As Aventuras de Pi

As Aventuras de Pi Yann Martel

Resenhas - As Aventuras de Pi

MarxSoares 23/03/2020

Maravilhoso
Quem inicia a leitura de As Aventuras de Pi, não consegue prever o quão envolvente e será a leitura que irá experimentar.
Mesmo com uma ambientação exótica (o mar aberto), o autor consegue manter o leitor próximo do personagem principal, sofrendo com ele, e trazendo para si suas dúvidas e reflexões.

Um livro que trás muita paz e beleza, e também ensina a manter a serenidade em momentos turbulentos.

Recomendo... Uma leitura para todos.

Yasmin 06/06/2013

Não esperava muita coisa, mas me surpreendi com o tom da história

Quando recebi a notícia da editora que receberia um exemplar do livro de Yann Martel fiquei surpresa porque a princípio não tinha a menor ideia de conferia história. Sendo bastante sincera estava por conta pelo filme ter galgado um sucesso superestimado perto das outras produções que concorreram ao Oscar, mas segui em frente com a mente aberta. Tinha ouvido diversos comentários sobre como a obra era uma fábula de fé e sobrevivência, mas o que conquista de verdade na história de Pi são os animais e a jornada.

A maioria aqui já deve conhecer a história ou ter visto o filme, eu ainda não vi, e por isso minhas impressões se baseiam no livro sem comparativos. A história começa nos apresentando Pi, um garoto nascido e criado no zoológico da família. Seu nome incomum é graças a um amigo da família que era apaixonado por piscinas. Pi sempre foi diferente, e absorvia o mundo em torno de si. Os ensinamentos involuntários de se viver rodeado de tantos animais, ferozes ou não. Pi também sempre se interessou por religião e não satisfeito se considerava hindu, cristão e muçulmano, estudando e orando com cada uma delas. Mas a vida na Índia naquele período não era fácil e no fim da década de 70 a família Patel estava de mudança. Começariam uma nova vida no Canadá. O pai vendeu os animais e eles embarcaram junto com a maioria em um navio cargueiro. Pi estava inquieto na noite que o navio afundou e ele se viu sozinho, órfão em um bote com pouco suprimento, uma hiena, um tigre, uma orangotango e uma zebra ferida. Logo a cadeia alimentar venceu e restaram apenas ele, o tigre de bengala Richard Parker e infinito oceano pacífico. Lutando para manter a sanidade e a superioridade sobre Richard Parker essa foi a vida do improvável garoto indiano. Como sobreviver debaixo das intempéries do oceano, a um tigre de bengala, a fome, a solidão e as atitudes que precisamos tomar para tal?

A narrativa de Yann Martel é algo surpreendente, dando voz a um garoto incomum ele nos traz uma história que analisa e até mesmo filosofa sobre a coragem e a fé do ser humano. Não importando nossas religiões ou credos. Fé é uma coisa que vai além de um deus ou uma crença. O autor acerta o tom e com uma realidade crua e sensível nos mostra o estado de suspensão que o ser humano é capaz de viver e tolerar quando se trata de sobrevivência. Pi abdicou do sofrimento pela perda da família e dos animais para viver em um estado quase automático, que mesmo sem um horizonte definido, mesmo sem esperanças de mudanças não o fez perder a centelha do que podemos chamar de fé, e assim dia após dia Pi viveu uma existência miserável e cruel. E foi por apenas viver que ele sobreviveu.

Com descrições ora belas e ora terríveis o autor nos transporta para o bote e para a experiência de viver no estado que o protagonista viveu. Martel conseguiu construir um ambiente crível, e assim junto com o protagonista vamos aprendendo sobre a vida no mar e a vida de um náufrago. Não apenas as questões psicológicas e existências foram abordadas. A narrativa é repleta de curiosidades interessantes sobre navegação, sobre o mar e principalmente sobre animais. O final foi o esperado, mas agradou, ao mesmo tempo que deixou uma incrível sensação de desolação. E ainda é possível aos mais céticos a dúvida sobre o que a mente é capaz de criar para sobreviver.

Leitura cadenciada, que flui em um ritmo próprio e que deve ser lida sem pressa. Forte, triste, e ao mesmo tempo bela. Mas ainda assim acredito que teria sido melhor não terem adaptado para o cinema. A história de Pi é para ser lida e sentida. A edição da (...)

