A Senhora

Resenhas - A Senhora

Edilene 10/06/2012

A Senhora - Catherine Clément
Gracia Nasi e a saga dos judeus no século XVl

Um comovente romance histórico,onde a voz do Duque de Naxos conta a trajetória de sua familia,sua paixão pela tia Gracia ou Beatriz de Luna.Gracia Nasi faz de sua vida uma verdadeira luta para ajudar os judeus convertidos à força ao cristianismo.
Perseguida pela Inquisição,Gracia é expulsa sucessivamente de Lisboa, Antuérpia, Veneza e Ferrara (onde manda imprimir a primeira Bíblia traduzida para ladino — a célebre Bíblia de Ferrara).
Gostei bastante da leitura,uma linguagem culta, correta e por vezes poética e formal.Gostei tanto do inicio do ramance,mas no decorrer da leitura torna-se um pouco cansativo por mostrar toda história politica
da época,envolvendo interesses comerciais.Agora,quando a narrativa mostra a paixão e os desencontros entre Gracia e Josef Nasi,o livro é sensivel,adorável!Um amor de uma vida inteira,um amor verdadeiro de um homem por uma mulher.
Achei esse trecho que segue muito lindo!

"Queixar-me teria sido redículo;eles amavam-se sem o
dizerem,tive pois ciúmes sem o admitir.
"Contudo,que terei eu feito toda a vida
senão esperar uma mulher?Viajar sem ela,reencontrá- la,separar-me dela,a ordem suas,esperar o regresso,e perdê- la de novo...."

Muito lindo!Recomendado para quem gosta de romance histórico,neste caso um romance que instrui e comove.
Sandra.Oliveira 03/07/2021minha estante
Um dos melhores livros que já li. Pra quem gosta de romance histórico como eu, vale muito à pena.