A Revolução dos Bichos

A Revolução dos Bichos George Orwell

Resenhas - A Revolução dos Bichos

Pedro Miguel 29/05/2024

Me entristece o final desse livro ser tão raso...
Sendo só um leitor comum e ciente da minha falta cognitiva, não sou capaz de criticar George Orwell, principalmente quando se trata de "A revolução dos bichos". Mas sei lá , ler e criar carinho pelos personagens da obra faz com que obviamente você torça pela Vitória dos bonzinhos, entendo que esse livro é uma grande crítica séria ao regime soviético e blá blá blá, más eu encarei essa história de um jeito diferente e ver que em momento algum o autor se importa em dar um resquício de alegria aos justos me deixou bad. ( Enfim, é um livro foda que todos deveriam ler e reler! )

Obs : Napoleão cadela maldita ?

Sandra 29/05/2024

Vigilância sobre as "verdades" que nos contam
A Revolução dos Bichos nos desperta para aqueles momentos em que nos deixamos levar pelas "verdades" daqueles que julgam ter o poder dos fatos.
O perigo não está na revolução, mas sim no fato de que o poder corrompe. E também ao fato de que, normalmente aqueles que se colocam como salvadores acabam se tornando verdadeiros algozes.

Janete75 29/05/2024

Todos são iguais
Todos os animais são iguais
Mas, uns são mas iguais do que outros.
Todo extremismo é autoritário, tirano.
Discordar faz parte do convívio entre pessoas.

Rozane .souza 29/05/2024

Se voce quiser conhecer alguém ,lhe dê o poder . Essa frase resume não só o livro como a vida. Não se iluda ,com as boas intenções,porque sempre ,atras de boas intenções temos as intenções verdadeiras ,e essas não tem.nada de bom.

Dbra 29/05/2024

Não é um clássico a toa. É um livro super atual, mesmo sendo escrito décadas atrás. Impressionante como a história é cíclica, parece que não evoluímos e que não vamos evoluir como sociedade. Um passo a frente e dois para trás. Orwell através dessa sátira inteligentíssima, conseguiu traduzir bem como a sociedade se comporta.

Laline_Borges 29/05/2024

A revolução dos bichos (ou será que não?)
É curioso a maneira que o autor trabalha de maneira singela nas primeiras paginas as similaridades entre humanos e bichos, posteriormente, logo ao final do livro ele traz isso de maneira tão escrachada que beira ridículo. Nesse sentido é obvia a relação com os governos autoritários que começam como populistas e culminam em ditaduras, enfim muito interessante para entender governos e alienação de um povo.
Recomendo para estudantes dos primeiros semestres de Direito ou vestibulandos da are de humanas e linguagens, na verdade recomendo para qualquer um, mas acho essencial para esse grupo especifico.
E fica o meu concelho para estudantes de direito, teoria de estado e politica pura e aplicada é a definição desse livro.

Thaina400 29/05/2024

Recomendo muito !!!
"Percebi então que, se aqueles animais adquirissem consciência de sua força, não teríamos o menor poder sobre eles, e que os animais são explorados pelos homens de modo muito semelhante à maneira como o proletariado é explora- do pelos ricos."

Dr. Danco 29/05/2024

Critique tudo, desde o que você odeia até o que você apoia
Cara, primeiro é importante dizer que a alegoria feita no livro à URSS é extremamente simplificada (além de que obviamente foi tirado Lênin do livro) mas o que acho importante de dizer é que nunca devemos deixar o totalitarismo se instalar, o capitalismo concentra o poder numa pequena parcela da população, enquanto o socialismo busca a igualdade entre todos, mas infelizmente não tem como conseguir isso deixando "mudar o poder" pra outros, é só mais do mesmo, por isso temos que julgar e criticar tudo, sempre com o mesmo olhar imparcial, ao mesmo tempo que deve haver liberdade na expressão, não devemos deixar que a propaganda manipuladora e totalitária use as pessoas para o benefício de poucos, exigir sempre pelos direitos de todos é obrigação de todos

MarTrindade016 29/05/2024

Uma abordagem simples e incrível ?
Um livro simples e com uma abordagem muito interessante e divertida, para assuntos complexos remetendo a ideologias e ideias socialistas vigentes no século passado e nos dias atuais. O livro nos faz pensar que mesmo que uma ideologia pregue a igualdade, ela é uma utopia, pois não há igualdade num mundo onde todos somos diferentes, o ser humano sempre tentará se sobressair em relação ao seu "semelhante".

