O Vale dos Mortos

O Vale dos Mortos Rodrigo de Oliveira

Resenhas - O Vale dos Mortos

Emilly 21/12/2021

O Vale dos Mortos
Eu realmente acho fascinante o fato de morar na cidade em que se passa a história do livro. Sempre que eu passo pelos lugares que ocorreram pontos importantes do livro fico imaginado exatamente as cenas.

É um bom livro, mas tenho que confessar que quando fui ler pela primeira vez ? isso aos 14 anos mais ou menos, ? eu não consegui por achar algumas partes da leitura meio cansativa.

Ainda não consegui ler os próximos livros pelo simples fato de ser pobre e não conseguir comprar os livros físicos hahaha.

Recomendo demais!

isa muniz 12/12/2021

sai da minha zona de conforto
Esse livro foi um ?desafio? pra mim, não gosto de histórias onde todo mundo fica praticamente 24 horas em perigo, fico agoniada querendo saber se alguém vai morrer. Mas mesmo assim eu gostei muito (só acho q nao vou continuar a ler a serie pq prefiro ficar na minha zona de conforto kkkkkk)

Damian Souza 04/12/2021

Vale dos Mortos
Altamente realista. Percebe-se que foi pensado em varios detalhes de um apocalipse zumbi, principalmente na questão de busca de recursos.
O livro usou locais reais e todas as ruas, praças, lojas e até mesmo os condominios realmente existem. Então usei o maps pra acompanhar a locomoção dos sobreviventes pelas localidades citadas no livro e acrescentou na minha imersão na história.
Os detalhes são o forte do livro.

Dan 15/11/2021

Então...
Bom, diferente do que alguns disseram, achei o argumento de dizer ser "americanizado" bem fútil. Instinto e estratégia de sobrevivência podem ser iguais, independente do país. Me pareceu argumento usado para desmerecer um trabalho nacional, duvidaria se dissesse o mesmo de uma obra internacional. Achei que o autor pecou em relatar os detalhes do quartel. Mas fora isso, eu achei uma leitura incrível, mesmo não tendo vontade de dar continuidade por enquanto. A leitura foi fluída e cheia de detalhes. A reta final da história foi bem realista, considerando que um abrigo com muitas pessoas poderia resultar em situações como as encontradas no livro. Achei desnecessário uma certa, militância política, algo que ignorei. Achei apenas que faltou detalhes que representasse mais o Brasil e principalmente a cidade e o estado em que a história se passa. Nota 4/5!

Ale Salvia @estantedaale 23/10/2021

"O Vale dos Mortos" no blog Estante da Ale
Rodrigo de Oliveira nos traz uma base muito sólida sobre como os zumbis dominaram o planeta e nos envolve através de Ivan e Estela, o casal com seus dois filhos veem o mundo desmoronar no shopping em que estavam. O amor pelas crianças lhes dará força para construírem um plano de fuga, mas onde estarão em segurança? Nada mais é como antes e o sangue derramado jamais será esquecido.

Um dos pontos que eu mais gostei é que existe luta pela sobrevivência e não vitimismo. Há sim uma adaptação dos sobreviventes frente à nova realidade (o que é normal), até eles entenderem como devem matar, como devem se proteger... Porém ninguém aqui tem medo do embate. O ser humano se mostra corajoso e inteligente. O fato de valorizarem as outras vidas humanas e não quererem se isolar nos cativeiros me deixou surpresa, sei que na realidade, poucos pensariam assim, mas é uma visão super coerente para quem deseja se manter em segurança e com recursos para tal. E claro, em momentos de desespero é quando conhecemos a verdadeira índole de cada um.

