A Tenda Vermelha

A Tenda Vermelha Anita Diamant

Resenhas - A tenda vermelha

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Susan.Kelle 27/05/2022

Gostei muito de ver a história de Dinah contada pelo ponto de vista dela. Gostei de ver a história de Jacó contada de maneira diferente, com menos idealização deste homem. Gostei inclusive de ver a complicada relação entre as mulheres, tanto como irmãs quanto como esposas. De defeitos preciso citar que Dinah parecia q não ia crescer nunca, e quando finalmente aconteceu a paixão dela e Shalem e os dois na cama ocorreu numa velocidade recorde. Depois de ver a saga dela no Egito esperando Re-mose crescer, foi um bálsamo finalmente vê-la seguindo em frente. Mas então o final corrido e com a menina contando a história me pareceu uma maneira x9xa de finalizar essa parte do enredo. Enfim, foi uma leitura curiosa, cheia de fortes emoções e novas perspectivas da motivação de personagens que pensamos conhecer tão bem.

Thalita534 01/05/2022

O resgate do feminino através daquelas que foram silenciadas
a Bíblia é o lugar onde mais encontro conforto diante de suas infinitas histórias sobre o sagrado e homens em busca da fé.

Mas ainda que seus textos sejam bastante extensos algumas histórias se encerram antes de nós dizer o que aconteceu com determinadas pessoas tal como Diná.

A ficção cristã surge como um "...e se ?" para dar outras visões daquilo que nos foi contado.

Diná é uma mulher cativante que atua inicialmente como narradora da história de suas mães até encontrar sua própria voz nos contando sua própria história.

Anita Diamantes consegue lhe conduzir para o interior da família de Jacó com suas descrições detalhistas e palavras fluídas.

Diná agora vive em mim tal como suas mães.

Selah.

Leticia.Zimmer 17/04/2022

A tenda vermelha
Reli esse livro depois de quase 15 anos e ainda eh um dia melhores livros q já li. Sou muito fã de A Tenda Vermelha. Não tem nem o que falar...

JCarlos 06/03/2022

Uma visão intimista do feminino e o patriarcado bíblico
Narrado em primeira pessoa, a história retrata as memórias de Dinah envolvendo toda uma visão feminina construída através de conversas e lições aprendidas com suas mães, esposas de Jacó, patriarca da Bíblia, ouvidas na tenda vermelha, onde se reuniam.
Há um ponto de virada na trama a partir de quando se apaixona e essa união não é aceita, engravida e alimenta a consciência da ausência de equidade entre homem e mulher.

?Porque é que ninguém me tinha dito que o meu corpo se tornaria um campo de batalha, um sacrifício, um teste? Porque é que eu não sabia que dar à luz é o pináculo onde as mulheres descobrem a coragem de se tornarem mães??

A narrativa possui um forte teor intimista dada a transgressão da feminilidade pelo patriarcado instituído e historiado nos textos bíblicos.

?Durante muito tempo andamos perdidas uma das outras. O meu nome nada significa para vós. A minha memória é pó.?

?O meu coração é concha de água pura, assim a sirvo, transbordante.?

Ester.Campista 22/01/2022

Uma ideia muito boa do que houve a Dinah... Alguns fatos do livro não estão de acordo com a Bíblia, mas dá uma ideia da cultura. Uma leitura com um texto que chama a leitura.

Tania_Lamara 21/01/2022

Leitura obrigatória
Para todas as mulheres que querem se conhecer melhor e conhecer as outras mulheres. Como não se apaixonar por uma história maravilhosa desta? Um presente para qualquer mulher.

MaurAcio.Garrido 05/11/2021

Raiva do ser humano
Início do livro achei meio cansativo, mas no meu caso, é sempre assim. Então, relevem, por favor.

O livro escrito em forma de relato, obviamente, é sob a perspectiva da narradora. E ainda bem que foi assim, porque ela tem um força muito potente.

Dá raiva da humanidade, raiva do homem... A sociedade se formou com base nessa corja machista...

