Napoleão

Napoleão André Maurois

Resenhas - Napoleão

Soledade 07/05/2024

Minha opinião:
De primeira vista, imaginei ser um livro mais focado na vida pessoal de Napoleão e não tanto em sua carreira no exército . Ele é bem técnico e detalhado narrando como Napoleão ascendeu em seu ramo ainda jovem durante a revolução francesa
O que me surpreendeu muito foi que o autor , André Maurois na grande parte de seus livros são romances, então foi bastante fiel aos fatos.

Livro bem importante pra desmitificar a ideia de que Napoleão era um grande destaque como se fosse um protagonista se desenvolvendo na revolução francesa,o que nao e pra tanto, já que seus maiores dias vieram depois quando toma poder dos girondinos no fim da revolução
Vale a pena conferir , análise de verdades e inverdades que giram em torno da vida deste grande general,conta seus erros e acertos ,mostrando como suas habilidades e personalidade tão caricata foi se construindo durante a revolução

Çegredo 04/12/2014

Governando o agora
História é sempre história. Aconteceu. O que muda é como as pessoas repassam os fatos, o que pode transformar um dia em conto épico e uma guerra em três parágrafos. E.. não fui muito fã da maneira que o autor escolheu de contar, mesmo que respeitando a escolha.
O livro não é dividido em cápitulos. São apenas uma quantidade enorme de parágrafos corridos. Ok, a história não acontece em partes, tudo está interligado, mas ajuda na organização mental do leitor esse tipo de referência. Quantas vezes não voltei três páginas para me reenquadrar na história.
Aliás, a história é algo realmente marcante nesse livro, porque ela não é explicada, algum conhecimento prévio sobre a revolução francesa e o contexto internacional é necessário para que se acompanhe bem os fatos. De repente chega um personagem famoso, que você deveria conhecer, toma uma decisão e desaparece. Não acontece poucas vezes também.

É um livro perfeito para os amantes da história, mas se procura só saber um pouco mais sobre o menino corso que virou imperador, não é a melhor pedida.

site: www.baixasexpectativas.blogspot.com

Literatura 12/07/2013

A arte suprema não é ter sucesso, é saber parar
O livro Napoleão de André Mauris (Globo Livros, 144 páginas) casou muito com o meu interesse desde o primeiro instante. Fiquei muito, deveras ansiosa, por essa leitura, visto que sou uma apaixonada por história. Apesar das minúcias, sobre a vida de Napoleão, trazidas no livro, fiquei um pouco chateada com a leitura. A verdade é que criei muita expectativa e levei um balde de água fria.

Considerei alguns trechos melosos e exagerados, a forma como o autor retrata a família de Napoleão, quase me deu náuseas. Muita bajulação! Não nego o fato de Napoleão ter sido um grande homem. Mas também penso, quantas milhares de pessoas morreram por um ideal? Ele foi um homem dotado de uma grande inteligência, fato inquestionável, mas um obsessivo pelo sucesso e a vitória.

“O verdadeiro perigo para ele seria uma derrota, ou uma conspiração de generais. Um militar que triunfa tem mais a temer de seus iguais que de um chefe civil. Todo general vencedor se perguntaria: ‘Por que não eu?’ Assim sendo, Napoleão sempre age de forma a dar a seus generais a impressão de que podia acabar com eles a qualquer momento. Tratava-os bruscamente, até mesmo com grosseria. Em contrapartida, Bonaparte assegura a devoção da tropa. Visita os bivaques, belisca a orelha dos bravos, usa um redingote cinza muito simples e um pequeno chapéu preto. A afeição dos soldados o protegerá por muito tempo contra as traições dos chefes”.

Napoleão era um estrangeiro na própria pátria mãe. Nasceu na Córsega, mas a ilha foi tomada pela França. E suas batalhas começam na própria França, o que gerou um número gigantesco de inimigos. Mas ele era muito habilidoso, só pra constar: aos 16 anos, ele já era oficial e cuidador da família, visto que seu pai morrera aos 39 anos de câncer e sua família não estava em condições financeiras muito animadoras.

Veja resenha completa no site:

site: http://www.literaturadecabeca.com.br/2013/07/resenha-napoleao-arte-suprema-nao-e-ter.html