Antologia H. P. Lovecraft

Antologia H. P. Lovecraft H. P. Lovecraft

Resenhas - Antologia H. P. Lovecraft

Carina 05/11/2023

Perturbadoramente incrivel!!!
Adoro Lovecraft!!!! Seus contos de horror cosmico me fascinam!!!! Meu primeiro contato com esse genero foi com o mangaká Junji Ito que é uma de minhas obsessões kkkkk foi então que descobri o pai do horror cosmico ? Lovecraft? !!!! Que descoberta magnifica!!!!

Morgana 11/03/2022

Antologia Lovecraft
Há muito tempo tinha curiosidade de ler o autor. É incrível como mesmo nunca tendo lido anteriormente fica perceptível sua influência em várias obras com as quais tivemos contato durante nossa vida, sejam filmes, séries ou outros livros.
Meus contos favoritos foram: O Caso de Charles Dexter Ward, A Cor que Veio do Espaço, O Desafio do Além, A Morte Alada, Nas Montanhas da Loucura, A Sombra sobre Innsmouth e Os Sonhos na Casa Assombrada.

Bruce 27/08/2021

Antologia de uma referência obrigatória
Essa antologia reúne diversos livros e contos de Lovecraft que, cada um por si, receberiam avaliações distintas e todas certamente muito boas. Uma referência obrigatória para apreciadores do terror e sci-fi.

Victor Rios 23/01/2021

Sempre tive curiosidade em ler a obra de H.P. Lovecraft, mas acabei me decepcionando um pouco, acredito que por conta da alta expectativa que eu tinha em relação a como seria a leitura.

Achei uma leitura cansativa e poucos contos eu consegui gostar, no do mais serviu para conhecer a origem de uma das vertentes do horror atual e como ele era visto a quase um século atrás.

Vargas 18/06/2020

Sem dúvida: o título de mestre do horror lhe convém
Envergonho-me ao afirmar que até então não sabia de que se tratava uma antologia. Ao me deparar com a palavra e movido pela curiosidade, empenhei-me numa rápida pesquisa e descobri que uma antologia trata-se de textos reunidos de determinado autor em apenas um livro.
Esta foi minha primeira antologia. E, que antologia, meus caros.
Não conhecia autor e nuca havia lido tal gênero, porém, indubitavelmente, fui conquistado pela escrita impecável de H. P. Lovecraft.
Denominado de "Mestre do Horror Cósmico", tal título lhe atribui bem o que realmente é. Mesmo não tendo experiência com esse tipo de literatura, tive prazer imediato com o contato da mesma.
O livro reúne dezenas de contos e alguns romances que são incrivelmente bem escritos e tem o equilíbrio perfeito entre fantasia, horror e ficção científica.
Cultos satânicos, cientistas obcecados, alienígenas do espaço cósmico, mundos perdidos, deuses de outras dimensões, monstros marinhos, lendas urbanas, rituais ocultos, são alguns dos assuntos abordados nas histórias. Confesso que mesmo sendo cético com relação ao sobrenatural, preferia ler de janela fechada, pois sem dúvida as narrações são assustadoras, aterrorizantes e incrivelmente interessantes.
O escritor foi genial a ponto de criar um livro dentro do livro, o famoso Necronomicon, que aparece eventualmente, e, faz ligações magníficas entre as histórias. Sem falar nas criaturas e deuses de sua própria mitogia, tais como o Cthulhu, Dagon, Hastur, Hydra, Nyarlathotep, Nyctelios, Shub-Niggurath, Tsathoggua, Yagoth, entre outros que sem dúvida deixam a narrativa com um tom místico inconfundível.
Foi uma bela experiência e não resta dúvida que serei leitor assíduo de suas obras daqui para frente.
o prevaricador 21/12/2021minha estante
Já que você gostou do autor, leia um que foi uma de suas maiores inspirações: Edgard Allan Poe ?

Vargas 05/01/2022minha estante
Já tenho em minha lista. Em breve lerei!

Jujuuh_Almeidah 25/03/2023minha estante
Tirando o fato de que ele era racista,homofóbico entre outros,as obras deles são incrivelmente boas

Maria.Printes 26/03/2020

Lovecraft
Fantástico!

Patrick 14/09/2018

O horror que brota da consciência do infinito
Procurei conhecer Lovecraft após assistir aos filmes, aos bons filmes, do Stuart Gordon baseados em seus contos; e me decepcionei. Busquei Lovecraft e o horror veio como consequência e esse horror não me engoliu porque eu estava atrás do literato, do seu estilo e da sua criatividade, as suas palavras e a sua verborragia densa se puseram diante de mim e o que eu lia não me apetecia. Eu descobri, mais tarde, que eram meus motivos que estavam errados: pois da minha necessidade de mergulhar no horror que mais tarde, como consequência, veio, como deveria vir, Lovecraft e esse horror então buscado nele o encontrei e nele as suas palavras e a sua verborragia densa me mergulharam e eu aprendi a apreciar, e muito, o seu estilo.

