O Poder do Agora

O Poder do Agora Eckhart Tolle

Resenhas - O Poder do Agora

Alane.Sthefany 16/05/2022

O Poder do Agora - Eckhart Tolle
O momento presente é tudo o que temos. Nunca há um tempo em que a nossa vida não é ?este momento?.

Foi um livro bom, o que mais me chamou atenção foi o nome do livro, pois queria ler algo sobre o tempo, e o que seria melhor do que o tempo presente, esse instante que estamos, o Agora (que o livro tanto menciona) ?
Tiveram boas reflexões no decorrer da leitura, entretanto, tiveram também várias coisas que me incomodaram.
Muitas das coisas aqui escritas, são mais "verdades" que o autor acredita, e não algo de fato comprovado (o famoso ? Fonte: vozes da minha cabeça), ademais, diversas menções sobre passagens bíblicas em que ele empurra para o leitor a sua interpretação de forma forçada, para dá crédito ao que ele diz, quando a passagem nem quer de fato dizer aquilo que ele tanto quer que os leitores acreditam, que é a sua teoria e a sua visão de mundo. Bastando ler o contexto para a interpretação dele cair por terra.
Eu esperava mais do livro, devido ao nome, mas é um livro Okay.

Trechos Preferidos ?????

Autor

Tudo parecia estranho, hostil, absolutamente sem sentido. Senti uma profunda aversão pelo mundo e, principalmente, por mim mesmo. Qual o sentido de continuar a viver com o peso dessa angústia? Para que prosseguir com essa luta? Um profundo anseio de destruição, de deixar de existir, tinha tomado conta de mim, tornando-se até mais forte do que o desejo instintivo de viver.?Não posso mais viver comigo?, pensei. Então, de repente, tomei consciência de como aquele pensamento era peculiar. ?Eu sou um ou sou dois? Se eu não consigo mais viver comigo, deve haver dois de mim: o ?eu? e o ?eu interior?, com quem o ?eu? não consegue mais conviver.? ?Talvez?, pensei, ?só um dos dois seja real.?

No dia seguinte, fui acordado por um pássaro cantando no jardim. Nunca tinha ouvido um som tão maravilhoso antes. Meu quarto estava iluminado pelos primeiros raios de sol da manhã. Sem pensar em nada, eu senti ? soube ? que existem muito mais coisas para vir à luz do que nós percebemos. Aquela luminosidade suave que atravessava as cortinas da janela do meu quarto era o próprio amor. Meus olhos se encheram de lágrimas e eu percebi que nunca tinha reparado na beleza das pequenas coisas, no milagre da vida. Era como se eu tivesse acabado de nascer de novo.
(...) percebi que nunca tinha reparado na beleza das pequenas coisas, no milagre da vida. Era como se eu tivesse acabado de nascer de novo.

[...]

Livro - O Poder do Agora

Trechos Preferidos ?????

Assim como os cães adoram mastigar ossos, a mente adora transformar dificuldades em problemas.

(...) a mente está usando você. Estamos tão identificados com ela que nem percebemos que somos seus escravos.

(...) vemos e julgamos o presente com os olhos do passado

(...) ouvir um pensamento significa que você está consciente não só do pensamento, mas também de você mesmo, como uma testemunha daquele pensamento.

Até mesmo os grandes cientistas têm relatado que as suas descobertas mais originais aconteceram em um momento de serenidade mental.

(...) uma simples célula humana, que mede 1/1.000 de 25,4 mm, pode conter instruções dentro do DNA que encheriam 1.000 livros de 600 páginas cada um? Quanto mais aprendemos sobre o funcionamento do corpo, mais percebemos como é vasta a inteligência que age dentro dele e como sabemos pouco a esse respeito.

(...) quanto mais a mente tenta se livrar do sofrimento, mais ele aumenta. A mente nunca pode achar a solução, nem pode permitir que encontremos a solução, porque é, ela mesma, uma parte intrínseca do ?problema?.

O prazer sempre se origina de alguma coisa externa a nós, ao passo que a alegria nasce do nosso interior.

O sofrimento que sentimos neste exato momento é sempre alguma forma de não aceitação, uma forma de resistência inconsciente ao que é.

