O Mágico de Oz

O Mágico de Oz L. Frank Baum
Paulo Mendes Campos
Skottie Young




Resenhas - O Mágico de Oz


2009 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Elyene 12/09/2020

O poder da jornada
Nunca havia entendido o apreço tão grande pela história do Mágico de Oz. Vi filmes, peças e nunca achei a história lá grande coisa, apesar das lições de moral óbvias. Agora, depois de ler o livro, compreendo! É uma história com resoluções simples, mas com significados poderosos. Uma história de desenvolvimento, de descoberta e sobre como pessoas mudam pessoas. O livro apresenta aventuras e meios de alcançar o objetivo final bem diferente das obras audiovisuais com as quais eu havia tido contato, o que ajudou a não deixar a leitura enfadonha. E também traz histórias e personagens extras que adorei conhecer. No fim, fico com a sensação de que nem sempre entendemos os rumos que nossa vida toma, mas se darmos o nosso melhor, mudaremos a nós mesmos e àqueles com quem dividimos cada jornada.
comentários(0)comente



amErica 08/04/2022

Não há melhor lugar do que a nossa casa
Por ser uma literatura infantil é esperado trazer vilões bobinhos e tramas resolvidas de maneira rápida e fácil, mas sem sombra de dúvidas é uma história que traz lições muito valiosas sobre amizade, superação e autoconfiança. Amei cada um dos personagens, é um clássico que todos deveriam ler, adulto ou criança.
comentários(0)comente



@juliaavictorino 05/10/2021

Como eu nunca tinha lido esse livro antes??
Achei uma leitura bem gostosa e divertida. Já em poucas páginas me conectei com os personagens e adorei a forma com que eles "encontram o que buscavam", é uma ótima lição. E nem parece que esse livro tem 120 anos!! A escrita é bem fácil e menos infantil do que poderia imaginar. Confesso que diversas vezes me peguei pensando como Dorothy e seus amigos iam superar as dificuldades da sua jornada e adorei ver como a amizade deles vai se fortalecendo ao longo dessa aventura pela terra de Oz.
comentários(0)comente



Blog MDL 27/07/2015

Com uma característica toda sua, o livro de Baum foi visto como “literatura popular de mau gosto” pelos críticos ao longo dos anos. Para nossa sorte, o público alvo não dá atenção a crítica literária e caiu de amores pelas aventuras de Dorothy e seu cãozinho Totó.

Numa rápida sinopse, Dorothy é uma pequena garota que vive com os tios, nas grandes pradarias do Kansas, quando um ciclone chega ao local onde eles moram. Os tios conseguem chegar ao abrigo e se proteger, mas a menina acaba ficando na casa, que acaba por ser levada pelo ciclone.

Após um curto período te tempo, aonde a casa vai sendo levada pela força da natureza, a mesma acaba por cair em no reino mágico de Oz. Assim que chega, Dorothy descobre que a casa acaba por cair em cima da Bruxa Má do Leste, matando assim a megera, para a alegria dos moradores daquela região, os Munchkins. Dorothy então acaba se tornando uma heroína, mas tudo que a criança deseja é retornar para casa, ao lado de seus tios.

Portando agora os sapatinhos prateados da Bruxa Má de Leste (Um detalhe que será muito importante para a história) e acompanhada de seu fiel amigo Totó, Dorothy parte rumo a Cidade Esmeralda, onde o tão famoso Mágico de Oz poderá ajudá-la a retornar para seu lar.

Durante o caminho, Dorothy encontrará três incríveis companheiros de viagem. O Espantalho, o Lenhador de Lata e o Leão. Os três também desejam ver o mágico, pois o Espantalho deseja um cérebro, o Lenhador um coração e o Leão, coragem.

A partir daí deixo com vocês a curiosidade de ir atrás desse livro repleto de aventuras e incríveis narrativas!

A respeito do livro, Baum claramente usou como inspiração o clássico infanto Juvenil Alice, do Lewis Carrol, pois ambos os livros abordam sobre uma jovem moça que se vê em uma terra desconhecida e mágica, tentando desbravar esse novo território.

Assim como outras histórias já citadas aqui no blog, "O Mágico de Oz", além de uma descrição bem feita dos lugares e uma história linear, traz personagens muito bem caracterizados, com que leitor logo se identifica.

Sobre as questões filosóficas a cerca da obra, o mais curioso é quando notamos que tudo não passa de uma grande sátira e uma alegoria a nossa realidade. Baum não apenas se preocupou com os aspectos infantis, como inseriu ali críticas à sociedade e também a nós, enquanto indivíduos.

É interessante quando percebemos que tudo aquilo que nossos protagonistas carismáticos tanto almejam, eles na verdade já tem. O Espantalho é o mais esperto, sempre com ótimas ideias, o Lenhador é, junto com a Cinderella, em minha opinião, o personagem mais gentil que pode conhecer na literatura, e o Leão, apesar de medroso, sempre encara os desafios, principalmente quando é para auxiliar seus companheiros. Uma clara demonstração de que, por muitas vezes, nós não conhecemos a nós mesmos e nossas próprias capacidades.

