O Livro das Princesas

O Livro das Princesas Meg Cabot...

Resenhas - O Livro das Princesas

Amanda.Lobato 04/06/2020

Um amorzinho
Amei os contos! São bem água com açúcar, daqueles que a princesa é salva pelo príncipe. Meu favorito foi o Cinderela pop

Rafa 12/02/2015

Arrastando as Alpargatas
O livro traz quatro contos de quatro autoras diferentes. Duas brasileiras, duas internacionais. E a proposta é atualizar contos de fadas, trazer para o século XXI os contos que permeiam a infância de toda menina.

O primeiro é da Meg Cabot, A Modelo e o Monstro. Uma modernização da Bela e a Fera, Belle está passando a lua de mel do pai com a madrasta e sua irmã emprestada num cruzeiro, quando avista um rapaz a olhando de um dos apartamentos. Gostei do conto até o final, que ficou meio estranho e apressado. Não acreditei no amor criado pela autora.

Depois, da Paula Pimenta veio Princesa Pop. Esse serviu de bandeja todas as emoções possíveis. Já tinha lido Princesa Adormecida da autora e ficado curiosa com a DJ Cinderela. Senti que ela espaçou melhor os acontecimentos e foi super gostoso de ler. Conta a história da DJ Cinderela, que promove seus shows escondidos e conhece um rapaz misterioso numa das festas que ela está trabalhando.

Seguindo para Lauren Kate com Eclipse do Unicórnio. Aí a coisa ficou meio estranha, tem uns toques de magia e, sinceramente, não gostei. Achei o mais fraco em questão de conteúdo, o que menos inovou e também não convenceu. O protagonista é Percy, o que é um diferencial dos outros já que são narrados pela menina, ele está passando por uma desilusão amorosa quando encontra... a descoberta fica para quem ler, embora não recomende.

Do Alto da Torre escrito por Patrícia Barboza, vai contar a história de Talia, que mora com a tia e que fez uma promessa de que a menina não vai cortar o cabelo até os 15 anos de idade. Através de seu canal no YouTube, ela começa a ser a super star que quer ser e descobre um príncipe pelo caminho. Gostei do conto, embora não seja meu preferido, foi gostoso de ler e se encantar.

No geral é um livro legal. Teve seus altos e baixos, mas creio que toda coletânea de contos deva os ter também. É uma leitura divertida para - não diria todas - mas várias idades, se você escolhe suas leituras pelo clima, acho que é uma boa pedida. Pegue um picolé e se joga.

site: http://www.arrastandoasalpargatas.com

Ceallach 24/07/2020

Resenha
A Modelo e o Monstro - Meg Cabot
Belle é uma modelo famosa que vai a lua de mel do seu pai com sua madrasta e sua meia-irmã. A bordo do transatlântico de Miami para Santos, Belle flerta de longe com um rapaz no navio, a quem chama de Sombrio Misterioso, pois vive nas sombras, nunca revelando seu rosto. Nessa viagem ela irá rever seus valores e seu conceito de julgar pela aparência.

Princesa Pop - Paula Pimenta
Nesse reconto de Cinderela, iremos conhecer Cintia Dorella, uma menina rica que tinha tudo, até que seu mundo desmorona.
Em uma ?brincadeira?, Cintia acaba descobrindo seu talento para DJ, começando a tocar em festas de noite, e é em uma dessas festas que ela conhece seu príncipe de All Star, passando a se perguntar se estava certa em enxergar o amor como uma ilusão.
PS: tem adaptação na Netflix, chamado Cinderela Pop.

Eclipse do Unicórnio - Lauren Kate
Percy e sua namorada planejavam uma viagem para Paris com sua turma. Depois que ela o troca por um guitarrista, e a última coisa que Percy deseja é ir nessa viagem, mas se obriga a ir, mesmo deprimido.
Talia é uma princesa amaldiçoada. E apenas uma pessoa pode desfaze-la.

