Acredite, Estou Mentindo

Acredite, Estou Mentindo Ryan Holiday

Resenhas - Acredite, estou mentindo

Rayanne.Correia 17/04/2024

Repetitivo
Apesar de ser um livro muito informativo e abrir os olhos dos leitores pra várias questões relacionadas a mídia, que pessoas fora desse meio não têm conhecimento, eu achei bem repetitivo. Todos os assuntos que ele aborda poderiam ter sido desenvolvidos em 80/100 páginas tranquilamente.

Gmcampanini 06/03/2024

Bom pela metade
O livro é excelente até a metade dele, mais ou menos, depois é uma infindável sequência de repetições da mesmíssima pauta, tornando a leitura um porre

Isa 26/02/2024

Repetitivo mas necessário
Livro necessário para entender como funciona a mídia e como somos manipulados por ela. Além disso, nos ajuda entender os motivos que os blogueiros agem como agem.
O problema é que o autor repete várias vezes o mesmo assunto, e a escrita dele não me agradou muito, é como se fosse uma escrita de um blog e não de um livro.

Apesar disso, foi ótimo entender sobre esse assunto. Recomendo a leitura.

Jhaze 23/04/2023

Leitura Obrigatória!
Ryan Holiday descortina o universo da mídia online, mostrando toda a manipulação a que "notícias" são submetidas diariamente antes de chegar ao consumidor final, o público.
Sem esconder nomes, datas, culpados e inocentes, sem esconder a si mesmo, Holiday após mostrar o lado obscuro da web, deixa ao leitor um guia de como explorar a rede sem ser manipulado por ela.
Só não leia se você não usa a internet?.

Luli 24/02/2023

Esperava mais!
Pelo título, esperava mais, provavelmente fui manipulada... Rs
O livro é bom, porém muito repetitivo e focado nos EUA. O autor poderia ter citado exemplos de outros países e aprofundado melhor os exemplos que citou, a maioria deles ele cita como se todos soubessem o que ocorreu. Em vez de aprofundar os casos reais, repetiu inúmeras vezes as mesmas ideias.
No começo me empolguei, mas do meio pro final foi tedioso.

Marcella.Pimenta 23/02/2023

Muito além das fake news
O autor conta a sua experiência plantando notícias falsas na imprensa tradicional (ele mesmo já pichou outdoor de filme, tirou foto e enviou pra mídia pra causar controvérsia e "popularizar o filme).

Pra quem pensa que a mídia distorce fatos, o livro alerta que a manipulação começa desde a raiz, pela forma como a notícia é construída. Repórteres buscam na internet pessoas que ilustram o que já está escrito; escrevem matérias sem consultar o outro lado (mas dizendo que fizeram) ou checar a veracidade dos eventos.

E isso em 2012. De lá pra cá, não é um blog, mas um instagram de fofoca que pode ser pago para afundar ou levantar a reputação de um famoso.

Você termina o livro desacreditado do atual jornalismo, porque te faz duvidar de tudo que já viu. O meio é pintado como um "sistema de venda de histórias", verdadeiras ou não. Isso porque o compromisso não é com a verdade, mas com o que gera mais cliques, mais dinheiro.

Sabendo disso, cabe ao leitor fazer o filtro: selecionar os veículos mais confiáveis, deixar de clicar nos títulos sensacionalistas, enfim, não consumir as notícias como fast food.

Larisouza.rr 03/02/2023

Acredite, estou mentindo.
VOCÊ NUNCA MAIS VAI LER AS NOTÍCIAS DA MESMA FORMA.

Você termina o livro e fica observando as páginas de notícias e fofoca sabendo que a maioria é tudo manipulado.
Livro muito bom e super recomendo. Um dos meus favoritos.

Henrique609 27/08/2022

Impactante e necessário
Ryan Holiday traz verdades chocantes nesse livro. Sobre como mentiras e manipulação estão tomando conta de todas as pessoas.

