Jack Maggs

Jack Maggs Peter Carey

Resenhas - Jack Maggs

Erika Daniela 06/01/2017

Uma novela que no início me lembrou um pouco o texto Tartufo de Moliérè. Personagens com conversas desencontradas e muita enganação por parte dos novos ricos londrinos. A história é narrada sob dois pontos de vista. Alternando o do narrador e os momentos que Jack escreve cartas contando sua história. Mas não se sabe a real história de Jack até quase nos momentos finais do livro. Vale uma leitura atenta, mesmo que de início seja cansativo, a história nos prende.

Marta Skoober 06/01/2017minha estante
Esse é para qual desafio, Erika?
Ou não é para desafios?

Erika Daniela 06/01/2017minha estante
Inclui ele em todos os desafios que estou.

Karen581 23/08/2013

é um livro sobre um ladão que sai da cadeia e vai para uma cidade para encontrar com uma certa pessoa (na qual eu não me lembro mais porque eu li esse livro faz muito tempo), mas ele acaba sendo contratado pelo dono da casa ao lado e um outro "cavalheiro" pede para hipnotizá-lo a fim de saber sobre sua história e reescrevê-la em outros moldes para alcançar algum sucesso e ganhar algum dinheiro, pois está falido! Até que é legal, mas não é tão bom assim, vale a leitura!

Zana 26/06/2013

Relutantemente recebe o título de bom!
O misterioso Jack Maggs é um personagem nebuloso. Mesmo citado como criminoso perverso termina conquistando o leitor que se vê torcendo por um final satisfatório. Maggs ao longo da vida somente conheceu o sofrimento. Abondando quando bebê acaba sendo criado por malfeitores que tinha com o único objetivo transforma-lo em ladrão. Sofre com os maus tratos da madrasta e do seu filho Tom. Mas encontra companheirismo e amor junto a Shopina Smit, uma menina de destino semelhante ao seu, utilizada pelo pai bandido como instrumento de ladroagem.

A história começa com um estranho sombrio circulando pelas ruas imundas de Londres, ele bate em uma porta onde não é bem recebido por uma mulher, para depois apresentar-se diante de uma casa onde acredita ser esperado. Não encontrando ninguém, esse homem termina praticamente “içado” pelos empregados da casa vizinha e sendo “induzido” a ser o novo copeiro da residência. Esse homem é Jack Maggs, um criminoso deportado endurecido pelo passado e pelas atrocidades sofridas na prisão, que sob o risco de ser executado por seus crimes deixa a distante ilha prisão na Austrália e retorna ao seu país com o intuito de interagir com Henry Phipps, o homem a quem considera como um filho, ao passo que este suposto filho foge de sua indesejada presença. Enquanto espera a presença do filho na casa vizinha, Maggs tenta trabalhar como copeiro e cai na mira de um amigo ilustre de seu novo patrão, o escritor Tobias Oates, que o hipnotiza com a finalidade de desvendar seu passado e posteriormente utilizá-lo em um dos seus livros. Maggs faz um trato com Oates e aceita ser hipnotizado em troca do escritor coloca-lo em contato com Henry Phipps. Quando sua condição de criminoso foragido vem a tona Jack Maggs começa a agir, e então o desenrolar da trama segue de maneira insólita.

A personalidade de Jack Maggs segue envolta em mistério, decifrada de maneira parcimoniosa e pouco detalhada. A cena da contratação de Maggs, assim como a trama se passam de forma excêntrica. As sessões de hipnose e o uso de fluído magnético no processo são pouco esclarecidos. O autor utiliza de muitos subtendidos e entrelinhas para dar conhecimento ao leitor da vida pregressa de seu personagem, deixando pontas soltas sem elucidação. Como se deu a fundo a história Shopina Smit? Seu enlace, prisão e destino final? Quem e como realmente foi arquitetado o fim de Tom? Como se deu a história e quem era (m) a(s) mães dos filhos de Jack Maggs? Respostas enterradas ou deixadas nas entrelinhas de Peter Carey!! Mas, apesar dos pesares a história e Jack Maggs cativam (nem sei bem por que) e o final é satisfatório, por isso (relutantemente) recebe o título de bom, o equivalente a três estrelas.