Agora, mesmo que a segurança seja almejada, ninguém está a salvo e o autor deixa isso bem claro com cenas impactantes, sanguinárias e extremamente visuais. Eu adorei a escrita do Rodrigo, é muito envolvente, rápida e fácil! Por mais que eu não seja fã de narrativas em terceira pessoa, admito que foi uma escolha muito inteligente para esse tipo de história, com isso, conseguimos nos inserir em diversos cenários com mais facilidade, até porque, existem diferentes pontos de vista sobre o mesmo assunto e com esse tipo de narração, todas as possibilidades podem ser abordadas.

Eu acredito sim que a obra é para fãs do gênero, pois se você não está acostumado(a) com essa intensidade de vida/morte/sangue/violência, com certeza ficará desconfortável. Principalmente, pelo enredo ser intenso e totalmente possível: além de se passar no Brasil, o autor usa trechos da Bíblia para justificar e consolidar o apocalipse, parece até verdade ao vermos nomes conhecidos como Lula e Dilma nesse contexto aparentemente bizarro.

Sendo um livro bem equilibrado, é um ótimo ponto de abertura para a série "Crônicas dos Mortos", o próximo livro será chamado de "A Batalha dos Mortos" ganhará destaque aqui no blog em breve, afinal, já o tenho em mãos para ser devorado, rs.

site: http://estante-da-ale.blogspot.com/2020/02/livros-o-vale-dos-mortos.html

Glenda70 15/10/2021

10 horas de desperdício?
Acho que não! Rodrigo de Oliveira é um autor detalhista, o que me atrai muito num livro que contém ação é a riqueza de detalhes. Mas ele falha em diversos outros aspectos. O livro não é bom, mas não é ruim, ele te prende e consegue te manter focado no livro. Mas o que começou com uma ótima premissa, virou uma bola de neve de clichê. Só que não tem muito o que mudar num livro ou filme de zumbi, as mecânicas de sobrevivência sempre serão as mesmas. O que mais incomodou no livro foram as passagens machistas (visto que é um livro de 2014 se não me engano) e a riqueza de detalhes em corpos femininos (leia-se sexualização exarcebada). Fora toda a coisa americanizada, que acabou deixando de lado alguma coisa do brasileiro no livro. Não vou dar continuidade à série, e quem sabe no futuro tente mais livros do autor. Mas é isso. Não recomendaria.

Joao.Antonio 24/09/2021

The Walking Dead Brasileiro
Aquela leitura nacional que merece 5 estrelas.
História super bem desenvolvida, com muita ação e suspense e um final surpreendente!!!

Cinde.Costa 16/09/2021

Eita atrás de eita!
"O Vale dos Mortos" é um romance de terror com zumbis, muitíssimo bem escrito. Ao longo do desenvolvimento narrativo, já nos primeiros capítulos, sabemos mais sobre Absinto, o estranho planeta que se aproximou da Terra, e os efeitos de sua aproximação, não apenas no Brasil, mas no mundo. Os zumbis, portanto, se tornaram um problema em escala global ao melhor estilo tupiniquim de The Walking Dead. Uma vez contextualizado, o autor afunila e recorta a história de modo a acompanhar, exclusivamente, o casal Ivan e Estela em sua busca por sobrevivência, esquivando-se da carnificina que tomou as ruas de São José dos Campos.

Nesse ponto, particularmente, ressalto um mérito e uma fragilidade da narrativa.

Eu gosto muito do afunilamento introdutório (em uma série com 6 livros) em que existe um foco e, a partir dele, temos uma noção sugerida do que acontece em outras localidades sem que a trama precise ir e voltar o tempo todo. Já temos o contexto, portanto, nos resta saber como as pessoas sobreviverão aos primeiros meses da infestação zumbi e isso acontece.

Entretanto, para a minha experiência pessoal com a leitura, eu achei que o foco concentrado no casal os elevou a um status de liderança desproporcional ao que foi apresentado no início. A história tem um intervalo de quase doze meses e um casal de civis - ainda que suas profissões sustentem 30% de suas habilidades - se tornam dois deuses ex-machinas. Assim, eu parei de me preocupar com eles depois de um tempo.