Imagine a Terra sem a vida humana, habitada apenas por plantas e animais. Será que ainda haveria passado e futuro? Será que as perguntas ?que horas são?? ou ?que dia é hoje?? teriam algum sentido para um carvalho ou uma águia? Acho que eles ficariam intrigados e responderiam: ?Claro que é agora. A hora é agora. O que mais existe??Não há dúvida de que precisamos da mente e do tempo, mas, no momento em que eles assumem o controle das nossas vidas, surgem os problemas, o sofrimento e a mágoa.

"Se antes você se fixava no tempo e fazia rápidas visitas ao Agora, inverta essa lógica, fixando-se no Agora e fazendo visitas rápidas ao passado e ao futuro quando precisar lidar com os aspectos práticos da sua vida. Diga sempre ?sim? ao momento atual."

"todo sofrimento é, em última análise, uma ilusão, e isso é verdade. A questão é se isso é uma verdade para você."

"O ego precisa de alimento e proteção o tempo todo. Tem necessidade de se identificar com coisas externas, como propriedades, status social, trabalho, educação, aparência física, habilidades especiais, relacionamentos, história pessoal e familiar, ideais políticos e crenças religiosas. Só que nada disso é você.Levou um susto? Ou sentiu um enorme alívio? Mais cedo ou mais tarde, você vai ter que abrir mão de todas essas coisas.(...)
Morte significa um despojar-se de tudo o que não é você. O segredo da vida é ?morrer antes que você morra? ? e descobrir que não existe morte."

"As necessidades do ego são intermináveis. Ele se sente vulnerável e ameaçado e, em consequência, vive em um estado de medo e carência. Quando entendemos esse funcionamento anormal da mente, não precisamos examinar todas as suas numerosas manifestações, nem transformá-lo em um problema pessoal complexo."

O FIM DA ILUSÃO DO TEMPO

Estar identificado com a mente é estar preso ao tempo. É a compulsão para vivermos quase exclusivamente através da memória ou da antecipação. Isso cria uma preocupação infinita com o passado e o futuro, e uma relutância em respeitar o momento presente e permitir que ele aconteça. Temos essa compulsão porque o passado nos dá uma identidade e o futuro contém uma promessa de salvação e de realização. Ambos são ilusões.Mas, sem o tempo, qual seria a razão de nossa existência? Não teríamos objetivos a alcançar, nem mesmo saberíamos quem somos. O tempo é algo precioso e acho que precisamos aprender a utilizá-lo com sabedoria, em vez de desperdiçá-lo.O tempo não tem nada de precioso, porque é uma ilusão. Aquilo que achamos ser precioso não é o tempo, mas um ponto que está fora dele: o Agora. Isso é realmente precioso. Quanto mais nos concentramos no tempo, no passado e no futuro, mais perdemos o Agora, a coisa mais importante que existe.Por que o Agora é a coisa mais importante que existe? Primeiramente, porque é a única coisa. É tudo o que existe. O eterno presente é o espaço dentro do qual se desenvolve toda a nossa vida, o único fator que permanece constante. A vida é agora. Nunca houve uma época em que a nossa vida não fosse agora, nem haverá. Em segundo lugar, o Agora é o único ponto que pode nos conduzir para além das fronteiras limitadas da mente. É o nosso único ponto de acesso à área atemporal e amorfa do Ser.

NADA EXISTE FORA DO AGORA

O passado e o futuro não são tão reais quanto o presente? Afinal, o passado determina quem somos e de que forma agimos no presente. E os nossos objetivos futuros determinam as atitudes que tomamos no presente.

Você alguma vez vivenciou, realizou, pensou ou sentiu alguma coisa fora do Agora? Acha que conseguirá algum dia? É possível alguma coisa acontecer ou ser fora do Agora? A resposta é óbvia, não é mesmo?Nada jamais aconteceu no passado, aconteceu no Agora.Nada jamais irá acontecer no futuro, acontecerá no Agora.O que consideramos como passado é um traço da memória, armazenado na mente, de um Agora anterior. Quando nos lembramos do passado, reativamos um traço da memória e fazemos isso agora. O futuro é um Agora imaginado, uma projeção da mente. Quando o futuro acontece, acontece como sendo o Agora. Quando pensamos sobre o futuro, fazemos isso no Agora. Obviamente o passado e o futuro não têm realidade própria. Do mesmo modo como a Lua não tem luz própria e apenas reflete a luz do Sol, o passado e o futuro são apenas um reflexo pálido da luz, do poder e da realidade do eterno presente. A realidade deles é ?emprestada? do Agora.

