Não Se Desespere!

Não Se Desespere! Mario Sergio Cortella

Resenhas - Não Se Desespere!

1 | 2 | 3 | 4 | 5

skuser02844 23/05/2024

Não se desespere?
Me parece que é um livro escrito às pressas para atender um contrato com a editora. Inúmeras citações, acompanhadas de reflexões rasas do autor. É de leitura fácil e rápida, mas que dificilmente te levará para um pensamento crítico ou te apresentará cenários para reflexões. Filosofia express.

Jé de França 24/01/2024

Não se desespere
Livro muito bom ! Leitura simples e objetiva, Clara e profunda! Recomendo a leitura para qualquer fase da vida.

Mari BT 04/01/2024

Didático e pontual !!!
Eu admiro muito o Cortella, como pessoa e principalmente como profissional, e a cada obra que leio dele, a admiração só aumenta. Claro que alguns dos pensamentos escritos aqui, são claros para mim, mas a maneira que ele coloca, não deixa que fique algo repetitivo ou chato, pelo contrário, traz a ideia de que é sempre bom relembra-los.
Indico com toda certeza!

Carol 14/08/2023

Leve, provocativo e agradável
Política, ética, religião, coragem, educação, violência, criação de filhos, capacidade de cooperar (viver no coletivo), mídia, liberdade, tempo de vida, sentido, beleza, cultura, comparação, moda… Tudo é passível de ser questionado — e esse livro assim o faz.

Cortella poderia muito bem valer apenas de sua sabedoria para “espremer” a substância desses temas, mas adiciona mais conhecimento ao se ancorar em referências de outros filósofos e pensadores para extrair a raiz dessas questões, além da própria origem das palavras que circulam pelas nossas bocas com natural intimidade como se de fato soubéssemos de todas as suas “entrelinhas” embutidas. Ele resgata, cava, mexe e revira. Nos faz pensar, como é natural que fizesse — mas de forma leve.

Capítulos incrivelmente curtos (pela complexidade dos temas) e linguagem super acessível (com uma pitada de humor e provocação que é típica do Cortella) tornam a leitura bem fluida!

Cortella menciona que a pior força negativa dos tempos atuais é o apodrecimento da esperança, que leva homens e mulheres ao conformismo e à insignificância em relação à possibilidade de construir uma realidade que seja diferente.

Filosofia sempre vem para dar uma agitada na vida e nos pensamentos, embora o hábito de questionar não depende dela. Ainda assim, é bom que em tempos de desânimo ou quando nos sentimos travados, recorramos a obras como essa — que remexem a cabeça com novas possibilidades e com a poesia que é própria das reflexões filosóficas.

site: https://www.instagram.com/carolbarbozza/

Less 22/04/2023

Não se desespere!
Mais um livro filosófico de Cortella. Pensar bem nos faz bem. Não se desespere é mais uma bela provocação de Cortella.

Bia 20/01/2023

Cortella não decepciona
E isso é fato, gosto muito das tuas escritas, como ele envolve exemplos de cotidiano nas suas reflexões que por si próprias trazem muitas perspectivas e pensamentos, e os exemplos ajudam a alinhar o raciocínio.

Batista 15/01/2023

O Cortella, como sempre brilhante. Ele não entrega menos do que isso. Perfeito, do grego ?completo? , ?plenamente desenvolvido?, ou seja, o ?que atingiu o seu propósito?. Recomendo.

Stephanie V. B. 11/01/2023

Pílulas para reflexão
A preservação e o respeito à individualidade é um valor a ser protegido; o grande risco em admitir o individualismo, ou seja, a postura egocêntrica e exclusivista, que costuma redundar em convivência predatória." Cortella, Sérgio, não se desespere, p 65.

Coragem não é ausência de medo, mas, isso sim, a capacidade de enfrentá-lo. Ter coragem é não acatar uma visão fatalista ou aterrorizante daquilo que nos cerca e saber que o enfrentamento do que nos amedronta exige reflexão, preparo e ação p. 68

Insight: permita que a sua consciência enxergue para além do óbvio, que ela navegue para fora daquilo que limita o ser humano.

