Tesão

Tesão Tico Santa Cruz

Resenhas - Tesão

Camis 12/06/2013

Tico Santa Cruz é escritor, poeta, compositor e vocalista dos Detonautas. Publicou seu livro de poesias e contos eróticos, Tesão, pela Belas-Letras e, apesar de no início ter ficado receosa quanto ao estilo da obra, acabei me deliciando com cada um dos poemas sexies e quentes de Tico.

Tesão pode ser chamado de um livro sem pudor. Palavras chulas, cenas descritivas, e erotismo escorrendo pelas páginas, este é o meio no qual você se encontrará durante sua leitura. Apesar de seus contos e poesias sexuais conterem um grande teor erótico, fica claro ao leitor que nas entrelinhas de cada verso você também encontra um pouco de paixão, amor, e desejo reprimido.

Poesias que narram a vontade louca de se ter alguém, o desejo entre dois corpos e fantasias e fetiches que nunca se quer ousamos falar em voz alta. Calor, pele, suor, prazer e gemidos, são palavras presentes em cada um dos contos.

Devo ressaltar que, além do ótimo trabalho do autor ao tratar com tanta naturalidade um assunto ainda um pouco tabu, a editora Belas-Letras realizou um trabalho pra lá de bem elaborado e com bastante dedicação em sua revisão e diagramação, fazendo o livro mostrar seu valor sem pormenores indesejados. Uma leitura sexy e enlouquecedora. Pra quem já conhece o trabalho indiscutível do Tico como compositor, sabe que em Tesão Tico não iria errar.

"Desculpem-me os puritanos,
mas bom é a sacanagem,
as palavras sujas no ouvido.

Vagabunda!
Gostosa!
Puta! (Página 9)"

Caroline507 12/06/2013minha estante
Adoro suas resenhas, embora este livro nao faça meu estilo ;s

Thay Ribeiro 20/06/2013minha estante
Gostei muito do livro!
O Tico parece saber trabalhar muito bem com o tema, aparenta ser um livro bem sensual, e eu fiquei curiosa!

Mih Fraga 24/06/2013minha estante
As resenhas desse livro são sempre curtinhas.
E realmente, não há nada que me faça ser fã desse estilo... Sei lá. Sou mais as músicas dele, pode ser?! AHSUAHSUAHSHAS'

Lelê 03/04/2013

Resenha:
UI!

Eu sabia que "Tesão" seria uma leitura sexy, mas eu não esperava que fosse tãããão sensual.

"Tesão" não é romântico, porém algumas crônicas até falam de amor. Mas para uma pessoa que está amando (como é o meu caso), este livro se torna apaixonante.

"Visão da alma à livre escolha.
Caminhar e amar sem esperar ser amado.
Perceber e sentir sem se encontrar magoado.
Descobrir e aprender enquanto houver emoção.
Persistir, percorrer caminhos que trilham a ilusão.
Entender e aceitar que poucos estão satisfeitos.
Enxergar e exaltar o oposto de um grande defeito."
Pag. 38

O foco do livro não é nem o antes, nem o durante, nem o depois do sexo. O livro fala do sentimento e do momento do tesão, que pode durar minutos ou horas. Tanto faz.
Esse momento pode ser com uma pessoa estranha ou com o grande amor da sua vida, não importa. Aqui o Tesão é o importante.

"Mulher que sabe seu poder não fica tirando onda.
e nem falando muito... Quando quer de verdade
vai lá e faz porque tem consciência de que
nós, homens, somos loucos por vocês!"
Pag. 32

Tem pequenos contos, crônicas, poesias, poemas e diálogos. Ou seja, Tesão é narrado de todas as formas.

Em "Uma Questão de Ponto de Vista", vamos conhecer dois personagens distintos conversando. Um diálogo super maluco, engraçado e filosófico. Foi o que mais gostei, sem dúvida.

Dá pra dizer que eu devorei o livro. Literatura rápida e muito boa.

"Tenha certeza de que se nos encontrarmos
novamente, viveremos tudo isso de novo.
Mas por enquanto me beija.