A CHAVE PARA A DIMENSÃO ESPIRITUAL

Em situações em que a nossa vida está ameaçada pode ocorrer naturalmente essa mudança na consciência do tempo para o momento presente.

Muitas pessoas, embora não percebam, gostam de se envolver em atividades perigosas, como escaladas de montanhas, corridas de automóvel, voos de asa-delta, pela simples razão de que essas atividades as trazem para o Agora, livres do tempo, dos problemas, dos pensamentos e das obrigações pessoais. Nesses casos, desviar sua atenção do momento presente, nem que seja por um segundo, pode significar a morte. Infelizmente, essas pessoas passam a depender de uma atividade em particular para ficar nesse estado. Mas você não precisa escalar a face norte do Eiger. Você pode entrar nesse estado agora.

?Não vos inquieteis pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo?.

(...) geralmente imaginamos o futuro como algo melhor ou pior do que o presente. Imaginar um futuro melhor nos traz esperança e uma antecipação do prazer. Imaginá-lo pior nos traz ansiedade. Ambos os casos são ilusões.

No momento em que percebemos que não estamos presentes, estamos presentes. Sempre que somos capazes de observar nossas mentes, deixamos de estar aprisionados.

"O tempo do relógio não diz respeito apenas a marcar um compromisso ou programar uma viagem. Inclui aprender com o passado, para não repetir os mesmos erros indefinidamente. Estabelecer objetivos e trabalhar para alcançá-los.

Mas, mesmo aqui, no âmbito da vida prática, onde não podemos agir sem uma referência ao passado ou ao futuro, o momento presente permanece como um fator essencial, porque qualquer ação do passado é relevante e se aplica ao agora. E planejar ou trabalhar para atingir um determinado objetivo se faz agora."

Repito que o momento presente é tudo o que temos. Nunca há um tempo em que a nossa vida não é ?este momento?.

Perdoar é abrir mão dos nossos ressentimentos e deixar que eles se desprendam de nós.

Tomar consciência da respiração, que já é uma meditação poderosa.

Todo vício surge de uma recusa inconsciente de encararmos nossos próprios sofrimentos. Todo vício começa no sofrimento e termina nele. Qualquer que seja o vício ? álcool, comida, drogas legais ou ilegais, ou mesmo uma pessoa ?, ele é um meio que usamos para encobrir o sofrimento. Essa é a razão por que, passada a euforia inicial, existe tanta infelicidade, tanto sofrimento nos relacionamentos íntimos. Eles não causam o sofrimento e a infelicidade. Eles trazem à superfície o sofrimento e a infelicidade que já estão dentro de nós.

É verdade que cada um de nós precisa ter um bom relacionamento consigo mesmo antes de se relacionar com outra pessoa?

Se você não consegue ficar à vontade consigo mesmo, vai procurar um relacionamento para encobrir o seu desconforto. Só que esse desconforto vai reaparecer de alguma outra forma no relacionamento, e você, provavelmente, atribuirá a responsabilidade ao seu parceiro.
Mas será que você precisa ter um relacionamento com você mesmo? Por que não ser apenas você? Quando se relaciona com você mesmo, já se dividiu em dois: ?eu? e ?eu mesmo?, sujeito e objeto. Essa dualidade criada pela mente é a raiz de toda complexidade desnecessária, de todos os problemas e conflitos em sua vida.

Capítulo Nove: MUITO ALÉM DA FELICIDADE E DA INFELICIDADE EXISTE A PAZ

A felicidade depende de circunstâncias consideradas positivas, ao passo que a paz interior não precisa delas.

Você pode afirmar, com certeza, o que é positivo e o que é negativo? Já fez o levantamento completo? Muitas pessoas devem ter aprendido bastante com as suas próprias limitações, seus fracassos, suas perdas, suas doenças e sofrimentos. Tudo isso ensinou-as a se desfazer das imagens falsas que tinham de si mesmas, dos desejos e objetivos superficiais ditados pelo ego e lhes deu profundidade, humildade e compaixão. Fez delas pessoas mais reais.Sempre que acontece alguma coisa negativa, há uma lição embutida, embora nem sempre se perceba isso na hora. Uma doença ou um acidente pode mostrar o que há de real ou irreal em uma situação, aquilo que é importante e o que não é.De uma perspectiva mais elevada, as circunstâncias são sempre positivas. Para ser mais preciso, elas não são positivas nem negativas. São do jeito que são. E quando aceitamos as coisas como são, o ?bem? ou o ?mal? deixam de existir em nossas vidas. Só o que existe é um bem supremo, que inclui o ?mal?.

