Orange #01

Ichigo Takano

Resenhas - Orange

Ruh 28/04/2024

Orange
Orange trata de um mangá sobre arrependimentos envolvendo viagem no tempo.
Estou amando a experiência de ler essa obra tão fofa e aconchegante!
Ansiosa para ler o próximo volume! ??
Leticia.Oliveira 28/04/2024minha estante
Eu li todo o mangá depois de ver o anime, muito bom mesmo. Tenho certeza que você vai adorar

Ruh 29/04/2024minha estante
Nossaaa, não sabia que tem anime. Adorei saber!!! Depois de ler o mangá, vou assistir ?

Leticia.Oliveira 30/04/2024minha estante
Assisti sim, é muito bomm

Duda 01/07/2022

Fofo e triste.
Naho do futuro manda cartas para Naho do passado dizendo para ela "não passar os mesmos arrependimentos que eu passei".
morgana.tavares.712 01/07/2022minha estante
Lembro que chorei lendo esse mangá

Beatriz 26/10/2015

#MaisShoujosNoBrasil
Naho Takamiya de 16 anos recebeu uma carta misteriosa vinda de 10 anos do futuro e o remetente é ela mesma. Uma versão da Naho que já tem 26 e acumula diversos arrependimentos. O maior deles é em relação a Kakeru Naruse, um garoto novo na escola vindo de Tóquio.

A carta que Naho recebe descreve com precisão tudo o que vai acontecer no seu dia-a-dia e no começo ela até acha que é uma brincadeira ou algo do tipo, mas conforme o tempo vai passando ela vê que tudo o que estava escrito na carta está de fato acontecendo.

Basicamente todos os trechos da carta tem a ver com Kakeru pois no futuro o garoto não estará por perto. As cartas tem como objetivo mostrar a Naho que o futuro pode ser diferente e ele depende das escolhas dela.

Orange era um dos shoujos (gênero voltado geralmente para o público feminino) mais esperados aqui no Brasil e ele é lançamento de outubro pela JBC.

Eu estava muito ansiosa para ler Orange porque ele é sempre muito bem falado nos grupos que participo e já que ele ia ser lançado por aqui eu fiquei ainda mais. Li o mangá e realmente, é um shoujo incrível, com traços muito bonitos e uma história diferente das que eu li até agora.

É uma história sobre culpa e arrependimento do tipo "poderia ter sido diferente, eu devia ter feito tal coisa ou poderia não ter feito aquilo..." mas acontece que a gente não pode mudar o que já passou e é justamente sobre isso que a história vai falar.

Vai falar sobre a culpa que os personagens carregam sobre uma coisa que aconteceu e que infelizmente eles não são capazes de mudar. O problema é lidar com o sentimento de que poderiam ter feito algo para ser diferente.

Bom, acho que se eu falar algo mais sobre a história vou acabar soltando spoiler e não vai ser legal estragar a leitura de vocês, mas posso dizer que é uma história que vale a pena. LEIAM, LEIA, LEIAM!

É um mangá sensível mas também muito divertido com personagens únicos e incríveis. Se logo no primeiro volume eu já me apaixonei pela história a tendência é que eu goste mais e mais até chegar ao fim da história.

Sobre a edição: a capa está maravilhosa e com acabamento fosco, um papel clarinho que eu gostei bastante e dentro do mangá ainda tem uma "história extra" e que vai continuar nos próximos volumes que eu estou bem ansiosa para saber o que vai acontecer. O preço está 14,90 e eu achei até ok mas esperava pelo menos algumas páginas coloridas dentro.

site: http://www.prateleiracolorida.com.br/2015/10/orange-ichigo-takano.html

Lucas 30/10/2015

Meus Sentimentos
Provavelmente devo fazer um vídeo-resenha falando do mangá, mas já deixo adiantado que meu coração está destruído com esse primeiro volume. Ansioso para o que acontecerá nos outros 4. E palmas para a edição da JBC, o papel só está um pouquinho transparente, a maioria das páginas estão igual a Terra Formars. Também gostei demais da adaptação e letreiramento, deixou a leitura muito mais dinâmica e "gostosa".