Por enquanto morre comigo, pelo menos
por esses segundos."
Pag. 111

Enfim, eu recomendo para quem curte poemas e contos. Recomendo para quem gosta de literatura erótica, mas não desse erotismo bobo e sem sentido, mas desse sexy mesmo.
Não recomendo para os puritanos de plantão. Aqueles que não podem nem ler um palavrão. Essas pessoas, por favor, não leiam!

"Desculpem-me os puritanos,
mas o bom é a sacanagem,
as palavras sujas no ouvido."
Pag. 9

Agora, se você curte tudo o que eu disse, então se jogue!!!

Saleitura 28/03/2013

Tesão é o primeiro livro que leio do Tico Santa Cruz - escritor,poeta, compositor e vocalista da sua banda Detonautas Roque Clube - Tesão é o seu segundo livro tendo já publicado Clube da Insônia.

Tesão é um livro erótico composto de poesias e contos onde sem pudor e preconceitos expõe o sexo expressando as paixões, os desejos cheio de fantasia e uma imaginação que leva a loucuras. Peles que se tocam e fazem explodir toda uma química , um prazer que vai além dos limites.

"Desejei muitas e permiti a quem estivesse comigo que desejasse também. Desejamos todos, poi o desejo é um combustível da psique humana que pusa o coração e descarrega adrenalina no corpo todo. O perigo, o proibido, o fora do comum, o condenável, é o que muitos gostariam de fazer, mas não têm coragem."

O livro tem uma apresentação de qualidade, desde a capa , encadernação usando folhas amarelas ,com a impressão que se alterna das poesias aos contos com páginas em preto e branco e em negativo. Ressaltando com todo louvor as ilustrações de Carlinhos Muller que dão um toque super criativo a toda essa magia erótica.

Tesão por si só é loucura.

Sexo é sexo!
Selvagem!
Meio animal.

Resenha por Irene Moreira http://www.skoob.com.br/estante/livro/26926369

Postagem Saleta de Leitura

Ton 08/02/2021

Faltou Tesão...
Quando você pega um livro chamado "Tesão" e com uma capa tão estilizada e explicita, é normal pensar "nossa, preciso tomar cuidado lendo esse livro em público para não demonstrar nenhuma indecência", mas conforme você lê percebe que falta algo.
Falta o elemento do título, falta o TESÃO
Não é um livro erótico. É um livro de falar putaria.
"OK, mas tem diferença?".
Tem. Mas uma diferença prática é: lendo esse livro, apenas em dois textos é possível sentir uma leve "coceira". O resto? Quase todo o resto é putaria jogada ao ar sem mais nem menos.
Sério.
Dá pra encontrar contos eróticos em blogs e no instagram que realmente vão te deixar excitados. Coisa que, se o autor tinha isso como objetivo, falhou e falhou feio.
"OK, então ele é um péssimo escritor... certo?"
Ai que está, NÃO É NÃO.
O livro tem, em sua maioria poemas falando putaria.
Mas não é só. Há uns 6 textos que não são de putaria (e nem de erotismo). São alguns textos e poemas com uma visão da cidade noturna e seus prazeres e mistérios e eles são ótimos.
Conclusão: Vale a pena ler? O livro todo, não. Há alguns textos bons mas não vale você comprar o livro.
No fim Tico Santa Cruz parece ter tentado mirar em algo como Bukowski + Nelson Rodrigues mas acertou no adolescente virgem que fala de sexo.

Simony 08/04/2013

Tesão, Tico Santa Cruz
Resenha:
Contos eróticos que fazem você ir além da imaginação, como a própria sinopse fala, totalmente sem culpa. Totalmente carnal, desejo sem amor, paixão ardente, simplesmente o sexo que muitos pensam, mas que poucos são capazes de sequer confessar pra si mesmos. Desejos luxuriosos, alguns apenas pensamentos, poucos falam abertamente sobre o assunto, mas em Tesão encontram abertamente.

" Imediatamente meu instinto mais animal me tomou e fiz um comentário no seu ouvido...
- Essa sua marquinha de biquíni tá cruel
Ela sorriu.
Perguntou: - Você gosta?
Respondi: - É o meu ponto fraco.
Ela deu um sorrisinho sarcástico... e delicioso.
Carinha de safadinha, daquelas que se fazem de bobinha, mas que na hora H dão um banho nas metidinhas a gostosa. Mulher que sabe seu poder não fica tirando onda. e nem falando muito.... Quando quer de verdade vai lá e faz porque tem consciência de que nós, homens, somos loucos por vocês!"