Todo o mal e todo o sofrimento do mundo vão nos forçar a descobrir quem somos realmente. Assim, aquilo que, de uma perspectiva limitada, percebemos como o mal é, na verdade, parte de um bem maior que não tem opositores. Entretanto, isso só se torna uma verdade através do perdão. Sem ele, o mal permanece como mal.Através do perdão ? que significa reconhecer a falta de consistência do passado e permitir que o momento presente seja como é ?, acontece o milagre da transformação, não só no lado de dentro, mas também do lado de fora.

A IMPERMANÊNCIA E OS CICLOS DA VIDA

No nível da forma existe nascimento e morte, criação e destruição, crescimento e dissolução de espécies aparentemente independentes. Podemos ver isso em tudo: no ciclo da vida de uma estrela ou de um planeta, em um corpo físico, em uma árvore, em uma flor; na ascensão e queda de nações, de sistemas políticos e de civilizações, e também nos inevitáveis ciclos de lucros e perdas que temos na vida.Existem ciclos de sucesso, como quando as coisas acontecem e dão certo, e ciclos de fracasso, quando elas não vão bem e se desintegram. Você tem de permitir que elas terminem, dando espaço para que coisas novas aconteçam, ou se transformem. Se nos apegamos às situações e oferecemos uma resistência nesse estágio, isso significa que estamos nos recusando a acompanhar o fluxo da vida e que vamos sofrer.Não é verdade que o ciclo ascendente seja bom e o ciclo descendente seja ruim, a não ser no julgamento da mente. O crescimento é, em geral, considerado positivo, mas nada pode crescer para sempre. Se o crescimento nunca tivesse fim, poderia acabar em algo monstruoso e destrutivo. É necessário que as coisas acabem, para que coisas novas aconteçam.O ciclo descendente é absolutamente essencial para a realização espiritual. Você tem de ter falhado gravemente de algum modo, ou passado por alguma perda profunda, ou algum sofrimento, para ser conduzido à dimensão espiritual. Ou talvez o seu sucesso tenha se tornado vazio e sem sentido e se transformado em fracasso. O fracasso está sempre embutido no sucesso, assim como o sucesso está sempre encoberto pelo fracasso. No mundo da forma, todas as pessoas ?fracassam? mais cedo ou mais tarde, e toda conquista acaba em derrota. Todas as formas são impermanentes.

Em alguns períodos, estaremos altamente ativos e criativos, mas em outros tudo vai parecer estagnado, teremos a impressão de não estarmos indo a lugar nenhum, nem conseguindo nada.

Enquanto estivermos identificados com a mente, não poderemos evitar a compulsão de fazer coisas e a tendência para extrair o nosso valor de fatores externos, tais como as conquistas que alcançamos.

A impermanência também é um ponto central dos ensinamentos de Jesus: ?Não acumule tesouros na terra, onde as traças e a ferrugem arruínam tudo, onde os ladrões arrombam as paredes para roubar...?Enquanto a mente julgar uma circunstância ?boa?, seja um relacionamento, uma propriedade, um papel social, um lugar ou o nosso corpo físico, ela se apega e se identifica com ela. Isso faz você se sentir bem em relação a si mesmo e pode se tornar parte de quem você é ou pensa que é. Mas nada dura muito nessa dimensão, onde as traças e a ferrugem devoram tudo. Tudo acaba ou se transforma: a mesma condição que era boa no passado, de repente, se torna ruim. A prosperidade de hoje se torna o consumismo vazio de amanhã. O casamento feliz e a lua de mel se transformam no divórcio infeliz ou em uma convivência infeliz. A mente não consegue aceitar quando uma situação à qual ela tenha se apegado muda ou desaparece. Ela vai resistir à mudança. É quase como se um membro estivesse sendo arrancado do seu corpo.Às vezes ouvimos falar de pessoas que cometeram suicídio porque perderam a fortuna ou tiveram sua reputação arruinada. Esses são casos extremos. Outras pessoas, ao sofrer uma grande perda, tornam-se profundamente infelizes ou adoecem. Não conseguem distinguir a vida da situação de vida. Li recentemente sobre uma famosa atriz, que morreu depois dos 80 anos, que foi ficando cada vez mais infeliz e reclusa conforme envelhecia. Ela estava identificada com uma circunstância: a sua aparência externa. No início, isso lhe deu um sentido feliz do eu interior, depois um sentido infeliz. Se tivesse sido capaz de se conectar com a vida interior, que é dissociada da forma e do tempo, ela poderia ter aceitado o desaparecimento da beleza, observando-a de um lugar de serenidade e paz.