Termine o último parágrafo em: http://www.cultivandoaleitura.com/2013/05/resenha-as-aventuras-de-pi.html

L F Menezes 19/02/2013

Sem palavras
Entendo como ele tenha ganhado o Man Booker Prize de 2001, mas o que eu não consigo aceitar é como esse livro é desconhecido. Ele deveria ser entregue a toda pessoa viva no mundo.
Mas por que? O livro é um aprendizado. Além de lhe ensinar como passar por situações difíceis, ele também faz uma boa reflexão do papel da religião e da imaginação na vida humana.
A primeira parte do livro é a mais cansativa, mas não deixa de ser interessante. Ela nos apresenta quem é Piscine (e sua diferença religiosa) e, ao mesmo tempo, nos presenteia com um conhecimento básico de zoologia e religião.
A segunda parte é a mais interessante pois conta o naufrágio. Essa já aborda as dificuldades, os medos, as crenças e mostra como uma pessoa pode fazer de tudo para salvar sua vida. Podemos retirar dessa parte o ensinamento de que "Todas as nossas dificuldades, todos os nossos problemas não vem em vão; você sofre hoje pra aproveitar o amanhã".
A terceira parte é a conclusão filosófica do livro. Essa parte é tão sensacional que você se vê em um enigma ("O que é verdade?") que faz o final do livro ser digno de aplausos e urros, como diz a capa do livro.
A vida de Pi nos ensina que a sociedade está cada vez mais afastada da religião e, ao mesmo tempo, nos apresenta como as pessoas não usam a razão, preferindo a fantasia em vez da realidade humana.
Não é nem um dos meus três livros preferidos, mas com certeza é o livro mais sábio e bonito que eu já me deparei.

Giovanna2273 30/09/2020

Várias emoções
Se vc ler o meu histórico de leitura no decorrer das páginas vai se surpreender.
Comecei animada, rindo depois fiquei triste, angustiada até que perto do final fiquei toda esperançosa cheia de expectativa.

Então, de maneira resuminda gostei muito da escrita. Não me prendia, mas também não me dava vontade largar. Confesso que em alguns trechos a leitura ficou arrastada, mas perto do final li tudo de uma vez.

Acredito que os interessados nesse livro deveriam mergulhar nas páginas para tirar suas próprias conclusões. =)

Aline ig @escape.abacharel 24/11/2021

Leitura essencial!
Esse é um dos poucos livros que li depois de assistir ao filme. Foi uma bela surpresa, porque o livro tem muito mais acontecimentos do que tem no filme.

Aqui, conhecemos a trajetória do jovem Piscine Molitor Patel, um jovem indiano que se auto-apelidou de Pi para evitar as piadinhas com o seu nome na escola.

Pi é filho do dono de um zoológico na Índia, mas então seus pais resolvem sair do país por questões políticas e por melhores oportunidades de vida. Eles fazem sua mudança para o Canadá, embarcando juntamente com alguns dos animais do zoológico. Isso tudo em um navio japonês chamado Tsimtsum.

Mas então o navio sofre um naufrágio, fazendo com que a maioria dos tripulantes morram, assim como vários dos animais do zoológico que estavam embarcados. Subitamente, o jovem Pi perde tudo: seus sonhos em um novo lar, toda a sua família e seu futuro.

Pi foi o único ser humano que conseguiu sair do navio que afundava no Pacífico. Agora, em um bote salva-vidas, ele tem a companhia apenas de uma zebra, uma hiena, um orangotango e um tigre-de-bengala chamado Richard Parker.

O livro narra a fome, o desespero, a solidão e todos os sentimentos de Pi enquanto deriva em sua embarcação. Ao mesmo tempo em que sofre com as intempéries do ambiente a sua volta: secura, frio, calor, umidade excessiva e as tempestades inclementes que castigam seu barco continuamente.

Mas ainda assim, há esperança. Pi é um jovem de três religiões diferentes, então a fé o acompanha em todo o livro, apesar das dificuldades.

O tema da poluição nos oceanos me chocou. Não esperava por isso. Essa não é somente uma história de ficção sobre a sobrevivência de um garoto no mar, mas uma história com outros mil temas importantes, incluindo esse tema da conscientização ambiental. O que estamos fazendo com os nossos mares? Na história do livro, vemos tudo o que é descartado no oceano, incluindo uma geladeira, por incrível que pareça.