Vivian126 28/05/2024

O livro é muito fácil de entender, a leitura se torna até leve; incrível como mesmo ele tendo sido escrito em outro momento ainda assim é um tema atual.

laura3105 28/05/2024

Doideira
Críticas incríveis, mt maluco pensar q o livro não é recente, mas é atual. Representa exatamente oq a gente vive nos dias de hoje.

Paula1735 28/05/2024

O errado, mesmo seja pequeno e insignificante, se não confrontado e corrigido no início, se tornara um gigante (quase) imbatível.
Vou começar dizendo que sim, eu sei que o enredo todo é sobre uma questão política da época em que foi escrito (stalinismo), mas vou ignorar essa parte, ok? Até porque eu tenho 0% de conhecimento a respeito da Revolução Russa.
O livro narra o dia a dia de um monte de bichinhos (porcos, ovelhas, cavalos, galinhas, vacas, cães e gatos) que estão cansados da exploração do dono da fazenda onde vivem e resolvem fazer algo a respeito, planejando e executando uma revolução, com o intuito de tornarem-se senhores das próprias vidas.
Fala sobre poder, ambição, manipulação e injustiça (alguns acontecimentos doeram como se tivesse sido comigo), ao mesmo tempo em que alimenta a esperança na justiça e na igualdade (eu fiquei o tempo todo esperando o jogo virar). Serve como crítica ao autoritarismo em geral e embora seja de 1945 dá pra imaginar todas aquelas situações se "tornando reais" nos dias de hoje, infelizmente.
Me fez pensar sobre como quando algo é errado, mesmo que seja pequeno e insignificante, se não for confrontado e corrigido no início, em algum momento irá se tornar um gigante (quase) imbatível, e o pior, vamos nos acostumar e achar que nem é tão errado assim.
A história é levinha, levinha. Pode ser lida e entendida por todos, inclusive crianças. São apenas 10 capítulos que podem facilmente ser finalizados em 2 ou 3 dias. Dei umas boas risadas, fiquei chocada em alguns momentos e no final (ah, o final!) chorei junto com alguns personagens a quem me apeguei.
Meu conselho pra quem ainda não leu é: Leia este livro. Você pode chorar, se indignar, rir, se emocionar e se revoltar. Mas principalmente, pode aprender uma lição. Que lição? São tantas!! Escolha a sua enquanto pode (ó o spoiler aí). Eu já escolhi a minha.

Divorius 28/05/2024

Socialismo nao existe.
O livro “a revolução dos bichos” retrata de forma simples e objetiva usando a fábula como gênero textual, um lugar onde ao princípio todos queriam o mesmo, ter direitos iguais, mas que ao decorrer da obra demonstra de forma sistemática que os indivíduos não são iguais, causando reflexões ao leitor e distorções aos animais daquele sistema que ao longo da história foi se tornando opressor e ditador, devo dizer de forma categórica que o livro ensina que o estado social gera o colapso de uma sociedade livre, que ninguém é igual a ninguém, que as pessoas ou nesse caso os animais, são escravos pela sua própria natureza.

laucz 28/05/2024

LOUCO
Esse livro me deixou muito pensativa sobre TUDO.

Li ele em algumas horas uma leitura muito clara por mais que as palavras sejam complicadas. Aborda coisas muito necessárias em certos casos, vi uma leitura um pouco "macabra".

Não me arrependo de jeito nenhum, todas as pessoas deveriam ler esse livro. E, o mais surreal é que ele faz referência a Stalin e Trótski. Todos os animais achavam que eram livres porém, estavam sendo escravizados de uma forma mais romantizada.