Impressões:
Tesão é um livro bem escrito, de um erotismo que instiga nosso desejo e imaginação, inclusive a capa tem tudo a ver. Este é um daqueles livros que muitos preferem deixar escondidos, mas de forma alguma deve faltar em nossa coleção. As páginas são intercaladas entre preto e amarelada conforme os contos. Também temos desenhos que ameaçam nos tirar do sério com suas posições... rsrsr. Bem, para quem gosta do gênero e que queiram viver através de histórias momentos tórridos de sexo, desejo, violência e força sem culpa Tesão sem dúvida é uma boa pedida.

/QMD/ 10/03/2013

Depois de Cinquenta Tons de Cinza, o mundo voltou os olhos aos erotismos e romances quentes. Vários livros desta linha que já estavam nas prateleiras há tempos ganharam fama e reconhecimento, enquanto vários novos título, como Tesão, enviado pela Editora Belas Letras, chegaram às livrarias. Tico Santa Cruz, autor do livro, é roqueiro, logo tem a marca de que tudo que ele faz é relacionado a sexo e drogas, somente. Porém, neste lançamento ele revela que, apesar de tudo que dizem sobre pecado, violência e desejo, o sexo pode ser uma forma de romantismo.

Alguns contos vagueiam pela poesia, enquanto algumas poesias tem tem um pé na prosa. Essa mistura também dá as caras quando o certo se confunde com o errado, o amor se embrenha no sexo, o sonho se mistura à realidade...

Tesão é um daqueles livros pra te fazerem sonhar, imaginar, sentir. Você se sente na carne de cada um dos "heróis" dos textos que Tico escreve. Se descobre sentindo as mesmas sensações que os personagens, que podem ser "eu, você e sua amiga", fazendo referência a uma das poesias do livro. A minha favorita delas, porém, é a metafórica "Do que não cabe no tamanho do céu", penúltima da coleção. Em alguns momentos, porém, senti aquela sensação de "mais do mesmo", um "déjà vu". Uma cena repetida aqui, um verso igual ali...

Quanto aos aspectos físicos, o livro não peca em momento algum. Te convidando a imaginar, as ilustrações são todas enigmáticas: você precisa perceber o que há por ali, analisar, tudo culpa do uso somente de duas cores e, em alguns momentos, variações de padrões e texturas. Na capa, por exemplo, o desenho (em verniz localizado) mostra a silhueta de uma mulher, mas um homem aparece no espaço livre, sem efeito.

Algumas páginas são pretas, outras brancas... E isso vai mudando a cada novo conto ou novo poema. Algumas ilustrações ocupam duas páginas, outras somente uma, quebrando o clima (ou completando ele) com diferentes desenhos. De leitura rápida, é fácil se perder, se deixar levar pelo livro.

RESENHA COMPLETA EM: http://www.quermedar.com/2013/03/tesao.html

Fabi.Fischer 11/02/2021

Não sei o que dizer
Esse foi o primeiro contato que tive com esse estilo literário e ainda não sei definir se gostei ou só achei interessante.
A leitura fluiu bem e terminei o livro em pouquíssimo tempo, e dentro disso, confesso que gostei um pouco mais dos contos do que dos poemas.
As ilustrações merecem destaque, achei lindas e de extremo bom gosto.
No mais, acho que achei interessante mesmo, mas foi bom ler sobre algo que ainda é um grande tabu e ao mesmo tempo tão natural pra todos nós.
Acho que achei que seria um pouco mais excitante do que realmente foi.

Paola 09/03/2013

Um livro hot, como a própria capa já nos mostra. Nele Tico Santa Cruz, nos revela um mundo de poesias quentes.

Sem limites, ele nos mostra que quando o assunto é conquista e principalmente sexo, vale tudo. Instiga a imaginação. Desperta desejo e aventura.