Da metade do livro em diante simplesmente não dá pra parar. E mais pro final é um aperto no coração, a cada página..

Recomendo

Rubia 09/10/2021

A. força da mulher
Demonstrada em palavras. Uma história bíblica comovente que traz a mulher como protagonista. Tantas histórias contadas em que somente o homem como o único protagonista. Vale a leitura.

Ratinha de Biblioteca 26/08/2021

Uma imersão na vida das mulheres dos tempos bíblicos.
Acompanhamos Dinah, filha de Jacó e Lia (filho de Isaac e Rebeca), e como era a vida dos povos nômades desses tempos tão antigos.
Margô 06/09/2021minha estante
Pense em uma obra que me deixou pasma ... é fruto de uma rica pesquisa, e eu me pergunto, como a autora conseguiu traduzir o cotidiano daquelas mulheres de forma tão rica, marcada pela emoção, o teor psicológico de cada uma... É Impressionante!

Margô 06/09/2021minha estante

Ratinha de Biblioteca 07/09/2021minha estante
Você também leu?! Amei demais esse livro! Estou indicando para todo mundo! Fenomenal!

Naturopata 10/08/2021

Uma historia que deixa saudade
Eu ja havia assistido a série anteriormente e amado, mas sentia falta de saber mais. Quando comprei o livro foi uma daquelas historias que você não consegue largar, cheia de detalhes que te fazem viajar, sentir os aromas, imaginar cada detalhe dos personagens...
É maravilhoso, trás muita reflexão sobre a Conexão entre as mulheres.
Amei e pretendo reler mais vezes.

Walkiria 11/05/2021

Integra os meus top favoritos!!
Este livro é incrível, eu adoro narrativas assim que de tão envolventes, vc não consegue mais parar de ler! Não vou dar spoiler, então o livro conta de forma fictícia, a história de Dinah, filha de Lia e Jacó. A história é contada de forma detalhada e sob o seu olhar, é muito bonito ver a beleza e a dor de ser mulher naquele tempo e como eram importantes e celebrados os ciclos da natureza e os conhecimentos ancestrais! Ameei! Coloquei no meu canal do youtube, uma pequena resenha sobre ele!

site: https://www.youtube.com/watch?v=mh9ZGRKAR_I

Patrícia 14/04/2021

O melhor
Um dos melhores livros que já li, pois amo a história de mulheres fortes e principalmente curandeiras.

Lucia 29/03/2021

Apesar de ser uma releitura de uma das passagens da Bíblia, não acho ser necessário conhecer a história original, tampouco ser cristão.
O livro valoriza o feminino e suas tradições, mesmo estando inserido num contexto extremamente patriarcal. Você passa a conhecer o costume da Tenda vermelha - uma tenda exclusiva para mulheres celebrarem sua lua (período menstrual) e os nascimentos de seus filhos. Com isso, passamos a olhar com outros olhos certos conceitos ultrapassados, como o de que nosso sangue é sujo (muito pelo contrário, celebrar a vinda do nosso período); convida a observar sua relacao com a lua no céu; e também celebrar a união das mulheres - e nao sua rivalidade.

Marina Cosette 29/09/2020

Linda história e muito bem contada
É lindo ler sobre a irmandade das mulheres que frequentavam a tenda, é aterrador o que acontece no ápice da história e o final é comovente. Super recomendo! O seriado na Netflix também é muito bom, bem fiel ao livro.

Gezinha 19/09/2020

Favorito!
Uma leitura fluida, rica, com detalhes dos costumes e histórias dos hebreus e também dos egípcios. Fiquei encantada com a riqueza de detalhes, com mais vontade do que nunca de comer pão com mel, vi alguns costumes da minha própria família hebreia nos alimentos sempre presentes no cotidiano.
Fora a história que a autora criou, trazendo grandeza e magnitude a essa mulher que é apenas citada na Bíblia em um acontecimento terrível, mas que a autora recria os fatos com muito amor, apesar de todo o sofrimento de uma vida. O final é lindíssimo!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6