Foi um livro que gostei muito de ler, ainda mais por conta das reflexões budistas. Recomendo muito a leitura!

site: https://www.instagram.com/p/CWqa11xrPFu/

Sem estante 13/04/2021

Surpreende demais
Pi Patel foi criado próximo ao zoológico da família na Índia e conhecia diversos animais e por várias razões seguia algumas várias religiões. Em um dado momento os pais, por razões financeiras, decidiram vender o zoológico e se mudar para o Canadá, mas como nem tudo é como planejamos o cargueiro em que viajavam veio a naufragar e Pi, sobreviveu com um tigre de bengala, uma hiena, uma zebra e uma orangotango. Após o naufrágio começou uma batalha intensa pela vida e Pi mostrou que uma mente forte e muita fé em algo são capazes de nós manter vivos. Esse livro eu já tinha começado a ler um tempo atrás mas não tinha ido até o fim,mas dessa vez me propus a lê-lo por completo e que grata surpresa, o livro é simplesmente sensacional, do tipo que todos deviam ler pelo menos uma vez na vida. Uma história lindíssima que demonstra que a fé sim move montanhas.

Cris 14/04/2020

Mais profundo que o próprio Oceano Pacífico.
"As aventuras de Pi" livro fala muito sobre Deus. Fala de encontrá-lo nas mais adversas situações; fala sobre adaptação, sobretudo de nunca perder a esperança independentemente de qualquer perda seja ela qual for. Yann Martel criou uma história fantástica e um tanto quanto arrastada em alguns momentos. Contudo profunda igual ao Oceano Pacífico, morada de Pi Patel por longos 227 dias acompanhado de Richard Parker, um tigre de bengala.

O que mais me chamou a atenção ao longo da leitura foi saber e sentir que tudo ali tinha um propósito minimamente pensado que muito fugia do naufrágio. Foi intrínseco, particular, metafórico. Assim que fechei o livro não consegui não favoritá-lo e, embora tenha sim achado alguns capítulos cansativos ao extremo, ele não merecia algo diferente do que cinco estrelas. A genialidade em nada se parece com a normalidade, e tendo esse pensamento, apenas relevei umas páginas e me foquei no essencial que é invisível aos olhos rs!

Se forem ler, tenham paciência e calma... leiam poucas páginas diárias para a experiência ser completamente vivida e sentida.

(...) A presença de Deus é a melhor das recompensas.

Fernanda 28/12/2012

“A vida de Pi” é um livro surpreendente. É um daqueles livros que nos deixam inquietos durante a leitura e, perto das ultimas páginas, nos faz entrar num torpor. Fiquei muito tempo olhando para a parede pensando: “eu realmente li isso?!” e depois voltei para o livro e depois entrei em torpor e o ciclo se repetiu por toda a manhã.
Pode parecer exagero, ou de fato pode ser, mas o livro é incrível mesmo.
A narrativa é inteligente e direta e o autor foi muito honesto com relação à realidade.

Piscine Patel, ou Pi ( isso mesmo: 3,14...) é um garoto cujos pais são donos de um zoológico na Índia. Ao mudarem para o Canadá tudo na vida de Pi muda. O barco naufraga no Pacífico, juntamente com sua família e sua perspectiva de vida, e ele é o único sobrevivemente.
Pelo menos, o único sobrevivente humano. A bordo do bote em que ele é lançado, está uma zebra, uma hiena, um orangotango e um tigre-de-bengala adulto.
Animais ferozes e... letais.
Pi vai precisar se adaptar a sua nova realidade. Não pensem vocês que os bichos vão começar a falar e cantar. O livro não foge da pegada realista.

Yann Martel nos impõem uma perspectiva branda, até, mas nada bonita. Fome, dor, frio, desespero são expostos, porém a racionalidade de Pi consegue falar mais alto.
A luta pela sobrevivência é clara. Pi precisa se manter vivo com todos os sentimentos desesperadores o cercando, sem falar nos bichos em sua companhia, principalmente Richard Parker, o tigre, e o animal mais perigoso.
Os conflitos são externos e internos.