Insight: automotivação existe e, como a própria palavra diz, só ocorre de dentro pra fora. A motivação feita por externos alheios é incentivo ou estímulo.

Formar gerações que tenham a democracia como um princípio de gestão da vida coletiva a ser defendido e protegido é uma missão de quem educa (p. 95).

O urgente não tem deixado tempo para o importante. 97

Não confundir tradicional com o arcaico p. 99.
A rotina escapa da esfera da vida organizada e passa a ocupar o terreno da perigosa automatização do inconsciente p. 107.
"Quero que tenhais vida, e vida em abundância" João 10:10.
Uma parte imensa de homens e mulheres vivem com muita força o apodrecimento da esperança: a ideia de que as coisas são como são e não há outro modo de elas serem...Esse apodrecimento da esperança impede que a vida se.engrandeça e remete a milhares de homens e mulheres ao terreno da conformidade, da subserviência e da insignificância em relação à possibilidade de construir uma realidade que seja diferente p. 110.2 tô 00

Há os incluídos precariamente.

A palavra mutirão tem origem no idioma tupi. A nação tupi usava a palavra mutirão para o trabalho que é feito junto. E a expressão em tupi vem da junção de duas ou mais idéias: a noção de tiro, que significa 'junto' , e pô, que é "mão". Por isso, a noção de "potiron" é a noção de mãos juntas. É daí que vem para nós a noção de mutirão. P. 134.
Quimarães Rosa: o importante não é chegar e nem partir, é travessia".

D+ 29/12/2022

A desbanalização do banal
De forma leve, o professor Cortella desenvolve breves considerações sobre temas que, apesar de permearem o nosso cotidiano, usualmente fogem ao escrutínio da reflexão humana. E, como dizia Sócrates, uma vida irrefletida não é digna de ser vivida. Nesse sentido, o autor utiliza-se de diversas alusões literárias, citações filosóficas e referências históricas para nortear suas provocações sutis e instigantes. Apesar de não se aprofundar nos temas como eu gostaria, é uma obra prazerosa de se ler e cumpre efetivamente com seu objetivo de suscitar uma postura reflexiva diante das circunstâncias mais corriqueiras da existência humana.

Mmads 28/12/2022

Provocações

day 14/12/2022

Como sempre muito bom
??O importante não é chegar e nem partir, é a tra-vessia!? Entre a chegada e a partida, meu tempo, a tra-vessia; meu tempo como a caminhada, o jeito de ca-minhar, o trajeto, como convivo com quem comigo caminha, a bagagem e o lugar no qual quero chegar. Minha vida, meu tempo, ou seja, a medida que usa-mos para calcular quanto e quando a vida pulsa. Eu me vou, meu tempo acaba, mas o tempo não acaba, pois a Vida continua.?
Como em todos os livros Cortella ,usa uma linguagem simples e direta .
Sabedoria para entender as adversidades da vida é mesmo assim sabemos que não estamos sozinhos em nossos conflitos e vitórias .

Adri.RMonteiro 16/11/2022

Apesar do nome NÃO SE DESESPERE, pelo menos para mim o texto não trouxe nada que tocasse meu coração. Tratou de vários temas de forma superficial. Apesar da leitura fluir, não é dos melhores livros. Foi o primeiro do Cortella que li.

Marcia.Santos 29/08/2022

Provocações
Sim é assim que vejo este e tantos outros títulos do autor. São crônicas que leva o leitor a reflexão das coisa mais simples da vida. Amei!

Marcelo 26/08/2022

Maravilhoso
Adoro os livros do professor Cortella, suas análises e reflexões são extremamente profundas e bem fundamentadas mas também extremamente acessíveis. Ele tem um bom humor e uma alegria contagiantes em sua escrita que nos passa uma sensação maravilhosa de cumplicidade. Recomendo fortemente.

Rafaela1002 31/05/2022

Não se desespere !
Livro interessante e a forma de escrita lembra bem um devocional diário. O conteúdo em si é bem provocante e me fez pensar bastante!

Recomendo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5