Do Alto da Torre - Patrícia Barboza
Camila mora com a madrinha na ?torre?, o apartamento que sua madrinha a mantém superprotegida do mundo.
Quando Camila fica muito doente, sua madrinha faz uma promessa, se ela sobreviver, não cortará seus cabelos até que ela complete 15 anos, e é assim que Camila passa a ser chamada de Rapunzel no colégio.
Mila Tower, uma popstar conhecida, é o disfarce de Camila, sendo muito tímida e não conseguindo se revelar, mas conta com a ajuda de seus melhores amigos, Pedro e Priscilla.
Na véspera do seu aniversário, começa a acontecer uma série de eventos que a tornará mais forte para ir atrás do que deseja.

???????????????????????????????

Bela é supermodelo.
Uma Cinderela DJ.
Unicórnio em Bela Adormecida.
Rapunzel Popstar.

?-[...] Por que nós, princesas modernas, precisamos de um príncipe para nos salvar?? Amei esses recontos com princesas modernas, apesar de ser algo mais infantil.

Juba 08/10/2020

Esse foi o primeiro livro da minha vida que eu não odiei.
Eu li ele junto com a minha mãe e pelas primeira vez eu percebi que ler não é tão chato quanto parece, esse é o primeiro livro da minha vida e eu ama demais. Ele é o responsável por eu amar ser uma leitura ?

yasminalbu 20/03/2015

Talvez porque eu não seja romântica e já esteja saturada de releituras graças à Once Upon A Time e sua constante mania de não ter um final feliz, nem me empolguei pra esse livro. Mas aí uma amiga ganhou, e já que não teria custos, pensei: por que não? Então lá fui eu.
O diferencial da Meg, ao meu ver, nunca foi sua narrativa. Ela é bem simples, apesar de gostosa, mas seus enredos é que são legais, sempre sobre meninas fortes e fora da caixinha. Já não esperava muita coisa, mas eu gostei do conto dela em Formaturas Infernais, então poderia ser uma experiência válida. Só que não foi. A história é até ok, mas ela desenvolve os personagens de forma artificial, e quando eles de fato descobrem segredos um do outro e se justificam, ela utilizou a maneira mais fácil e isso estragou todo o restante da história, que não estava indo tão mal assim. Além do mais, retratar como Monstro alguém que tem apenas cicatrizes, ao meu ver foi um exagero muito grande.
O conto da Paula Pimenta foi o primeiro na lista dos piores - e olha que a Cinderela é minha princesa favorita. Existem os elementos da personagem original, como a madrasta que é uma vaca e as irmãs ridiculamente sem noção, e até aí nada de extraordinário. Agora Cíntia Dorella? Fredy Prince? Pelo amor de Deus... Saudades de O Menino do Pijama Listrado e seu Fúria e o campo de Haja-Vista. E se o problema fosse só esse, dava para aproveitar a história, mas a "DJ Cinderela" é uma personagem completamente passiva, que só fica lá vendo as oportunidades escorrendo pelos dedos feito areia. Ela me lembrou uma citação de um filme do John Hughes: "If you got nothing you got nothing to lose" e esse conceito é algo inexistente na vida dela. E a narração é muito parecida com uma fanfic. Mas acontece que já li fanfics melhores.
O Conto da Lauren Kate, autora de Fallen, tinha tudo pra ser de longe o menos pior, com uma narrativa fluida e um personagem com suas justificativas plausíveis. Mas ela não cumpriu a missão que lhe foi concedida. Se ela colocasse uma adolescente com um distúrbio do sono faria muito mais sentido do que enfiar o personagem em um mundo paralelo porque ele tropeçou num cogumelo. Ela poderia querer dizer que ele teve uma bad trip depois de usar ácido na tal da boate na Champs-Elysées. Mas acho que a faixa etária do livro é outra, coisa que comprovei com...
O quarto e último conto, da Patrícia Barboza, que eu não sei quem é, mas deve ser autora de fanfic (nada contra, eu também sou!). Diferente dos outros três, no início da história a personagem tem apenas 14 anos, e isso conta muito pra fazer da narrativa algo bem mais infantil. Mas eu entendo que ela quis usar os 15 anos da personagem como a data simbólica que é para as meninas brasileiras, então da pra entender, mas não sei se é justificável. Além do mais, assim como a Paula, ela usa referências meio vergonha alheia, como chamar o prédio onde vive de Torre e ter uma madrinha "super" controladora, mas que age como se fosse só três anos mais velha. Além disso o romance não é nada bem desenvolvido. Quase como no conto da Meg, ele brota, mas é algo que sempre esteve lá, então não fica muito bom. E se pra ser uma Rapunzel na vida só precise ter cabelo grande, lá na escola tem um monte.
Talvez se eu lesse esse livro em outra fase da minha vida ou quando eu tivesse a metade da minha laranja comigo, ele fosse mais agradável, mas no momento, não rolou.
Foi uma grande perda de tempo.

