Tesão

Tesão Tico Santa Cruz

Resenhas - Tesão

ricardo_22 01/04/2013

Resenha para o blog Over Shock
Tesão, Tico Santa Cruz, 1ª edição, Caxias do Sul-RS: Belas-Letras, 2013, 128 páginas.

Sexo é vida, o que é inquestionável, porém o assunto ainda é um tabu na sociedade e existe aquele grupo de pessoas que veem isso como algo banal; algo de outro mundo e que por isso deve ser evitado. Obviamente que isso é impossível, e é onde surgem livros capazes de quebrar o tabu e enfrentar a censura imposta por uma sociedade um tanto antiquada.
Em uma época que a literatura erótica está em alta e conquistando cada vez mais adeptos, o que pode ajudar na quebra desse tabu, o líder do Detonautas Roque Clube, Tico Santa Cruz, lança seu segundo livro com o objetivo de mudar tudo o que já vimos nesse gênero. Em Tesão, o escritor e músico escreve contos e poemas sem limites, sem poupar o leitor de determinados termos, sem aliviar para não ser julgado ou taxado. Tesão é apenas um livro para mostrar o que o sexo é capaz de fazer na vida de uma ou mais pessoas, e mostrar também que o prazer pode ser muito maior do que o medo ou a vergonha de falar sobre o assunto. Isso na visão de um homem.

“Mas você não sabe de nada disso.
Você nem sabe quem sou eu...
Você nem deve pensar que imagino essas coisas te olhando.
Ainda outro dia fiquei observando você perambulando.
Que delícia.
Os peitinhos do tamanho que eu gosto:
Durinhos... empinados...” (pág. 20 – Se você soubesse...)

Na segunda parceria entre Tico Santa Cruz e Carlinhos Muller, responsável pelas ilustrações, a editora Belas-Letras lança um novo trabalho digno da perfeição no quesito diagramação, voltando a apostar nas páginas em preto e em desenhos simples, porém totalmente significativos, que representam toda a sensualidade e vulgaridade da obra. São mulheres nuas ou se despindo, casais ou simplesmente partes de um corpo feminino, que certamente completam o que encontramos nos versos e histórias tão bem escritas por Tico Santa Cruz.
Ao contrário de seu primeiro, Clube da Insônia (Resenha), onde escrevia com certas regras e até mesmo uma musicalidade, em Tesão o autor não se prende a nada. Não tem o tom romântico de Você me Faz Tão Bem, do álbum Psicodeliamorsexo&distorção; não tem a crítica de Aperta o Verde, poema publicado em Clube da Insônia. Nesse livro, Tico Santa Cruz mostra apenas o sexo, na sua forma mais verdadeira. Selvagem. Intenso. Prazeroso. Excitante. Inesquecível.
Com a grande quantidade de contos e poemas, que na maioria das vezes são ficcionais, seria natural que em algum momento o livro se tornasse maçante, clichê ou até mesmo cansativo. Seria natural, caso não fosse um livro de Tico Santa Cruz, que novamente consegue inovar e surpreender a cada nova página, com situações que provavelmente só seriam escritas por ele, um escritor livre de qualquer pudor.

Mais em: www.blogovershock.com.br/2013/04/resenha-143-tesao.html

Saleitura 28/03/2013

Tesão é o primeiro livro que leio do Tico Santa Cruz - escritor,poeta, compositor e vocalista da sua banda Detonautas Roque Clube - Tesão é o seu segundo livro tendo já publicado Clube da Insônia.

Tesão é um livro erótico composto de poesias e contos onde sem pudor e preconceitos expõe o sexo expressando as paixões, os desejos cheio de fantasia e uma imaginação que leva a loucuras. Peles que se tocam e fazem explodir toda uma química , um prazer que vai além dos limites.

"Desejei muitas e permiti a quem estivesse comigo que desejasse também. Desejamos todos, poi o desejo é um combustível da psique humana que pusa o coração e descarrega adrenalina no corpo todo. O perigo, o proibido, o fora do comum, o condenável, é o que muitos gostariam de fazer, mas não têm coragem."

O livro tem uma apresentação de qualidade, desde a capa , encadernação usando folhas amarelas ,com a impressão que se alterna das poesias aos contos com páginas em preto e branco e em negativo. Ressaltando com todo louvor as ilustrações de Carlinhos Muller que dão um toque super criativo a toda essa magia erótica.

Tesão por si só é loucura.

Sexo é sexo!
Selvagem!
Meio animal.

Resenha por Irene Moreira http://www.skoob.com.br/estante/livro/26926369

Postagem Saleta de Leitura

Irene Moreira 28/03/2013

Tesão por si só é loucura.

Sexo é sexo!
Selvagem!
Meio animal.