Bella Nine 07/11/2015

Sublime
Sabe quando você compra o mangá sem muitas expectativas? Pois é, esse mangá parou na minha mão muito sem querer e, quando comecei a ler, não esperava ficar tão tocada pelo enredo.
Todos nós já nos arrependemos de algo. Todos já nos arrependemos por não ter aproveitado as oportunidades. E é isso que Orange nos mostra: que os arrependimentos nos perseguem por toda a vida e, se fosse possível avisar a nós mesmos do passado o que devemos criar coragem e fazer, muitas coisas boas nos seriam apresentadas e as pessoas que amamos permaneceriam por mais tempo em nossas vidas.

Hagane Oboro 18/11/2015

ENTÃO
Eu li... achei a arte boa... nada fora do comum...
Nada ousado.. se bem que o que pega nessas histórias, são as histórias...
Gostei da temática e estou esperando muito mais do que virá...
Só acho que tem coisas que poderiam ser ditas depois para fazer um certo mistério... o que é quebrado no meio do Mangá...

Camila(Aetria) 23/11/2015

Orange 1
Tinha visto esse lançamento da JBC pelo twitter deles, achei o traço lindeza, mas o que realmente me fez comprar foi a sinopse.

Eu já comentei algumas vezes sobre minha decepção com alguns mangás shonen, com roteiros fracos, muito fan service e zzzzZZZZzzz... não consegui nem terminar algumas histórias (embora tenha me esforçado bastante, vide Zetsuen no Tempest), esse desapontamento também acabou indo pra área dos shoujos, com aqueles plots clichês (please, notice meee, senpaaaaiiii) que insultavam minha vontade de ser supreendida.

Mas aí vem Orange, juntando cartas que atravessam o tempo e morte.

Com o pedido para salvar o Kakeru, Naho recebe uma carta dela mesma 10 anos no futuro, contando algumas coisas que aconteceriam e pedindo que ela não deixasse de fazer algumas coisas, já que carrega os arrependimentos dessas decisões até aquele momento. Aliás, toda essa carga psicológica de se arrepender e tomar coragem para falar o que sente, faz, sempre aparece nos shoujos. Mas nesse momento temos um adicional que é levar pro resto da vida a consequência daquelas decisões. Um aviso do futuro de que é possível fazer diferente e se resultar numa pessoa diferente também.

Traçando um paralelo com a cultura japonesa, a pressão pra se chegar a algum lugar, se alguém, os bullyings, depressão, taxa de suicídio, Orange consegue de forma delicada ir abordando essas questões e com toda a certeza desidratar quem estiver lendo haha

Ele tem 5 volumes, e eu estou esperando ansiosamente pelos outros pra ver como a história vai seguir, já que vamos tendo contato com o futuro intercalado com o presente, ainda não dá pra saber se o que acontece com o Kakeru é revertido, ou se o futuro muda, ou se apenas vamos ter uma aceitação dos fatos e uma vida sem arrependimentos.

Bem.

Aguardando os próximos capítulos. :)

site: http://www.castelodecartas.com.br/?p=3419

gabriel 25/11/2015

O que voc? faria com uma carta que conta o seu futuro?
Naho est? na primavera dos seus 16 anos, e nessa ?poca do colegial ? quando come?amos a nos apaixonar e ter nossos primeiros amores e sem contar as aventuras que vivemos com os nossos amigos, mas isso acontece em uma vida normal, s? que a de Naho n?o vai ser bem assim, ? sabe o por que?

Ela recebeu uma carta dela mesma vinda do futuro, contando tudo que iria acontecer na sua vida e que estaria cheia de ressentimesntos por n?o ter feito algumas coisas, e ela quer que sua eu do presente refa?a e conserte todos os seus erros.

Come?amos por Kakeru, o aluno novo transferido de Toquio, que ir? vim a ser o seu interesse amoroso, e na carta est? pendido varias vezes que ela de mais aten??o a ele e o escute mais, e tamb?m fa?a ele seguir na dire?a? certa para n?o deixar ele se afastar dela e de seus amigos.

Fazem parte do grupo de amigos de Naho, a Takako e Azusa que s?o suas melhores amigas e est?o dispostas a fazer tudo por ela, mas que n?o tem muita participa??o nesse volume, como vai ser o caso dos meninos Hiroto e Zaku, e eles dois fazem parte do time de futebol junto com o Kakeru.

E voc?s j? deve estar se perguntando o que vai mudar na vida de Naho agora que ela sabe tudo que vai acontecer nos pr?ximos dias - e o futuro?