Todas essas coisas naturalmente vão acabar, os ciclos virão e irão, mas com o desaparecimento da dependência não há mais medo de perdas. A vida flui com facilidade.

Mesmo que tudo em volta desabe e fique em pedaços, você ainda sentirá uma profunda paz interior. Você pode não estar feliz, mas vai estar em paz.

A compaixão é a consciência de uma forte ligação entre você e todas as criaturas. Mas existem dois lados da compaixão, dois lados dessa ligação. De um lado, como ainda estamos aqui como um corpo físico, partilhamos a vulnerabilidade e a mortalidade da nossa forma física com todos os outros seres humanos e todos os seres vivos. Na próxima vez que disser ?Não tenho nada em comum com essa pessoa?, lembre-se de que você tem muitas coisas em comum. Daqui a alguns anos ? dois ou 70, não faz muita diferença ?, os dois terão corpos apodrecidos, depois serão pó, depois nada restará. Isso é uma percepção humilde e sensata que não deixa muito espaço para o orgulho.

A verdadeira compaixão vai além da empatia ou da simpatia.

Quando alguém faminto lhe pedir pão e você tiver, você vai dar. Mas, ao dar o pão, mesmo que o seu contato seja muito breve, o mais importante será esse momento do Ser partilhado, do qual o pão é apenas um símbolo. Uma cura profunda se instala internamente. Nesse momento, não há doador nem receptor.

?Ame os seus inimigos?, disse Jesus. O que, obviamente, significa: não tenha inimigos.

O passado e o futuro formam um contínuo sem interrupção, a menos que o redentor Poder do Agora seja ativado através da nossa presença consciente. Como você sabe, por baixo das várias condições que constituem a nossa situação de vida, que existe no tempo, há uma coisa mais profunda, mais essencial: a sua Vida, o seu próprio Ser dentro do eterno Agora.

Um filósofo estoico na Grécia antiga, ao saber da morte do filho em um acidente, respondeu: ?Eu sabia que ele não era imortal"
Djuaila 17/11/2022minha estante
Não estou conseguindo abrir o livro, poderia me dizer como faço para abrir e poder ler?

Alane.Sthefany 17/11/2022minha estante
O Skoob não é um app para leitura, é somente uma estante virtual, para você poder organizar os livros que já leu e quer ler, você pode fazer históricos de leitura, acompanhar outros leitores, tem tutorial no YouTube explicando como mexer.

Andre.28 14/06/2020

A Transformação Começa Na Importância do Agora
Críticas construtivas são salutares quando estão acompanhadas de compreensão de um contexto, e principalmente dos conceitos, de toda uma ideia do que é literatura. Algumas pessoas olham meio torto para livros considerados de "autoajuda". Apontar erros ou qualquer crítica sem ao menos conhecer a obra é no mínimo, ato de irresponsabilidade de quem o faz. Você não pode simplesmente desmerecer um gênero só porque leu algo ruim ou não gosta. Literatura é aquilo que você atribui significado, e não é algo ou alguém que fale o contrário vai fazer você mudar de opinião. Sabemos que livros que tem conteúdo filosófico e que se baseiam em experiências pessoais voltadas para espiritualidade fazem parte de um segmento literário que é bem reconhecido pelo grande público. Sabe-se também que dentro desse segmento existem uma gama de livros, possibilidades e experiências, sejam elas consideradas boas ou ruins. Isso são fatos que também não podem ser deixados de lado.
O Poder do Agora é um livro dentro daquilo que se compreende de literatura de "autoajuda" e que foi escrito pelo filósofo, psicanalista e espiritualista Eckhart Tole, e publicado em 2002.
Esse livro nos coloca diante de concepções de vida, experiências de controle emocional e do pensamento; uma filosofia que une aspectos do budismo, psicologia e espiritualidade. A ideia básica do livro diz respeito ao nosso vício em pensar, nosso apego ao passado e ao futuro e a necessidade de se concentrar no Agora transformador. O ser humano se identifica muito com a "forma" e com as nossas projeções, as posses, se esquecendo da "essência" e a importância do agora transformado, na concentração do vazio, do "não pensar".