Mila F. @delivroemlivro_ 19/03/2013

De sacanagem todo mundo entende...
Tesão é o segundo livro do Tico Santa Cruz publicado pela Belas-Letras, o primeiro, Clube da Insônia não tive a oportunidade de ler, mas li algumas resenhas e trata-se de um livro que tem uma avaliação boa entre os que já leram.
Tico Santa Cruz, em Tesão vem, sem papas na língua, e com uma linguagem bem popular e erótica mostrar que o ser humano é instinto e quando vê-se diante de algo que deseja absolutamente, deixa-se mover por esses instintos cujo o ponto culminante é o sexo. O sexo visto como um ato sem etiquetas e sem pudores, onde o que comanda é o prazer dos parceiros. Sexo com quem se ama. Sexo com desconhecidos. Sexo a dois, a três, de pé, de quatro... num quarto, num beco, no carro ou não seja lá em que lugar... Sexo.
O Título do livro já diz basicamente o que você pode esperar dele, então quem não curte esse tipo de texto, nem pense em ler ou se você ainda não leu nada do gênero [o que é um pouco difícil devido ao tanto de material por aí disponível] pode começar ousando virar as páginas de Tesão.
O diferencial desse livro é que ele traz poemas e contos eróticos o que vai de encontro com os romances eróticos que tanto estão na moda, ainda mais quando levamos em consideração de que este é uma visão masculina e não como na maioria desses romances temos uma libertinagem feminina, quase como uma sentença de liberdade de expressão sexual. Ao homem sempre houve essa liberdade e em Tesão você encontra muita liberdade sexual, erótica, carnal onde o prazer é o que dita o ato sexual.
Entretanto os poemas e contos muitas vezes vêm impregnados por uma atmosfera de devaneios, sonhos, imaginação tanto que o leitor se vê aprisionado nos desejos do ‘eu poético’ sem saber se de fato aconteceu ou não e quando acontece o leitor ainda pode se questionar se não houve certo exagero na utilização das palavras.
Devo confessar que uma vez que se abre este livro – mesmo que para folheá-lo – o leitor corre o rico de não querer largá-lo enquanto não findar a leitura [isso aconteceu comigo], por ser um livro pequeno e de fácil leitura em algumas horas um leitor ávido pode ‘devorá-lo’.
Não obstante, preciso afirmar que o livro não é original e há situações bem clichês. Convenhamos, de sacanagem todo mundo entende um pouco, ou muito, ou mais ou menos, ou... o que quero dizer é que esse assunto é clichê embora ainda seja um tabu na sociedade. Ok, este tabu está definitivamente estilhaçado, mas ainda há uns puritanos por aí...
Para finalizar, quero falar sobre a diagramação do livro que está realmente linda [há folhas amareladas entre folhas pretas] e parabenizar o ilustrador Carlinhos Muller, pois as ilustrações são uma arte a parte que embelezaram a edição do livro, muito talentoso!

Camila Márcia

dricagallo 17/03/2013

Resenha - Tesão
Primeiramente gostaria de deixar claro para os meus leitores(as) e seguidores(as) que a resenha de "Tesão" é imprópria para menos de 18 anos!! :D

Estava super ansiosa para ler o mais novo lançamento de Tico Santa Cruz, vocalista de uma das bandas que admiro (Detonautas Roque Clube) por letras tão românticas e bem interpretadas... Então, acabei mergulhando na leitura de "Tesão" esperando um pouco do romantismo contido nas letras como "foco" nas histórias contadas no livro, mas... acabei me surpreendendo, até demais!!

Me surpreendi primeiramente com as imagens contidas no livro, logo após com a diagramação e em terceiro ponto com algumas páginas na cor preta com letras brancas, o trabalho realizado pela Editora Belas Letras foi impecável!!

Livros eróticos se encontram na moda e no auge das top listas de mais vendidos no mês, mas "livro erótico" como o de Tico Santa Cruz, tenho certeza que não irá se caracterizar no gênero erótico, mais sim: sexo explícito! :O
Tico Santa Cruz soube muito bem expor em seus mais variados contos eróticos, diversos pontos, pensamentos e questionamentos que rodeiam e influenciam todas as pessoas.

Pessoas as quais se consideram puritanas ou até mesmo falsa-puritanas, a leitura de "Tesão" está mais que recomendada, pois somente lendo e analisando que em meio aos contos você se identificará ou até mesmo se encontrará, podendo enfim confirmar que a grande maioria dos puritanos(as) realmente não são, fingem ser ou até mesmo não existem!!