Ela vai come?ar a colocar em pratica tudo o que a sua eu do futuro est? pedindo e isso vai come?ar a dar certo, mas outras coisas ir?o sair um pouco do seu controle como ? o caso do Kakeru come?ar a namorar outra garota da escola em vez dela, e s? porque ela foi t?mida e n?o teve coragem de falar ainda o que sente por ele.

Mas tirando alguns imprevistos a rela??o de Naho e Kazeru vai ser muito boa, como ela j? sabe como deve agir isso vai ficar ainda mais f?cil, e vai acabar rolando um clima entre eles logo nos primeiros cap?tulos e sobre mais s? lendo :p

------------------- Futuro ----------------------

O mang? ainda mostrar? o futuro dos personagens e nele teremos uma realidade um tanto diferente do que voc? possa ter imaginado lendo a resenha at? aqui, como ? o caso de um detalhe que est? na carta da Naho, ? que o Kakeru vai morrer aos 17 anos em um acidente de carro, sim, isso tamb?m me pegou de surpresa.

Mas Naho acabou casando com o Hiroto que sempre se mostrou afim dela, inclusive eles tiveram um filho, j? os outros Zaku,Takako e Azusa at? ent?o continuam solteiros, e eles todos est?o indo desenterrar uma capsula do tempo que eles fizeram no colegial.

"J? faz um tempo que eu ouvia falar desse mang?, principalmente por a historia de publica??o dele que sofreu uma pausa em 2012 quando a autora mudou de editora e s? em 2015 ele foi finalizado, e l? no Jap?o, ele faz o maior sucesso e n?o preciso falar o por que, n?? Como essa ? uma historia um tanto intrigante por causa da carta que a Naho, n?s ficamos sempre na expectativa de o que ela far? em seguida, mas deve lembrar que os outros personagens tamb?m s?o muito carism?ticos e parece que ir?o se destacar nos pr?ximos volumes."

site: http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/2015/11/resenha-orange-1.html

gabriel 25/11/2015

Orange

------------------- Futuro ----------------------

site: http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/2015/11/resenha-orange-1.html

Francine 04/12/2015

Uma das mais emocionantes histórias que já li.
Orange é muito LINDO! A protagonista Naho recebe uma enigmática carta de quem afirma ser ela mesma, daqui a dez anos. Tudo o que a carta diz, acontece. Naho percebe, então, que deve levá-la a sério. A carta afirma que Naho conhecerá e se apaixonará por Kakeru, um novo aluno de sua classe. Mas também diz que, daqui a dez anos, ele já não estará na vida dela.

A carta recomenda a Naho várias atitudes para cuidar de Kakeru. Agora, Naho tem a chance de não cometer os erros que o seu "eu" do futuro cometeu e evitar arrependimentos. Mas será que mudar o passado será suficiente?

Uma das mais emocionantes histórias que já li. Vale a pena conhecer esse mangá. Logo nesse primeiro volume, vários temas são abordados: a importância de se ter ousadia e coragem para não desperdiçar a chance de expressar nossos sentimentos; a esperança de construir um futuro feliz; o primeiro amor; o suicídio; e principalmente a amizade.

Diria que a problemática central desse mangá é a depressão de Kakeru. Ele enfrenta uma situação muito delicada, que o faz se sentir culpado. O motivo para não estar no futuro de Naho é não ter suportado seus próprios fantasmas. Naho procura fazer de tudo para evitar que Kakeru se sinta infeliz... É um mangá dramático sobre perdão e redenção.

Esse primeiro volume faz pensar quão especial é demonstrar a quem amamos que não está sozinho, que pode contar conosco, que sua presença é de valor inestimável. Eu acho que a mangaká foi bastante feliz ao desenvolver o enredo. Imagino o que diríamos a nós mesmos se pudéssemos enviar uma carta para o nosso "eu" do passado. Quantos erros tentaríamos não cometer; quantas oportunidades gostaríamos de ter aproveitado.

No mangá, há um sutil triângulo amoroso que vem tornar os acontecimentos ainda mais interessantes. Isso porque quem ama deseja ver a pessoa amada verdadeiramente feliz, o que envolve até mesmo ajudá-la a reconhecer seus sentimentos e a expressá-los, mesmo quando não se é alvo deles. O foco do mangá é sobre Naho e Kakeru. E o amor é retratado de forma bela, abnegada e empática. Não há espaço para o egoísmo quando a felicidade de quem se ama está em jogo.

