No escuro

No escuro Elizabeth Haynes

Resenhas - No Escuro

Telmary.Barros 04/06/2024

Esse livro é o melhor sobre relacionamento tóxico que já li, sem romantização. Além de ter um relato visceral sobre uma pessoa com TOC.

Rafael1181 03/06/2024

O livro tem muitos gatilhos
* Contém muitos gatilhos *

Um thriller psicológico que mergulha profundamente nas consequências do abuso e do trauma. A trama é centrada em Catherine Bailey, uma mulher que, quatro anos após escapar de um relacionamento abusivo, ainda luta com os efeitos devastadores desse período em sua vida. Alternando entre o presente e o passado, a narrativa revela gradualmente os horrores que Catherine sofreu nas mãos de Lee, seu ex-namorado, e a contínua batalha para reconstruir sua vida e superar seu medo.

Haynes cria uma atmosfera de tensão crescente, explorando temas de paranoia, sobrevivência e resiliência. O romance é habilmente estruturado, mantendo o leitor constantemente no limite enquanto as peças do passado de Catherine são reveladas. Uma leitura cativante e perturbadora que oferece um olhar intenso sobre o impacto duradouro da violência doméstica, ao mesmo tempo em que celebra a força do espírito humano na busca pela recuperação e pela paz.

Danielle566 02/06/2024

Comecei a ler porque vi uma resenha no tik tok dizendo que o livro dava medo. O livro tem gatilhos pesados de violência contra a mulher, o que obviamente me deixou desconfortável, mas não com medo. Criei várias teorias a medida que fui lendo, principalmente quando foi chegando mais perto final; mas, para a minha surpresa (ou não), o livro teve um fim bem normal e que não me deixou impactada, sabe? Não foi aquele livro que eu terminei soltando um palavrão incrédula com o desfecho.
Aceito indicações de livros bons de suspense! Se tiver plow twist, melhor ainda ??

Marcelle.Abreu 21/05/2024

Claustrofóbico
A gente já começa sabendo o que aconteceu com a Cathy logo no primeiro capítulo e aí a história volta ao passado pra entendermos como chegou naquele ponto!
Esse livro é angustiante e eu me sentia presa junto com ela, foi possível sentir tudo o que a Cathy sentia e tudo o que ela passou!
Tive que parar pra respirar em vários momentos por conta dessa sensação que o livro me causou!
A história é sensacional, muito bem escrita e com um desfecho ótimo!
Super recomendo, mas lembre-se que é uma história pesada e difícil de digerir!

Pam 04/05/2024

Intenso
Catherine é uma mulher confiante, bonita e alegre se eu pudesse usar apenas uma palavra para defini-la seria festeira. Ela ama se divertir com as suas amigas, ir em baladas, dançar e namorar. Ela vive o hoje sem ter o medo do amanhã.

Sua vida muda completamente depois de se encontrar com Lee, um garanhão que é segurança de uma boate que ela adorava ir com as suas amigas.

Naquele encontro rápido, algo especial começou a rolar, transformando-se depois em algo mais intenso. Lee era exatamente o tipo de cara que ela sempre quis. Atencioso, fofo e completamente apaixonado por ela. O começo foi ótimo, mas com o tempo, ela começou a perceber que estava perdendo um pouco da liberdade que a fazia se sentir viva.

Em um piscar de olhos, ele assumiu o leme de sua vida: manipulou seu trabalho, suas amizades. Ela se sentia vigiada em todos os cantos, até mesmo em sua própria casa, onde sua privacidade era invadida sem cerimônia. Quando ela finalmente começou a perceber a extensão dessa prisão emocional e tentou se libertar das amarras sufocantes desse relacionamento, os abusos físicos e sexuais vieram à tona, transformando sua busca por liberdade em uma luta pela sobrevivência.

Cathy, desesperada por ajuda, recorreu às suas amigas, suas únicas âncoras neste mundo, já que não tinha mais nenhum familiar ao seu lado. No entanto, ela se viu desamparada quando esses últimos refúgios pareceram virar as costas para ela.

