Introdução Crítica ao Direito Penal Brasileiro

Introdução Crítica ao Direito Penal Brasileiro Nilo Batista

Resenhas - Introdução Crítica ao Direito Penal Brasileiro

Mage 05/05/2024

É um livro muito bom, por mais que não seja a linguagem mais simples do mundo. Li para a minha prova de penal de terça! Boa sorte pra mim.

Jennyffer.Vitoria 14/02/2024

?numa sociedade dividida em classes o direito penal estará protegendo relações sociais escolhidas pela classe dominante, ainda que aparentem certa universalidade, e contribuindo para a reprodução daquelas relações?

pedro.cezar.142 01/02/2023

Ótimo ponto de partida
Excelente releitura, ótimo material para uma breve introdução ao direito penal e criminologia de maneira crítica.

Maria 13/11/2022

Uma síntese de conceitos e princípios do direito penal
Uma leitura complementar ao estudo do direito penal. Nilo aborda temas e traz alguns dos desafios da aplicabilidade e entendimento.

cherry.pie 06/09/2022

não sei muito o que dizer sobre um livro acadêmico ainda. essa obra se propõe a dar uma introdução ao direito penal e cumpre seu propósito, dando uma pincelada geral sobre o direito penal, suas funções e definições.

Isa 12/08/2022

A obra é uma excelente escolha para quem está começando os estudos de Direito Penal, pois além de abordar alguns temas chaves para entender como funciona o código penal, ainda faz com que o leitor reflita sobre esses temas.

Cecilia 05/09/2021

A função do Direito Penal é a proteção dos bens jurídicos imprescindíveis. Como consequência, a proteção social. Estudar a disciplina vai além de doutrina ou exemplos, mas nos leva a um pensamento mais crítico perante a sociedade em si, com foco no comportamento de cada indivíduo.
Eric Luiz 05/09/2021minha estante
Professor Nilo é uma referência. Ótima obra.

Tai 14/08/2021

Livro levemente rebuscado e de alto teor reflexivo!!

O autor foi incisivo em seus pensamentos, trazer valores introdutórios do Direito Penal entrelaçados aos impasses cotidianos dos indivíduos brasileiros foi o estopim.

Ademais, cabe uma ressalva para as explicações direitas e racionais dos princípios e outros temas ligados, complementou sua crítica, dando embasamento científico e, ao mesmo tempo, simplificando quesitos extensos.

Hamilton_L97 28/02/2021

Indico demais
Excelente obra para a introdução do pensamento crítico das bases penais. Não é um livro destinado aos alunos dos primeiros períodos do Direito, mas sim aqueles que estão lá pela metade ou depois... Li agora, ao término da faculdade, e digo que me impactou e trouxe muitas abordagens que eu desconhecia. Uma obra dogmática curta e super importante.

Bruno Souza 26/08/2016

Comentários e impressões sobre o livro
Essa obra é muito interessante, o doutor Nilo Batista apresenta conceitos cruciais para o entendimento do direito penal brasileiro tais como princípios, teoria da norma e teoria da pena, tecendo severos comentários sobre as funções do direito penal em nosso estado.

Shirlei.Stachin 22/04/2015

Introdução Crítica ao Direito Penal Brasileiro
Segundo Nilo Batista o direito penal é legislado para cumprir funções concretas dentro de, e para, uma sociedade que concretamente se organizou de determinada maneira. O estudo aprofundado das funções que o direito cumpre dentro de uma sociedade pertence à sociologia jurídica.
Conhecer as finalidades do direito penal, que é conhecer os objetivos da criminalização de determinadas condutas praticadas por determinadas pessoas, e os objetivos das penas e outras medidas jurídicas de reação ao crime, não é tarefa que ultrapasse a área do jurista, como às vezes se insinua.
Pode-se dizer que a missão do direito penal é a proteção de bens jurídicos, através da cominação, aplicação e execução da pena. Numa sociedade divida em classes, o direito penal estará protegendo relações sociais escolhidas pela classe dominante, ainda que aparentem certa universalidade, e contribuindo para a reprodução dessas relações.