A Dama das Camélias

A Dama das Camélias Alexandre Dumas

Resenhas - A Dama das Camélias

SuhTavares 28/05/2024

Alexandre Dumas Filho escreveu,a partir de uma experiência pessoal, a história de amor de uma cortesã.

Esse livro me emocionou do início ao fim, pois retrata o amor ?impossível? de Armand Duval e Marguerite Gautier. A ponto de colocar a prova se esse amor superaria a visão da sociedade sobre um homem que se apaixona por uma cortesã e de uma cortesã que se apaixona por um homem que não conseguiria bancar seus luxos. Então ela descobre nesses meses passados juntos que existem momentos e felicidades na vida que dinheiro algum seria capaz de comprar e que jamais em sua jornada sentiria tal coisa por alguém.

Leonardo Lemes 26/05/2024

A DAMA DAS CAMÉLIAS
Literatura francesa e romance póstumo por meio de relato. Narrativa inspirada numa história real do século XIX. Trata questões sobre a possibilidade do amor para com cortesãs, em ambientes e perfis marginalizados socialmente. Discute a hipocrisia do machismo que, ao mesmo tempo que deseja um corpo feminino para si ? como forma de objetificação ?, cria na sociedade um padrão moral para que esse mesmo corpo seja indigno e privado de sensibilização. Por outro lado, o autor trabalha a submissão do homem à paixão, e mostra como esse sentimento é capaz de agir nas relações interpessoais. Passado, preconceito e julgamentos, são pautas recorrentes na obra. Dicotomias como casto e devasso, luxo e modéstia, alegria e melancolia, entre outras, disputam espaço no texto. ?Eu sonhava, sem dizer nada a ninguém, encontrar um homem que fosse capaz de não me pedir satisfação, mas que quisesse ser o amante das minhas emoções.?

Duda França 25/05/2024

Resumo de A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas Filho
? Olá Guardião da Leitura, tudo bem? O resumo de hoje é do livro A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas Filho. Um clássico da literatura francesa e trás muitas reflexões sobre a sociedade da época em que essa história é narrada.

? Após o leilão dos bens da moça que sempre carregava nas mãos um buquê de camélias, um homem que comprou o seu livro recebe a visita do amante dela, Armand Duval, pois queria encontrá-lo para falar sobre a carta que estava entre as páginas do livro da jovem falecida.

? Quando o amante chegou e cumprimentou o homem, ele começou uma longa narrativa falando sobre aquela mulher, odiada e muito conhecida pelas ruas de Paris:

? Marguerite Gautier era a mais cobiçada cortesã (em outros nomes, prostituta que atende as pessoas das mais altas camadas sociais) dos luxuosos salões e teatros parisienses. Armand, estudante de Direito, vinha de uma família interiorana muito respeitável e se apaixonou perdidamente.

? Nem preciso falar que o relacionamento do casal foi complicado. Ela estabeleceu critérios para continuar o namoro, os quais deixavam seu companheiro muito ciumento, afinal, tinha que aceitar a namorada deitando com diversos homens e não podia fazer nada contra isso. Além do fato dela estar doente e, se Armand fizesse qualquer coisinha a magoando ou irritando, sua saúde piorava.

? O romance dos dois imediatamente deu o que falar, eles até tentaram se afastar dos holofotes indo morar no meio de um bosque longe da movimentada cidade e não conseguiram, porque o pai do jovem chegou tentando romper o relacionamento, ele não aceitava seu filho investindo todo o seu tempo e dinheiro numa prostituta.

?A dama, porém continuava mantendo a pose saindo com diversos homens e sendo bancada pelos mesmos. Ao ver que seu ex fingia ter superado ela, passou a namorar sua colega e a esbanjava onde quer que fosse, a sua saúde piorou drasticamente. A gente sabe que os dois se amavam até demais e não tinham maturidade para discutir isso.

? No fim, Marguerite faleceu, por causa do amor, em seu apartamento e deixou a carta no livro, explicando tudo para Armand, ele escolheria em qual versão acreditar, na dela ou na do seu pai.

Rebeca 23/05/2024

Obrigada escola
Nunca nem sequer pensei nesse livro, não sabia que existia, que era um "clássico"...talvez, nunca nem tinha ouvido falar, fui pesquisar no tik tok e não tinha NENHUM vídeo sobre...COMO ASSIM?
O livro perfeito pra quem quer começar a ler clássicos, dependendo da tradução, é um livro com uma linguagem muito simples, facilmente devoravel!!!
Agora, falando sobre o enredo, de início eu tava levando BEM a sério, mas foi caminhando mais pro final da história achei que foi ficando meio patético com relação ao romance, o que eu vou passar pano levando em consideração quando ele foi escrito! Tive a sensação de estar na França andando nas ruas de paralelepípedos!
Obrigada prof de português por me apresentar esse querido!