Nele, Tico fala de sexo sem preconceito, sem palavrinhas românticas, do tipo selvagem. E o livro também possui imagens que despertam a imaginação.

Um livro muito quente! Sim, é assim que se resume Tesão. Para quem gosta de poesias e contos, é um livro que vale a pena conferir. Pois são poesias bem diferentes das quais costumamos ler.

dricagallo 17/03/2013

Resenha - Tesão
Primeiramente gostaria de deixar claro para os meus leitores(as) e seguidores(as) que a resenha de "Tesão" é imprópria para menos de 18 anos!! :D

Estava super ansiosa para ler o mais novo lançamento de Tico Santa Cruz, vocalista de uma das bandas que admiro (Detonautas Roque Clube) por letras tão românticas e bem interpretadas... Então, acabei mergulhando na leitura de "Tesão" esperando um pouco do romantismo contido nas letras como "foco" nas histórias contadas no livro, mas... acabei me surpreendendo, até demais!!

Me surpreendi primeiramente com as imagens contidas no livro, logo após com a diagramação e em terceiro ponto com algumas páginas na cor preta com letras brancas, o trabalho realizado pela Editora Belas Letras foi impecável!!

Livros eróticos se encontram na moda e no auge das top listas de mais vendidos no mês, mas "livro erótico" como o de Tico Santa Cruz, tenho certeza que não irá se caracterizar no gênero erótico, mais sim: sexo explícito! :O
Tico Santa Cruz soube muito bem expor em seus mais variados contos eróticos, diversos pontos, pensamentos e questionamentos que rodeiam e influenciam todas as pessoas.

Pessoas as quais se consideram puritanas ou até mesmo falsa-puritanas, a leitura de "Tesão" está mais que recomendada, pois somente lendo e analisando que em meio aos contos você se identificará ou até mesmo se encontrará, podendo enfim confirmar que a grande maioria dos puritanos(as) realmente não são, fingem ser ou até mesmo não existem!!

"Desculpem-me os puritanos, mas o bom é a sacanagem, as palavras sujas no ouvido. Vagabunda! Gostosa! Puta!" - Pág.09

Não havia lido até o momento nenhum livro erótico, venho meio que adiando algumas leituras do gênero, mas quando recebi o livro e achei maravilhosa a capa e todo o carinho dedicado ao livro (como disse anteriormente) não pude resistir e me deliciei com a leitura em apenas 4 horas, isso mesmo, em apenas 4 horas!

"Pronto, agora somos só nós dois! Que delícia!" - Pág. 51

Pode analisar-me e pensar o que quiser, mas o livro é ótimo, mesmo que completo de sacanagem e sexo explícito... As histórias contadas por Tico de uma certa maneira me prenderam que não conseguia parar de ler (pois são consto que acontecem na realidade de determinadas pessoas) e imaginar como tudo aquilo poderia estar acontecendo com apenas uma pessoa (creio que ele próprio), nos mais variados e inusitados locais (garagens, bailes, banheiros e até mesmo na rua) e com as mais diferentes pessoas (desconhecidas na maioria, casais a procura de sexo diferenciado...)!

"Dispenso a ordem patética da sedução. Porque agora é carne, é sexo, é violento, é forte, intenso como o encontro de dois animais num confronto vital pela continuação dessa existência. É o primitivo, o condenável, o que os outros não tem coragem de levar adiante por medo do pecado e do julgamento de Deus. Entre nós, o prazer assassinou a culpa com uma facada nos olhos, depois cuspiu o sangue no chão." - Pág. 98

Como dito no início quote anterior "Dispenso a ordem patética da sedução.", pode-se observar por si só que todo romantismo contido nas letras interpretadas por Tico Santa Cruz, não é encontrado em seus contos!!
Leitura super recomendada e não me venha agora no final da resenha com preconceitos sobre a minha opinião ou até mesmo sobre a sugestão da leitura, pois você irá literalmente se identificar com algumas passagens dos contos, pode ter certeza!