Por muitas vezes os narradores de Lovecraft mencionam Arthur Machen e Edgar Allan Poe e ele, Lovecraft, é realmente um composto dos dois. O Grande Deus Pã de Machen é o modelo de muitos de seus contos, arquétipo do seu melhor estilo: A Coisa na Soleira da Porta; um dos meus favoritos. O Estranho Caso do Sr. Waldemar e Manuscrito Encontrado Numa Garrafa de Edgar Allan Poe compõe outra parte de suas principais influências.

Lovecraft não é tão versátil quanto Poe: seus narradores sempre exibem uma base cética apenas para que ela seja paulatinamente derrubada pelos mistérios do universo; eles, seus personagens, embora estejam mortificados de terror são, sempre, e por uma força estranha, empurrados para contemplar os seus piores pesadelos; o horror, embora sempre inominável e impalpável, é sempre externo e não deixa dúvidas ao leitor quanto a sanidade de seus personagens; a figura feminina é quase nula em seu trabalho e não há sensualidade em seus personagens. Semelhante a Poe está o seu perfeccionismo em abordar os pequenos e mais ínfimos detalhes e a trabalhá-los de forma cuidadosa e convincente de modo a afastar de si qualquer criticismo a respeito da gratuidade e do desleixo muitas vezes imputada aos escritores do gênero. Superior ao criador do corvo é seu conto sobre vingança: A Morte Alada engole, regurgita e cospe O Barril de Amontillado sem danificar seu estômago.

Lovecraft tem mais a ver com Machen: a natureza está presente e tem voz no trabalho de ambos, ainda que um e outro a contemple de modo diverso: para o americano a natureza esconde segredos que o atormentam e o fascinam; para o galês ela é um reflexo do espírito e atende a suas demandas. Os dois estão interessados no sobrenatural; não há Dupin e seu ceticismo matemático em seus contos. Ambos os dois regem a vida de personagens condenados e vulneráveis num mundo que não controlam; embora para Machen este mundo se restrinja à Terra. E é neste último ponto que Lovecraft se destaca dos demais: o seu terror não mexe com o que há de supersticioso e cambaleante no leitor, mas com o que se pode comprovar à noite ao se observar o céu: a imensidão desconhecida para além das estrelas, a insignificância do nosso mundo e à nossa dentro dele em comparação a essa galeria negra como que iluminada por pontos referências luminosos de modo a nos sugerir a imensidão desse salão cósmico e do que seus recessos podem abrigar. Essa ciência dos limites do nosso ser e do nosso saber dá forças ao seu recorrente ''inominável'' e o seu trabalho, tomado em conjunto, é na realidade um único corpo: um mesmo mundo pequenino e risível, com um árabe louco, cidades decadentes, matas densas tomadas de olhos observadores e homens nervosos que lamentam o breve relâmpago de consciência que os levaram às raias da loucura.

Marques 24/08/2016

Essa compilação dos contos de Lovecraftianos é maravilhosa!
Depois que ouvi alguns podcasts sobre esse autor fantástico, decidi ler sua obra e me aprofundar mais no tema do horror-psicológico e devo dizer que foi uma jornada emocionante.

Mesmo na lendo na segurança de meu lar, HP Lovecraft me transportou para um universo crível e assustador, provocando-me arrepios e sobressaltos com o simples gotejar da pia de minha cozinha.

Suas influências do Robert W Chambers e seu 'O Rei de Amarelo' são bem aproveitadas na criação de seu próprio universo, além de influenciar e ser influenciado por Robert E Howard e o mundo fantástico de Conan.

Recomendo a todos aqueles que queiram conhecer o horror verdadeiro, petrificante e enlouquecedor proposto por Lovecraft e aos futuros mestres de RPG.

Elizandra 11/08/2016

Criaturas e estranheza
A seleção inclui nada menos do que 46 trabalhos que cobrem várias fases do autor. Dentre inúmeros contos, vários já foram lançados em livros individual e vários deles eu já tinha lido, então confesso que quando me deparei com eles novamente eu os pulei. O conto que mais gostei foi "A música de Erich Zann".
Nesta antologia reuni-se os melhores contos do gênero Horror Fantástico.

Xsavier 21/05/2013

I-n-d-i-s-p-e-n-s-á-v-e-l
Voce sabe quando uma obra e indispensável quando vê uma, e esta.....
Com certeza meus amigos, grandes traduçoes, outras nem tanto, mas o conjunto da obra este sim é importante... Tenha esta antologia mas tambem tenha outras traduçoes dos contos que estao aqui. Assim podemos aproveitar o maximo da obra do Grande Mestre...