A Arte de Conhecer a Si Mesmo

A Arte de Conhecer a Si Mesmo Arthur Schopenhauer

Resenhas - A Arte de Conhecer a si Mesmo

Sofia136 28/04/2024

O melhor filósofo
Eu sempre fui fã do Arthur, mas nunca li nenhuma de suas obras, mas um dia eu estava na livraria que eu frequento e vi este livro, depois que eu terminei de ler eu quis comprar mais obras dele. Na minha opinião ele e o melhor filósofo que já existiu suas obras demonstram como ele era e isso me encanta a ler mais obras dele (por mais que ele não tenha muitas

Carlos.Junior 15/03/2024

2/10
A arte de conhecer a si esmo e Arthur Schopenhauer
O curto livro de 128 paginas escrito pelo filosofo é um aglomerado quimérico e histórico de verbetes e ideias criadas na mente inquieta, imprudente e explosiva desse filosofo clássico. Partindo de uma presunção aristocrática na arte de ensinar (Schopenhauer falhou miseravelmente ao tentar se professor na Universidade, ficando preso a debates de ideias improdutivas com seus mestres e supervisores) temos então um compilado interessante de visões pessoais e políticas que não causam espanto vindo de quem escreve, não confunda, o livro é um escarro que apresenta em sua composição um orgulho verde e pegajoso que acompanha um odor fétido de burguesia ociosa em suas letras, sendo separado por virgulas de insegurança com a própria capacidade criativa ou da própria sabedoria. Schopenhauer tem uma necessidade, quica sobrenatural, de mostrar que possui todo, Honestamente, ler o livro foi tão igual quanto conversar com um aluno rico de colégio particular que se acha inteligente, me recordei do ensino médio.
Terminei o livro querendo sair na mão com esse playboy

Paulo1844 25/02/2024

Iniciado em 1821 e continuado nas décadas seguintes, este "livro secreto" era constituído provavelmente por mais ou menos trinta páginas repletas de anotações autobiográficas, recordações, reflexões, normas de comportamento, máximas e citações que Schopenhauer registrou como aquilo que era mais importante para ele, como uma espécie de essência de sua própria sabedoria de vida: as regras de uma arte de conhecer a si mesmo e, ao mesmo tempo, tornar menos difícil a convivência com os outros e a orientação no mundo.

Luci 31/12/2023

Reflexivo
"nas dúvidas e nas incertezas de que a vida está repleta, é sempre melhor raciocinar ex summo malo, ou seja, pensar sempre no pior, em vez de se deixar enganar pela miragem do bem ou pelo improvável evento da bondade dos outros."

"Em todas as situações da vida em sociedade, um homem como eu, sobretudo na juventude, sente-se continuamente como alguém que usa roupas que não lhe servem."

"se de tempos em tempos me senti infeliz, isto ocorreu mais devido a uma méprise, a um equívoco em relação à minha pessoa, visto que me tomei por um outro e não por mim mesmo, e, assim, lastimei o tormento"

"A partir da conduta dos outros em relação a nós não devemos aprender e corrigir o que somos, mas antes aprender quem eles são"

"Os homens são como se parecem no primeiro momento: e não se pode dizer deles nada pior. Basta considerar os rostos com os quais ainda não estamos acostumados, e amiúde sentiremos vergonha de sermos humanos. É sempre desconcertante e perigoso se aparência e realidade se distanciam muito uma da outra. Por isso prefiro que o mundo apareça tão desolador aos meus olhos quanto de fato é para minha razão."

"quando começamos a nos familiarizar com uma pessoa, devemos sempre ter em mente que, caso a conhecêssemos mais intimamente, decerto a desprezaríamos ou teríamos de odiá-la."

Magpies 11/07/2023

Do início ao fim
No início, vc se vê só, além do mais, dentro de você só organismos sem pensamento ou rede longa de neurônios, bactérias e etc... vc cresce e se desenvolve, cresce e aprende, cresce e se apaixona, chora pela paixão, chora quando cai, chora e chora, um dia vc lê schopenhauer, e percebe que não é só vc que odeia homens....

Luana777 03/03/2023

Não foi uma leitura que chamou muito minha atenção.
Nem me prendeu no contexto literário do livro .

Pedro Medeiros 15/02/2023

Uma obra digna do autor
Um compilado de anotações pessoais de Schopenhauer que permite conhecer sua mente profundamente pessimista, tomada de um complexo de superioridade e, por vezes, arrogante deste que foi um dos maiores filósofos da era moderna. O livro é curto, porém muito bom, conciso e cheio de referências. Por se tratar de um compilado simbólico, o livro é muito interessante, mas é difuso em certos pontos.

site: https://amzn.to/3KifSvo

biacruciaki 29/01/2023

transcende à motivação
Schopenhauer e sua elegante fama de pessimista traz seus devaneios intelectuais para nos ilustrar a ideia de independência do ser por meio da magnanimidade da educação.
Seus particulares textos, como um bom livro de filosofia, nos faz a reparar alguns padrões comportamentais ou até nos traga à luz de um novo pensamento.
eis aqui o meu trecho favorito: ?Acompanho os antigos e, com Sócrates e Aristóteles, considero o ócio como o bem maior. Se um homem como eu veio ao mundo, aparentemente só há uma coisa a desejar: que ele, tanto quanto possível, durante todo o tempo de sua vida, a cada dia e a cada hora, possa ser ele mesmo e assim viver para o seu espírito.?

