A biblioteca esquecida de Hitler

A biblioteca esquecida de Hitler Timothy W. Ryback

Resenhas - A Biblioteca Esquecida de Hitler

Luiza 23/06/2020

Super interessante para descobrir um pouco dos bastidores do que se aprende em aulas e estudos sobre as grandes guerras na perspectiva alemã e, nesse caso, focado em Hitler.

Tiago 01/08/2017

A BIBLIOTECA ESQUECIDA DE HITLER

É muito comum ouvir criticas sobre a saturação do mercado literário com obras sobre Hitler e o nazismo. Embora reconheça que existe uma atenção desproporcional das editoras brasileiras pelo tema, em função do seu apelo comercial, existem muitas obras que apesar de falarem de um mesmo evento o fazem de diferentes ângulos de modo que um funciona como complemento do outro.
O problema é que um mercado literário monotemático acaba deixando de lado inúmeros outros temas igualmente relevantes e que em alguns casos tratam de eventos pré e pós segunda guerra mundial (1939-1945). Isso é muito significativo, pois se cria um publico informado sobre os eventos da guerra, mas incapaz de identificar os elementos que levaram a ela ou compreender seus desdobramentos. Se existe uma obra que explora uma face até então desconhecida do ditador austríaco é “A biblioteca esquecida de Adolf Hitler” do historiador Timothy W. Riback.
É um texto sem grandes pretensões e direcionado a todo tipo de publico, inclusive o mais leigo. Não existe predomínio da política aqui e embora a obra se permita fazer uma breve biografia de Hitler à idéia é mostrar como ele moldou seu pensamento buscando amparo nos livros. Riback não oferece a imagem de um homem influenciado pelos livros, muito pelo contrario: Hitler já possuía suas convicções políticas e raciais e o que ele fazia era buscar nos livros autores que partilhassem dos mesmos pontos de vista.
O autor explora uma face mais humana de Hitler e nos mostra que ele não era um completo fanático nacionalista que considerava tudo que fosse alemão superior aos demais; ele, por exemplo, considerava Shakespeare muito superior a Goethe.
É um livro fácil de ler, muito interessante, com uma abordagem diferenciada e bem menos carregado de tensão que as demais obras sobre Hitler trazem em seu núcleo. Ótimo texto de um autor que resolveu se lembrar de algo que todos haviam se esquecido: o papel da leitura na vida de todos nos.

AUTOR
TIAGO RODRIGUES CARVALHO

site: http://cafe-musain.blogspot.com/2017/08/a-biblioteca-esquecida-de-hitler.html

ThelioFarias 07/02/2017

Um livro sobre uma biblioteca
Hitler era um colecionador de livros. Chegou a possuir mais de 16 mil livros. Alguns escritos por judeus que sobreviveram graças se encontrarem na biblioteca do "Führer" (senão teriam sido queimados).

O livro de Timothy Ryback conta a história da biblioteca particular só ditador, com curiosidades sobre o gosto de Hitler por livros esotéricos, sobre ocultismos e relator como que o sanguinário ditador chegou a cogitar ser padre, amava cachorros e era vegetariano.

Ricardo1z 04/04/2016

Conhecimentos gerais 1
Ainda existem muitos enigmas envolvendo a figura de Hitler, entretanto, esse livro revela alguma coisa. A narrativa busca entrelaçar acontecimentos biográficos de sua vida com o momento em que certos livros chegam em suas mãos. Alguns detalhes são realmente surpreendentes, imagens vivas de certos acontecimentos e como ele agia na época. Certamente que faltaram algumas informações, mas, é um livro muito bom pra se ver certos acontecimentos sob uma outra perspectiva.

Carla 16/03/2015

Curiosidade
Caso seja uma pessoa que goste de entender o porquê das coisas e de certos comportamentos, este livro é uma ótima pedida!
Permite que você entenda algumas coisas de novas perspectivas... Abre seus olhos para fatos que passaram despercebidos.
Não digo que o livro seja tão bem escrito, mas entendo a dificuldade em filtrar o que é real é tamanha quantidade de materiais em tão poucas páginas!
Mas, de qualquer forma, acredito que valha a pena entender melhor sobre esta figura tão emblemática do século XX.

