Sinais do Mar

Sinais do Mar Ana Maria Machado

Resenhas - Sinais do Mar

Bela 22/04/2024

Eu, que não sei quase nada do mar
Descobri que não sei nada de mim [...] Maria Bethânia.

Li tomando chá de hortelã na sala de espera da análise. Tudo faz sentido quando a gente para e olha de verdade pras coisas.
Dani 22/04/2024minha estante
Essa música é certeira! Linda, poética! ?

Nitya0 01/04/2024

Honestamente um dos piores livros de poesia que ja li, nenhuma me fez pensar, refletir, sequer me deu um tapa na cara ou me falou algo da vida, do amor, das vivências...achei uma poesia vazia

maduulop 23/08/2023

Curto e profundo...
Comecei a ler sem grandes pretensões, ele é bem curto, com apenas 56 páginas, mas é bem feito e cuidado, sem nenhum erro e bem marcante. A leitura é gostosa e rápida, um bom passa tempo

Thayane20 15/05/2023

Ameiiiii.
Esse livro livro , fala de uma das coisas que eu mais gosto. O mar, em forma de um poema. Então se você for assim como eu, e amar o mar vc vai amar esse livro.
Os poemas são bem curtinhos, mas bem interessante.

Bjs, thayane ??
??????

Jô Santos 28/03/2023

Sinta o mar nessa onda de palavras
Comecei esse livro como quem não quer nada, sem grandes pretensões, mas a leitura foi crescendo em mim, tão sonora e profunda. Me sentia a beira mar, acompanhando a rotina de uma praia, a água, a areia, o vento e o sal. Vendo as pessoas e suas linhas de pescas, todos envoltos na magia do mar.
Me encantei demais com a poesia da Ana Maria e me surpreendi ao saber que esse foi seu primeiro livro de poemas. Começou muito bem, a sonoridade dos poemas, sua beleza intriseca, que até onde eu não entendia, meu coração compreendia e se encantava.

belaa 06/08/2022

poesias absurdamente lindas
eu posso dizer agr que amo poemas, esse livro é lido, tem uns que me deixou até pensativa, amo poemas que fazem isso

maria clara 17/07/2022

Apesar se ser bem bem curto é uma leitura, confortável e muito boa e "faz bem" ao mesmo tempo ????

MF (Blog Terminei de Ler) 03/12/2017

Poemas singelos num bom livro
"Sinais do mar", livro de poemas da carioca Ana Maria Machado, num belo projeto gráfico da sempre excelente Cosac Naify. É o meu primeiro contato com a obra da escritora, que possui uma longa história dentro da literatura infanto-juvenil, tendo seu nome consagrado ao lado de nomes como Pedro Bandeira, por exemplo. Trata-se da estreia dela na poesia. Estreia essa que foi meio por acaso, segundo a própria Ana, que publicou o livro após insistência da amiga, Ruth Rocha.

Bom, a poesia de Ana Maria Machado, invocando o tema do mar e suas ondas e paisagens, é simples, com versos diretos, sem muitas construções metafóricas, em alguns momentos soando até meio infantil. Isso não é demérito, obviamente, mas apenas uma característica literária, influência direta do histórico da escritora. Há, em vários momentos, uma musicalidade gostosa e, por vezes, um clima nostálgico nos versos, onde imagens singelas ganham um lirismo belo. Quanto ao formato, não há uma uniformidade na estrutura poética, na construção, com poemas longos e curtos se alternando, com divertidas brincadeiras textuais (ver "Farol", por exemplo) e textos mais elaborados, como em "Primeiro mar", onde deixo um vídeo (ver link) da própria autora recitando. Enfim, um bom livro de poesia, gostoso de ler.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=oiM8wr5Skhg

site: https://mftermineideler.wordpress.com/2017/09/08/sinais-do-mar-ana-maria-machado/

ThelioFarias 30/06/2017

Ana Maria Machado poetisa
A imortal Ana Maria Machado escreveu inúmeros livros infantis, romances, críticas literárias, etc. esse livro surpreende por ver Ana como poetisa, com poemas que parecem o mar em uma onda leve, que molha e acalma nossa alma.

Li Caldas 08/06/2017

Leitura deliciosa
Estou encantada com esse livro! É pequeno, uma coletânea de alguns poemas da Ana Maria Machado sobre o mar.

A leitura deste pequeno livro foi muito prazerosa e quando terminei ficou aquela vontade de querer ler mais!

Além disso, é esteticamente um livro belíssimo, capa dura, folhas encorpadas, uma diagramação muito bem feita, é encantador.

Recomendo!!!

"O que se leu mostrava o infinito
Só não se imaginava tão bonito
Tão pleno de surpresas e imprevistos

Mesmo em tantas belezas celebradas
Por todas as palavras encantadas
Por mares nunca dantes entrevistos"

Bell_016 10/01/2016

Velas sem vento