura.
E pensar que a autora escreveu essa história quando tinhas apenas 15 anos,sempre fico pasma com isso.
A história central é sobre 3 garotas que não se conhecem mas estão destinadas a se encontrarem. E elas foram batizadas com o nome da pedra destinada a cada uma delas.Então temos a história de Jade,Âmbar e Opala.E uma conexão no presente com uma garota no hospital.
Super indico esse livro e convido todos a embargarem no medos,frustrações e amores dessa incrível história. Venham descobrir a verdadeira profecia das pedras.

Brendiane 19/05/2020

O Final é um pouco atropelado, no meu ponto de vista. Mas o desenrolar do começo pro meio te prende muito bem. É um livro bom que deixa um pouco a desejar dependendo da sua expectativa.