Valney 23/02/2015

Interessante
Bom particularmente esperava mais desse livro, se aprofundando mais nos livros do ditador. No geral achei interessante conhecer os livros que hitler mais se dedicava, como livros sobre guerras, e outra coisa que me era desconhecido, hitler era católico porém não praticante fato curioso.

Tiago675 14/08/2014

Mais do mesmo
Eu esperava um trabalho gigantesco sobre as leituras do Führer, no entanto, encontrei um livro quase biográfico e pouca literatura. Valeu a pena? Obviamente. Como fã de História acabei descobrindo fatos muito interessantes da vida de Adolf. Porém, não cumpre o que prometera.

Rodney Eloy 29/03/2014

Trechos chave
"Walter Benjamin certa vez que dá pra saber muita coisa sobre um homem pelos livros que ele mantém: seus gostos, seus interesses, seus hábitos. Os livros que guardamos e os que descartamos, os que lemos, bem como os que decidimos não ler, dizem algo sobre quem somos."

"Para Benjamin, cada volume de uma biblioteca representava um "destino" individual, cada qual com sua própria história, seu próprio propósito na vida do colecionador, fosse ele entreter, distrair, informar ou decorar, mas em última análise e coletivamente servir de testemunha depois que o colecionador fosse "exterminado", como um coro reunido de uma tragédia grega."

Krisley 12/10/2013

Ótimo!
Livro interessantíssimo, o autor descreve as bibliotecas de Hitler com seus livros luxuosamente encadernados, seus rabiscos e anotações nas paginas, suas ex-libris e as dedicatórias dos inúmeros livros que ele ganhou principalmente após se tornar führer.

Mostra bem a criação de Mein Kampf (os manuscritos antes de Rudolf Hess datilografar o livro), o surgimento do partido nazista e seus livros recomendados, o confronto com a Igreja católica.

Há muitas informações pouco conhecidas como os dois livros escritos por Hitler que não foram publicados: o terceiro volume de Mein Kampf e suas memórias da primeira guerra mundial (perdidas) .

Recomendo!

RENE 08/01/2012

TEORIA DA LEITURA...
Engraçado uma teoria colocada que os grandes lideres, donos de sultosas bibliotecas ( STALIN,HITLER,MAO... )na verdade não leram nem 10% por cento de seus livros.Muitos apenas visto e lidos algumas paginas,na verdade, estes líderes procuravam mais " informações " relativo ao seu momento bélico vivido,do que propriamente conheçimentos literários...M ais ao todo o livro é curioso no que propoem mostrar sobre Hitler.
Fabius 09/03/2016minha estante
mas neste caso falam que Hitler lia um livro por noite...

Ricardo1z 04/04/2016minha estante
Acho pouco provável Fabius. Ele se vangloriava de ler um livro por dia, mas é mais provável que lesse um trecho de algum livro por dia. De fato tinha o hábito de ficar acordado até altas madrugadas lendo, mas é quase impossível alguém devorar livros com centenas de páginas por dia.

Lincoln 02/09/2011

Um bom livro para pesquisa
Um bom livro, o autor através desta pesquisa consegue nos mostrar um pouco mais sobre essa criatura chamada Hitler. Vale a pena ler.

cid 27/09/2010

Os livros que fizeram a cabeça de Hitler.
Eu esperava mais desse livro. Talvez em termos de literatura. Mas, as informações são em linhas gerais. Hitler lia muito.Livros sobre as guerras, sobre os reis germanicos,sobre ocultismo, sobre armamento, filosofia e artes.Hitler segundo o autor preferia Shakespeare a Goethe e Schiller, apreciava O mercador de Veneza e Julio Cesar.Possuia 3 bibliotecas, com mais de 16.000 livros.Mas, era também um homem que queimava livros.Contradições do ser humano, que mesmo durante a primeira guerra, encontrou oportunidade para adquirir um livro, Berlim de Max Osborn.

RafaelG 12/09/2009

Outro sinistro
Esse livro revela mais um pouco da personalidade contraditória de Adolf Hitler. É sinistro pensar que um homem capaz de provocar a morte de milhões de pessoas sem remorso algum fosse capaz de ser um leitor ávido.

Inlectus 18/07/2009

Bom livro.
Fonte de um conhecimento interessantissimo, um livro que mostra um lado de mistério de Hitler, muito pouco conhecido. Leitura recomendavel.