Dracula (English Edition)

Resenhas - Dracula

1 | 2 | 3 | 4 | 5

DAbora.AmAvel 20/05/2024

Drácula
Com temas de amor, desejo e a eterna luta entre o bem e o mal, "Drácula" não é apenas uma história de terror, mas sim uma profunda exploração dos medos e desejos mais profundos da humanidade.
Amo quando a leitura me prende e não consigo parar até finalizar. Que viagem!

Amanda 19/05/2024

Dracula
A leitura foi bem maçante, terminei com a sensação de que eu deveria ter abandonado logo no início... Mais pro final teve um pouco mais de ação e isso me motivou a terminar, mas até meados de 80% do livro parece que quanto mais você lê, menos a história avança. O fato de eu ter pegado a versão em inglês também não ajudou, é um inglês bem rebuscado, com muita linguagem indireta que dificultou a compreensão. Além disso, apesar de achar legal a estratégia de contar a história via diários e memorandos, senti falta do ponto de vista do conde. Em vários momentos me peguei pensando que faria muito mais sentido o título da obra ser "Van Helsing", ao invés de "Drácula". Não sei se eu animaria tentar a versão em português.

Quanto à edição do livro, achei bem ruim as notas ficarem no final, sendo que poderiam ter colocado no rodapé de cada página. Acabou ficando cansativo ter que ir no final do livro ler as anotações em praticamente todos os parágrafos. Outra coisa que eu não gostei foi a introdução, que continha spoiler. Mesmo com o aviso no início, não faz sentido colocar aquele texto como introdução e não como texto complementar no final da obra.

Beatriz2501 27/04/2024

Deu vontade de ler o livro oficial e entender umas partes
Por ser uma adaptação de 56 páginas não podia esperar uma história bem estruturada com uma trama muito bem trabalhada. Entretanto, a história possui buracos e atitudes contraditórias e confusas. Mas a linguagem é muuito tranquila e me ajudou a ter os primeiros contatos com um livro em outro idioma, o que tornou a experiência de ler o livro mais legal do que o livro em si.

Erica 22/01/2024

Dracula
Livro lindíssimo, já tinha visto o filme e p livro como é óbvio não desiludiu, simplesmente é espetacular

Vitinho 31/12/2023

Um clássico que me surpreendeu por ser um terror psicológico instigante e fluido, sem todo aquele misticismo em cima dos vampiros

dallazem.m 11/12/2023

Divertido, gótico e em inglês
Foi minha primeira leitura totalmente em inglês, e confesso que não esperava uma linguagem tão fácil
quanto a história é o clássico resumido, bem divertido e rápido de ler
sem contar das ilustrações belíssimas durante todo o livro

L 22/10/2023

Este clássico foi uma surpresa agradável. Considerando que é um livro de 1897, não estava à espera de certos aspetos fantásticos do mesmo. Apreciei muito da forma como percebemos a história através dos pontos de vistas dos diferentes personagens pelos seus diários e cartas. Gostei principalmente do início, quando conhecemos o conde Drácula através dos olhos de Jonathan Harker.

Apaixonei-me pela escrita rica e detalhada dos locais e sentimentos dos personagens. Houveram momentos que achei o ritmo do livro um pouco arrastado devido a esta caraterística, contudo, num ponto de vista geral foi uma leitura muito agradável.

Neste livro são abordados imensos tópicos como o género e a religião. Gostava de saber mais como este livro foi recebido pelos cristãos na época - um insulto à sua religião ou uma homenagem?

Penso que faltou algo no final, principalmente pelos personagens descredibilizarem o Drácula e descrevendo o seu cérebro como "cérebro de criança". O mesmo Drácula que esteve sempre um passo à frente deles, que brincou com eles como um gato brinca com um rato antes de o atacar. Apesar disso, foi um bom final, onde todas as pontas soltas são fechadas e começamos o desfecho de cada personagem.

arthurzito 10/09/2023

Após a leitura de "Frankenstein" de Mary Shelley, minha motivação para explorar outros clássicos de horror e suspense estava consideravelmente abalada, principalmente devido à tendência de Hollywood de distorcer as adaptações literárias. No entanto, minha jornada literária encontrou um novo ânimo com "Drácula", a obra-prima de Bram Stoker.

"Drácula" é um romance epistolar que se desenrola entre 3 de maio e 6 de novembro. Uma experiência literária única que surgiu através do site "Drácula Daily", que enviava trechos do livro correspondentes ao dia. Esse toque de autenticidade me incentivou a mergulhar de cabeça nessa leitura.