A arte de Ichigo Takano é repleta de sensibilidade e traços belíssimos! A cidade na qual se passa a história é real e a mangaká teve o cuidado de representá-la em seus detalhes. Gostei muito disso! Acho válido dizer que, a quem gosta de mangás, Orange é repleto de clichês românticos - o que não me incomoda (rs).

É um mangá maravilhoso de gênero shoujo (romance), com um "quê" de fantasia nessa misteriosa carta de Naho. Estou ansiosa para receber meus próximos volumes. Eu fiz a assinatura completa logo no lançamento (rs). Ao todo, o mangá se compõe de 5 volumes.

Erick 21/04/2016

Resenha - ORANGE (sem grandes spoliers)
O que você faria se recebesse uma carta de você mesmo dez anos no futuro? O que seria tão importante ao ponto de você ter que apelar para medidas tão extremas? Esse é o drama em que Naho Takamiya se encontra ao receber de si mesma uma carta avisando que em dez anos, um de seus melhores amigos não estaria mais lá. Com a orientação da carta Naho deve salvar a vida de Kakeru. Essa é a premissa do mangá Orange. Ele é de autoria de Ichigo Takano, começou a ser publicado no Japão em 2012 e se encerrou no fim de 2015.

Ler um shoujo sempre é (em minha opinião) uma experiência muito pessoal e ultimamente bastante repetitiva, e talvez exatamente por esse motivo, Orange chegou a mim como um soco no estomago. Quando entendi sua proposta minhas estruturas foram abaladas, fui capturado em seu primeiro volume com uma facilidade ridícula. Sem perceber havia entrado naquela espiral de emoções. Eu estava verdadeiramente preocupado com todos aqueles personagens, coisa que há muito tempo não ocorria (saudades Sawako-chan; saudades Junpei e seu fetiche por morangos). Em Orange, salvar Kakeru também se tornou minha missão. Em Orange, além do habitual romance entre adolescentes (e não há nada de errado com isso quero deixar claro), também encontramos um verdadeiro drama sobre vida.

O arrependimento é um dos temas mais abordados na trama. Naho mandou uma carta para si mesma do futuro para o passado porque apesar de estar casada e com um filho, ela cresceu cheia de arrependimentos e é seu desejo que sua versão mais jovem faça alguma coisa para remediar isso. Que arrependimentos você carrega? O que você mudaria no seu passado? Essas são as perguntas que Orange lhe faz. E lhe ensina que todas as ações que tomamos hoje estarão conosco por toda nossa vida. É nossa missão dar o melhor de nós no agora, para que não estejamos arrependidos no amanhã.

A outra temática abordada pelo mangá é o suicídio. Para mim era quase impossível imaginar como um mangá shoujo conseguiria falar sobre algo tão grave. Orange faz isso com mérito, delicadeza e sem parecer forçado. A autora conversa sobre depressão sem nunca nem mesmo falar essa palavra e com um conhecimento genuíno do assunto. No personagem de Kakeru temos uma pessoa de sorrisos fáceis e aparentemente feliz, mas cheia de arrependimentos por dentro. Um personagem extremamente complexo que a primeira vista seria apenas mais um protagonista comum em um shoujo mangá.

A história é desenvolvida em cinco volumes (não é ótimo quando conseguem ser breves assim, Kimi ni Todoke?). Se passando principalmente no presente e com algumas cenas no futuro. A narrativa segue de maneira fluida, sem se apressar ou se alongar demais. Na primeira camada temos um lindo romance surgindo entre os personagens de Naho e Kakeru. Porém em suas outras camadas, ou por detrás dos panos se você assim preferir, Naho luta para salvar a vida de seu amigo. Ela deve ensiná-lo a se abrir com as pessoas, a amar a vida outra vez, e acima de tudo, deve ensiná-lo que apesar de nossos arrependimentos, certas coisas estão além de nosso controle e que acabar com a própria vida nunca é a solução. Não estranhe se lágrimas começarem a fluir por seus olhos durante as páginas desse mangá. (Não que isso tenha acontecido comigo, claro que não......................)