Núbia Esther 21/04/2015

Quando soube do projeto da Galera Record de reunir algumas autoras para recontar contos de fadas, fiquei interessada. Principalmente, porque a Paula Pimenta era uma das autoras escolhidas e não é segredo para ninguém que gosto muito dos trabalhos dela. O livro foi lançado, o tempo passou e demorei para adquiri-lo e quando o fiz, demorei para lê-lo. Não foi à toa que acabei lendo primeiro o livro “Princesa Adormecida” da Paula, parte de um outro projeto que teve sua origem aqui. E, mesmo tendo me decepcionado um pouco com a história de Áurea, ainda assim estava curiosa para conferir a história da tal DJ Cinderela que foi elogiada por muitos.

Mas, discorrendo mais sobre o Livro das Princesas, ele traz quatro histórias tendo como protagonistas personagens inspiradas nos contos de A Bela e a Fera, Cinderela, A Bela Adormecida e Rapunzel. E com um prefácio de uma das princesas fictícias mais conhecidas da atualidade: Mia Thermopholis.

A Modelo e o Monstro é o título da história de Meg Cabot, nele Belle é uma supermodelo que parte em um cruzeiro com a família e nele conhece um rapaz misterioso que a salva de uma situação perigosa e que não tem uma aparência comum. Eu particularmente, gostei da releitura da Meg. Apesar do conto curto, ela conseguiu deixar seus personagens cativantes. Deu até vontade de ter um pouco mais de páginas para que pudéssemos conhecê-los um pouco melhor.

Princesa Pop é a história da Paula Pimenta. O conto dela é o maior dos quatro e traz a história de sua DJ Cinderela. Depois do desapontamento com Princesa Adormecida, foi um alívio perceber que aqui estavam todas as características que tornam as histórias criadas pela Paula tão boas. Sua protagonista é cativante, defende com unhas e dentes suas opiniões e é bastante determinada. E o mocinho é daqueles que nos cativam aos poucos, quase sem querer. E com um casal musical, a história é repleta de ritmo. E a madrasta e o pai dessa cinderela, conseguiram ser irritantes ao extremo. Ela, uma expert em fazê-lo de bobo e ele em agir como agia com a filha por influência da mulher. Às vezes, dava vontade de dar umas sacudidas nele para ele entender como estava tratando a filha injustamente. Deu muita raiva. De longe foi uma das minhas histórias favoritas e vai ser legal poder reler essa história com mais detalhes, já que o conto, agora transformado em livro, chegará às livrarias no próximo mês.

Eclipse do Unicórnio é o título da história de Lauren Kate, inspirada no conto da Bela Adormecida. Diferentemente das outras histórias que se passam totalmente no mundo “real”. A releitura de Kate mescla realidade e fantasia, e ao não terminar de forma coesa em ambos os mundos, acabou ficando meio irreal demais. Sério, quem acredita que está tudo bem um garoto de 16 anos permanecer no mundo da fantasia sem voltar para casa? Ei, ele não é um órfão de quem poderiam não sentir falta, ele tem uma família ora bolas. A Kate com sua história comprova a impressão que tive com outro de seus livros (Fallen). Falta tempero, falta profundidade e um pouco de coerência em suas histórias. Não sei se uma história de unicórnios e dádivas angelicais foi uma boa tática. Se o objetivo do livro era fazer uma releitura dos contos de princesas e trazê-los para o mundo real, ao manter o pé na fantasia Kate não cumpre efetivamente o objetivo e sua história acaba destoando dentre as outras, e não no bom sentido.