Até meados de agosto, a trama se desenvolve de forma gradual, repleta de enigmas e pontas soltas. Isso ocorre porque Bram Stoker trabalha magistralmente no desenvolvimento da história, cuidadosamente elaborando cada arco de personagem. Os três arcos principais envolvem Mina Harker, Jonathan Harker e o Dr. Seward. Ao longo do livro, esses arcos se entrelaçam, surgem novos também, apresentando novos personagens e, no final, convergem em uma narrativa única, com várias perspectivas de narrativa. A maneira como o livro cativa o leitor é incrível. Confesso que não consegui esperar até novembro para terminá-lo, mas a experiência de receber fragmentos da história em tempo real, descobrindo o que cada personagem sabe junto com eles, é verdadeiramente única.

É importante notar que a história se desenrola de forma lenta, o que pode não agradar a todos, pois naquela época, tudo levava mais tempo, desde correspondências até viagens. No entanto, essa lentidão confere um valor especial à leitura. Destaco a construção do arco final e a oportunidade de conhecer mais sobre o Drácula. Há muitos aspectos que o cinema optou por não incorporar, o que me surpreendeu muito.

Diferentemente de "Frankenstein", não desenvolvemos empatia pelo Conde Drácula, mas o livro nos faz perceber que a zoofagia, um termo que aprendi durante a leitura e que provém de um personagem figurante fascinante que rouba a cena em vários momentos, não é natural e, de certo modo, Drácula também sofre com isso. Essa interpretação surgiu para mim com a introdução de novos vampiros na história, mas acredito que também seja aplicável ao próprio Drácula.

Além dos personagens, Londres e o castelo de Drácula emergem como protagonistas de igual peso. Eles são igualmente presentes e detalhados, cativando o leitor tanto quanto os personagens humanos. A diversidade nas vozes narrativas, devido à narrativa de várias pessoas, permite uma visão multifacetada e cativante desses locais.

A leitura do prólogo, uma história à parte retirada do livro e incorporada de uma nova maneira na narrativa, "O Hospedeiro de Drácula", acrescenta muito à história e despertou meu interesse desde o início também.

Ge... 23/08/2023

Me senti bilíngue kkkkkk
Por ser meu primeiro contato com um livro em inglês posso dizer que achei meio estranho mas, acho que é normal (não sou fluente).
A história é muito boa e divertida, tem a escrita bem fluida e eu realmente achei a história interessante, por mais que essa foi uma versão reduzida, consegui pegar a essência da história original.

Alana413 22/08/2023

Resumo
Sabendo que o livro faz parte da coleção de livros de Oxford para estudo do inglês torna-se um bom resumo do livro. Mas para deleite da história tem-se muitos furos.

@fannykytabooks 14/04/2023

Primeira leitura em inglês!
Por mais que tenha sido uma versão resumida, o livro enriqueceu muito meu vocabulário em inglês. Sei que o livro original foi escrito a base de cartas e diários, o que acaba sendo um pouco mais longo e descritivo. Mas a essência da história é a mesma, em que os homens lutam para salvarem suas mulheres das garras do vampiro. O final eu achei que poderia ter sido melhor desenvolvido, mas a história te prende. Meu personagem favorito, de longe, foi o médico Van Helsing.

Mithren 05/03/2023

Achei o livro divertido, mas cara, que chatisse cansativa foi a leitura. A pessoa lê, lê e lê e não sai do lugar.

InAs.Faleiro 05/02/2023

AHHHH MT BOM
Adorei toda a leitura, um clássico que deve ser lido e para aqueles que não apreciam este género, nem se vão aperceber disso ao longo da leitura. No entanto, esperava haver mais alturas em que a leitura me deixasse horrorizada.

Victoria 24/01/2023

Terminei sem saber se gostei ou não
Por mais que algumas partes da narrativa tenham sido interessantes e o livro ser considerado um clássico, para o meu gosto pessoal achei os personagens bem planos, sem nada de interessante ou alguma complexidade que me fizesse me importar com eles.
Aline Obnesorg 24/01/2023minha estante
É isso! Também achei bemmm mais ou menos kkk

Victoria 24/01/2023minha estante
Aí que alívio, porque fiquei lendo e pensando "será que o problema sou eu?" XD

Aline Obnesorg 25/01/2023minha estante
Sempre penso o mesmo quando leio clássicos lkkk

Gaua 24/01/2023

Muito bom!
Esse é um clássico maravilhoso do terror gótico e uma leitura muito rápida e contínua.
A história é contada, principalmente, através das leituras dos diários dos personagens e vai alternando, o que torna a leitura dinâmica e mantém o interesse.

1 | 2 | 3 | 4 | 5