O Maravilhoso Mágico de Oz

Skottie Young

Resenhas - O Mágico de Oz

2009 encontrados | exibindo 1 a 16

Rosa282 10/06/2024

Retornando a infância ou entendo o mudo de Oz
Ao retornar à leitura deste clássico me deparei com aspectos, que passaram despercebidos no passado. Tais perspectivas então alinhadas aos repertórios que fomos conquistando ao longo das experiências vivenciadas. "O mágico de Oz" apesar de suas referências infantis está longe de ser um livro infantil; esta narrativa aponta para questões sociais pertinentes ao seu tempo histórico de construção, que permanecem até a contemporaneidade. Escrito por L. Frank Baum e publicado pela primeira vez em 17 de maio de 1900, já chamava atenção para questões voltadas para a divisão de classes sociais, meio ambiente, exclusão, preconceito, racismo, corrupção, a divulgação indiscriminada de falsas informações, assassinato, manipulação, dentre outras discussões. Uma construção narrativa riquíssima que até hoje entretém e evoca reflexões. Recomendo esta leitura na edição da Antofágica, pois a considero muito boa, mas logo em seguida leiam também, Wicked na edição da editora Darkside. Estou fazendo isso e asseguro faz toda a diferença, porque Wicked apresenta não apenas uma expansão da narrativa de Oz, mas revela aspectos obscurecidos, ou seja, o outro lado da história.

jo.joe 09/06/2024

Pela estrada dos tijolos amarelos....
Um clássico atemporal, leitura leve e inspiradora que traz belas reflexões sobre coragem, amizade e autoconhecimento.

Nessa jornada de Dorothy e seus amigos, o Espantalho, o homem de Lata e o Leão Covarde, vemos a importância de acreditar em nós mesmos, nas nossas capacidades, em meio às adversidades.
A narrativa é simples, mas cativante; um livro infantil recomendado a todas as idades.

Jeniffer.Bulhoes 08/06/2024

Adorei!
Eu já tinha ouvido falar da história mas nunca tinha lido o livro, não conhecia direito. Mas adorei! Achei mto interessante e envolvente.. Só o final que esperava algo a mais. Acho que eu teria adorado ter lido na minha infância rsrs

Marcelo Duarte 08/06/2024

Amei do começo ao fim. Principalmente pelo fato de ser daquelas histórias onde tudo dá certo apesar de possíveis contratempos. História fantástica. Amei visitar esse novo mundo. E conhecer a história deste clássico.

Verô 04/06/2024

???
Eu estava esperando mais dificuldades para Dorothy ultrapassar seus obstáculos, mas o fato de "ser fácil resolvido" expressa que a história é, de fato, um conto de fadas. Eu realmente sabia muito pouco sobre a história e os personagens, o que fez com que a leitura significasse muito - ainda mais nessa edição que traz, ao fim, dois papers de pesquisadoras fazendo uma alusão história e relacionando esse livro com outros (como Alice no País Das Maravilhas, Chapeuzinho Vermelho, Wendy e Peter Pan).

É uma leitura leve, rápida, com símbolos semelhantes a outras histórias, mas com sua própria personalidade. Realmente faz sentido Oz ter se transformado numa saga, recomendo! ?

xirly 03/06/2024

Fui ler pra depois ler wicked e me preparar pro filme e fiquei chocada com quantos detalhes a história possuía que não eram de meu conhecimento. realmente um universo bem rico que o filme não fez jus (apesar de ser maravilhoso também) e muito original. muitas aventuras contadas em capítulos curtos, o que é ótimo pra fluir a leitura. confesso que em alguns momentos fiquei um pouco empacada, mas creio que seja pelo fato de contar uma história infanto-juvenil, um público do qual não faço mais parte. Oz é uma história super importante e quero muito ler pros meus filhos, futuramente.

Karla.Kassiane 02/06/2024

O Mágico de Oz
Na famosa história de Lyman Frank Baum, considerado a primeira história de fantasia americana, o autor propõe logo no início uma história para crianças, diferente das antigas onde tudo era tão monstruoso, no entanto apesar de trazer de forma muito bonitinha e alegre O mágico de Oz não é uma história só para crianças (e algumas partes nem para elas).
Dorothy, o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão covarde além do cachorrinho totó se conhecem em circunstâncias bastante curiosas, e todos tem algo em comum: eles desejam algo desesperadamente. A menininha deseja voltar para o cinzento Kansas, o Espantalho deseja um cérebro, o Homem de Lata deseja um coração e o Leão covarde deseja ser a fera mais corajosa. Contudo o único que pode realizar esses desejos é o Grande e Terrível, Oz o mágico e governante da cidade das esmeraldas, para chegar até lá passam por inúmeras desventuras e percebemos que o mais inteligente é o que deseja o cérebro, o mais afetuoso é que quer um coração e o dotado de maior coragem é aquele que quer ser o corajoso.
O livro poderia ter um final melhor, mas a moral é ótima, muitas vezes não vimos nossas próprias qualidades.