Apreciar o presente, viver o momento sem se apegar as coisas ruins, entender o vazio, o não pensar, o não se identificar com o efêmero, o volátil, as imagens e projeções que são referências de negatividade. O livro aborda com categoria e simplicidade experiências e exemplos que demonstram o atropelamento das nossas relações. Eckhart Tole vem mostrar uma experiência que nos faz refletir sobre as nossas necessidades, o valor humano baseado na construção transformadora do Agora. Deixar as amarras do pensamento de lado, da falsa sensação de posse, do desejo pelo sofrimento, pelo drama, é uma coisa muito difícil. A libertação da negatividade requer tempo, trabalho diário, o esforço do "não pensar".

Para além do que disse no primeiro parágrafo, esse livro foge a categorizações. Tanto é que preferi não dar nota porque se trata, na minha concepção, de experiências pessoas. É muito difícil fazer qualquer juízo de valor sobre isso. Preferi entender e apreciar a leitura, livre de julgamentos. E posso dizer tranquilamente que foi uma experiência válida e importante. Estamos apegados a pré-julgamentos e falhamos em estabelecer critérios para esse tipo de narrativa. Transcende concepções de crítica literária. Trata-se de vidas, ideias de vida. Obviamente o livro não te impõe verdades, mas compartilha experiências. No caminhar da vida o mais importante é o passo atual, o Agora e o poder que ele pode proporcionar ma vida. Livre de dor, livre de sofrimentos, livre de identificação com a forma e do ego. É como o livro diz: "Quando nos rendemos àquilo que é e assim ficamos inteiramente presentes, o passado deixa de ter qualquer força. Não precisamos mais dele. A presença é a chave. O Agora é a chave."
Kaina.Rodrigues 20/12/2020minha estante
Sensacional ???

Têco 18/02/2010

Fantástico e espetacular. Este livro realmente tem que ser lido. Como "silenciador" da mente não tem igual. Como terapia também é incrível, para compreensão das coisas e principalmente de si mesmo, dando ao mesmo tempo uma conscientização e impulso de transformação.

Te dá uma consciência excelente e real, uma paz interior e alegria, possibilidade de "felicidade", te deixa num nível de qualidade de vida superior e fora de quaisquer palavras, mas verdadeiro, real, a consciência e ao mesmo tempo visão que você passa a ter das coisas e de si mesmo é fabulosa, e o livro é impecável.

Pode proporcionar uma educação sem precedentes, 6 estrelas, inigualável, e realmente real, num nível de consciência e desenvolvimento além mas na verdade único, sereno, num outro patamar fora do ego, das identificações com a mente, egóicas, e das emoções. VocÊ pode ficar num outro nível de consciência e desenvolvimento, de conhecimento de si mesmo e de tudo, muito mais perto da qualidade de vida,e do real, mais perto de si mesmo, e do viver e liberdade interna. VocÊ realmente pode ficar numa educação e inteligência incomparável e que na verdade além de superior é a única perto da verdade, realidade, e ela é dentro de si, dentro de si se vÊ o redor e com uma percepção muito mais verdadeira e perto da realidade, precisa, e num aspecto muito mais profundo, e de perceber a si e a tudo. É incrível a serenidade e o controle das emoções, esse perceber, a paz interior, força e energias são inextinguíveis, o patamar de desenvolvimento, consciência e vivÊncia são outros.
Têco 31/07/2011minha estante
As pessoas (variável, óbvio) são superfíciais, rasas, não se aprofundam, não se conhecem, e são regidas pelo "inconsciente" e longe do consciente e da "presença"... o ego as regem de toda forma num quesito de aparência e pressão social, quando necessário for o seu ego ameaçado... o livro faz uma tentativa de nos afastarmos do ego e estarmos juntos a luz, a presença, ao ser quem é, profundo... o medo e o ego são ameaçados e são opostos a luz, e por as pessoas serem rasas, quando puderem vão ser levadas pelo ego a afastar algo que o ameaça, a luz, algo mais profundo, isso é um mecanismo simples mostrado no livro, isso aliado então a um ego querer se sobressair ao outro...

Vale ver posição "oposta" em "Mal estar na civilização" de Freud, q hj não é mais curricular nos cursos de psicologia.

