As Violetas de Março

As Violetas de Março Sarah Jio

Resenhas - As Violetas de Março

Franciele 14/04/2023

Meu intuito era ler um romancezinho, coisa que não faço há tempos, e logo no começo a autora faz uma citação à Tom Jobim ? São as águas de março fechando o verão/ É a promessa de vida no teu coração.? o que me despertou um interesse ainda maior por esse livro, porém não deu muito certo. Não achei ruim, porém não achei bom. Ocorre ao mesmo tempo duas histórias, a que se passa na década de 40 até emociona um pouco, são mostrados personagens não perfeitos que ao longo da vida, guiados por seus próprios sentimentos, erraram e acertaram, porém o final fica cheio de acontecimentos e pequenas reviravoltas um pouco forçadas; indo pro presente encontramos uma mocinha sem muita profundidade, envolta com certos clichês e estereótipos de uma adolescente, na verdade tudo que acontece com ela é um pouco superficial e sem um pingo de identidade, precisando assim se apegar à outras vidas. Enfim, é isso, queria mergulhar em um romance denso, com um desenvolvimento maior mas acabei batendo de cabeça no raso ?

Vani Vaninha 06/04/2023

Dois dedos de prosa sobre As Violetas de Março de Sarah Jio.
Definindo em uma palavra: Impressionante!

O livro conta a história de Emily, uma escritora em crise que, após o divórcio e incentivada pela melhor amiga, viaja para uma pequena ilha onde costumava passar os verões na adolescência, a fim de se curar e encontrar inspiração.

No quarto em que sua tia Bee a hospedou, ela encontra um livro e, curiosa, começa a lê-lo. Ela não sabe se a história, que se passa na ilha na década de 1940, é real ou ficcional, mas se vê mais envolvida por ela a cada página.

Quando não está lendo, ela passeia pela ilha. Nesses passeios ela conhece Jack, se sente atraída por ele e fica intrigada ao saber que, mesmo ele tendo morado praticamente a vida inteira na ilha eles nunca se encontraram. E também reencontra Greg um ex-namorado que parece disposto a reconquistá-la.

Enquanto avança na leitura, ela se convence que de fato o que encontrou é o diário de alguém e vários questionamentos surgem: Quem é a mulher que conta sua história no diário? Como o diário foi parar na casa de sua tia Bee? Como será que tudo vai terminar? Será que a situação que só se complica terá um final feliz?

Aos poucos ela vai descobrindo que não só a história é real como pode ter alguma relação inesperada com a própria Emily. E ela decide buscar as respostas para suas perguntas até conseguir desvendar o quebra-cabeça.

Faz tempo que um romance não me prende tanto. Acho que isso aconteceu porque a narrativa está mais centrada no mistério que na história de amor. São inúmeras reviravoltas e sempre que você acha que está se aproximando da verdade, novos detalhes surgem e te deixam com a sensação de que falta alguma coisa. A trama é muito bem desenvolvida e o final ainda surpreende.

Dei 5 estrelas com gosto e vou procurar outros livros da autora.

Recomendo muito.

Lady Rivia 31/03/2023

Gostei muito da história, que me fez ficar pensando no quanto somos responsáveis pelas coisas que acontecem na nossa vida por causa das escolhas que fazemos. Super recomendo

Marry 29/03/2023

Amor infinito
Quase três anos na minha estante, e todo mês de março eu ia ler esse livro. E que história linda. Até onde acreditar que o amor pode durar pra sempre, sim pra sempre como foi o amor de Esther e Elliot.
Imagino como seria os créditos dessa história se fosse um filme.
Emily uma escritora com uma vida tranquila, com seu marido Joel, um casamento quase perfeito, e de repente sua vida muda completamente após a traição de Joel. Entre decepções, descobertas, ela descobriu um amor verdadeiro por Jack.
Você vai se maravilhar com tantas histórias de amor, é de arrepiar e muitas lágrimas .

Joelma.Goes 08/03/2023

Mediano
Na questão romance é bem fraco, não senti emoção. O que te prende mais é a curiosidade sobre o passado e como os personagens do presente estão ligados a esse passado. O final também achei que deixou um pouco a desejar, um epilo talvez melhorasse. No geral é um livro bom mas não é excelente ou empolgante

Alessandra.Adams 26/02/2023

Uma delícia de livro!

"O amor não é uma flor de estufa, forçada a brotar, ainda que relutante. O amor é uma erva daninha que explode em flor inesperadamente à beira da estrada."