A pequena Dorothy foge do padrão de que mocinhas meigas são fracas. Ela é uma personagem que, apesar de toda sua inocência e candura, tem uma forte presença durante toda a história, sendo praticamente a líder de todo o grupo.

Um personagem que eu simplesmente detesto (por motivos próprios, afinal ele é extremamente bem caracterizado) é o Mágico. Não planejo dar spoiler, pois pode ser que haja alguém que ainda não conheça a obra, mas quando descobrimos a verdade sobre ele, a meu ver, é algo extremamente revoltante e não consigo mensurar o quão ruim acho que uma pessoa pode ser, quando faz algo como o que ele fez. Fica aí minha pergunta, para os que já conhecem a história: Será que não conhecemos muitos Mágicos de Oz, como esse, em nossas vidas?

Sobre continuações, o Mágico de Oz é uma obra que tem MUITAS continuações! Se não me engano, são mais 13 livros (bem mais, pra falar a verdade). Infelizmente, nunca tive a oportunidade de ler nenhum (O único desse universo que tenho muita vontade de ler é Wicked), mas fica aí a dica para quem se encantou pela história e deseja mais, só não sei se foram traduzidos para nossa língua.

Recomendo que, aqueles que têm posse da edição da Zahar, leiam o prefácio do Gustavo Franco, em que ele disserta sobre as alegorias políticas e monetárias da obra. É um conteúdo extra que a editora nos presenteia dando uma nova perspectiva sobre a obra.

O Mágico de Oz é aquela estória que, junto com Peter Pan e Alice, aquece nossos corações, ao mesmo tempo em que nos faz perceber o mundo com outro olhar. E, se tem uma coisa que o livro nos ensina, acima de tudo, e que foi bem citado pela atriz Judy Garland é: “There’s no place like home”

site: http://www.mundodoslivros.com/2015/07/resenha-especial-o-magico-de-oz-por-l.html
comentários(0)comente



leiturasdaursula 15/02/2021

Dorothy é uma menina determinada
Esta é uma história incrível que fui relembrando aos poucos! É uma daquelas obras que já ouvi tanto falar, até já assisti adaptações mas nunca tinha lido a obra original! Assim como Peter Pan e O Hobbit foi uma experiência incrível e veio em bom momento. As aventuras de Dorothy pelo mundo de Oz são divertidas e encantadoras! Relembrei o Toto, homem de lata, espantalho, leão medroso e tantos outros personagens encantadores! Recomendo!
comentários(0)comente



Maciel 10/02/2022

Dorothy e seu cachorro Totó são levados para a terra mágica de Oz quando um ciclone passa pela fazenda de seus avós no Kansas. Eles viajam em direção à Cidade Esmeralda para encontrar o Mago Oz e no caminho encontram um Espantalho, que precisa de um cérebro, um Homem de Lata sem um coração e um Leão Covarde que quer coragem. O Mago pede ao grupo que tragam a vassoura da Bruxa Malvada do Oeste a fim de ganharem sua juda.
comentários(0)comente



Natália 28/03/2021

Me surpreendeu ?
Confesso que não esperava que iria gostar tanto quanto gostei. O livro apresenta uma linda história de amizade, amor ao próximo e superação.
Nos fazendo refletir que ás vezes, coisas ruins podem nos trazer experiências incríveis.
Adorei ?
comentários(0)comente



Nanna 04/05/2022

Uma leitura infantil
Como eu queria ter tido a experiência de fazer essa leitura quando criança!

Eu gostei muito da linguagem do livro, fácil e fluído. É realmente ideal pra crianças, claro, tirando umas partes que podemos considerar violentas kkk mas, dado a data de lançamento, os livros infantis não tinham tantas restrições como eu acredito que tenha hoje.
Esse livro fala abertamente sobre morte, tem até um momento específico que o Homem de lata vai salvar alguém e eu achei meio hipócrita essa parte. Quem leu vai saber...

Mas enfim, lendo alguns livros infantis antigos tbm, esse foi o que de longe eu mais gostei.
É engraçado, inocente e quando Chega a quase o final, quando eles conhecem Oz, eu realmente fiquei surpresa kkk

E claro, tem a mensagem central que como adulta eu já percebi desde o começo, coisas como: o espantalho não ter cérebro mas sempre ser aquele que dá as ideias, o homem de lata não ter coração, mas ser o que mais chora... O leão medroso sem saber que ter medo é normal.

Todos já tinham o que tanto queriam, só não sabiam...
Isso na percepção de uma criança deve ser genial, por isso 5 estrelas.
comentários(0)comente



Joyce.Mayra 04/07/2022

Lúdico, leve e muito bem escrito!
Dorothy e seus amigos durante toda a leitura nos ensina muito sobre companheirismo e autoconfiança.