O escritor, um manipulador bem sucedido, diz quais foram as suas técnicas e relata como o sistema de blogs são falhos.

Ele revela como funciona os jornais atualmente. Demonstra como blogs influenciam jornais a ponto de uma ideia ter causado várias mortes em outro país.

Esse tipo de poder está acessível para qualquer um, basta alimentar o sistema (monstro). O problema é que o "monstro" não faz distinção. Esse foi o motivo do autor ter mostrados as falhas do nosso jornalismo, ele mesmo viu que esse sistema mais prejudica do que ajuda.

Enfim, recomendo demais para você que quer evitar ser manipulado pela mídia.

Desnorteada 07/10/2021

Livro bem claro de como a mídia manipula as massas e como as pessoas caem nas famosas notícias falsas.

Eduardo Scarabelli 26/09/2021

Acredite, você nunca leu uma notícia falsa. Ou já?
Em pleno século XXI, sabemos que a internet é um dos maiores propulsores econômicos e que existe uma enorme disputa pela atenção e tempo do usuário para fins de publicidade.

O livro mostra exatamente isso, além de enfatizar como os blogs utilizam da manipulação para obter a atenção dos usuários.

Um ponto negativo que eu achei foi que o autor repete MUITO, mas MUITO mesmo como a manipulação ocorre. Quando você acha que em novo capítulo ele vai parar de falar sobre isso, o assunto é repetido.

Fabricio.Brito 14/05/2021

O golpe está aí...
Só caí no golpe da mídia quem não tem conhecimento ou tem preguiça de entender esse mercado.

Depois desse volume de informação desmascarando a mídia online, fica fácil entender onde está o verdadeiro poder da comunicação.

Jessicalpfzn 04/03/2021

É um livro necessário. Ele mostra como grande parte da mídia digital usa a manipulação e a enganação como fonte de lucro.

"O impostor, o charlatão, o patriota fanático e o terrorista podem florescer onde o público é privado do acesso independente a informação. Mas quando toda notícia é de segunda mão, quando todo testemunho é incerto, as pessoas param de responder às verdades e respondem simplesmente a opiniões. O ambiente em que elas agem não é mais o da realidade, mas o pseudoambiente de relatos, boatos e suposições. Toda a referência de pensamento vem a ser o que alguém afirma, não o que realmente é".

Andrea 03/03/2021

Apesar de ter sido lançado há quase uma década, esse livro continua atualíssimo (talvez por gente da "direita" brasileira usá-lo até hoje como um manual; e é assustador quando você pára pra pensar um pouco).

Como comentei durante a leitura, eu posso até estar sofrendo de viés de confirmação, mas é só você abrir um dos milhares de sites de notícias por aí que vai ver, na prática, o que o autor fala no livro: chamadas tendenciosas (e que muitas vezes não tem nada a ver com o texto) e publicidade a perder de vista (e que tem se camuflado de notícia real).

O Ryan fala de "blogs", mas logo no começo ele já explica que o termo engloba tudo que reporte notícias, então o conceito é estendido pra sites e redes sociais, como o twitter. (Aliás, gostaria de ler uma versão atualizada desse livro focado nas redes sociais e os estragos que elas causaram - e ainda causam.)

O que importa hoje (e já naquela época) é o engajamento das pessoas e seus cliques. Como emoções fortes, raiva e indignação por exemplo, são o que mais geram tráfego, o que pode resultar dessa combinação? Discursos de ódio, textos com informações falsas e ou incorretas, títulos apelativos... Aí hoje nós temos as mídias repletas de fake news, as deepfakes se aperfeiçoando cada vez mais e o crescente desânimo de muitas pessoas (incluindo eu) que não sabem mais em que acreditar.