E, finalmente temos a história da Patrícia Barboza, Do Alto da Torre. E como sugerido pelo título, sua princesa é a Rapunzel. Mas aqui ela é brasileira, estudante do ensino médio e é uma popstar a la Hanna Montana. Ela também não percebe que seu príncipe está mais próximo do que pensa. Já conhecia a escrita da Meg, da Paula e da Kate, mas ainda não havia lido nada da Patrícia e gostei muito da experiência. Sua história e a da Paula foram as minhas favoritas, não somente por se passarem no Brasil, mas também porque foram quem mais conseguiram desenvolver seus personagens a contento.

No geral, a leitura do Livro das Princesas foi muito proveitosa e agora não vejo a hora de conferir O Livros dos Vilões e a história estendida da DJ Cinderela.

[Blablabla Aleatório]

site: http://blablablaaleatorio.com/2015/03/23/o-livro-das-princesas-meg-cabot-paula-pimenta-lauren-kate-e-patricia-barboza/

Vitoria.Cristina 05/11/2020

Abandonei
Eu cheguei a tentar ler e reler várias vezes mas sempre tinha o mesmo sentimento de que o livro era decepcionante, pois, desde a primeira história começa com um clima que te prende até que o livro diminui drasticamente, realmente enjoativo. Todas as minhas tentativas de ler esse livro se tornaram um fracasso, pois, parecia que estava mastigando e cuspindo fora a emoção das histórias para trocar por homens bonitos e tragédias meia boca.

Samara_vml 18/11/2020

O livro das princesas
Esse livro tem quatro contos cada um de uma autora e cada autora escreveu sobre uma princesa porém nós dias atuais.

Meg Cabot = A modelo e o monstro  (A bela e a fera) ????

Paula Pimenta = princesa pop  (Cinderela)
????,5
Lauren Kate = eclipse do unicórnio (Bela adormecida) ????

Patrícia Barboza = do alto da torre  (Rapunzel) ????,5

Malu Percontini 07/05/2021

Leve, divertido e engraçado
?Como uma amante das princesas e desse universo, fiquei muito curiosa pra ler esse livro, e foi incrível, eu me apaixonei por cada personagem e por cada história, ele é perfeito

?As autoras fizeram história incríveis, eu já conhecia a escrita da Paula Pimenta e sou apaixonada por ela, e amei conhecer a escrita das outras. Eu amei a história da DJ Cinderela e da A modelo e o monstro, o livro é leve e muito divertido.
Eu amei a versão das histórias, ficaram mais divertidas e realistas, eu me encantei pelo livro! Me apaixonei pela escrita das autoras e já quero conhecer mais obras.

bellaamarals 18/05/2021

o melhor conto para mim foi o da Paula (já tinha lido o conto separadamente). gostei bastante dos outros, mas não tanto quanto esperava

dicas_books 10/06/2021

Todos os livros são muito bons. O meu favorito foi o da Meg Cabot teve uma representação do mundo maravilhosa, sem contar que contou diversos assuntos importantes como abuso, aceitação, lidar com o luto, Stalker e trabalho para sustentar a família. A ordem dos meus livros favoritos ficam na ordem de ?publicação? (a ordem que está no livro)
Notas individuais:
A modelo e o monstro- ??????????/5
Princesa pop- ?????????/5
Eclipse do unicórnio- ????????/5
Do alto da torre- ???????/5
As ? representam meia estrela

@julianasoriano_s2 25/07/2021

Fofo
Para quem gosta de contos fofos, este livro é o indicado!
Quatro contos gostosinhos de ler, com uma escrita simples e clara. Conhecia, mas nunca tinha lido nada dessas escritoras que são fantásticas!
Indico para aqueles momentos de ressaca literária!

Gabi 05/04/2021

Infância
Foi um dos meus primeiríssimo livros "grandes", ganhei de presente quando era muito novinha, por isso guardo ele no meu coração, um livro com quatro histórias curtas e envolventes. Recomendo a leitura. O melhor foi que ganhei ele há cinco anos e fui terminar hj KKKK