A Arte De Escrever

A Arte De Escrever Arthur Schopenhauer

Resenhas - A arte de escrever

Rafael1548 09/05/2024

Ótimo!
Com sarcasmos perspicaz e com pontuações atemporais, a leitura foi extremamente envolvente (salvo quando o autor boladinho reclamou que o povo não lia seus livros na época).

A obra se expõe em 5 textos, que podem se autônomos ou lidos sequenciados, que se monstram:

1) SOBRE A ERUDIÇÃO E OS ERUDITOS: neste texto, Schopenhauer escancara uma das coisas mais hediondas que se poderia esperar: alunos que não aprendem para ganhar conhecimento e se instruir e eruditos que escrevem apenas pelo dinheiro. O resultado disso é a produção de lixo.

2) PENSAR POR SI: o autor crítica o excesso de leitura simultânea que faz com que a pessoa não pense por si só. Você já leu um livro que foi um copilado de citações? Parecido isto.

A solução seria livros pontuais para corroborar com o pensamento prévio do leitor.

O autor chega a dizer que a maioria dos livros são ruins e não deveria nem ter sido escritos.

3) SOBRE A ESCRITA E ESTILO: aqui o autor esbagalha tudo.

Um ponto chave é ser delongado em dizer algo usando de inúmeras palavras que não traz excelência ao discurso, mas só o torna prolixo (o famoso encher linguiça).
Outro ponto abordado é a falsa sensação de progresso que o novo traz. A novidade faz uma firula e logo morre.

4) SOBRE A ESCEITA E OS LIVROS: o combate aqui é contra os livros ruins, que muitas vezes são lidos e incentivados pela maioria e não passa de veneno intelectual.

"Para ler o que é bom uma condição é não ler o que é ruim, pois a vida é curtq, o tempo e a energis são limitados."

5) SOBRE A LINGUAGEM E AS PALAVRAS: a impossibilidade de traduzir com perfeição deveria ser nosso estímulo para conhecer línguas novas.

Schaeffer finaliza, de forma sintética, afirmando que o conhecimento de novos idiomas (principalmente os clássicos) nos faz alimentar o espírito intelectual.

Não é apenas palavras a ser conhecidas, mas definições sendo decifradas e enriquecendo a compreensão do poliglota.
Joabe.Gileade 10/05/2024minha estante
Schopenhauer escreve muito bem...

Sol 62 31/03/2024

Primeira leitura que faço de Schopenhauer e levei um susto por achar seu estilo, nesse livro, bastante agressivo, ferino, deselegante e irônico. Nessa primeira leitura fiquei com a sensação de que o autor se acha o único dono da verdade.

Sei que preciso ler novamente para melhor entender, até por que Schopenhauer é um filósofo valorizado com sua filosofia pessimista.

Mesmo tendo a sensação acima relatada, a obra me levou a refletir sobre a importância de ser autêntico em nossa forma de pensar, principalmente ao transferir nossos pensamentos para a escrita.

Bruno236 24/02/2024

Enfadonho
O livro trás algumas boas reflexões acerca da prática da leitura, da escrita e do pensar.

As vezes o autor perde muito tempo com ataques infantis a seus contemporâneos ou com explicações etimológicas das palavras em latim e alemão tornando a leitura enfadonha.

Mas pesando os pontos positivos e negativos é um livro útil pra refletir sobre a prática da escrita.

Rodrigo.Bittencourt 21/02/2024

Vale a Pena
O livro não é magnifico, mas vale a pena ser lido. Schonpenhauer é muito astuto e tem uma visão crítica de mundo que nos pode provocar reflexões importantes. Sobretudo para aqueles que gostam de escrever e/ou ler com frequência, o autor entrega conselhos importantes.

RobertoMCF 14/03/2022

Nada simples, mas bem direto.
Schopenhauer surpreende de mais em A Arte de Escrever. O livro, em sua versão em português, chega a ser uma "ofença" ao autor, sendo que uma das coisas que ele combate é a tradução literária.

Para amantes das letras e dos idiomas esse livro se mostra relevante e até relevador em alguns pontos, ao mesmo tempo que não é complicado e nem muito extenso.

Letícia 07/01/2022

Superou as minhas expectativas!
Pra quem gosta de escrever, seja por hobby ou profissão, essa é uma leitura obrigatória! Gastei uns 200 post-it nele! Haha

Aprendi muita coisa com esse livro e com certeza o relerei muitas vezes!