Vale ver Krishnamurti e "Palestras com estudantes americanos", onde trata do autoconhecimento, profundidade e relações organizacionais, de família, Estado e a questão do entretenimento como uma "usina de vazio", "identificaçaõ mental "(Tolle)e apego.

Têco 31/07/2011minha estante
O poder da mente é muito grande, e ela influi em nossos egos (no nosso e ao redor e n sei até lá onde; ela é muito forte, mas tb pode ser muito fraca, nosso ego pode ser enfraquecido, pode ser a não paz, o ódio, ou o não ego, paz, serenidade). Somos todos interligados, o que ajuda a querer viver em boas vibrações na melhor medida da reação de passar melhor positividade, não perder a paz, ou seja, estar sem medo, em paz, sereno, sem ódio.

Isso transcende tudo, mas vai aos condicionamentos humanos historicos herdados, e hj vai de pessoa pra pessoa.

O mais legal é que a fonte é igual e ela está aí a cada hora, sigularmente avançamos para a fonte.

Teco 18/11/2012minha estante
Paz, serenidade, alegria.

Teco 18/11/2012minha estante
Paz, serenidade, alegria.

JurúMontalvao 29/01/2022

"A presença é a chave. O Agora é a chave."
Esse livro e eu nos encontramos, mas não deu match!
É diferente do que pensei.
A forma de organização em perguntas e respostas é didática e facilita a leitura.
Mas acho que o momento em que li é que deu ruim.
Depois que coloquei na minha wishlist, já li outros livros que aprofundam mais nos temas de meditação e atenção plena.
Isso que dá livro ser investimento que envolve muitos dinheiros: entre o desejo de ler e a efetiva leitura muita coisa pode acontecer!?

Camila Heiderick 04/02/2024

O LIVRO QUE MUDOU MINHA VIDA
Ganhei esse livro do meu avô e foi melhor presente que já ganhei. Já reli algumas vezes e nos piores momentos da minha vida, ele foi um remédio. Sempre recomendo ele.

Mateus 30/09/2023

O Poder do Agora
O Poder do Agora é uma obra transformadora que oferece uma mensagem essencial para quem busca uma vida plena e consciente. Fiquei encantado com esse livro, pois ele aborda temas que têm despertado muito meu interesse ultimamente.

Para os praticantes da lei da atração e os interessados em espiritualidade, este livro é um verdadeiro tesouro. O autor nos lembra da importância de estar verdadeiramente presente, algo que muitas vezes nos escapa no turbilhão do cotidiano. Essa reflexão é profundamente valiosa.

Recomendo fortemente a todos que buscam um maior entendimento da espiritualidade e da prática da presença.

Tatiane231 18/12/2023

A vida é feita de Agoras!
Uma leitura de aprofundamento ao momento presente.
A vivenciar o Agora, onde tudo acontece.
Ferramentas e insights que levam a reflexão do quanto deixamos de viver o momento ento presente pela angústia só passado e pela ansiedade se um futuro.
É no Agora que a vida acontece. É preciso encontrar o Eu verdadeira Ser, trabalhar a entrega, aceitar a substituição de vida, que nao é a sua vida. Ela passará! Tudo passa.
Aceitar e agradecer.Entregar e receber o que o Universo tem pra nos dar.

Livrismo_ | Por Natacha Agata 30/09/2020

Não gostei ?
Um livro embebido de uma espiritualidade na?o ligada a? religia?o nenhuma, mas que, ao mesmo tempo, fundamenta seus argumentos em todas religio?es. Eu na?o sou uma pessoa que tem esse lado ?good vibes? aflorado, por isso, esse livro na?o me convenceu. ?
Me vi muitas vezes pensando em desistir da leitura e sinceramente, pulei algumas pa?ginas. Na?o me entenda mal, ele na?o e? de todo ruim. Em alguns momentos o autor compartilha te?cnicas de meditac?a?o (que eu experimentei e gostei), alguns preceitos do mindfulness e inclusive, algumas formas de enfrentamento de stress e ansiedade que sa?o realmente u?teis (que desenvolvi na minha terapia).?
O problema vive mesmo nas generalizac?o?es que o autor faz a partir desses pressupostos. E? necessa?rio ter um olhar extremamente cri?tico e um ceticismo bem aflorado pra sermos capazes de filtrar as partes que realmente va?o ajudar no dia a dia.?
Eu definitivamente na?o sou o pu?blico alvo da obra, e ler esse livro logo depois de ler o ?ra?pido e devagar?, que e? sobre divulgac?a?o cienti?fica, torna a experie?ncia ainda menos positiva. Achei problema?tico em muitos sentidos e na?o o recomendaria.?