Mila F. @delivroemlivro_ 19/03/2013

De sacanagem todo mundo entende...
Tesão é o segundo livro do Tico Santa Cruz publicado pela Belas-Letras, o primeiro, Clube da Insônia não tive a oportunidade de ler, mas li algumas resenhas e trata-se de um livro que tem uma avaliação boa entre os que já leram.
Tico Santa Cruz, em Tesão vem, sem papas na língua, e com uma linguagem bem popular e erótica mostrar que o ser humano é instinto e quando vê-se diante de algo que deseja absolutamente, deixa-se mover por esses instintos cujo o ponto culminante é o sexo. O sexo visto como um ato sem etiquetas e sem pudores, onde o que comanda é o prazer dos parceiros. Sexo com quem se ama. Sexo com desconhecidos. Sexo a dois, a três, de pé, de quatro... num quarto, num beco, no carro ou não seja lá em que lugar... Sexo.
O Título do livro já diz basicamente o que você pode esperar dele, então quem não curte esse tipo de texto, nem pense em ler ou se você ainda não leu nada do gênero [o que é um pouco difícil devido ao tanto de material por aí disponível] pode começar ousando virar as páginas de Tesão.
O diferencial desse livro é que ele traz poemas e contos eróticos o que vai de encontro com os romances eróticos que tanto estão na moda, ainda mais quando levamos em consideração de que este é uma visão masculina e não como na maioria desses romances temos uma libertinagem feminina, quase como uma sentença de liberdade de expressão sexual. Ao homem sempre houve essa liberdade e em Tesão você encontra muita liberdade sexual, erótica, carnal onde o prazer é o que dita o ato sexual.
Entretanto os poemas e contos muitas vezes vêm impregnados por uma atmosfera de devaneios, sonhos, imaginação tanto que o leitor se vê aprisionado nos desejos do ‘eu poético’ sem saber se de fato aconteceu ou não e quando acontece o leitor ainda pode se questionar se não houve certo exagero na utilização das palavras.
Devo confessar que uma vez que se abre este livro – mesmo que para folheá-lo – o leitor corre o rico de não querer largá-lo enquanto não findar a leitura [isso aconteceu comigo], por ser um livro pequeno e de fácil leitura em algumas horas um leitor ávido pode ‘devorá-lo’.
Não obstante, preciso afirmar que o livro não é original e há situações bem clichês. Convenhamos, de sacanagem todo mundo entende um pouco, ou muito, ou mais ou menos, ou... o que quero dizer é que esse assunto é clichê embora ainda seja um tabu na sociedade. Ok, este tabu está definitivamente estilhaçado, mas ainda há uns puritanos por aí...
Para finalizar, quero falar sobre a diagramação do livro que está realmente linda [há folhas amareladas entre folhas pretas] e parabenizar o ilustrador Carlinhos Muller, pois as ilustrações são uma arte a parte que embelezaram a edição do livro, muito talentoso!

Camila Márcia

Irene Moreira 28/03/2013

Tesão por si só é loucura.

Sexo é sexo!
Selvagem!
Meio animal.

ricardo_22 01/04/2013

Resenha para o blog Over Shock
Tesão, Tico Santa Cruz, 1ª edição, Caxias do Sul-RS: Belas-Letras, 2013, 128 páginas.

Sexo é vida, o que é inquestionável, porém o assunto ainda é um tabu na sociedade e existe aquele grupo de pessoas que veem isso como algo banal; algo de outro mundo e que por isso deve ser evitado. Obviamente que isso é impossível, e é onde surgem livros capazes de quebrar o tabu e enfrentar a censura imposta por uma sociedade um tanto antiquada.
Em uma época que a literatura erótica está em alta e conquistando cada vez mais adeptos, o que pode ajudar na quebra desse tabu, o líder do Detonautas Roque Clube, Tico Santa Cruz, lança seu segundo livro com o objetivo de mudar tudo o que já vimos nesse gênero. Em Tesão, o escritor e músico escreve contos e poemas sem limites, sem poupar o leitor de determinados termos, sem aliviar para não ser julgado ou taxado. Tesão é apenas um livro para mostrar o que o sexo é capaz de fazer na vida de uma ou mais pessoas, e mostrar também que o prazer pode ser muito maior do que o medo ou a vergonha de falar sobre o assunto. Isso na visão de um homem.