O próprio autor, quando escreveu o livro, disse não ter uma solução e a gente foi só ladeira abaixo desde então. O que fazer quando todo o modelo está errado? Quando as pessoas duvidam de grandes jornais (o que não é de todo errado), mas acreditam no que recebeu no whatsapp (e que não faz sentido nenhum)?? Enquanto os responsáveis não foram culpabilizados, não responderem pelo que fazem, a coisa não vai melhorar. O que eles perdem quando inventam uma notícia, a fazem bombar por aí, e depois, talvez, se retratem? (Inclusive, retratações geram mais cliques e nunca têm o mesmo alcance das notícias originais.)

Acho que um bom primeiro passo é ter conhecimento, ou mesmo uma ideia, do que acontece por trás do pano. Uma boa parte das pessoas não sabe o que o seu clique naquela notícia falsa, mesmo que seja só um "cliquei sem querer" ou "cliquei ironicamente", significa. (Spoiler: significa que você viu publicidade, que o "blog" entendeu que aquilo é relevante e que vai colocar pra mais pessoas verem e priorizar coisas do tipo.) É necessário saber que quando você dá um retweet naquele texto extremamente ofensivo, além de estar propagando (e, às vezes, até divulgando DE GRAÇAAA) a informação, você está mostrando pro algoritmo que aquilo gera tráfego e oba, lá vai o site mostrar pra mais pessoas.

[Momento desabafo: eu tenho uma relação bastante complicada com o twitter porque é uma rede social "aberta" (não precisa ter conta pra poder usar o básico) e que me faz muito mal. Já peguei várias dicas maravilhosas por lá, links pra textos incríveis, conhecei autores e obras, mas é um ambiente extremamente - e eu evito ao máximo usar essa palavra pra não esvaziá-la do sentido - tóxico. Tudo vira briga, tudo vira thread (hey, vá blogar!), rolam acusações cruzadas, aparecem os donos da verdade, sem falar dos fandoms exaustivamente irritantes e os bots. É muito conteúdo bom por debaixo de conteúdo danoso e perigoso.]

Então, finalizando: é uma pena que essa edição esteja fora de catálogo (mas naquele site famosão você acha ;-) e que não tenha nem e-book legal. Mas se você lê em inglês, o acha num preço bom e eu pretendo comprar pra reler futuramente (e ver se teve alguma atualização, já que a data dele é de poucos anos atrás e parece ter mais páginas que a edição impressa). Recomendo demais e quero ler outros livros sobre o assunto.

[Período de leitura: 21 a 25/02/2021]

HISTÓRICOS DE LEITURA

21/02/2021 - 29% (76 de 262)
"Nossa, já tenho tanto pra comentar desse livro que nem sei por onde começo!! Ele entrou na minha listinha de desejados há pouco tempo, mas só recentemente descobri que a edição nacional estava esgotada. Acabei achando uma versão ~online e comecei a ler pra ver como era. Fui fisgada. Apesar de ser um livro antigo (é de 2012, assim como a tradução), continua bastante atual. E fazendo muito, mas muito mesmo, sentido. (Talvez esteja rolando um viés de confirmação aqui, né...) Tem várias partes ótimas e é legal notar que o autor, há quase 1 década, já falava sobre o assunto e muita gente hoje ainda frisa: o que importa é o clique; não interessa se as pessoas estão pesquisando ou se clicaram sem querer, vai ser monetizado do mesmo jeito. Emoções exacerbadas instigam mais compartilhamentos; o "fale mal, mas fale de mim" continua mais forte do que nunca. Quando você compreende isso, você passa a entender porque vários sites, incluindo aqueles considerados sérios, de notícias, estão cheios de anúncios do tipo "pessoa fez isso e você não vai acreditar no resultado!" ou "olha só como fulana de tal está hoje, é de partir o coração". Porque isso gera receita. Esses links, que se confundem com as notícias "reais", te encaminham pras sites que a tal matéria citada não tem nenhuma fonte (às vezes, nem tem a ver com o título), mas além de garantir o clique, costuma ter trocentas páginas que geram trocentos cliques a mais. Por isso nada na internet é só "cliquei à toa", "cliquei ironicamente", "sigo essa pessoa que não gosto pra acompanhar o que ela posta"... Não sei se as pessoas são burras a esse ponto ou só são mal-intencionadas mesmo. Ou os dois. (Esse é o meu maior problema com o twitter: os usuários caem em tanto click-baits que eu acho que não é possível uma pessoa ser estúpida a esse ponto; mas aí eu lembro o que a gente passou em 2020, principalmente no Brasil, e aceito que Idiocracia é um documentário mesmo.)"

