A Proposta Paidéia

A Proposta Paidéia Mortimer J. Adler

Resenhas - A Proposta Paidéia

Thaylan 10/01/2016

Pensando a educação
Mortmer Adler foi um grande defensor do Trivium, ensino clássico no período medieval que fazia parte das Artes Liberais. Entretanto, a proposta exposta neste manifesto com vistas ao ensino básico público nos EUA, não é nada além de uma utopia que vai contra a liberdade pregada no Trivium.

O projeto é lindo mas é desconexo com a realidade humana, com a natureza humana ? especificamente. Tem pontos muito positivos que poderiam sim serem aplicados. Porém, não em um ensino público, mas sim em um ensino privado. Mesmo assim, ainda penso que para os pais que tem interesse e são capacitados, o homeschooling ainda é o ideal.

Resenhei o livro apresentando resumidamente os pontos do autor e o que acho positivo e negativo dentro da proposta. Vale dizer, que mesmo eu não acreditando na proposta Paidéia, é um livro curto, objetivo, que pensa a educação e o pensar é o mais importante para encontrar o melhor modelo.

A resenha consta no meu blog: www.thaylangranzotto.blogspot.com.br

Lá também tem muitas outras resenhas para quem interessa-se em literatura, filosofia, política, economia e cultura.