No grupo dos personagens principais, temos alguns dos clichês de qualquer história, o nerd, a extrovertida, etc., mas isso não é uma coisa ruim, pois todos são importantes na missão de salvar Kakeru. Estou me abstendo de comentar mais sobre esses personagens por motivos de que é melhor conhecê-los enquanto lê a história. Basta saber que possuímos um núcleo sólido que proporciona momentos engraçados e descontraídos quando quer, e seriedade quando é preciso. Aliás, posso estar passando uma visão muito pesada da trama, mas não se engane, Orange ainda é um shoujo. Isso quer dizer que quando lê-lo você vai se emocionar e se sentir bem.

A qualidade das ilustrações é boa e todos os personagens possuem características marcantes de forma que é fácil identificá-los (sendo sincero não compreendo muito do assunto). e as edições lançadas no Brasil pela editora JBC cumprem seu papel. Um anime baseado na obra está planejado para esse ano e um filme foi lançado em 2015.

De modo geral Orange um respiro de ar fresco em um mercado quer vem se saturando com obras parecidas. E é, sem dúvida, sugerido para todos, não apenas aos fãs de mangás, mas aquelas que estão à procura de uma boa história, de uma lição de vida.

(Essa, outras resenhas e alguns contos aleatórios podem ser encontradas no meu blog no link abaixo:)

site: http://discursoamador.blogspot.com.br

Sarah 07/06/2024

Laranja como pôr do Sol
Queria que a história tivesse se focado mais na parte da ficção científica, sobre poder mudar o passado e tals, mas é um ótimo mangá e anime, só não queria que fosse obscurecido pelo triângulo amoroso.

Laryssa.Pinheiro 01/06/2016

Naho é uma menina tímida e delicada que mora no interior, um dia ao se atrasar para a escola encontra na caixa do correio uma carta endereçada a ela, sem tempo para abri-la ela deixa para ler assim que chega em sua sala de aula, e se depara com a própria letra dizendo tudo que irá acontecer com ela naquele ano, começando pela transferência de um um novo colega, Kakero - que chega no exato momento em que Naho lê a carta, confirmando suas expectativas. A Naho da carta está a 10 anos no futuro, e vive uma vida cheia de arrependimentos, e implora - "Por favor, salve o Kakeru!"

Naho é uma menina gentil, se preocupa muito com outros, na verdade ela quase tem um lema "se for pra eu perder algo sozinha, tudo bem, só não quero atrapalhar os outros", por isso constantemente não faz o que quer ou o que gosta, mas isso não a deixa incomodada ou rancorosa de modo algum. Ela é inteligente, atlética e delicada, além de ser muito boa em trabalhos manuais e domésticos. Kakero é um pouco fechado, apesar de não ser antipático e nem antissocial, ele não compartilha seus sentimentos com mais ninguém, na verdade parece não conseguir fazê-lo; além do ar misterioso ele é muito atencioso e observador, têm sorrisos e atitudes encantadoras - difícil seria não se apaixonar por ele.

A turma restante de amigos inclui Azusa uma menina enérgica e bem humorada, Takako que é bonita e elegante, Hagita - muito sério e excêntrico e Suwa o garoto extrovertido, simpático e divertido que é mais próximo dos dois protagonistas, e que apesar de se mostrar assim superficialmente, é um rapaz muito maduro, altruísta e bondoso.

Capa, Arte, Finalização: A capa e a arte de mangá são maravilhosos, eles gritam "shoujo" também é claro. A capa é colorida e acolhedora, passando uma sensação de familiaridade. A arte é delicada e detalhada, cheia elementos brilhantes e fofos, que juntos ao background formam uma atmosfera romântica, bucólica e sonhadora. A finalização é dedicada, carinhosa - sentimos que a mangaká e sua equipe fizeram um trabalho com amor e que resultou em uma obra prima.

Concluindo: Eu amei, favoritei e estou indo correndo comprar os outros volumes, a única coisa ruim desse mangá é que ele acaba em 5 volumes. Além da história principal há uma paralela no final do mangá e ela parece interessante e fofa apesar de não ser muito criativa e nem desafiadora... Mas isso é bom! Eu estou em um momento da vida que só quero tranquilidade, e coisas boas e esperança sabe? Então mesmo que pareça simples, aos olhos de alguns talvez pobre, se olharmos bem é um ideal, é cativante - como um campo de flores...simples, comum - mas romântico e mágico. Vamos viver mais isso, que tal?

site: trechosdelivros.com

Henri B. Neto 06/06/2016

Resenha: Orange, vol. 1
Acho que tenho dois olhos nas minhas lágrimas... Pois, mesmo tendo começado a ler Orange já preparado para ter o meu coração estilhaçado durante a história, eu não consegui controlar a montanha russa emocional que foi este primeiro volume.