22/02/2021 - 45% (118 de 262)
"Gente, estou impactadíssima com esse livro, sério. Muita coisa que eu já tinha lido de outras "fontes" e o Ryan explicita aqui. O que será que ele teria pra dizer das redes sociais atualmente, hein? Aliás, a edição desse e-book em inglês tem mais páginas e é de 2018; será que foi acrescentado mais alguma coisa?"

24/02/2021 - 79% (207 de 262)
"Algumas pessoas reclamaram que o livro fica repetitivo, que inclusive a segunda metade era totalmente dispensável e, bem, eu não concordo. Primeiro, que depois de anos nessa indústria vital que é a internet (hahaha), eu acredito cada vez mais que o óbvio deve não só ser dito, como dito e repetido a exaustão, quem sabe assim as pessoas compreendam e internalizem; e segundo, que eu não acho que esteja repetitivo. O "problema" é que o foco do livro é um só: as notícias são criadas para gerar buzz, isso é o principal. O resto é o Ryan esmiuçando, contando sua experiência pessoal nos dois lados da história. Como eu comentei, acho que no primeiro histórico, eu estou gostando demais provavelmente porque confirma o que eu já tinha lido, estudado, pesquisado e aceitado: não se pode confiar em tudo o que se lê. O autor aqui é 100% confiável? Jamé! (Como se é sabido desde os livros ficcionais, nunca acredite em narrador em primeira pessoa.) Mas aqui você consegue, se parar um pouquinho e analisar, ver as coisas que o Ryan fala no livro em ação nos sites de notícias. E o Twitter então, é tudo isso elevado a milésima potência!! | Nem sei mais o que comentar desse livro. A próxima parte é sobre ódio e punição e gente, se não fosse o fato que o autor não foca tanto nas redes sociais, poderia se dizer que é um livro super recente."

25/02/2021 - 100% (262 de 262)
"Terminei ontem a noite e nossa, nem tenho mais adjetivos. A parte sobre ódio online e punição... Atual demais, minha gente. Realmente, esse livro é um manual e não me surpreende ter sido usado por gente aí de movimentos de "direita" (que roubaram até o sobrenome do autor)! | Como o Ryan fala, ele não tem uma solução e acho que ninguém tem, a coisa está incontrolável. Enquanto as pessoas continuarem sendo facilmente manipuláveis e os responsáveis não forem culpabilizados por seus atos, as coisas continuarão assim. O cenário é assustador."
Euflauzino 04/03/2021minha estante
foi para meus desejados!

Dheya 02/03/2021

Acredite, é verdade!
A forma como o livro foi escrito e a maneira como as mentiras elaboradas foram expostas, mostra o tamanho de nossa ignorância em acreditar ou dar crédito em quase tudo que aparece nas redes sociais, blogs e sites de notícias. O tamanho da manipulação das informações, resultam de forma positiva em números de cliques e acessos. Lendo o livro, me perguntei várias vezes, o que é que vou fazer com esta informação que estou lendo? Bom, se eu já era seletiva com o que lia, após este livro meu crivo ficou como kkkkkkkkkkkk???? Simplesmente maravilhosamente esclarecedor.

Robertaaod 17/02/2021

Não acredite em tudo que lê
O autor mostra com propriedade de quem trabalhou no meio, como as notícias que chegam até nós via internet não são confiáveis.
Ele fala os motivos, dentre eles a busca incessante por cliques e, por conseguinte, remuneração dos sites e ainda dá vários exemplos de como isso aconteceu e ainda acontece.