O Segredo do Fundo do Mar

O Segredo do Fundo do Mar R. L. Stine

Resenhas - Goosebumps - O Segredo do Fundo do Mar

Breno.Benicio 17/04/2024

GOOSEBUMPS: O SEGREDO DO FUNDO DO MAR -RESENHA CRÍTICA
R.L Stine ficou famoso nos anos 90 devido aos seus livros infanto-juvenis com uma pegada semelhante ao horror, terror e até um pouco de slasher adaptados para uma linguagem infantil. Seus livros foram um sucesso entre os anos 90 e o começo dos anos 2000, levando a produção de algumas séries para a televisão e até mesmo filmes lançados para o cinema, sendo um deles (o mais famoso) Goosebumps: Monstros e Arrepios (2015) com Jack Black e Dylan Minnette no elenco principal.
Dado o contexto, seguiremos com a proposta da crítica, focando nos comentários da vez no livro de 1994 "Goosebumps: O Segredo do Fundo do Mar". Como Goosebumps é uma franquia literária antológica, poucos dos seus livros estabelecem um forte senso de conexão, portanto, "O Segredo do Fundo do Mar" pode até não ser o primeiro lançamento do autor, mas traz uma história única com começo, meio e fim.
Primeiramente, é preciso ter em mente que R.L Stine conduz sua narrativa de forma leve e extremamente facilitadora para a compreensão total e geral da história, visto que, trata-se de um livro infantil para crianças em desenvolvimento de leitura. Partindo desse contexto, o resultado apresentado em "O Segredo do Fundo do Mar" em relação à escrita, em minha visão, condiz com a proposta do autor apesar de dificilmente haver um elemento realmente chamativo na história em execução, pois há uma maré de previsibilidade, repetições de diálogos, atitudes imaturas dos personagens...todos os elementos clichês de uma história esteriótipada de um filme sessão da tarde dos anos 90, em dado momento chegando a ser completamente plausível se comparado a Free Willy de 1993.
No entanto, a padronização da história em si não incomoda a ponto de arruinar a história, visto que, há uma fidelidade quanto à proposta. O choque acaba sendo muito mais voltado para o material de marketing do livro, no qual foi inserido um enorme tubarão martelo na capa, induzindo de forma direta a existência de um predador marinho na narrativa e uma história envolta desse predador, em outras palavras, um livro cuja a grande ameaça seja um enorme tubarão.
Entretanto, o leitores devem se surpreender quando boa parte do texto se resume a uma outra criatura muito mais fantasiosa que um tubarão (por motivos de spoiler não irei mencionar) mas estejam cientes de uma ruptura quando a expectativa criada através do primeiro julgamento.
Por já ter lido outros livros do Stine, garanto que houveram livros muito mais sombrios e muito mais loucos que esse. "O Segredo do Fundo do Mar" joga muito no seguro, seja na narrativa, na construção dos personagens, argumentos de trama e etc. É um livro padronizado e de fórmula pronta, mas que consegue decepciona friamente a quem esperava minimamente alguns toques de terror mais apurados, e uma maior honestidade quanto ao material de divulgação.
Honestamente, esse livro estava no meu radar há uns anos apenas pela capa. Stine já foi o meu autor favorito há muitos anos, mas acredito que seja uma fase de todo pré adolescente que esteja começando a caminhada no universo da leitura, fase essa que já passou há muito tempo.

kathrein.oliveira 14/01/2024

Divertido
Mais um livro do stine, daqueles que adoro ler para descansar a mente em um domingo de manhã ou entre leituras.

Esse é um dos livros dele de final aberto e completamente baseado na fantasia, nem todos da série são assim e é sempre uma surpresa.

Esse não foi diferente, embora com final aberto, por isso a nota, achei divertido entrar novamente no mundo de goodebumps

Maria.Sermon 04/07/2023

O segredo do fundo do mar
Esse livro é mt bom!!! eu li ele quando eu tinha 11 anos, eles estavam guardados na minha prateleira, e depois de muito tempo eu li dnv!!! e nunca perde a graça

nacarolinga0 01/02/2023

Quando era mais nova, sempre lia os livros de Goosebumps, e tenho a coleção até hoje. Decidi reler esse livro porque não tinha outro para ler, e fui tomado pela nostalgia logo nas primeiras páginas.
Não me lembro bem dos outros livros, mas achei a leitura e a história bem leves, é um livro fácil de ler e que não dá medo.

Carlão 27/11/2022

Resenha dia 27 11 22 . O segredo do fundo do mar
William Prof umdo Júnior está atrás da grande Raia branca a raia gigante já feriu 10 banhistas as pessoas estavam com medo de entrar na água e o pânico havia se espalhado por todo o litoral quando o William foi tentar capturá-la ele estava com os trajes oxigênio pistola de dardo com veneno roupa especial de mergulho e tudo tudo pronto para pegar arraia Branca. Mas quando foi mergulhar para o fundo Teve uma grande surpresa. O tanque de ar estava no máximo e estava começando a sair fora por isso ele ficando sem respirar teve que subir de volta para a superfície nadando rápido mas ele vendo está Estava vendo que não ia conseguir chegar à superfície Será que ele conseguiria chegar a superfície?

Talia 02/07/2022minha estante
Ótimo, bem completo, nota 10.

estantedogabs 16/05/2022

Uma bela de uma decepção. Achei que a mudança grande de ambiente ia trazer novidades, mas conseguiu ficar mais básico ainda... Totalmente desinteressante.

OToloDeAmarelo 19/05/2021

NÃO PULE NA ÁGUA!Billy e sua irmã, Sheena, foram visitar o tio, dr. Proff Undo, em uma ilhazinha do Caribe. É o lugar perfeito para explorar o fundo do mar. E o garoto está louco para viver uma aventura!Só há uma regra a seguir: não se aproximar dos recifes e corais. Porém, o local é tão bonito e tão calmo que Billy não consegue resistir.Mas ele não está sozinho na água. Tem alguma coisa lá no fundo, abaixo da superfície.É algo escuro e escamoso. Metade humano e metade peixe. À espera...

A tendência de Billy em se aventurar com tanta estima acaba lhe rendendo uma baita de uma surpresa. O garoto acaba por encontrar uma sereia, o ser mitológico que há tantos séculos incomoda a imaginação de pescadores. Seria maravilhoso ter uma amizade com ela, porém, seu tio havia feito um trato com uma dupla responsável por um zoológico marinho e ao capturar a sereia, sela seu destino.

Divertida aventura com bons momentos no fundo do mar e claro, toda sorte de cenas especiais com a encantadora sereia, O Segredo do Fundo do Mar é um ótimo livro da série. Não tem um final dramático ou com um plottwist interessante como os demais, mas ainda diverte bastante, de uma maneira descomprometida. É legal de acompanhar um enredo sobre a sereia, mesmo que seja bem simples e direto. É algo que eu gostaria de ver em mais livros e bem, Goosebumps o fez à seu modo e o parabenizo por isso.

Alex L.S. 16/08/2019

Sobre Sereias
É igual o tema dos filmes do Freeweely, só que aqui é uma sereia.