Eloise.Siqueira 18/05/2024

Relato Comovente e Verídico
Acabei de ler me acabando de chorar.

Ao mesmo tempo em que mostra o sofrimento, também mostra nobres sentimentos.

Recomendo.

Joaquim 16/05/2024

Confesso que me forcei a terminar esse livro. Mesmo sendo um clássico global, me causou um grande tédio e em alguns momento até raiva.
Este romance além de previsível também é (considerado por mim) extremamente repetitivo.
Para a minha primeira leitura de 2023, foi extremamente decepcionante!

Gabi.Rodrigues 12/05/2024

Marie Duplessis: A Dama das Camélias.
Como começar uma resenha de um livro que mexeu tanto comigo? Vamos lá. Já tinha alguns meses que esse estava parado no meu kindle, esperando a hora dele ser lido. Mal sabia eu que este livro se tornaria uma das melhores leituras de 2024 (e eu sei, ainda é maio).

O fato é: sou graduanda em História e, nesse último ano de faculdade estou escrevendo meu TCC que conversa um pouco com a questão da História das Mulheres e de como as mulheres foram representadas por discursos masculinos conservadores, perpetuando essa visão da mulher no âmbito privado-doméstico, da mãe e esposa perfeita. Com base nisso, na mesma semana em que eu peguei este livro para ler, eu estava lendo a tese de doutorado da história Margareth Rago intitulada ?Os Prazeres da Noite. Prostituição e códigos da sexualidade feminina em São Paulo, 1890-1930?.

Quando eu percebi que o livro que eu tinha acabado de começar a ler tratava-se de uma história autobiográfica, sobre a cortesã Marguerite Goutier (na vida real, Marie Duplessis) eu comecei a perceber as conexões intrigantes entre a narrativa ficcional e as análises históricas que eu estava estudando. Claro que tese de Rago refere-se ao Brasil e a uma época posterior a que viveu Marie Duplessis, mas os paralelos entre a cortesã parisiense famosa e as mulheres retratadas por Margareth Rago forneceram uma lacuna fascinante para a compreensão das complexidades da condição feminina como prostituta em diferentes contextos históricos e culturais.

Sobre o livro em questão, Marguerite e Armand viveram um amor proibido. Marguerite era uma mulher de 20 anos cheia de dívidas para manter as condições luxuosas na qual vivia e, para ajudar a pagar essas dívidas, ela tinha muitos amantes, homens ricos e importantes, enquanto Armand era apenas um jovem estudante de direito, de 24 anos. A história começa com o autor como narrador-personagem, mas depois passa para o ponto de vista e as lembranças de Armand, alternando entre os dois narradores.

É um livro muito dramático e muito trágico. Em vários momentos senti raiva de ambos pelas atitudes imaturas, principalmente o ciúmes excessivo de Armand, mas o que me instigou mais foi o fato de ser muito além de um simples romance. A trama critica a sociedade da época que desprezava (e ainda despreza) mulheres como a Marguerite fazendo com que elas se sentissem incapazes de buscar uma felicidade que não estivesse ligada apenas ao dinheiro que ganhavam.

Nesse sentido, através do romance e da minha pesquisa acadêmica pessoal, fui levada a refletir sobre o impacto duradouro que essas questões, que são abordadas no livro, têm na vida das mulheres. É um livro que me surpreendeu muito, eu fiquei realmente emocionada e surpresa com essas conexões. É por isso que eu amo a História e a Literatura. Tudo tem uma história, uma inspiração por trás daquilo que está escrito. E isso me faz querer cada vez mais estudar sobre essa relação entre História e Literatura. Uma curiosidade para fechar essa resenha gigante: José de Alencar escreveu ?Lucíola? baseando-se em ?A Dama das Camélias?. Eu não sabia e fiquei curiosíssima para ler!

tokki.felix 03/05/2024

Rua d?Antin, n°9, no dia 16 do mês de março do ano de 1847
A Dama das Camélias conta a história de Armand e Marguerite. Um jovem burguês e uma cortesã na França no século XIX. Demorei para fazer uma resenha sobre esse livro porque eu estava pensando no que eu poderia falar sobre essa história.

O livro começa com o próprio autor como narrador-personagem, mas depois a história passa a ser contada pelo ponto de vista e das lembranças do Armand, às vezes alternando entre os dois narradores.

Eu estava com muita expectativa para essa leitura porque eu já tinha assistido o ballet que foi baseado nesse livro, e eu tinha gostado bastante. Fiquei com medo de não gostar da escrita por ser um livro mais antigo mas no final foi bem fácil de entender, fiquei bem envolvida com a história e gostei desse estilo de escrita mais poética e rebuscada porém de fácil compreensão.

O relacionamento entre Armand e Marguerite é bem dramático, mas vai muito além de um romance, a trama critica a sociedade da época que desprezava (e ainda despreza) mulheres como a Marguerite fazendo com que elas acreditem que não podem ter uma vida feliz que não se resumisse apenas aos luxos que vem de seu trabalho.