"Desculpem-me os puritanos, mas o bom é a sacanagem, as palavras sujas no ouvido. Vagabunda! Gostosa! Puta!" - Pág.09

Não havia lido até o momento nenhum livro erótico, venho meio que adiando algumas leituras do gênero, mas quando recebi o livro e achei maravilhosa a capa e todo o carinho dedicado ao livro (como disse anteriormente) não pude resistir e me deliciei com a leitura em apenas 4 horas, isso mesmo, em apenas 4 horas!

"Pronto, agora somos só nós dois! Que delícia!" - Pág. 51

Pode analisar-me e pensar o que quiser, mas o livro é ótimo, mesmo que completo de sacanagem e sexo explícito... As histórias contadas por Tico de uma certa maneira me prenderam que não conseguia parar de ler (pois são consto que acontecem na realidade de determinadas pessoas) e imaginar como tudo aquilo poderia estar acontecendo com apenas uma pessoa (creio que ele próprio), nos mais variados e inusitados locais (garagens, bailes, banheiros e até mesmo na rua) e com as mais diferentes pessoas (desconhecidas na maioria, casais a procura de sexo diferenciado...)!

"Dispenso a ordem patética da sedução. Porque agora é carne, é sexo, é violento, é forte, intenso como o encontro de dois animais num confronto vital pela continuação dessa existência. É o primitivo, o condenável, o que os outros não tem coragem de levar adiante por medo do pecado e do julgamento de Deus. Entre nós, o prazer assassinou a culpa com uma facada nos olhos, depois cuspiu o sangue no chão." - Pág. 98

Como dito no início quote anterior "Dispenso a ordem patética da sedução.", pode-se observar por si só que todo romantismo contido nas letras interpretadas por Tico Santa Cruz, não é encontrado em seus contos!!
Leitura super recomendada e não me venha agora no final da resenha com preconceitos sobre a minha opinião ou até mesmo sobre a sugestão da leitura, pois você irá literalmente se identificar com algumas passagens dos contos, pode ter certeza!

/QMD/ 10/03/2013

Depois de Cinquenta Tons de Cinza, o mundo voltou os olhos aos erotismos e romances quentes. Vários livros desta linha que já estavam nas prateleiras há tempos ganharam fama e reconhecimento, enquanto vários novos título, como Tesão, enviado pela Editora Belas Letras, chegaram às livrarias. Tico Santa Cruz, autor do livro, é roqueiro, logo tem a marca de que tudo que ele faz é relacionado a sexo e drogas, somente. Porém, neste lançamento ele revela que, apesar de tudo que dizem sobre pecado, violência e desejo, o sexo pode ser uma forma de romantismo.

Alguns contos vagueiam pela poesia, enquanto algumas poesias tem tem um pé na prosa. Essa mistura também dá as caras quando o certo se confunde com o errado, o amor se embrenha no sexo, o sonho se mistura à realidade...

Tesão é um daqueles livros pra te fazerem sonhar, imaginar, sentir. Você se sente na carne de cada um dos "heróis" dos textos que Tico escreve. Se descobre sentindo as mesmas sensações que os personagens, que podem ser "eu, você e sua amiga", fazendo referência a uma das poesias do livro. A minha favorita delas, porém, é a metafórica "Do que não cabe no tamanho do céu", penúltima da coleção. Em alguns momentos, porém, senti aquela sensação de "mais do mesmo", um "déjà vu". Uma cena repetida aqui, um verso igual ali...

Quanto aos aspectos físicos, o livro não peca em momento algum. Te convidando a imaginar, as ilustrações são todas enigmáticas: você precisa perceber o que há por ali, analisar, tudo culpa do uso somente de duas cores e, em alguns momentos, variações de padrões e texturas. Na capa, por exemplo, o desenho (em verniz localizado) mostra a silhueta de uma mulher, mas um homem aparece no espaço livre, sem efeito.

Algumas páginas são pretas, outras brancas... E isso vai mudando a cada novo conto ou novo poema. Algumas ilustrações ocupam duas páginas, outras somente uma, quebrando o clima (ou completando ele) com diferentes desenhos. De leitura rápida, é fácil se perder, se deixar levar pelo livro.

RESENHA COMPLETA EM: http://www.quermedar.com/2013/03/tesao.html

Paola 09/03/2013

Um livro hot, como a própria capa já nos mostra. Nele Tico Santa Cruz, nos revela um mundo de poesias quentes.

Sem limites, ele nos mostra que quando o assunto é conquista e principalmente sexo, vale tudo. Instiga a imaginação. Desperta desejo e aventura.

Nele, Tico fala de sexo sem preconceito, sem palavrinhas românticas, do tipo selvagem. E o livro também possui imagens que despertam a imaginação.

Um livro muito quente! Sim, é assim que se resume Tesão. Para quem gosta de poesias e contos, é um livro que vale a pena conferir. Pois são poesias bem diferentes das quais costumamos ler.