São Francisco de Assis & São Tomás de Aquino

São Francisco de Assis & São Tomás de Aquino G. K. Chesterton

Resenhas - São Francisco de Assis e São Tomás de Aquino

none 28/12/2018

Ensaios sobre São Francisco de Assis e São Tomás de Aquino
Não são propriamente biografias dos santos, nem se trata de compará-los, cada qual na verdade é muito distinto e tem sua importância destacada. Ambos nasceram na Itália e Chesterton como grande escritor inglês esmiúça com detalhes e erudição o que as obras desses santos trazem para o tempo do autor e o tempo do leitor. Não é uma leitura datada, ao contrário. Necessitamos cada vez mais de São Tomás e São Francisco com seus defeitos e qualidades, suas virtudes inspiradoras e, inclusive, os erros dos biógrafos sobre eles, pois, aprendemos com os erros humanos, desde que não exageradamente. Incompreendidos na sociedade e no tempo em que viviam, Francisco e Tomás dialogam através das orações e sumas que chegaram até nós, e graças às exegeses (interpretações) de terceiros. Chesterton em seu ensaio sobre ambos não distorce as mensagens dos santos e, na verdade, proporciona um contato ainda mais próximo. Leitura duplamente necessária.

Marcos 19/05/2012

Dois santos aparentemente incompatíveis reunidos
No início de São Tomás de Aquino apresenta a chave para entender o inusitado paralelo que faz com um santo conhecido pela sua mansidão e relação com a natureza e com um santo conhecido pelo rigor filosófico que, como diz, converteu Aristóteles ao cristianismo. É possível fazer de qualquer homem um santo. Ambos lutaram contra o mesmo mal, um pelo lado da simplicidade, outro pelo lado da sutileza. Ambos lutaram contra um espiritualismo excessivo de origem oriental que fizeram com que o homem se afastasse do mundo gerando uma perigosa divisão.

São Francisco de Assis, o primeiro livro, trata da vida do santo mais popular e famoso do cristianismo, normalmente visto quase como uma figura estranha à própria Igreja, mas que como Chesterton mostra, era a própria essência da Igreja de Cristo à medida que foi a maior imitação de Cristo que já tivemos na Terra. São Francisco foi essencial para que o homem superasse a possível recaída no paganismo que o tentava com a influência das heresias do oriente, fazendo que livrassem dos últimos vestígios do culto à natureza para aceitá-la como irmã.

Mas é com São Tomás de Aquino que Chesterton se supera e escreve uma de suas mais inspiradas obras e nos dá a chave para compreender não só o porque São Tomás retomou Aristóteles mas porque essa retomada salvou a Igreja do perigo dos excessos dos Agostinianos, que caminhavam para uma espécie de vida espiritual pura que retomava o maniqueísmo. São Tomás reconciliou o cristianismo com o mundo real ao mostrar que essa estória não era nova, mas já havia sido exposta por Aristóteles. Ele não tornou o cristianismo aristotélico, ele converteu Aristóteles ao cristianismo ao mostrar que o sábio grego já havia descrito a realidade de um mundo criado por Deus.