Aliás, existe uma explicação prévia sobre o porquê dos zumbis, porém é frágil e desnecessária. Foquem na correria e na sobrevivência.

Eu RECOMENDO.

Elton 24/08/2021

Surpreendentemente bom!!
Muito bem escrito, envolvente.
Você se preocupa com os personagens e torce por eles!
Já ansioso para ler todos da série!!!

@wesleisalgado 17/07/2021

Faltou muito pra ser regular.
Sempre dou chances para autores nacionais (e aqui já adianto que irei até o fim dos livros que compõem a série, mais devido ao meu TOC do que na esperança de que algo melhore), e odeio parecer ácido nas resenhas, mas não tem como eu mudar de opinião.

A história desse primeiro livro, mesmo se tratando de zumbis, é boba, estapafúrdia, mal desenvolvida e por vezes mais infanto que juvenil. Algumas passagens chegaram a me causar vergonha de tão sem sentido, um milhão de personagens canastrões, todos rasamente descritos. Você é incapacitado de se importar com algo ou alguém, por mais que eu tenha me esforçado, não foi possível fugir da limitação da escrita. Mano...os momentos no ambiente de um quartel e com materiais bélicos me causavam constrangimento e desconforto físico (por viver e conhecer o meio), é visível não ter tido o mínimo de pesquisa ali, vide a confirmação do autor sobre isso nos agradecimentos.

Ah o autor...conforme biografia ele trabalha com TI... não dá. Boa vontade e puro prazer não fazem de ninguém um bom escritor, por mais que você acredite ter talento.A única coisa maneira no livro inteiro foram os primeiros capítulos com a passagem do Absinto (me enganou, parecia bem promissor), e a ambientação em São José do Campos passando por lugares que eu realmente conheço por morar no Vale do Paraíba.

No mais, um começo muito fraco...e realmente duvido que algo melhore nos livros vindouros.

Amy 01/07/2021

Recomendo
O livro é emocionante, ele mostra que a união faz a força, onde um grupo de pessoas que mesmo sem se conhecer respeitam um ao outro e lutam pela vida dos seus companheiros, criando assim uma forte comunidade. Algumas partes são meio forçadas mais fora isso e uma boa leitura.
O que achei genial, foi a junção da profecia bíblica, e a explicação do autor para o arrebatamento, tão falado em Apocalipse, e as consequências para os que foram deixados para trás.
Se você gosta desse gênero literário, o livro é leitura obrigatória.

Wender.Carlos 22/06/2021

Vale dos Mortos
O que falar deste livro, no qual fez renascer minha paixão por leitura. Me peguei lendo ele de forma muito rápida. Uma história cativante e emocionante que nos deixa com gostinho de quero mais, e me fez ir correndo comprar os outros na livraria.

Conta o começo da historia deste incrível grupo liderado por Ivan, desafios que o grupo enfrentou. E o melhor de tudo se passa no Brasil e todo hora nos faz pensar q esta na nossa casa, muito bem escrito e apaixonante.

Caio 08/06/2021

Muito bom.
É uma história que prende bastante. Gostei da forma que foi escrito. A explicação para um apocalipse zumbi é bastante plausível. Tem bons momentos de ação e também de angústia. Se você curte a temática "Zumbis" é um livro a ser pensado.
Somente Leituras 04/08/2021minha estante
Já leu Red Hill? É sobre zumbis tbm. Foi o único q li do gênero, gostei bastante.

Caio 04/08/2021minha estante
Não li. Mas anotei na minha lista. Valeu!

Geovanna172 02/06/2021

Bem explorado, pena que perdeu a essência.
Aqui o autor Rodrigo de Oliveira, trás uma impressionante história sobre apocalipse zumbi retratada em território nacional, esse primeiro te prende do início ao fim . Pra só o primeiro livro e Elevador 16 , já contam sobre essa série.