CG! 31/05/2024

O coração do tolo
“E você, meu amigo galvanizado, você quer um coração. Você não sabe o quão sortudo és por não ter um.”

Escrito em 1900 e adaptado para o cinema em 1939, com pretensões de uma proposta infantil, O Mágico de Oz foi muito além disso. Suscitou a curiosidade literária em uma escrita que atravessou o século; provocou o cinema em um clássico marcante com Judy Garland, e que no campo da música ainda gera discussões sobre sua curiosa sincronia com o álbum The Dark Side of the Moon.

Em uma narrativa de simplicidade infantil, mas longe de ser ingênua, a menina Dorothy é levada do interior do Kansas a uma jornada de fantasia que em algum ponto lembra as digressões de Alice (Lewis Caroll), mas que guarda a particularidade de fazer todo o sentido às crianças adultas.

A jornada é conduzida por ela e seu três raros amigos na busca daquele que teria o poder de suprir os defeitos que faziam cada um deles serem quem são; uma força poderosa de um homem oculto em um lugar não muito distante. O mágico que poderia dar um coração ao homem-de-lata, fazer do leão um ser corajoso, e dar o poder de reflexão ao espantalho.

Alinhando a necessidade da bravura, da inteligência e da capacidade de sentir, Dorothy é a guia que aos poucos vai compreendendo seu papel na construção de cada um deles, em um caminhar de sentido que aos poucos afasta O Mágico de Oz de ser apenas um livro infantil.

Ao final, aquilo que se cria como o máximo da capacidade que pudesse resolver os problemas de todos eles não passa de um vazio. A longa jornada construída sob os fundamentos de uma percepção de pura esperança não era mais do que isso: uma esperança.

Mas nem isso - essa falta de verdade - acaba por significar que aquela crença não deveria ser tomada como verdadeira durante o caminho. A estrada das pedras amarelas era – e deveria – ser assim composta, a partir de uma mentira, para que só então pudesse Dorothy perceber que não há lugar como o seu lar. Talvez a ensinar, na fábula, que alguns pontos de vista somente se revelam depois de atravessado todo o caminho pedregoso. Simples, porém conclusivo e real. Um livro infantil para crianças adultas.

“- Ainda assim - disse o Espantalho -, quero um cérebro em vez de um coração; porque um tolo não saberia o que fazer com um coração se tivesse um.
- Fico com o coração - respondeu o Homem de Lata. - Porque cérebro não faz ninguém feliz, e a felicidade é a melhor coisa do mundo.”

Adelson 30/05/2024

Até que para um livro infantil ele é bem violento.
Mesmo assim é uma aventura gostosa que Dorothy passa com seus amigos e o cãozinho Totó. Seguindo pela estrada de Tijolos amarelos atrás do Grande Oz e além.

gabriel2752 29/05/2024

Pra mim, tem tudo o que um livro infantil tem de ter: personagens cativantes, acontecimentos mirabolantes, narração divertida e muita bobagem encantadora de ler. Um clássico maravilhoso e uma delícia de ler! Interessante ver os personagens buscando algo que já estava neles. Amo tanto meus 4 amigos????

Mariana 27/05/2024

Livro infantil
Mágico de Oz comcerteza não seria minha primeiro opção de livro, mas como foi um trabalho de escola, eu tive que ler.
Achei a estória legal, mas por ele ser um livro infantojuvenil, não é algo que eu releria.
É um livro muito criativo é com personagens divertidos, mas pra mim não foi um livro fácil de ler, já que fiquei entediada a maior parte do tempo.

Ana Andrade 27/05/2024

Cérebro ou coração? Amor ou razão?
Afinal, o que é mais importante: o cérebro ou o coração? O amor ou a razão?
"Com certeza vc tem bastante coragem. Você só precisa de confiança em si mesmo. Não existe nenhum ser vivo que não tenha medo quando enfrenta o perigo. A verdadeira coragem é enfrentar o perigo mesmo tendo medo, e esse tipo de coragem você tem" - O Mágico de Oz
Maravilhoso!! Leiam

Raquel | @booksecafe 26/05/2024

Gosto de infância
Às vezes tudo o que precisamos é viajar para um universo onde o mal é vencido facilmente e o final sempre é feliz.

2009 encontrados | exibindo 1 a 16