Para mais conteúdos como este, me siga no Instagram: @livrismo_

hafronita 04/01/2024

Segunda experiência não-dual
Esse livro é o segundo que eu li sobre não-dualismo. Por ter iniciado com Neville, não pude entender alguns comandos, e esse livro é impecável para entendermos sobre a mente, a Consciência e o tempo. Um dos meus erros lendo o livro foi o pensamento ? fruto da mente ? que havia questão psicológica transformada em filosofia, o que não é bem assim.

Eckhart ganhou o meu coração ao decorrer da escrita. Palavras são apenas uma forma de nos conduzirmos a nossa verdadeira face, A Fonte, e Eckhart fez isso com maestria. A maior armadilha é nos conduzirmos pela mente: ?Não é você que usa sua mente de forma errada. Em geral, você simplesmente não usa a mente. É ela que usa você e você acredita que é a sua mente. Eis aí o delírio?.

Também há uma forte presença a respeito do sofrimento, pensamentos, sobre acharmos que somos um corpo e relacionamentos afetivos.

A negatividade nunca é o melhor caminho para lidar com qualquer situação. Na verdade, na maior parte dos casos, ela nos paralisa, bloqueando qualquer mudança verdadeira. O pensamento é um pequeno aspecto da consciência. O pensamento não consegue existir sem a consciência e a consciência não necessita dele. Você pode permitir que a emoção esteja ali, sem deixar que ela assuma o controle. Você não é mais a emoção. Você é o observador, a presença que observa.

O amor, a alegria e a paz não conseguem florescer a menos que tenhamos nos livrado do domínio da mente ? não sendo emoções. Eles estão por baixo das emoções, em um nível mais profundo. Eckhart nos lembra disso constantemente, além de esclarecer um sentido-dicionário com Felicidade e Alegria. Sempre lembrem-se:

A felicidade depende de circunstâncias consideradas positivas, enquanto a paz interior é neutra.

Em suma, um livro espetacular.

bebeth 24/08/2009

Lamparinas do juízo acesas e em alerta vamos tentar viver o momento presente.
O poder do Agora foi uma leitura boa.
Mas as vezes fantasiosa demais ... não sei se a "vida real" nos permite viver tudo o que autor nos sugere!
Ele gira em torno do perdão.
Principalmente de perdoarmos a nós mesmos para assim encontrar a tão sonhada paz.
Isso eu achei bacana.
Quantas me pego cobrando de minhas atitudes e palavras.
Sou dura comigo mesma ... e então entra o perdão por tantas coisas passadas.
Para assim viver o AGORA.

"Alguma coisa pode acontecer a qualquer momento e, se não estivermos absolutamente acordados e calmos, vamos perdê-la."

Lamparinas do juízo acesas e em alerta vamos tentar viver o momento presente.

Raphs 04/11/2021

Iluminador?
O autor aborda nesse livre o poder do agora, que seria você estar presente ao momento, sem se iludir com o passado ou futuro...

Claro que o que eu escrevi acima é um resumo descarado, o livro aborda muitas coisas porém tem o foco sempre no presente.

Para mim tudo descrito faz sentido, não sou ninguém para dizer que o que o autor prega é algo "real" ou não porém ele me trouxe questionamentos que eu já tive algum dia e de uma certa forma acho que sou alguém "melhor" hoje do que antes de ler esse livro.

Aconselho a leitura :)

notexist 15/04/2020

Dois meses pra terminar de ler
Poderia ter feito no formato de bolso, caprichando em não ser chato. Pois a culpa em si não é dos temas abordados, mas sim de como é desenvolvido. A ideia de perguntas e respostas é boa. Gosto assim. Mas nas respostas se tornou chato, fazendo com que a gente deseje terminar o quanto antes.
Paula.Cristina 13/05/2020minha estante
Eu tb , no final eu estava com raiva do livro e queria terminar logo

Rafaela.Ribeiro 16/01/2021

Demorei bastante pra ler, pois cada parte lida eu demorava quase uma semana para absorver e pensar sobre o conteúdo. Muito fácil entendimento. É uma conversa, em que o autor esclarece dúvidas que surgem no decorrer da leitura. Recomendo a leitura com a mente aberta e fora de julgamentos.