Barrabás

Barrabás Emery Bekessy

Resenhas - Barrabás

Cah 19/07/2013

Emocionante.
Me sinto na obrigação de indicar esse livro para todos os que eu conheço.

É uma narrativa simples, sem muito enfeite, nem muito rebuscada. Confesso que, demorou um pouco para prender a minha atenção no começo, mas persisti.
É um livro maravilhoso que retrata o momento político em que Jesus apareceu. O foco é, como o próprio título já diz, Barrabás, e conta sua ambição: a de "libertar" o povo judeu do Império de Roma, por meio da luta armada.
Podemos ter acesso a outros personagens citados na bíblia, como Lázaro, Maria e Marta, José de Arimatéia, Pilatos, entre outros, de uma forma mais clara (claro que na visão humana).
Porém, o que mais me tocou no livro, foram os últimos 5 capítulos. O momento em que Jesus é preso, temos uma narrativa bem simples dos acontecimentos, e de forma bem tocante. Claro, nada pode substituir a leitura da bíblia, pois esta é a Palavra de Deus.
Emery Bekessy procura narrar um pouco da história nos bastidores, ou seja, em segundo plano. Podemos ter uma descrição da trama dos sacerdotes contra Jesus, a posição de Pilatos, etc. Enquanto o julgamento de Jesus, pelos sacerdotes, ocorre, podemos, por meio dos olhos de um personagem, ter contato a outros fatos, como, o soldado que teve a orelha cortada, no momento da prisão, e logo depois curada por Jesus, a negação de Pedro, etc.
Neste livro, vemos o retrato do amor contra o ódio. Jesus, representando o amor, a bondade, e Barrabás o ódio, e a violência.