Ela finalmente teve a coragem de encerrar aquele relacionamento tortuoso, sendo resgatada quando já tinha apenas um fio de vida. No entanto, apesar da libertação, as cicatrizes emocionais eram profundas demais. Cathy decidiu fugir para uma nova cidade, buscando um recomeço, mas mesmo assim, nunca mais foi capaz de recuperar totalmente quem era antes de tudo aquilo.

‌A história se desdobra em capítulos alternados, alternando entre o passado, onde Cathy relata como conheceu Lee e as atrocidades que ele cometeu, e o presente. No presente, Cathy lida com o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), resultantes das experiências traumáticas que enfrentou. Diariamente, ela se encontra compelida a verificar portas, janelas e os mínimos detalhes do apartamento, um hábito que se originou da época em que Lee manipulava suas coisas, movendo-as discretamente para fazê-la duvidar de sua própria sanidade.

‌Agora residindo em um novo lugar, em uma nova cidade e cercada por novas pessoas, a vida de Cathy toma um novo rumo quando um novo vizinho, o querido Stuart (finalmente alguém confiável), entra em cena - um psicólogo! No entanto, sua vida se assemelha a uma montanha-russa, especialmente quando ela descobre que seu agressor logo estará livre da prisão.

Stuart emerge como a única pessoa em quem ela confia plenamente, alguém que a faz sentir-se segura e sem medo. Ele a auxilia na jornada de lidar com o TOC, embora esteja convicto de que Lee nunca mais voltará. Mas por que ninguém parece acreditar em Cathy quando ela afirma ter certeza de que ele a está procurando?

Que livro incrível! Devorei cada página, completamente envolvida. O suspense era tão intenso que quase me deixou sem ar, e eu me encontrava nervosa e apreensiva pela protagonista, pensando: "Será agora!"
Erick457 15/05/2024minha estante
Fiquei com dó de uma certa pessoa, mas não posso dizer porque é spoiler ...?

Jane.Deus 31/03/2024

Angustiante
Faz tempo que um livro não me prende tanto! Aquela leitura tensa, que te deixa com palpitações.... maravilhoso!
Contém gatilhos...

Vênus_Alice 26/03/2024

No Escuro
Sem condições, que livro macabro, essa autora deve tolar café da tarde com Raphael Montes e o Stephen King.

Aqui, narra-se a história de Catharina, uma menina doce que conheceu um cara e sua vida foi do paraíso ao inferno muito rápido. Ele destruiu sua vida completamente, acabou com seu psicológico e deixou marcar na sua rotina, nos traumas e na sua pele.

Ele foi uma namorado extremamente paranoico e violento, manipulador e doente, que fez todo o entorno amar ele e pensar que a Cathy estava enlouquecendo e ele era a vítima.

Após o ataque, ele foi preso e ela fugiu daquela vida, mas ninguém acreditava nela e ela desenvolveu TOC e sintomas seríssimos por conta do trauma, isso fazia com que pessoas pudessem desconfiar dela.

Em todo o livro eu fiquei extremamente tensa, com a sensação de perseguição (talvez meu defeito seja viver demais as histórias...), eu ficava agoniada a cada vez que as pessoas negavam a história dela e não dava credibilidade ao terror que ela sentia e na possibilidade do ex, Lee, estar atrás dela de novo.

É um livro que precisa ter estômago para digerir, macrabo e viciante. Excelente!

Mika 20/03/2024

Prisão
Foi em uma prisão que eu me senti lendo esse livro. A escritora consegue passar o sentimento de agonia de alguém que passou por um relacionamento abusivo, conseguiu, de certa maneira, sair dele mas, de várias maneiras ainda não consegue seguir em frente.

Brena.Siqueira 18/03/2024

A história é forte, pesada, muito crivel, muito real. O que incomoda é a narrariva lenta e cansativa, muitas vezes. A descrição repetitiva das compulsões da protagonista, embora necessárias, poderia ser menos repetitiva. É um bom livro. Mas requer paciência.