Elvis.Meneses 02/01/2023

É o primeiro livro que leio do autor, não foi novidade o que ele fala sobre o ser humano e relacionamento, percebi que desde que o mundo é mundo o ser humano continua com o mesmo comportamento, embora seja verdade não é toda verdade o que ele diz é um pedaço dela, gostei da clareza e precisão! Bípedes kkkk

Ney Santos 26/10/2022

O Livro vem como uma coletânea de seus pensamentos sobre relacionamentos com o sexo oposto, o estado de "dormência" onde se encontra a grande maioria das pessoas e suas reflexões sobre onde buscar a "verdadeira" fonte da verdade. Muito interessante, a obra trás um contexto aplicável dos seus pensamentos para os dias de hoje.
Aforismos e experiências vividas pelo personagem, apresentadas de maneira extremamente pessimistas e carregadas de ousadia para pensar diferente dos "bípedes"

Indra 28/07/2022

Livro excelente!
Uma coisa que particularmente me atraiu muito por ser algo que tenho como princípio é a condenação a sociedade, e o quanto ela nos corrompe.
E também a ideia de "bastar-se a si mesmo", o conceito de individualidade me fascina.

"A chamada sociedade permite qualidades de todo tipo, menos as espirituais."

Reconheço também que seus conceitos são pouco sustentáveis e radicais porém tenho a extrema ousadia de me arriscar para uma aprendizagem futura.

"Ela nos obriga a demonstrar uma paciência sem limites com toda estupidez, insensatez, incorreção e obtusidade; por outro lado, as qualidades pessoais devem mendigar perdão ou se ocultar."

Luiz 26/07/2022

Bípedes
"É impossível não ser felicíssimo quem em tudo depende apenas de si mesmo e em si mesmo tudo apóia."

Este livro é uma espécie de diário sobre o Homem, ou melhor, "Os bípedes" e sua intereção e convívio para com a sociedade. Aqui Schopenhauer monta como se fosse um "guia" de ensinamentos e conselhos a partir de citações dele próprio e de outros filosofos importantes.

Compactuo de algumas opiniões e visão do autor, isso porquê o livro fala de maneira "dura" sobre a realidade so convívio, escolhas e decisões do Homem, a qualquer parte do texto você vai assimílar e ver que aquela incrível percepção e "leitura" profunda da sociedade que Schopenhauer fazia é como se fosse algo resgatado do fundo da alma do Homem em situações e contexto que estão até mesmo em você, e a maneira como ele cita isso é incrível.

Schopenhauer cita aqui neste livro, que em meio a uma conversa com outro indivíduo deve-se apenas ouvir, pegar as partes boas e jogar as ruins, e é exatamente que o leitor deve-se fazer com alguns pensamentos de Schopenhauer, como por exemplo a misóginia (embora algumas coisas citadas de forma brusca sejam verdade em relação as mulheres) e sua sindrome de rei e superior, como se fosse uma espécie acima das outras, mas destaco aqui seu pensamento em relação a isso que faz sentido de certa forma. Ele diz que o ser humano se considera superior as outras espécies por sua capacidade de inteligência e independência, então, seguindo essa lógica, poderiamos considerar que há pessoas que cumprem esses quesítos melhor que outras e portanto podem ser superiores a estes?

Livro incrível, durante toda a leitura fiz vários e vários destaques e notas.

nicorobin 18/04/2022

ok...
Comecei esse livro porque pensei que seria algo relacionado a autoconhecimento, então quebrou um pouco minha expectativa, mas foi interessante ler e conhecer um pouco a mente desse grande filósofo. Particularmente, não gosto muito desse pessimismo e essa aversão à humanidade, mas não vou condenar ele por isso (só acho engraçado), só que eu ainda me surpreendo quando me deparo com pensamentos altamente misóginos vindo de grandes nomes da história, isso me pegou um pouco. Enfim, tem algumas citações aqui e ali que achei interessantes, mas não necessariamente concordo, não sei se vou ler mais coisas desse autor futuramente, então é isso.

Thaís 22/01/2022

expectativa alta demais
acho que comecei a ler esse autor pela obra errada. essa é extremamente pessoal, conta sobre sentimentos genuínos, ideias de "como é o jeito certo de viver" e etc. o meu problema foi aguentar certas opiniões BEM problemáticas. não sou fã de filósofos pessimistas, mas estou sempre aberta a lê-los pra entender melhor e ter propriedade quando for discutir sobre kkkk. Enfim, não foi uma leitura ruim, mas também não foi ótima, tá ali naquele meio termo.