O Despertar

O Despertar L. J. Smith

Resenhas - O Despertar

Emily977 15/12/2023

?O Despertar? é o primeiro livro da tetralogia ?O Diário do Vampiro?, o qual inspirou posteriormente a série televisiva de mesmo nome. Publicado originalmente em 1991, o romance narra o relacionamento amoroso de Elena Gilbert e Stefan Salvatore: uma aluna popular do ensino médio disposta a realizar tudo pelo amor e um vampiro nascido durante a renascença italiana assombrado por memórias do passado.

Ainda que ambos carreguem dores, eles encontram consolo e felicidade nos braços um do outro e se mostram dispostos a enfrentar qualquer obstáculo que entre em seu caminho - incluindo o irmão mais velho e poderoso de Stefan, Damon Salvatore.

Fui rapidamente arrebatada pela história, e a escrita fluida contribuiu para a minha deliciosa experiência de leitura. Não entendo as críticas a Elena, uma vez que ela age como uma adolescente porque é uma. Mas, não gostei da forma em que o seu relacionamento com Stefan é desenvolvido, achei muito apressado, já que eles mal se conheciam e já tinham dito que se amavam. Fora isso, adorei o livro e estou ansiosa para ler a saga inteira.

Ana Lu 14/12/2023

Sou suspeita pra falar
Sou apaixonada por essa saga, não tenho muito o que falar, mas ler sobre Stefan me faz retornar na minha adolescência e eu sou apaixonada!!!
Essa saga tem meu coração.
Apesar de achar Elena uma louca, mal conhecia o cara e já disse que amava (tudo certo pra quem acredita em amor à primeira vista, já eu não)

Eloyza.Machado 11/12/2023

Chato!
No início até que eu estava gostando mas começou a ficar muito ruim! A Helena é uma insuportável, e o Stefan mais ainda.
Li até o final pra ter a absoluta certeza de que é uma grande porcaria, nem vou perder meu tempo com os próximos.

BrendaSabbi 08/12/2023

Eu adorei a história, não tem nada a ver com a série, então quem for ler não vai com a ideia de que é igual.
Confesso que fiquei muito curiosa pra ver o que acontece nos outros livros, aqui a gente tem pouco contato com o Damon. Vale a pena, é uma história muito massa, me prendeu super, leitura mega tranquila, vc vira as páginas quem nem vê e assim? lógico não é nada muito bem desenvolvido, o relacionamento das pessoas não são bem detalhados e tudo mais, é um livro que tu senta pra ler e acaba rapidão.

marina516 05/12/2023

Começando pelo fato que eu não esperava muita coisa me surpreendeu muito porém tive que digerir muito para ler todo o plot de Fast Love

sambussolotto_ 02/12/2023

10/10
Um triângulo amoroso entre dois vampiros e uma bela jovem, que conquistou uma enorme legião de leitores. Elena: a garota que pode conquistar o que quiser. Stefan: soturno e misterioso, ele terá de lutar para proteger Elena dos horrores que assombram seu passado

Juh 29/11/2023

Razoável
Sem sombra de dúvidas, a série é melhor! A personalidade da Elena aqui é tão diferente, ela ser obcecada em ter o Stefan pra ela por capricho só pq todos querem ela menos ele, me é super estranho!
Gustavo611 05/12/2023minha estante
Essa sensação vem do fato q vc assistiu a série primeiro... Porém os personagens originais são assim

Nandsland 24/11/2023

Fui ingênua achando que algo tão popular era BOM
E é horrível, sempre tento apontar os pontos positivos de livros que não gosto mas esse aqui me pegou. O único ponto positivo aqui é que dá um sentimento de nostalgia por te lembrar da série de TV. Mas por si só o livro é muito ruim.
O livro é pobre, essa é a palavra: pobre. Os personagens são pobres, com personalidades baseadas em estereótipos dos anos 2000, a rainha do baile e seu grupinho, o riquinho mimado que faz merda, o garoto pobre com bom coração, o garoto misterioso e lindo. Mesmo com a Elena tendo perdido os pais, ela não tem personalidade nenhuma, seu sofrimento é tosco, mau explorado e confuso considerando que ela passa o livro todo obcecada em um garoto só porque ele não caiu imediatamente aos pés dela. As amigas dela quase não têm histórias próprias e suas vidas parecem girar em torno da Elena. A personalidade do Stefan é muito confusa e mau explorada, com motivações vazias e a rivalidade dele com o Damon também é desenvolvida muito porcamente. Você acompanha a historinha deles com a Katherine mas não fica nem um pouco claro porque eles se odeiam a ponto de alimentar isso por séculos, pois o Damon fica séculos se fortalecendo para infernizar o Stephan e você nem entende porquê.
Não existe desenvolvimento do suposto casal Elena e Stephan, a partir do momento que ele salva ela do Tyler, ela já vai falando eu te amo, dizendo que não quer deixá-lo e afins, sendo que a única interação que tiveram antes foi ele evitando ela e ela obcecada por ele por rejeitá-la. Fica parecendo que ela é destinada a amá-lo automaticamente apenas por ser doppelgänger da Katherine, outra que também é escrita de maneira muito confusa pelo ponto de vista do Stephan.

KaduDiniz 22/11/2023

Por mais que eu goste muito deste livro, não posso negar que ele meio fraco, os personagens não tem tanto desenvolvimento, porém esse nem é o problema maior, por ser curto acho que acontece tudo muito rápido. O melhor personagens desse livro é o Stefan

Creici 10/11/2023

Imaginar Elena toda corajosa e não uma songamonga é estranho ? Stefan como sempre se culpando por tudo. E Damon.. é o Damon.