Ansiedade de Informação

Ansiedade de Informação Richard Saul Wurman

Resenhas - Ansiedade de Informação

Fernanda_Terena 01/09/2020

Por quê estamos ansiosos?
Ansiedade de Informação é um livro de Richard Wurman lançado em 1999 e extremamente atual apenas dos longos anos passados da sua publicação. Apesar das nuances da realidade e dos exemplos do livro terem ficado obsoletos devido ao tempo, as situações do mesmo ainda se repetem em nossa contemporaneidade.
O livro aborda os sintomas e os reflexos do excesso de informação ao qual o novo século nos expõe diariamente, notícias, marcas, diálogos e a constante fobia da necessidade de estar "informado". Assim, com exemplos e aplicações nos é mostrado que ficamos ansiosos, preocupados e aos poucos paramos de absorver informações relevantes, bem como também paramos de compreender a realidade que nos cerca.
Esses tais sintomas e malefícios são contrapostos com sugestões de formas saudáveis de lidarmos com esses exageros, o que torna o livro útil para profissionais de diversas áreas que buscam compreender como gerir essas questões modernas.

Lidianne 01/10/2019

Melhor ler o volume 2
O "ansiedade de informação 2" não é continuação, mas sim uma reedição do volume um. Vale mais a pena ler o segundo por ser uma versão atualizada do primeiro. Também não gostei da forma como é organizado, ao contrário do que o autor diz, me proporcionou mais ansiedade com tanta informação solta em suas páginas. Mas, apesar de tudo, ainda consegui obter informações interessantes sobre o tema.