O romance entre eles é muito bonito e envolvente, apesar de já saber que o final seria trágico, como já havia sido mostrado no início do livro, eu ainda queria acreditar que eles seriam felizes no final. No decorrer do livro é mostrado um desenvolvimento dos dois nesse amor intenso e profundo como se o fato de eles estarem juntos já fosse o suficiente para que mais nada no mundo importasse.

A única coisa que me incomodou foi a imaturidade do Armand, desde o início ele sempre soube a vida que a Marguerite levava, fez milhares de promessas a ela de que não ia se importar com o passado dela, mas a menor demonstração da atenção de outro homem para a Marguerite já o enlouquecia. O que acabou prejudicando não só ele mas também a mulher que ele amava.

Eu até entendo um pouco o lado dele, mas eu acho errado a forma que ele tratava ela, por exemplo, quando eles brigavam, principalmente aquela última vez que eles se encontraram de volta em Paris. Passei muita raiva com essa cena em específico tanto no livro quanto no ballet. Por outro lado, o único "erro" da Marguerite foi ter se importado e se preocupado demais com o Armand.

Pretendo assistir também à outras adaptações como a ópera "La traviata". No geral foi uma leitura muito boa, um clássico que eu recomendo.

malu 01/05/2024

Mudou a minha vida
Esse autor é um d3sgr4çado. Ponto. Quando eu chegar no inferno a primeira coisa q eu vou fazer é ir atrás dele.
Eu comecei a leitura já sabendo tudo que ia acontecer e eu ACHEI que estava pronta, mas me enganei. Eu não me preparei mentalmente o suficiente pra me submeter a isso, mas só percebi agora que o estrago já foi feito.

É uma agonia sem fim ver os dois felizes e ficar apreensiva de quando e como a infelicidade vai alcançar a vida dos dois. Os últimos 20% do livro eu ficava com medo de virar a página, n queria continuar a leitura pq como diz o velho ditado popular: oq os olhos n veem, o coração n sente!

Erro meu por ter me afeiçoado aos protagonistas e ficado q nem uma boba chorosa torcendo por um amor que, desde as primeiras páginas, já estava condenado.

viczy 29/04/2024

Esse me fez chorar
Livro extremamente profundo, por muitas vezes fiquei com raiva das atitudes tomadas por ambos os personagens principais, achei o Armand infantil em relação ao ciúmes excessivo de Marguerite porque afinal de contas ele sempre soube sua profissão e seu ciúmes arruinou até o finalzinho de vida que Marguerite poderia ter passado com ele após aquela última noite de amor, mas também entendo seus sentimentos, deve ser extremamente difícil ver a mulher que você ama nos braços de outro. O livro é muito profundo, intenso e encantador todavia é triste mas mesmo assim lindo, Marguerite é uma linda alma, suas atitudes foram lindas e muito admiráveis, fiquei triste com o fim que levou, mas esse livro retrata que nem toda história de amor tem felizes para sempre e isso não quer dizer que não havia amor.

Nicole 23/04/2024

Clássico
Muito interessante, retrata bem a sociedade e os sentimentos da época. Gostei até de me sentir frustrada com as escolhas dos personagens e me deixou animada para ler Luciola, a inspiração brasileira, retratando a história em um contexto brasileiro, com maior carga sentimental.

Juliana 21/04/2024

A Dama das Camélias
A leitura foi super fluída, apesar de ser uma história bem dramática, típica de um amor impossível. Quando comecei, achava que Marguerite ia ser diminuída por causa de sua posição, mas, no final das contas, o livro serve como um questionamento sobre a forma como as cortesãs eram tratadas

JuhMarquessss 20/04/2024

Rua d'Antin, n°9
Camélia significa, de acordo com o Google, "Jardim de Deus".

É uma história triste e linda, Armand e seu pai representam o respeito e o amor que todo homem deveria ter, seu pai nada fez além de se preocupar, e apesar do que fez, tratou Marguerite com respeito. O jeito que Armand fala de sua amada... Eu espero algum dia ter alguém que me olhe de tal maneira. Marguerite nunca esteve errada ao meu ver, ela considerou a vida como era e tentou fazer sempre o melhor para os dois. Mais santa que muita mulher.

Camila 18/04/2024

"A inocência das mulheres pertence ao primeiro amor"
Eu comecei esse livro meio desinteressada, porque já tentei ler livros desse gênero e não me interessaram, mas esse ganhou completamente meu coração. é muito lindo, emocionante e romântico, simplesmente um dos melhores que já li.

ja indiquei para várias amigas, porque esse livro ficou na minha cabeça desde que comecei e sinto que vou continuar pensando nele por um bom tempo. é super fácil de ler, porque a leitura é super fluida e incrível!!