O Sonho de Ferro

O Sonho de Ferro Norman Spinrad

Resenhas - O Sonho de Ferro

Marcos Carvalho 02/12/2010

“O Sonho de Ferro” é um romance de ficção-científica alternativa. Hitler se muda para Nova York no início dos anos 30, destituído do sistema político alemão e nos EUA, torna-se um escritor de FC, cuja maior obra é “O Senhor da Suástica”.
Trata-se de uma história que ocorre 1000 anos após a grande guerra nuclear em que a civilização foi reduzida a um pequeno grupo de pessoas normais, entende-se como (branca, loira, altas e olhos azuis) e uma grande maioria de mutantes genéticos. Neste cenário, um forte e persuasivo líder Féric Jaggar, auto-ego de Hitler, emerge e mobiliza um grande exército e aliados, para uma grande guerra contra os mutantes. Jaggar triunfa, e garante que o “genótipo perfeito” manterá o domínio eterno neste mundo e nas estrelas.
O livro é muito divertido, e por vezes, engraçado, mas acima de tudo, é perturbador, pois o autor, intrinsecamente, faz-lhe torcer a favor de Jaggar, mas sabemos que ele é o próprio Hitler, uma das figuras mais nefastas da História. Desta forma, ele nos mostra que nenhum de nós queremos ser dominados ou escravizados por mutantes, que podem ser em nosso mundo real, ter outros papéis (judeus, negros, americanos, orientais, etc.)