“Mas você não sabe de nada disso.
Você nem sabe quem sou eu...
Você nem deve pensar que imagino essas coisas te olhando.
Ainda outro dia fiquei observando você perambulando.
Que delícia.
Os peitinhos do tamanho que eu gosto:
Durinhos... empinados...” (pág. 20 – Se você soubesse...)

Na segunda parceria entre Tico Santa Cruz e Carlinhos Muller, responsável pelas ilustrações, a editora Belas-Letras lança um novo trabalho digno da perfeição no quesito diagramação, voltando a apostar nas páginas em preto e em desenhos simples, porém totalmente significativos, que representam toda a sensualidade e vulgaridade da obra. São mulheres nuas ou se despindo, casais ou simplesmente partes de um corpo feminino, que certamente completam o que encontramos nos versos e histórias tão bem escritas por Tico Santa Cruz.
Ao contrário de seu primeiro, Clube da Insônia (Resenha), onde escrevia com certas regras e até mesmo uma musicalidade, em Tesão o autor não se prende a nada. Não tem o tom romântico de Você me Faz Tão Bem, do álbum Psicodeliamorsexo&distorção; não tem a crítica de Aperta o Verde, poema publicado em Clube da Insônia. Nesse livro, Tico Santa Cruz mostra apenas o sexo, na sua forma mais verdadeira. Selvagem. Intenso. Prazeroso. Excitante. Inesquecível.
Com a grande quantidade de contos e poemas, que na maioria das vezes são ficcionais, seria natural que em algum momento o livro se tornasse maçante, clichê ou até mesmo cansativo. Seria natural, caso não fosse um livro de Tico Santa Cruz, que novamente consegue inovar e surpreender a cada nova página, com situações que provavelmente só seriam escritas por ele, um escritor livre de qualquer pudor.

Mais em: www.blogovershock.com.br/2013/04/resenha-143-tesao.html

ððððððð 24/05/2023

Um verdadeiro "tesão" KKKKK. Bom para ler a noite, força a sua imaginação e é rápido para se ler. Os desenhos alimentam ainda mais a sua imaginação e te leva a onde sua imaginação não espera...

Carissinha 15/05/2013

Tesão é o segundo livro escrito pelo Tico Santa Cruz, vocalista do grupo Detonautas Roque Clube. É o primeiro livro dele que tenho a oportunidade de ler e estava muito ansiosa para conhecer a maneira que ele escreve.

Composto de crônicas, contos e até alguns poemas, não é um livro sobre o ato sexual em si, mas realmente sobre o tesão presente no momento.

É bom deixar claro que o livro passa longe do romantismo. Tico Santa Cruz não se preocupa com tabus, com amor, nem com nada do tipo. Ele escreve sem pudores, sem medos.

Uma leitura rápida. Dá pra pegar o livro e terminar em uma sentada, já que a linguagem é fácil e o texto ágil. O único problema é que, se algumas histórias são criativas, outras acabam se tornando repetitivas, mais do mesmo.

A diagramação é muito bem feita, alternando páginas amareladas com outras em preto e branco; as ilustrações são bonitas e a capa chama atenção.

É um livro que vai dividir opiniões, já que o autor não foi moralista em nenhum momento. Só lendo pra saber.

Para ler mais resenhas: www.carissavieira.com

Val 21/05/2013

Livro "Tesão"
Esse é o segundo livro escrito pelo Tico Santa Cruz, vocalista do grupo Detonautas Roque Clube. E o primeiro que eu leio, e eu tava muito ansiosa para ler! Composto de crônicas, contos e até alguns poemas, literalmente cheio de tesão e desejos, misturados a muita imaginação. O livro está longe do romantismo, e o Tico em momento algum se preocupa com os tabus na hora da escrita.
A escrita é sem medo e sem pudor, completamente livre. É uma leitura rápida e excitante. A linguagem é fácil e o texto ágil.
As vezes pode parecer repetitivo, mas sempre vai ter algo que muda.
O jogo de cores nas páginas na mudança de um para outro texto, os desenhos eróticos, e tudo é muito bem feito!

E ai, você já leu o livro? O que achou? Conta pra gente!

Postado em: http://revistagalaxy.weebly.com/11/post/2013/05/livro-teso.html