Em vários momentos a obra ressalta como os amigos, que fazemos durante a vida, e nossas diferenças, quando respeitadas, são ótimas aliadas. No tempo em que caminhamos até nossos objetivos, passamos por muitos obstáculos e ter pessoas especiais com qualidades diferentes das nossas, além de divertido, pode descomplicar muita coisa.

Outra lição, que deveria também ser um lembrete diário, é que a magia está em nossas crenças e no conhecimento que adquirimos enquanto vivemos e não em algo inexplicável.

Por fim, por ser um livro infantil, indico pra quem quer dar uma respirada de livros mais densos.
comentários(0)comente



Alessandra.Adams 17/02/2022

Adorei! Não é à toa que esta história se tornou um clássico. A gente viaja e se emociona junto com a Dorothy e seus amigos pelas terras de OZ. Além disso, o livro aborda com maestria a valor da amizade.
comentários(0)comente



thecia 29/11/2022

mágico não é o Oz, é o livro
Que delícia de leitura, pequeno, leve, super fácil de entender e traz lição sobre o amor, sobre a coragem, sobre a amizade, sabedoria, e, principalmente, sobre nos conhecer e nos encontrar em nós mesmos.
O Espantalho quer um cérebro, o Homem de Lata quer um coração e o Leão quer coragem, e o que a gente pode tirar de moral disso tudo é que muitas dessas qualidades já estão dentro de nós o tempo todo e tudo que precisamos fazer é acreditar em nós mesmos.
E a Dorothy nos ensina sobre persistência, alegria, e sobre viver sem medo de ajudar ao próximo.
Eu AMO esses livros infantis que trazem essas mensagens que parecem tão simples e bobas, mas que se formos parar pra pensar, infelizmente, faltam muito ao mundo. A vida adulta muitas vezes tira de nós a confiança em nós mesmo, a bondade, a alegria? Que história importante!
Hudson 07/12/2022minha estante
Sua resenha me fez ter vontade de ler o livro. Quero ler. ??


thecia 07/12/2022minha estante
leia mesmo!! vale a pena demais, depois me conta


Hudson 07/12/2022minha estante
Tá joia!!!!!!




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Naju 22/03/2021

Li esse livro quando ainda estava no quinto ano, hoje eu tô quase me formando e vejo que ele foi um passo grande pra criança que eu era na época, super recomendo e ainda tem ilustrações.
comentários(0)comente



Elyoliveira 27/12/2021

Esperava mais..
Acho que criei muita expectativa pra essa leitura, achei que seria como O Labirinto do Fauno foi pra mim "uma viagem de aprendizado que deixa uma marca no coração e na mente".
Por fim, fui lendo e lendo e lendo e vi que não seria nada disso, teve algumas falas que da pra levar para a vida, mas o enredo não é la aquelas coisas ? Sei que muito vão me odiar por essa resenha rs, mas é minha opinião ????
Li o significado da história, o que o autor quis passar para o leitor.. mas não achei que conseguiu deixar claro seu objetivo.
Razoável ???
carbononh 14/01/2022minha estante
Aí, eu tô lendo agora e tô me sentindo um monstro pq tô achando mt besta e chato KKKKKKK


Elyoliveira 14/01/2022minha estante
Kkkkkkkkkk senti o mesmo.
No fim da leitura tive que pesquisar qual mensagem o autor quis passar ? e fiquei achando mais chato ainda porque achei que nao teve nadaaaaaa haver com aquilo ?


Alana Anillo 14/01/2022minha estante
eu tava me achando muito do contra por estar odiando a leitura desse clássico kkkkkk mas ainda bem que não sou só eu




Dry 27/07/2023

"A verdadeira coragem consiste em enfrentar o perigo mesmo com medo".

Eu jurava que o Neil Gaiman tinha inventado essa frase, mas pelo visto Frank Baum chegou primeiro, não só na frase, mas também na minha infância. Sempre imaginei o quão incrível seria poder ir pra outro mundo, ver a estrada de tijolos amarelos, e a perfeita cidade das esmeraldas. Meu sonho de infância era receber a oportunidade que a Dorothy teve, de conhecer amigos tão leais, enfrentar aventuras e conhecer um lugar tão mágico. Mas hoje com outros olhos percebo que, mais do que despertar a imaginação, Frank baum queria passar uma mensagem filósofa através de personagens tão únicos, um espantalho inteligente, mas que se acha burro pois tem a humildade de acreditar que não possui cérebro, um homem de lata que diz não ter coração, mas que chora perante qualquer injustiça, e nunca se permite esquecer que o coração é a parte mais importante, um leão que enfrenta tudo pelos amigos e mesmo assim não se sente corajoso.. são tantas coisas ditas mais de forma discreta, que só mantiveram com um pouco de toque de perversidade o que eu já sentia pela história.
Elly.Larimar 27/07/2023minha estante
Esse livro é definitivamente fantástico. Sou completamente apaixonada.


Dry 27/07/2023minha estante
Eu tbm amo ele ?




2009 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR