Território da emoção

Território da emoção Moacyr Scliar

Resenhas - Território da emoção

Julia.Xavier 14/08/2023

Livro muito bom e reflexivo, recomendo muito pra quem é da área da saúde, mesmo sendo um livro mais antigo ele é muito atual sobre os problemas enfrentados no Brasil e no mundo, além de relacionar o prazer da leitura com o estudo da saúde!

Carlos 19/03/2015

Excelente reunião de crônicas do grande Moacyr Scliar. Apesar de não serem seguidas, a organização trouxe para o leitor uma certa sequência de fatos, atos e pesquisas (até das partes em que o autor retoma histórias já ocorridas). Moacyr, de forma humorística e simples, traz para o leitor temas que até na atualidade são polêmicos. Apresenta leitura fácil mas ao mesmo tempo sofisticado, não exagerando nos termos científicos, uma vez que necessária a utilização destes, tornando suas crônicas "legíveis" para qualquer um de qualquer área. E posso dizer que achei a subdivisão IV. Comportamentos, apesar de minhas duas preferidas crônicas desta reunião não estarem presentes nessa. Sugiro que aquelas crônicas que sejam de maior interesse pessoal, sejam lidas mais de uma vez, pois além de prazeroso, é didático, reflexivo e humorístico. Como são as crônicas Biologia e Preconceito: O Caso da Síndrome de Down; e O Elogio da Preguiça.

Fran 17/03/2014

Caríssimo Moacyr peço-lhe desculpas por deixar para lê-lo somente aos meus 19 anos de idade, porém tenho em vista que a partir de agora correrei atrás do tempo perdido rs.
No livro ''Território da emoção''a saudosa escritora e professora gaúcha Regina Zilberman organiza uma coletânea de crônicas escritas por Moacyr Scliar, o livro aborda diversos temas e vai de melancolia a problemas alimentares.Scliar se mostra preocupado com a saúde do leitor tentando aproximá-lo de todo o seu conhecimento adquirido em anos de estudo.
São crônicas interessantes,sim, interessante é a palavra.A gente termina a leitura se sentido mais inteligente, quase doutores e doutoras. Quando lia as crônicas tinha vontade de fazer diagnósticos e de contar aquilo tudo que aprendi. Foi como se Moacyr me teletransportasse para o Grande hospital de Porto Alegre e lá conversamos sobre pacientes doenças sobre a vida enfim..
é uma leitura bastante prazeroza, tem dados estátiscas têm muitas referências (não é só o ponto de vista do autor,ele fala de outros livros outros médicos outros filósofos e personagens) ele fascina!
Moacyr Scliar conseguiu conciliar a medicina com a literatura de uma forma impecável.Recomendo muito a leitura.
Moacyr foi um grande médico e um belísssimo escritor; porque fez tudo com amor!