Minha maior surpresa com o mangá talvez tenha sido justamente a forma como Ichigo Takano conduz a sua história... É tudo tão tranquilo e sem exageros, que nem se compara aos mangás que lia na minha adolescência. Mesmo quando um personagem parece errado, na próxima página ela vai lá e mostra que nem tudo é tão preto ou tão branco assim... Além disto, a forma como a autora insere o realismo fantástico em sua trama funciona muito bem. Todas as transições entre presente e futuro são conduzidas tão naturalmente que nem mesmo a falta de explicação de como a Naho do futuro conseguiu enviar uma carta para a sua eu mais nova se torna um problema.

Enfim, se você é fã de Maggie Stiefvater, este mangá com certeza é pra você. Tudo o que eu sei no momento é que não sei se vou conseguir me segurar muito para ler os próximos. Yeap.

Veneella 13/06/2016

Você mudaria seu passado?
Escrito por Ichigo Takano (detalhe que eu adoro: Ichigo quer dizer morango ♥︎) e um shoujo de grande sucesso no Japão, Orange chega pela editora JBC esbanjando fofura e delicadeza. Tanto que atraiu vários ninjas cortadores de cebolas para o meu quarto – os malditos!

A história gira em torno de Naho Takamiya e das misteriosas cartas que ela recebe de si mesma 10 anos no futuro. As cartas dizem com perfeição o que acontecerá e fazem vários pedidos visando evitar os arrependimentos que a Naho do futuro tem, mas todos eles com um grande objetivo: Salvar Kakeru Naruse, o menino transferido que viria a se tornar um grande amigo para todos.

O grande desafio de Naho no mangá é vencer o próprio medo e a insegurança, pois se ela ceder a esses medos, vai trilhar o mesmo caminho da Naho que enviou as cartas e perder Kakeru para sempre. Porém, conforme ela faz escolhas diferentes, ela também cria um novo futuro que não está escrito e deve fazer novas escolhas de acordo com seu coração.

Ichigo -sério, gente, que nome fofo- também foi inteligente ao mostrar a Naho do futuro que enviou as cartas, com vários momentos tocantes entre os amigos que sofrem a perda de Kakeru e tentam descobrir se, afinal, foi um acidente ou não que tirou a vida dele. Além disso, fiquei sempre muito curiosa para ver se as mudanças da Naho do passado afetariam o futuro mostrado.

Um ponto muito interessante que eu me peguei pensando enquanto lia foi: se eu pudesse voltar no passado, eu mudaria alguma coisa?

A Naho teve um futuro onde, apesar desses arrependimentos que ela carrega, coisas muito boas aconteceram. Ela estaria mesmo disposta a abrir mão dessas coisas para mudar o passado? Sim, salvar uma pessoa é importante, e uma coisa muito boa, e com certeza outras coisas boas decorreriam disso, sem dúvida. Mas como escolher entre uma coisa e outra? E se, no fim, ao mudar os arrependimentos do passado ela acabasse por perder algo que ela definitivamente não abriria mão no futuro onde ela se encontra?

Orange traz muitas reflexões como essa e é uma das coisas que fazem a obra se destacar nesse mar de shoujos. Acredito que a obra também traga com muita fidelidade aspectos da cultura japonesa, como a questão do toque entre as pessoas – ainda mais que brasileiro é um bicho que gosta de calor humano – e a questão de respeito entre colegas de anos diferentes (aquela história de senpai, veterana, etc.). Sou barraqueira demais pra levar desaforo pra casa.
anger

Achei o traço da obra muito singular e combina bastante com o clima geral da história. É de uma fofura diferente do que estou acostumada, simples e acolhedora.

Até o momento a JBC já publicou 2 dos 5 volumes da obra e já é o suficiente para perceber o porque de Orange ser um mangá tão queridinho no Japão – já virou até filme! Com delicadeza e um toque leve de fantasia (ou sci-fi, se preferirem), é uma história cativante que tem tudo para agradar ao público.

site: www.papodesereia.com.br