Jaque233 23/02/2023

PERFEITO
Estou encantada com a escrita de Sarah Jio.
Minha primeira experiência com a autora e já ganhou meu coração.
Esse romance é maravilhoso, são duas histórias, um romance dentro de um romance, da pra imaginar?
A protagonista Emily, escritora, está passando por algumas dificuldades em sua vida, tanto na parte profissional, como em seu casamento. Após o divórcio, ela decide passar o mês de março em Bainbridge com sua tia. Lá ela quer se encontrar e achar um rumo para a sua vida. Além de pessoas do seu passado, ela encontra um diário de 1940. Ao longo da leitura, ela se envolve e começa a pesquisar mais a respeito do que está escrito e descobrir quem são as pessoas citadas nele e o que isso tem a ver com a história da sua própria família.
Esse livro me cativou com a força de suas histórias de amor e com o rumo improvável que as histórias tomam.

Debby 20/02/2023

É um livro muito empolgante. Emmy foi forte e seguiu seu coração...
Apesar da história ser um pouco morna no início, existe uma reviravolta que te surpreende, te faz ir afundo na investigação pessoal de Emmy quanto ao passado da sua família e te faz suspirar junto ao descobrir e se ver livre das suposições que percorreram mais de 50 anos a sua família. É um romance clichê, mas envolvente. Amei.

Iparisclarke 16/02/2023

Bobo
O livro conta a história de uma escritora que está com bloqueio de escrita, a mesma acabou de passar por um divórcio de uma relação de mais de 5 anos, então decide visitar a tia que mora em uma ilha distante.

A premissa é boa admito, peguei a recomendação desse livro com uma seguidora de uma página, ela disse que era o favorito da vida dela então dei uma chance, mero erro mds. Como foi meu primeiro contato com a escrita da Sarah fui levemente com algumas expectativas e só me frustrei.

A escrita é arrastada, a protagonista é chata, a história secundária é levemente ruim e o desfecho dela é pior, o romance é bobo, sem nexo e extremamente forçado. As únicas coisas que salvaram foi uma personagem, mas ela morreu, então foi o mesmo que bosta e o final do livro foi de uma baboseira tremenda.

Basicamente não recomendo, por outro lado vi que só haviam resenhas positivas, então tire suas próprias conclusões.

Rubia 15/02/2023

MARAVILHOSO!
Tenho esse livro desde 2017 e só agora me deu aquele estalo para finalmente ler... Me agradou muito na sinopse o fato de a protagonista achar um diário de 1943 e ali encontrar uma história incrivel! Emily a protagonista que está se separando vai ate a ilha onde passou a infância para ficar um tempo com a tia idosa... La reencontra amores do passado e um novo amor, esse casal tinha muita quimica! Mas o que me pegou mesmo foi a história do passado... Que drama! e o desenrolar de tudo aquilo foi totalmente inesperado... Eu não consegui adivinhar que relação tinha Emily com a Esther do passado, sabia que tinha mas não descobri de que jeito.... Enfim uma leitura maravilhosa!! Amei de verdade, me lembrou muito a escrita da Lucinda Riley que é minha autora favorita atualmente....

Manoela.Chignolli 11/02/2023

Muiii bom
segundo livro q leio da autora e ela tem uma escrita e uma característica bem especifica de narrar! gosto muito muito mesmo, fofo ?

deni! 05/02/2023

me surpreendeu
achei que seria um romance bobo e clichê mas entregou muito mais e de maneira excelente, a leitura fluiu demais.
e mds os personagens são incríveis, muito reais, humanos. esse livro é puro sentimento.

Kellynha 28/01/2023

Gostei
Uma história sobre recomeços, amor, traição, sobre as escolhas que são feitas no decorrer da vida, gostei bastante e recomendo para quem quer ser aventurar através de um diário.

Vanessa647 06/01/2023

Histórias que se cruzam
E as duas histórias contadas nesse livro são uma lição, para evitar mal entendidos, para colocar tudo em pratos limpos assim que acontece.
Emily e Esther tem muito mais em comum do que pensamos no início. O relato em primeira pessoa da escritora de sucesso que tem um bloqueio e do divórcio que enfrenta pode parecer parado no início, mas é fundamental para entendermos sua personalidade. Ao encontrar o diário de Esther, Emily se vê envolvida em uma história de encontros e desencontros.
É gostoso ir seguindo com ela, se bem que confesso, jurava que a Esther era outra pessoa.
Definitivamente não é um livro de aventuras, é uma história de amor (ou duas) simples e direta. Adorei.