Trecho:
"O desespero era uma escuridão pesada que não deixava a luz entrar ou sair. Era um inferno absolutamente indescritível. Graças a Deus, acabava passando. Era um cardume que surgia perto da rede ou um nó que precisava ser refeito. Ou, então, eu lembrava de minha família que havia sido poupada dessa agonia tão terrível. A escuridão ia se abrindo e acabava desaparecendo, e Deus ficava ali, um pontinho de luz brilhando no meu coração. E eu continuava amando."

“A vida de Pi” é um livro instigante e fantástico, assim como seu protagonista.
Pi é um garoto singular. Já mencionei que ele tem três religiões? Pi é Hindu, cristão e muçulmano; religiões diferentes que ele adaptou para um único fim: amar a Deus.
Assim como ele vai adaptar sua situação difícil e seus companheiros de tripulação ao único fim aceitável: se manter vivo.

As aventuras de Pi (como diz a adaptação cinematográfica) são difíceis e dolorosas. A narrativa é fácil, mas os fatos são difíceis. O livro nos dá muito que pensar. Não dá pra evitar.
Principalmente com o final. (Lá vem o torpor...)

O livro tem um quê de filosófico muito interessante e cativante. O autor foi realmente genial com as analogias feitas. A narrativa é limpa e sem eufemismo e, como já mencionei, muito inteligente.
“A vida de Pi” é um livro doloroso, mas necessário. E, sem dúvida, uma obra grandiosa.

Recomendo!

Bruno Mancini 11/12/2020

Adorei de ler
Li em poucos dias, pois o autor nos prende já a partir da primeira página. Empolgante. Recomendo.

Mel ð¯ 22/04/2021

Um menino, um barco e um tigre naufragando pelo Pacífico
Imagina só: o cargueiro em que stava viajando afunda, felizmente, você consegue um barco. Só que o barco tinha um tigre e o tigre tinha fome. Podia ser um desastre. Mas o menino tinha fé.
Esse livro nos apresenta uma história fantástica e inspiradora que nos mostra que a vontade de sobreviver pode nos levar a fazer coisas inimagináveis que ultrapassam os limites impostos pela humanidade.

Andre350 01/09/2023

A vida humana muda quando enfrentamos ou passamos por um grande desastre natural ou não e tendo esse olhar para vida que encaramos a leitura desse livro marcante.

Carol Alvim 30/09/2021

Cansativo
Livro extremamente cansativo e extenso. Começou a ficar mais interessante logo no finalzinho, no momento não recomendo para ninguém.

Mary 01/03/2022

As aventuras de pi
Uma história, muito boa, você vai além do esperado, Pi um garoto Que perde a sua familia em um náufrago, tem muito a contar aos leitores....

Pam 07/06/2020

Um menino e um tigre
Acreditem ou não mas minha curiosidade sobre o livro veio através do filme. Raramente isso acontece, mas queria ter mais detalhes e ter respostas que só o livro poderia me dar.
A leitura é fácil? Talvez para algumas pessoas não.No começo foi um pouco difícil (Poucos diálogos) mas conforme ia me aprofundando na história, mais curiosidade eu tinha.
Um menino indiano vive em um mundo onde não conhece a crueldade e busca ter uma ligação com Deus (de diferentes religiões). Sua família é dona de um zoológico mas por conta de relações políticas eles preferem recomeçar a vida no Canadá.
Infelizmente o "barco" onde estavam afundam e somente pi sobrevive.
Depois de um tragédia tão terrível, ele ainda terá que dividir o pequeno bote com uma Hiena, Zebra, orangotango e um tigre bengala.
A história faz com que o leitor reflita e descubra o sentindo da fé

Raina.Carrion 27/04/2023

Como assim fictício?
A obra é tão bem escrita em primeira pessoa que só ao terminar e pesquisar sobre Pi Patel descobri que se tratava de ficção e não um diário (sim, eu acreditei na ilha).
Embora trate de um tema absurdo de trágico, o autor introduz o leitor com leveza e muitas gargalhadas, construindo a vida da família antes do naufrágio e posteriormente mantendo a narrativa filosófica e profunda.
Por fim, possui uma grande carga de ensinamentos e sentimentos (vou ler Max e os felinos, assim posso comparar e analisar o plágio).